03 abril, 2008

Direito à indignação

“Não me digas que não estavas à espera”. Foi assim, com esta naturalidade enorme, que o meu pai reagiu à notícia-bomba dos últimos dias. Pinto da Costa vai a julgamento, acusado de corrupção desportiva. E ao vê-lo, na sabedoria dos seus quase 70 anos, sereno e pouco expectante em relação ao tema, como se a acusação formulada fosse algo escrito nas estrelas, demorei a responder…

“Estava à espera?”, comecei a pensar, deixando o cérebro recuar no tempo, analisando racionalmente os factos. “Estava”, concluí. Mas nem esse sentimento de conhecimento de facto retirou algum drama à imprevisibilidade do soco. Um murro. No estômago. Foi assim que vivi a notícia e os dias subsequentes. Sorrisos nos rostos do inimigo, um ar de felicidade espelhada em rostos habitualmente circunspectos, uma euforia generalizada na sociedade em geral, uma série de artigos inflamados em jornais ditos de referência, onde alguns procuraram ajustar contas antigas…

Por muito que me tenha preparado para isto, existia uma parte de mim, naif, que fervorosamente acreditava na Justiça. No estereótipo da mesma. Uma figura feminina, de olhos vendados, simbolizando a imparcialidade do julgamento, segurando uma balança, que se deveria manter equitativamente nivelada. “Mas isto, caro Paulo, é num Mundo perfeito”, casquinou a minha consciência, gozando com a minha ingenuidade…

E eu fui forçado a reformular conceitos que dava como adquiridos. Portugal é um País de gente mesquinha. Cinzenta. Invejosa. Todos nós nos deparamos, diariamente, com exemplos disto. Nas mais díspares situações. O funcionário público carrancudo, de olhos baixos, fazendo mecanicamente o atendimento. O colega do lado no trabalho, maquinando meios de conseguir resultados melhores do que os nossos. Os falsos amigos, congeminando e remoendo estratégias devastadoras, almejando as nossas conquistas. E se a sociedade em geral é assim, porque deveria o mundo do futebol português ser diferente?

O Porto entrou, décadas atrás, num cenário diferente. Apesar do seu passado secular, o clube nortenho sempre foi visto como um parente afastado, sobre o qual recaiam as graçolas familiares, mas tolerado quando resolvia vir à cidade. Vinha pouco, inicialmente, anos a fio sem visitar os seus parentes urbanos. Até um dia…

Um dia em que, com um novo motorista ao volante, veio e ficou. Gostou dos holofotes do mediatismo. Dos grandes palcos. Do brilho da fama. E esta cresceu desmesuradamente, empalidecendo os nobres da família. A inveja, qual erva daninha, encontrou um território ideal para se alimentar…

Esta analogia serve na perfeição para desmontar a “mãe de todos os ataques”. O ditador, já falecido, do Iraque tratou assim, com esta expressão, a invasão do seu País. Desde 2005 que na forja estava um ataque sem precedentes. Sem olhar a meios. Ele veio. Em força. Livro, filme, testemunhos, pressão nos média, numa vendetta tipicamente italiana, à boa maneira da máfia. O alvo, bem definido, era o “motorista” que guiou o clube da cidade do Porto a patamares nunca vistos. E, por arrasto, o próprio clube…

Pese todo o circo mediático que rodeia e rodeará o caso, existe algo de inabalável na crença de todos os portistas: gratidão e orgulho. Ambos os sentimentos andam de mãos dadas. Gratidão por alguém que, imbuído do mesmo fervor clubista, numa paixão sem limites, soube adaptar o clube aos tempos modernos, transformando-o num clube vencedor, sem medos nem receios, dotando-o de infra-estruturas que o alcandoraram a um lugar entre a elite europeia. Orgulho por isso mesmo. Por sabermos sempre que somos. De onde viemos. E o caminho que tivemos que percorrer, até chegar ao topo…

Um caminho sofrido, cheio de vicissitudes, de obstáculos, de armadilhas. Um clube que é forjado no sofrimento, que encontrou sempre forças para resistir ao poder vigente, numa mescla indómita de vontade e perseverança.

Nascido numa família de portistas, ao mesmo tempo que estudava as dinastias da monarquia na escola primária, bebia dos conhecimentos infindáveis do meu avô. Horas a fio, olhos em transe, a mente como uma esponja, ouvindo histórias dignas de filmes americanos. Inocêncio Calabote, nos meus 7 anos, deixou de ser um nome esquisito. Passou a ser sinónimo de corrupção. De gente que nunca olharia a meios para vencer.

Mário Luís, alcunhado de o “Chinês”, convidado despudorado do Sporting, embarcando numa viagem de digressão ao país asiático, findo um encontro polémico da Taça, envolvendo os leões, largamente beneficiados, e o Porto.

E assim fui crescendo, perdendo a bonomia que me caracterizava, olhando para o mundo da bola indígena com alguma apreensão, onde o polvo, cheio de tentáculos nos jornais e nas tv’s, branqueava os sucessivos escândalos a favor dos encarnados, ajudando a construir a sua glória com truques manhosos e meios ilícitos.

Por isso, as parangonas nos jornais, disfarçadamente felizes anunciando o julgamento do nosso presidente, não me causaram grande aflição. No fundo já se sabia. Desde que os casos arquivados foram reabertos. Com a entrada em cena da Paladina.

Clama-se por Justiça. Justiça? Duvido. Quando alguns passeiam a sua impunidade, escolhendo árbitros a seu bel-prazer, mudando locais de jogos, coagindo testemunhas, patrocinando livros, financiando filmes, mudando jogos por capricho, levando-os para outras paragens, com manobras de bastidores envolvendo dirigentes com acções nas SAD’s de clubes adversários, é porque se chegou a um ponto de não retorno. A uma espécie de vale tudo, por uns minutos de glória, mesmo que esta seja comprada.

A nossa situação actual faz-me lembrar o conturbado mundo diário do Médio Oriente. Jovens descalços, oprimidos, lutando heroicamente, munidos de pedras, na sua Intifada, contra um inimigo poderoso, numa correlação de forças obscenamente desnivelada.

O meu pai abana a cabeça, com um sorriso resignado, quando me ouve a opinar, inflamado. “És um fundamentalista”, atira ele. Mas não sou. Sou pior. Aliás, tornaram-me pior. Num extremista. O futebol português deixou de ser um desporto. Desistiu de ser um espectáculo. Passou a ser uma guerra. Sem quartel. Haverá quem ache o meu discurso belicoso, extremado, exagerado. Mas parece-me evidente que, no estado actual de coisas, isto já não se limita a ser um entretenimento. Querem-nos destruir. Mas não conseguirão! Porque, bem lá no fundo, eles sabem a verdade. Ela aparece-lhes nos sonhos e atormenta-os durante o dia. Sabem que somos melhores. E temem-nos por isso. Assim, como afirmei a alguns amigos meus, a perda dos 6 pontos, o novo acincalhamento que nos reservam, não resolverá nada. Porque a qualidade, a raça, a vontade de vencer, a mística portista, são bem superiores a todas as manobras que inventem...

Provando, no entanto, que os adeptos do FCP são magnânimos, aqui ficam algumas sugestões aos doutos juízes que irão julgar o mais recente caso:

- a perda do triplo dos pontos agora propalados [alguém que ensine a tabuada ao Chalana e ao chefe dele], visando com esta medida incrementar a tão falada competitividade no futebol luso, tornando este final de competição mais emocionante;

- a obrigatoriedade de, nas jornadas que restam, o Porto entrar sempre em campo com 10 elementos, jogando com igual número até final dos 90 minutos. O elemento em falta seria retirado após uma consulta ao técnico adversário. Assim, caso Daúto Faquirá o queira, poderá obstar à participação no jogo com o Estrela um jogador portista à sua escolha.

- decretar que até final da temporada todos os jogos do Porto se disputem em Estádios localizados a mais de 200 quilómetros da Invicta. A escolha do local do jogo seria obtida num referendo aos adeptos dos clubes situados entre o 2º e o 5º lugar do campeonato. Os mausoléos possíveis, para não alargar demasiado a escolha seriam: Estádio da Luz, Estádio Municipal de Oeiras ou, em alternativa, o Estádio do Algarve [neste caso, a opção viagem+ bilhete ficaria a cargo da agência de viagens José Veiga, com experiência no percurso em causa];

- diligenciar no sentido de as forças policiais impedirem, por todos os meios, a comparência nos locais dos jogos de adeptos portistas. A liderança desta força policial, envolvendo vários ramos das forças armadas, pela perigosidade dos adeptos em causa, seria efectuada pelos zelosos agentes da PSP que, heroicamente, impediram a comparência da claque portista na final do hóquei, na temporada passada;

- os espaços vazios nas bancadas seriam holograficamente preenchidos com imagens de ícones nacionais, com serviços relevantes ao País, ajudando a fomentar o turismo além-fronteiras: Eusébio, Vale e Azevedo, Leonor Pinhão, Saldanha Sanches, José Manuel Delgado, João Querido Manha, Rui Cartaxana, Inocêncio Calabote, Calado, etc...

- procurando fomentar a prática da leitura, o preço dos bilhetes para os desafios portistas incluíria a oferta de um best-seller da literatura nacional, com edição autografada pela própria escritora, a excelsa Carolina Salgado [nos intervalos das partidas, assistir-se-ia a um dueto da mesma com um varão inóx, no centro do relvado, relembrando outros tempos];

*****

Podem adiar a festa por algumas semanas, mas não nos impedirão de dizer, alto e bom som: "Campeões, campeões, nós somos campeões..."

25 comentários:

  1. Menos agastado mas tambem eu alinho por esse diapasao...se é verdade que se chega a um ponto que tudo nos fazem e outros passam impunes..mas tambem isso ja estamos a habituados...è assim neste cantinho a beira mar plantado e desde que o mui nobre simbolo que nos guia se começou a emancipar e a fazer frente ao dominio isntituido a Sul que passamos a ser o alvo abater..Todos temos a nossa fé na justiça mas e ainda bem k nao sou juiz....Amigo Paulo mais um excelente posto que retrata fielmente tudo akilo k me corre os axonios cerebrais e muito fica por dizer ou explicar...O tempo pouco apagara a esta mancha que nos colocam para ensombrar akele que seria a semana do Tri...
    Abraço...a festa nem o tribunal nos tira a nao ser k adiem o jogo com alguma providencia cautelar...ehehehe

    ResponderEliminar
  2. Excelente!
    Escreveste aquilo que me vai na alma e que me revolta ao mesmo tempo que me dá um ORGULHO IMENSO de pertencer a este CLUBE!
    Por mais que façam, que se torçam todos, não vão nunca, mas nunca conseguir nos vergar!
    Ainda na semana passada, em Roma ao lado do Coliseu, estavam uns miudos a jogar à bola. Adivinham lá qual era uma delas ?
    Linda, linda de mais :)

    ResponderEliminar
  3. ups... :)

    "Ainda na semana passada, em Roma ao lado do Coliseu, estavam uns miudos a jogar à bola. Com várias camisolas, representando vários clubes.
    Adivinham lá qual era uma delas ?
    Linda, linda de mais :)

    ResponderEliminar
  4. Pois, meu caro Paulo tb eu sou um fundamentalista,e cada vez mais.

    Qt à festa ela vai ser mesmo no sábado, podes ter a certeza absoluta. E vai ser talvez a maior dos últimos anos.

    ResponderEliminar
  5. Não podia estar mais de acordo : Excelente. Se és fundamentalista...eu também o sou. Isto não é Justiça ,isto é VINGANÇA misturada com INVEJA.Mas isto é no fundo fruto do Portugal Pequenino e Mesquinho ,que antes era apenas na Comunicação Social e que já se alastrou à Justiça!!!!!!
    Que País de liberdade é este?

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, um post à maneira a colocar o que deveria vir realmente a público.

    ResponderEliminar
  7. Tiro o chapéu e subscrevo totalmente este post.
    Parebéns Paulo!
    Não és fundamentalista és PORTISTA!
    E o nosso slogan é: "F.C.Porto ame-o ou deixe-o"
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Caro Paulo,
    Este teu post é de uma qualidade soberba e está ao nivel desse vulto da escrita indígena que é o enorme portista MST.
    Quanto ao conteúdo do mesmo concordo em absoluto e assino por baixo.
    E digo mais, se for preciso criar uma Intifada para defender o nosso mágico FCP sou o 1º a alistar-me e a jurar bandeira.
    Um grande abraço e continua porque é com palavras como as tuas que o nosso mágico FCP continuará e crescer até à eternidade.
    Viva o mágico FCP tricampeão, carago...

    ResponderEliminar
  9. Óptimo Post. Pois é, a minha mulher também acha que de há uns anos para cá estou a ficar um "fundamentaslista". Claro que é um exagero metafórico, mas não me coibo de defender o FCPORTO, onde quer seja, com quer que esteja. Tanto é o nojo da imprensa de sargeta e do audio-visual de retrete, que anos a fio "apoucam" as VITÓRIAS" do FCPORTO e idolatram qualquer minudência dos "segunda circular", em particular dos CORRUPTOS de longas e curtas eras, conhecidos por benfas ou lampiões, que AGIR É PRECISO.

    E sábado, lá estarei para festejar o TRI. São mais de 600 Km no mesmo dia, mas não deixarei de estar presente no DRAGÃO.
    Amigos, todos ao Dragão e quem não tiver bilhete que saia à rua e faça a festa... onde quer que esteja, cidade ou aldeia de Portugal e do Mundo, mostremos o nosso orgulho portista e a força do FCPORTO.
    Penso ainda continuar a festa madrugada dentro aqui na "al-Lixbuna". Afinal, também já somos muitos cá por baixo.
    E a seguir é festejar cada jogo até final do campeonato e voltar a ganhar a TAÇA aqui bem perto, no estádio de Oeiras, de preferência contra os calimeros, que começaram o ano futebolístico com uma vitória falsa na supertaça de Leiria, onde um Tonel de braço aberto não tocou a Paixão do tal de Campo Maior que nos retirou a primeira hipótese de HEXA. E, coincidência das coincidências foi o oxigénio necessário para dar um título aos ditos calimeros 18 ou 19 anos depois de um longo jejum.

    Há, pois, que continuar a lembrar e a exigir que há outros apitos a celebrar. Há que investigar o CAMPEONATO MAIS CORRUPTO de que há registo em televisões a cor, no célebre triste ano de 2005.

    Há que fazer OS corar de VERMELHO, ENCARNADO OU ROSA BLUSH.
    Só eu sei porque saio de casa e sinto ORGULHO em ser PORTISTA, ainda por cima AQUI na al-Lixbuna.

    Se Exigir JUSTIÇA e não CALAR as alarvices instaladas, os ROUBOS à vista (des)ARMADA é ser-se fundamentalista, então eu sou FUNDAMENTALISTA!!!

    ResponderEliminar
  10. Paulo, lá estaremos todos, cada vez mais fundamentalistas porque nos recusamos a vergar a qualquer poder. Só nos rendemos à evidência dos factos em campo, e aí por vezes remoemos a nossa má sorte (Schalke, ups!), mas quanto a esta palhaçada contínua não podemos baixar a guarda.
    É atirar-lhes com tudo, não deixar "prescrever" o que foram as notícias descredibilizadoras de todo este processo macabro e nojento que indigna a democracia nesta república de juízes espalhafatosos.
    Todos do FC Porto, festejar o tri, encher o estádio, levar tarjas se preciso e, como diz o hino, erguer a nossa voz.
    A escumalha da justiça, da Liga, da Imprensa não nos cala.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Paulo!!! O teu post está simplesmente F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O.
    E mesmo que digam o contrário, ou que os pontos "não cheguem" a FESTA será mesmo no Sábado ;)
    La estarei :D

    ResponderEliminar
  12. APAREÇAM TODOS NO PORTA 29 (CAFÉ DO ESTÁDIO). LÁ ESTAREMOS PARA CONFRATERNIZAR A PARTIR DAS 19H DE SÁBADO.

    O LUCHO estará de fato de treino do FCP.

    ATÉ LÁ.

    ResponderEliminar
  13. "“És um fundamentalista”, atira ele. Mas não sou. Sou pior. Aliás, tornaram-me pior. Num extremista." E como eu te compreendo.
    Ha 18 anos que me acusam de ser fundamentalista, de ter os olhos pintados de azul, de ser facciosa e depois eu penso que perante esta merda toda que se passa, foram eles os infieis que me fizeram assim, por tudo o que me fizeram passar ao longo da minha vida!

    Excelente análise Paulo, excelente nao acrescentaria nem um pontinho a mais. Esta tudo la.

    Podemos dar.nos ao luxo de sermos o unico clube a festejar duas vezes o campeonato esta época. Ate nisso somos especiais!
    E eu poderei berrar na cara deles o "OUTRA VEZ OUTRA VEZ O CAMPEONATO CO CARALHO OUTRA VEZ" e vai ser um gozo tremendo.

    E a Invicta sai à rua e as farmacias enchem de aziados. E tudo esta normal assim. Contra tudo e contra todos.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  14. Paulo, numa única palavra: SOBERBO!!! este teu desabafo... aliás, nada a que por aqui não estejamos já (mal) habituados.

    Tal como tu, e penso que todos nós que amamos e vibramos emocionadamente por este clube que tanto amamos, o FC Porto, é de senso comum que "quem não se sente, não é filho de boa gente"... e nós, definitivamente, somos-lo!

    Por isso, cada qual na sua forma própria de se exprimir, todos estamos embuidos do mesmo sentimento de injustiça e revolta, quando olhamos em volta, e vemos tanta podridão em paz e sossego... com um único alvo bem definido, e onde 'os outros' não olham a meios para atingir os seus fins.

    Tal como tu, fundamentalista ou extremista, somos todos um pouco... e eu não fujo à regra, nem tão pouco quero fugir, porquanto, há muito que o digo que perante a porca miséria de sociedade futebolisticamente falando em que nos vemos envolvidos, prefiro 1001 vezes ver-nos nesta situação de clima de guerrilha aberta, sem medos, nem compaixões pelos nossos inimigos, do que propriamente estarmos a ser 'bem tratados', porque tal só acontece quando estamos lá bem para baixo... e já quase moribundos.

    Por isso digo e repito... prefiro este clima, sem sombra de dúvidas... apenas e só porque sei que enquanto assim se mantiver, é bom sinal, muito bom sinal... é sinal que estamos bem, muito bem e que estamos lá bem em cima... e ademais, são estas alturas que nos tornam mais fortes, unidos e porque não dizê-lo sem medo das palavras, invenciveis.

    Por isso, por mim, que continue a festa... festim já o temos em dose maciça... sábado, acabaremos com as dúvidas.

    ps1 - são 3? são 6? a ter que ser, prefiro a 2ª opção... cá esperaremos a banda filarmónica do Orelhudo e seus Nenucos Amestrados para lhes mostrar, cara a cara, de que fibra se faz um Dragão! Essa escumalha, não perdem pela demora!

    ps2 - já ouvi por ai uns zumzuns d'umas coisas quaisquer de estratégias afinadas, isto e aquilo, que a SAD está a pressionar para que, e mais isto e aquilo... por mim, nem admito outra atitude e outra estratégia: o FC Porto e o nosso Presidente merecem todo o nosso respeito, orgulho e dedicação... nem um, nem outro, merecem ser abandonados por uma qualquer estratégia a curto prazo... eu, estarei na linha da frente na defesa de ambos, sem contemplações para quem nos ousar enfrentar! Por mim, a INTIFADA já começou... contem comigo!

    ResponderEliminar
  15. SÓ UMA PALAVRA.. "VERDADE"
    O RESTO É KAKA E CONTINUAREMOS A GANHAR, KER KEIRA KER NÃO.. EU POR MIM RECORRIA DA SENTENÇA E SUJEITAVA-ME AOS MENOS 6 PONTOS NA PRÓXIMA ÉPOCA.. E GARANTO-VOS KE MESMO ASSIM SEREMOS CAMPEÕES..
    QUANTO AO RESTO KE VEM DE BAIXO DESTE PAIS DITO SÉRIO,. COMO JÁ DIZIAM OS ANTIGOS, O KE VEM DE BAIXO NÃO ME ATINGE.

    É A 1ª VEZ KE ESCREVO NESTE BLOG, SOU DE GUIMARÃES, NASCI EM FRANÇA, FUI TROPA "LEGIONÁRIO" EM MARSELHA E NA SOMÁLIA, E TROPA "COMANDO" EM SANTA MARGARIDA E NA AMADORA, MAS DUMA COISA TENHO A CERTEZA...SEREI SEMPRE PORTISTA.. F.C.PORTO 4EVER

    ResponderEliminar
  16. Bilio Legionário... bem vindo sejas a este espaço que não é apenas de alguns, mas sim de todos nós Portistas. Espero que continues a passar por cá e deixar a marca da tua presença.

    Aqui, não existem uns mais que outros... somos apenas e só, todos iguais e um único só... Portistas a 101%!!

    No resto, um aparte... atendendo à tua mais que experiência bélica, é caso para dizer que estarás pronto para liderar esta INTIFADA contra os infiéis do Sul, certo? :D

    ResponderEliminar
  17. Oh Oh que comece a infitada! Nunca tinha ouvido esta palavra Presidente, mas é bem gira sim senhor!:)

    É preciso puxao de cabelos e de orelhas a alguem?A Ta esta pronta! É preciso gritar bem alto e mandar alguns pa outro lado? Oh Oh a Ta vai à luta caragoo! Sempre a destruir meus amigos! Começa já no sábado e se tivermos de festejar 2 vezes, oh oh ainda melhor!
    Sao sempre bem vindos mais guerreiros e de preferencia com experiencia nas lides!XD

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  18. Carago,

    Agora já temos as costas quentes:)

    Comungo das palavras do Blue: Bem vindo Legionário. Nunca somos demais, neste espaço de troca de ideias. Uma tertúlia portista. Uma espécie de ilha, rodeados de gentinha medíocre por tudo quanto é lado...

    A receita para os bater é uma intifada em sentido figurado: em vez de pedras, a nossa arma é a escrita. Os nossos soldados, esses, entram em campo no Sábado...

    As armas: talento, raça, magia, mística, fervor, capacidade anímica. Não temos armas de destruição maciça, mas estas bastam...

    Vamos "arrebentar" com eles!!!!

    ps: Carago, tou nervoso. Quero soltar os gritos de "campeões, campeões, nós somos campeões..."

    E Domingo, já se sabe. É dia da bela camisola do Porto andar no corpo, mostrando o orgulho k nos ilumina...

    ResponderEliminar
  19. Paulo Pereira :


    Quem ( com tal RAZÃO ) assim fala não é ( não pode ser), nem fundamentalista nem extremista (como muito bem refere o dragão Vila Pouca)

    SÓ PODE SER PORTISTA !

    ResponderEliminar
  20. Eu tmb tou extremamente nervosa... Melhor, estou ansiosa! Ando a contar horas e minutos!

    Quero soltar o meu grito do Ipiranga caragoooo! O pessoal vai.se reunir no Porta 29??

    Besijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  21. Este texto, mais um com a qualidade que o Paulo nos habituou, expressa tudo o que me vai na alma, e estou certo, da maioria esmagadora dos portistas.

    Não me considero um verdadeiro fundamentalista mas às vezes apetecia-me ter poderes especiais para poder desmascarar publicamente os verdadeiros detractores do futebol limpo.

    Custa-me ver beliscada a honestidade desse grande senhor chamado Pinto da Costa enquanto os "verdadeiros artistas" se vão pavoneando, protegidos por todos, completamente impunes. Isto sim, um verdadeiro atentado à verdade desportiva.

    Serei também uma voz a juntar à vossa na defesa intransigente do bom nome do FC Porto.

    Nessa perspectiva hoje enviei um mail ao Rui Santos que aqui partilho:

    Respondendo à segunda pergunta da semana, devo confessar que é sem qualquer surpresa que recebo a notícia de que Pinto da Costa vai mesmo a Tribunal.

    Tendo em conta o País em que vivemos, onde os medíocres, os vigaristas e os ladrões gozam de um estatuto privilegiado, o mais natural era que se confirmasse tal decisão da chamada justiça à portuguesa que há muito deixou cair a venda da imparcialidade para passar a usar as palas que se colocam nos quadrúpedes para se fixarem apenas numa direcção.

    É bom relembrar que os processos a que Pinto da Costa vai ter que responder em Tribunal foram a seu tempo arquivados por falta de conteúdo incriminatório, por juízes competentes, tendo mais tarde sido reabertos em função de um livro supostamente escrito pela ex-companheira de Pinto da Costa, mas que como também é conhecido, modificado por Leonor Pinhão a seu bel prazer.

    Curioso é que neste Portugal dos Pequeninos a testemunha principal do processo Apito Dourado tenha sido considerada, nuns casos (os que convinham) pessoa idónea e os seus testemunhos altamente credíveis, enquanto noutros, apesar de se confessar autora de crimes graves, sem qualquer credebilidade.

    Ora, é neste ambiente que a Comunicação Social, composta na sua esmagadora maioria por frustrados, sem princípios nem ética jornalísticos vai vendendo a matéria num autêntico orgasmo colectivo, única forma que encontraram para tentar ferir de morte, uma figura incontornável do Desporto Nacional, hoje em dia o MELHOR DIRIGENTE DESPORTIVO PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS. A história confirma-o e contra factos não há argumentos.

    As primeiras páginas que têm sistematicamente ignorado os feitos do FC Porto, até mesmo os internacionais, são finalmente abertas ocupando todo o espaço com as notícias de «Pinto da Costa vai a Tribunal», como que um hino a uma vitória anunciada.

    Também os senhores jornalistas, Sr. Rui Santos incluído, colocaram as tais palas, preferindo ignorar casos graves passados a Sul, branqueando, fazendo a vontade ao seu altar ego: LFV. Nada que não estivéssemos à espera. É assim desde o tempo da outra senhora. Nada se alterou.

    Considero vergonhosa a forma como o Sr. Rui Santos falou de Pinto da Costa no último Tempo Extra.

    Os portistas não necessitam dos seus conselhos. Todos sabemos que o FC Porto continuará a ser grande depois de Pinto da Costa, para vosso mal. Isso não está em causa.

    O que está em causa é a farsa vergonhosa e persecutória encetada à maior figura do Desporto Português, que se fosse do vosso clube já teria há muito uma estátua na cidade de Lisboa.

    Só espero que os Juízes que vão apreciar os casos em Tribunal não sofram do mesmo síndrome e apreciem os casos com a venda da Justiça.

    A ver vamos.

    Sábado lá estarei para gritar: CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES.

    ResponderEliminar
  22. E que tal nos organizarmos, e irmos festejar o TRI no Domingo para a Boavista?

    ResponderEliminar
  23. Vcs imaginam o que e Sabado pela fresquinha passar com a camisola azul e branca pela cesta de pao e meter gasoleo la ao pe so para gozar o prato? lamp cabrao sauda o campeao!
    Quanto a perda de pontos, nao acho aceitavel estrategias, se nunca tememos nada nem ninguem, tambem nao e desta vez que nos vao vergar. Depois desta acusaçao acabar em nada, so vejo que eles (fascistas) tenham um caminho a seguir: fazer o mesmo que no hoquei, ou seja mudar as regras todos os anos para tentar equilibrar por fora a competiçao. Abraços de um portista infiltrado em marrocos

    ResponderEliminar
  24. Aconteça o que acontecer eu vou festejar o Tri no Sábado. Podem tirar os pontos que quiserem, mas a alegria de ser campeão mais uma vez não tiram, de certeza. E fico muito feliz por saber que o Dragão vai estar lotado, só assim mostramos que estamos com o nosso Presidente e que se ele se diz inocente, então nós acreditamos nele, até à última gota.
    Somos realmente especiais, como já disseram aqui, vamos ter a oportunidade de festejar o título duas vezes num ano.

    Sobre o post em concreto, não podia ter dito melhor. Isto tudo revolta-me, mas ao mesmo tempo enche-me de orgulho e cada dia que passa me sinto mais feliz de ser portuense e portista.
    Só uma coisa, se uma magistrada é investigada por parcialidade, como é possível acreditar na justiça desportiva, ou em qualquer outra justiça?
    Estou como o nosso Presidente, resta-me acreditar na justiça divina.

    ResponderEliminar