29 maio, 2008

Semana de efemérides...

Espectáculo à escala mundial, a final da Champions é sempre vista, pelos adeptos do futebol, como o “santo graal”. Jogo aguardado religiosamente, meses a fio, deixando os apaniguados de qualquer cor desportiva a sonhar com feitos heróicos, com jogadas milagrosas e acções mirabolantes. A Liga dos Campeões é a estrela cintilante das competições, capaz de enfeitiçar o comum dos mortais, hipnotizando-o com o seu hino de arrepiante beleza, os estádios cheios, as quantias chorudas que gera, num exemplo perfeito da indústria em que se transformou a arte do pontapé na bola…

Mas é uma prova árdua, intratável, cruel, capaz de estilhaçar sonhos com a mesma facilidade com que acalenta o sorriso do mais ingénuo adepto. Meses de trabalho desperdiçados por um mísero pormenor, por uma pequena falha, numa competição que não se compadece com infortúnios ou fraquezas pontuais. Muitas vezes parece inatingível, no alto do seu trono, ofuscando as estrelas do céu, com o brilho da taça prateada a fazer cintilar de cobiça o mais generoso dos homens…

Quando, num rasgo de rara generosidade, nos permite erguê-la, o Mundo fica iluminado por uma incandescência única. Tudo se encaixa, tornando a existência perfeita e feliz. Nesses raros momentos, o grito de vitória atinge uma sonoridade sublime. Exaltam-se os valores clubistas, cresce desmesuradamente o orgulho no emblema da nossa fé, ficando as recordações gravadas, de forma indelével, para toda a vida…

Nesta semana comemoraram-se efemérides. 27 de Maio de 1987. 26 de Maio de 2004. Duas datas inesquecíveis, gravadas a letras douradas nos anais do clube. Dois dias que exemplificam o descrito acima. Perfeitos. Onde os sonhos se transformaram, como num passe de mágica, em realidade. O azul e branco conquistou a Europa, emancipando o clube do seu epíteto de regionalista.

É o meu bálsamo. Em momentos de nostalgia, ou após uma desoladora exibição, refugio-me nessas datas. Fotos e vídeos, aparecendo como mnemónica de recordações, capazes de provocarem, mesmo após tanto tempo, aquele arrepio de emoção. Dois jogos mágicos, recheados de recordações, que nos concederam a entrada numa galeria restrita: a da elite europeia, um espaço de acesso reservado apenas aos melhores. E continua a parecer que foi ontem que os nossos capitães, primeiro João Pinto, depois Jorge Costa, ergueram o mais belo dos troféus. Continuo a ficar arrepiado, só de me lembrar…

*****
Rui Moreira, num dos seus últimos artigos n'A Bola, colocou uma questão deveras pertinente. Os silêncios estratégicos do FC Porto, cada vez mais ensurdecedores no seu mutismo, têm-se revelado uma estratégia errónea, claramente ultrapassada pela sanha de quem nos ataca. O FC Porto, actualmente causticado por todos os lados, sem qualquer poder de penetração na comunicação social, vê diariamente o seu nome manchado, optando pela defesa do bom samaritano, dando sempre a outra face, sem ripostar. Perdida a ingenuidade acerca do desportivismo de um País que não nos suporta, sempre achei que o gabinete de comunicação azul e branco tinha que desempenhar o papel de um avançado: mortífero e terrivelmente eficaz na defesa intransigente dos ideais do clube…

Com o armário dos nossos rivais repletos de esqueletos escabrosos e segredos inconfessados, o FC Porto tinha [e ainda tem] uma oportunidade histórica de desnudar a verdadeira personalidade dos dirigentes adversários, mostrando a uma opinião pública renitente a verdadeira face de quem procura a vitória a qualquer custo. Escutas telefónicas comprometedoras, branqueadas por zelosos correligionários, colocação de pessoas em lugares-chave, contratações de jogadores adversários, cirurgicamente feitas nas vésperas dos jogos em que se defrontam, prendinhas a árbitros, num nunca mais acabar de vilanagem. É imperativo que o FC Porto volte a ter uma voz incómoda na comunicação social. Imperativo e urgente!

ps - Referência final para o 2º aniversário deste blog, já uma referência na blogosfera, pela qualidade e dedicação postas ao serviço de uma causa: a paixão sem limites pelo nosso FC Porto. Não são elogios estéreis, porque este ano, em que conheci virtual e pessoalmente a maioria dos seus colaboradores, foi um ano de vivências extraordinárias. Uma comunhão de interesses marcantes, num espaço que funciona como um local de tertúlia, um sítio para o desfiar de memórias [e são tantas] acerca do nosso clube. Não posso deixar de destacar, obviamente, o timoneiro do projecto, inexcedível na dedicação e entrega, apenas e só pela elevação do nome do FC Porto. Blue Boy, um dia destes ainda recebes um Dragão de Ouro :)

29 comentários:

  1. Deliciado, é a palavra exacta para te dizer como fico depois de à quinta feira de manhã ler a tua crónica.

    Sobre a nossa afirmação Europeia nada a acrescentar. E tal como tu tb tenho os vídeos dessas finais, q de vez em qd recordo...

    Sobre o silêncio tb estamos de acordo. Alguns defendem q à nossa voz não dão a relevância necessária mas julgo q mesmo assim não nos devíamos calar, fale o Presidente ou qq outro dos Adminsitradores. E se quiserem até falo eu! Agora não reagir perante estes ataques despudorados é q não.

    ResponderEliminar
  2. Bons Dias!
    Gostei muito do artigo, com queda acentuada para o último parágrafo, pois já que em campo a nossa superioridade é evidente, anima-me particularmente defender alto e em bom som o nome do nosso FCP fora das quatro linhas.
    Nesse sentido, tenho uma sugestão a fazer ao Presidente, ao daqui, que não o PdC :)
    Poderia haver aqui no blog um espaço reservado para comentar as capas dos desportivos.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto, como sempre. Daí as sentidas palavras do Lucho no seu discurso no aniversário quando enalteceu as qualidades do Paulo.
    Quanto ao nosso silêncio ele é mesmo estranho, não sei para que contratou um profissional da Comunicação ... Ao fim e ao cabo tem sido Jesualdo a defender o Clube e às vezes o Presidente em discurso nas Casas do FCP ou em uma ou outra entrevista.
    Há que ser mais agressivo e chamar a atenção para os podres dos outros que são enormes mas ignorados propositadamente.
    Lembrar as vitórias de Maio ... Todos os dias...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. O Fernando Gomes tem assumido um papel nesse sentido dentro do FCP...

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Paulo, ganhamos Ligas dos Campeões nos tempos modernos e não nos tempos das balizas com postes quadrados.
    Sobre a política de Comunicação vou repetir o que já coloquei em forma de comentário, sobre os silêncios do F.C.Porto:
    "Quem me conhece sabe que eu estou farto de criticar os silêncios do F.C.Porto, mas desde que o clube é dirigido por J.N.Pinto da Costa ele tem sido, mal, digo eu, a única voz do clube.
    Sobre o que diz o Dr.Rui Moreira:
    é pena que o Presidente da A.C.Porto não tenha no trio de ataque denunciado o Estorilgate, apontando todos os factos - autorização do Cunha Leal na altura D.Executivo da Liga e vermelho encardido,para o jogo ser a trezentos kms do Estoril, árbitro a arbitrar com botas emprestadas pelo Benfica, jogador do Estoril expulso aos 20 minutos, Veiga homem forte do futebol do Benfica e accionista maioritário da Sad do Estoril, A.Figueiredo Presidente da sad estorilista ex-dirigente do Benfica, pressões durante toda a semana que antecedeu o jogo por parte de pessoas ligadas ao clube da Luz sobre jogadores do Estoril, etc.E principalmente, nesta matéria, não tenha estabelecido o paralelismo entre essa pouca vergonha que nem averiguada foi, em contraponto com os jogos F.C.P.-E.Amadora e F.C.P.-B.Mar - não denuncie o facciosismo e o sectarismo, vermelho do Carlos Daniel, não dissesse ao P.Bento que o Sporting só chora e é o clube que mais benefícios arbitrais tem tido, que questionasse como é possível o Presidente do F.C.P. ser constituido arguido por falar com P.de Sousa sobre o árbitro de um jogo da Taça de Portugal e o Vieira que foi apanhado numa escuta a dizer :" porque não é o Paraty? Esse não, aquele também não, além disso ó Major eu já estou a tratar disso por outro lado." Nem sequer fosse ouvido?
    Rui Moreira como portista é como os outros, não há portistas mais ilustres que outros.Há apenas portistas que têm hipóteses, porque são figuras públicas,de poder aparecer a falar em público e aí gosto mais do estilo do Manuel Serrão.
    Como vês esta " guerra " já vem de longe, mas há uma coisa que tens de te convencer:os outros têm caixas de ressonância que amplificam até ao grito, um simples murmúrio, nós tinhamos de andar sempre a gritar e os gritos apareciam em forma de murmurios.
    Um abraço e parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  6. Ah, já me esquecia...vem aí o Léléco.
    Força Léléco novo Pélé Cabo verdiano.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Estilhaço :)
    E vendas/dispensas.... já há nomes ?
    A do Zé :( ... não conta.

    ResponderEliminar
  8. Ó Estilhaço não sejas mauzinho que o homem é um patriota, com P grande.
    O jogo do Hóquei é domingo.
    O vosso, nosso, especialista em modalidades conhece o novo reforço do Andebol de seu nome Wilson Davyes- apesar do nome é internacional português sub-20?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. O jogo de hóquei fcp-slb é mesmo este domingo às 17h e dá na RTP2. Quem quiser estar lá ao vivo de forma gratuita tem q rapidamente visitar o site do FCP e responder a um questionário.

    Qt ao andebol, temos reforço, jovem é certo, mas ao q dizem de futro muito promissor. Joga na posição do Eduardo Filipe e vai ainda aprender muito com esse garnde nome do nosso andebol. Aliás o nosso Dr.Eduardo Filipe.

    ResponderEliminar
  11. Estilhaço:

    Os jogadores da selecção vão no TIR? :)

    ResponderEliminar
  12. Vamos fazer de Fânzeres um inferno para aqueles pobres de encarnado.

    Do pessoal q aqui vem ao blog quem mais vai?

    Para já vou eu e o Blue Boy.

    Estilhaço, domingo estás lá?

    Vilapouca?

    Paulo Pereira e Bruno Rocha?

    Lady in Blue?

    Jorge Aragão e Meireles?

    ResponderEliminar
  13. Meus amigos péssimas notícias:
    1ª Clube


    29-05-2008 FUTEBOL
    Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD I

    O médio Paulo Assunção informou a F.C. Porto – Futebol, SAD que deixará a equipa azul e branca já no final desta temporada. Leia o comunicado da sociedade portista na íntegra.

    COMUNICADO

    O jogador Paulo Assunção informou a Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD que põe termo, sem justa causa, ao contrato de trabalho desportivo que o liga a esta sociedade. Esta medida tem efeitos já no final da época em curso.

    A comunicação de Paulo Assunção foi efectuada nos termos do Artigo 17º das «Regulations on the status and transfer of player», aprovadas pelo Comité Executivo da FIFA.





    29-05-2008 FUTEBOL
    Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD II
    A F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta quinta-feira um comunicado, no qual anuncia ter sido notificada pela UEFA sobre um processo disciplinar relativo à UEFA Champions League 2008/09.

    COMUNICADO

    A F.C. Porto – Futebol, SAD foi hoje notificada, pelos serviços disciplinares da UEFA, da abertura de um procedimento disciplinar tendente à verificação das condições de admissibilidade da equipa principal desta sociedade na UEFA Champions League, edição 2008/09.

    Na mesma notificação, a F.C. Porto – Futebol, SAD foi informada que poderá pronunciar-se sobre o referido assunto até ao próximo dia 3 de Junho e que o Órgão de Controlo de Disciplina da UEFA tomará uma decisão, em primeira instância, a 4 de Junho.

    Apesar deste procedimento da UEFA, a F.C. Porto – Futebol, SAD reitera a confiança nos argumentos que já tornou públicos e na força da razão que lhe assiste.

    Nem sei o que dizer.

    ResponderEliminar
  14. Vila Pouca, quais são os argumentos que a SAD já tornou públicos ?
    Acha mesmo possível que a nossa participação na Liga dos Campeões esteja em causa ?

    ResponderEliminar
  15. Vamos por partes...

    Paulo Pereira:

    Já tudo há muito que foi dito... se existem verdades, verdade então seja dita que 1/11 desse Dragão d'Oiro é teu por mérito próprio e sem qualquer favor... outros 9/11 são repartidos pelo administrador e restantes 8 colaboradores... o que resta, o tal 1/11, é para ser distribuido e partilhado com todos os nossos visitantes que diariamente, fazem desde espaço, o que ele hoje é... sem falsas modéstias, um sucesso (com qualidade)!!

    Depois, a prosa com que semanalmente nos honras a cada noite de 4ª feira, é já uma marca de interesse azul-e-branca, com passagem obrigatória... a qualidade e o sentimento profundo, está sempre em cada uma das tuas palavras.

    Pela minha parte, obrigado pelo cada vez maior encantamento que sinto pelo (meu) FC Porto... onde as tuas sábias palavras, têm a sua cota de responsabilidade!

    Que nunca te falte essa voz...

    Heliantia:

    Já tinha pensado nesse assunto de publicar aqui diariamente num post especifico, até para memória futura, as capas dos jornais diários... aliás, era um dos objectivos... o problema é que d'onde acedo ao pc entre as 9h e as 20h, o acesso da net é muito limitado, permitindo-me apenas visualizar os textos do blog e pouco mais... e como preciso aceder às imagens da capas, mas não as consigo visualizar, nem tão pouco (mesmo que as tenha), aceder ao alojamento das mesmas dentro ou fora do blog pq está-me vedado esse acesso, é um assunto que vai ficando sempre para segundas núpcias, até ao dia em que consiga resolvê-lo.

    A ver vamos... pode ser que um dia encontre forma de ultrapassar as minhas dificuldades de acesso e então, consiga cumprir mais um dos objectivos a que me propus para este blog... diariamente, colocar num post especifico, só com as imagens das 3 capas dos jornais para memória futura (sem qq texto a acompanhar).

    VilaPouca:

    Léléco? como? não percebi nada... o tal problema de acesso a sites desportivos :D... alguém me explica?

    Estilhaço:

    Selecção? TIR? quem? como? quando? não conheço... nem quero!! :D

    O meu coração apenas tem 2 côres: o azul-e-branco do (meu) FC Porto!!!

    O resto, é desporto que tanto posso ver... como posso ignorar... e neste caso especifico, enquanto aquele «cabeça de porco» por cá andar, quero mais é que esse grupo excursionista se f*** (e tanto me faz que esteja lá o Manel dos encornados, como o António dos berdes, como o Joaquim dos azuis... nem me aquece, nem me arrefece... passa-me completamente ao lado)!

    Sócio da selecção? sim, já sou... do meu PORTOgal... aquela «selecção» que joga de azul-e-branco listada e com um Dragão ao peito! ;)

    Lucho:

    Domingo, conta comigo... tou lá... aliás, estamos lá todos (espero eu)... o mail já seguiu para todos os amigos/as... e desta vez, olho aberto, que ninguém se atreva a deixar o Amigo Estilhaço ao deus dará lá por uma das bancadas alone, connosco ali mesmo ao lado sem o ver... pareciamos o outro: "estivemos tantos na horta, e ninguém conseguiu ver as couves" :D :D

    Amigo Estilhaço, espero que estejemos todos perdoados pela falha imperdoável no sábado passado! ;)

    tema RUI MOREIRA:

    Não gosto do estilo demasiado low-profile, nada ou muito pouco truculento para o meu gosto, demasiado Associação Comercial, como todos os outros, tão Portista como eu (só que um aparece na TV, outro vê TV; as pequenas 'grandes' diferenças)... mas uma pessoa que respeito e acredito ter todas as boas intenções, aliás, outra coisa não esperaria d'um Portista.

    Só que, admito, continuo com uma pedra no sapato com a sua aparição num tal programa da RTP, designado por "O Bom, o Mau... e o Vilão". Ao que consta, foi comido de cebolada pela montagem feita à posterior pela RTP, e por aí, está desculpado... o que não desculpo é ter assumido que foi «comido», e no local certo, na TV ou noutro local de exposição pública, não ter partido a loiça. É esta a minha pedra no sapato para com ele... no resto, total respeito por um (tão) Portista como eu e todos nós!!

    tema PAULO ASSUNÇÃO:

    Surpresa? mas qual surpresa? queres ir? força... vai pela beirinha... como tantos outros, vais acabar por ser apenas e só mais um que por cá passou um dia.

    Não sou ingrato, nem tão pouco me falha a memória... por tudo o que nos trouxeste, o meu MUITO OBRIGADO, pq enquanto envergaste a nossa camisola, sempre foste digno dela e em momento algum a desonraste... agora, como dizia, queres ir?, vai lá, vai pela beirinha e não te molhes!

    Next player, please...

    tema UEFA:

    Para já, não comento... vou aguardar serenamente pelo desenrolar dos acontecimento.

    Era ou não era para todos já assumido entre aspas, e esperado um qualquer movimento da UEFA? Pelo menos eu, já contava com isso.

    A estratégia da nossa SAD foi assumida e não acredito que tenham sequer existido «amadorismos» nas análises que foram feitas ao tema de fundo... no final, cá estaremos para julgar e nessa altura, direi de minha justiça.

    Esta, como tantas e tantas, mas tantas outras situações internas que se passam nesta pasmaceira de País que não nos merece, futebolisticamente falando, é apenas mais uma... só que esta, vem de fora, o que não é habitual.

    Vamos aguardar...

    ResponderEliminar
  16. Eu não sou tão condescendente para com o P.Assunção e digo porquê no meu blog.
    Sobre a L.dos Campeões quem me dera ser optimista.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Muito bem.
    Verei então mais logo o porquê da sua opinião quanto ao Paulo Assunção.
    Só lamento ser por um motivo triste :(

    ResponderEliminar
  18. Não quero acreditar q o Porto seja afastado da Champions. Não quero pensar q o nosso Clube não conseguiu prever esta situação. Pelo q li estou optimista.

    Mas...

    Se formos afastados...Não há outro caminho a seguir...Demissão da SAD.

    Penso q todos estamos de acordo.

    Mas continuo a dizer q n acredito noutro desfecho q não no da nossa ilibação.

    ResponderEliminar
  19. Meu caro Estilhaço eu não discuto a saída, virá outro, o que lamento é a atitude e isso eu não tolero e não admito. Quem está por trás disto? Aquela conversa com o Rui Costa foi uma provocação ao F.C.Porto pois foi para falar da saída.Se não queria ficar não andava a enrolar e a gozar.
    A vrba é mais coisa menos coisa 600 mil euros.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. "O meu empresário está a tratar disso. Interesse de outros clubes? Só sei pelos jornais, tenho contrato até 2009 e quero ficar aqui"

    "Existe essa cláusula que me permite sair por uma verba reduzida, mas eu tenho contrato com o FC Porto e estou aqui de alma e coração."

    ResponderEliminar
  22. Quem é esse Paulo Assun... Como é que diz mesmo???????

    ResponderEliminar
  23. Que mais irá acontecer...
    Assunção, obrigado e agora só faz falta quem está.Vá para onde for.
    UEFA... vamos a ver, acho que a sad mediu bem os passo mas ...
    até 4 de Junho não falo sobre este assunto

    ResponderEliminar
  24. Paulo Pereira é um gosto ler artigos como os teus. E desculpa-me vir para a caixa de comentarios falar de um tema diferente daquele que tratas-te.
    Há uns dias falva-se por aqui não sei o quê..coitadinho do paulinho..ele fez tanto pelo Porto..etc, etc. Fez tanto que agora nos deu esta chapada de artista. Para mim Paulinho houve um, esse sim deu tudo, jogava onde era preciso, esfolava o que era preciso esfolar. Agora ingratos de meia tigela. Que vão mas é com o X#$FS%& que nao fazem falta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Viva !

    Paulo Pereira, é sempre um prazer ler os teus artigos.

    É verdade que levantas um sério debate : Há que revendicar pela palavra ou há que revendicar pelo silêncio ?

    O silêncio é também uma forma de expressão !

    Paulo Pereira, eu optaria pelo silêncio. Mas também é verdade que estou lá ( ou cá ? ).

    Eu não dramatizo assim tanto a situação actual. O Porto tem projecção internacional. Está ganho ! Ninguém tira o mérito ao FC Porto de ter sido o primeiro clube europeu a ter dado uma Liga dos Campeões a um jogador Africano (Madjer ). Ninguém tira o mérito de o FC Porto ter sido o primeiro clube a ganhar uma taça dos campeões com representantes de três continentes.

    Como a televisão existe, ninguém poderá dizer que o Porto ganhou as finais europeias com batota.

    O Porto tem projecção Europeia ! É castigado ? Tanto melhor ! Fica ainda com mais fama !

    Eu creio, sem qualquer ofensa, que é isso que aí em Portugal ainda não se entende. O FC Porto tem vida Europeia. É o único a ser falado em canais Franceses. Mas também é verdade que Porto soa com Portugal, o que ajuda muito ( sorry Lixbuna ! )

    Quanto a Paulo Assunção, penso que o problema é dele ! Eu desejo-lhe felicidades para o futuro !

    O FC PORTO é eterno !

    Entram e saem jogadores sempre assim foi !

    Agora o que me admira é que tão tardivamente se cite a lei Bosman e a lei Webster.

    É sobre isto que devemos reflectir caras dragoas e caros dragões.

    O MU, Barça, Arsenal,... já se estão a precaver. Já estão no top 10 dos melhores clubes formadores.

    Parece que há uma guerra entre a uefa e a fifa. Veremos se Platini é Guevarista ou Social Democrata Cristão.

    Mas podemos compreender o ponto de vista de Blatter : Segundo as projecções, no Campeonato Do Mundo de 2014 sobre 736 jogadores 300 serão de origem brasileira.

    Vamos ver se a presidência Francesa na UE avança ou não com a excepção desportiva. Vamos ver, graças ao futebol, se vai haver tremiliques entre o Conselho da Europa e a União Europeia !

    Vamos esperar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  27. Blue, se conseguires arranjar convites eu também vou lé, desculpem também vou lá, a Fânzeres!...

    Agora que a discussão já passou para os comunicados da SAD eu vou em seguida tratar de copiar alguns comentários já feitos relativamente a isso...

    "Não quero falar muito da saída do PAssunção, aliás a partir da altura em que lhe fizeram uma espera no Olival traçaram o destino ao homem...Só uma demonstração de grande interesse do Clube poderia alterar a situação. Mas também é verdade que se aconteceu o que aconteceu foi porque ele tinha já a sua fisgada. Era uma jogada do tipo "sacar tudo agora" ou sair por valores que lhe eram interessantes. O Porto não cedeu e ele continuou no seu propósito. OK, tudo bem, cada um tem o direito de fazer o que lhe vai na alma....Enquanto cá esteve cumpriu. Adeus e felicidades...Não haverá problemas e será menos um quebra cabeças na nossa dificuldade em constituir o Onze-Base, quem deve estar grato é o senhor Rui Moreira...Na próxima terça-feira terá mais facilidade em fazer o seu escalonamento semanal... A contratação do Tomás Costa e já antes do Bolatti está nesse alinhamento...Só tenho alguma pena que ele saia sem render muito dinheiro ao Clube! No resto paciência, os cemitérios estão repletos de "insubstituíveis".
    Haverá sempre espaço para criticar uma e outra parte. De um lado porque o Clube não deu o que o atleta mereceria, do outro porque o jogador esticou demasiado a corda...Não se deve perder muito tempo nestas análises masturbatórias...Paulo Assunção quis ir embora e foi, afinal ele tinha contrato assinado pelo seu próprio punho com o FCPorto ou não?..."Rescisão sem Justa Causa" o que foi invocado pelo jogador..É isto a liberdade individual, tem que se aceitar e respeitar.
    Segundo as normas o Paulo Assunção não pode jogar por outro Clube Português ainda que por empréstimo até Janeiro 2009!...Mas a partir daí...Ora como em Janeiro abrem novas inscrições na Liga...Mas por isso mesmo é que eu não falo na saída do PA assim como devo referir que o Drulovic saiu porque quis, não foi obrigado a isso e já se sabia antecipadamente para onde ia...As lágrimas no canto do olho, são apenas isso, lágrimas ao canto do olho...Faz-me lembrar alguém que "dizia amar muito X" e ao virar da esquina -metafóricamente claro- já passeava na maior com outro de braço dado...Talvez para esquecer esse grande Amor?...Esquece coração, esquece!...
    Mais uma vez, só fica no Porto -ou noutro Clube qualquer- quem estiver aí de corpo inteiro, quem estiver lá apenas por dinheiro, claro que estará sempre a olhar para o Clube do lado!...E se aparecer uma boa oportunidade, assina de seguida.
    Há um pormenor que no caso do Bosingwa, como em outros casos entrava esse tipo de transferências, a existência de uma cláusula de rescisão.
    Segundo soube o Miguel Veloso ganha "apenas" -desculpem a ironia- 30.000 Euros por mês, mas tem uma cláusula de rescisão muito elevada -20 ou 30 Milhões- que o impede de accionar essa hipótese...Se quiser pode fazê-lo, mas quem o levar, paga também o valor da cláusula...É simples, paga o valor dos ordenados vincendos a que teria direito contractualmente, mais o valor indicado na cláusula de rescisão...No caso do Paulo Assunção parece-me claro, não havia no contracto efectuado com o Porto, qualquer cláusula de rescisão! E aqui coloca-se a questão, ninguém sabia ou previa a possibilidade da valorização repentina do jogador? Se calhar quando perceberam isso, o jogador rejeitou renegociar o contracto...E então o que fazer?...Agora nada...
    No futuro está bem indicado o que fazer: -Cláusula de rescisão em todos os contractos!..."


    "Quanto à UEFA, esta deu a entender que quem irá condicionar a sua tomada de posição, será a Liga Portuguesa de Futebol e a FPF...O que eles remeterem para a UEFA é preponderante! Não adianta esconder esta realidade...Daí o CJ da FPF ter de se pronunciar até 2 de Junho.
    O segundo Comunicado da SAD é taxativo: dá a conhecer aquilo que sabe: a UEFA vai estudar no dia 4 o que a LigaPFP e a FPF lhe vão enviar no dia 2...O Porto pode acrescentar algo em sua defesa na UEFA, até ao dia seguinte, dia 3 de Junho...No dia 4 a UEFA decidirá...Portanto o ónus da decisão cairá sempre -segundo a própria UEFA dá a entender-, sobre os ombros da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol!...Eu não tinha dito já exactamente isso?...O Porto se recorresse, apenas poderia fazer reverter o castigo dos seis pontos para a época seguinte...Mesmo assim tenho muitas dúvidas, se a decisão da FPF em homologar os resultados tem de ser anunciada também a 2 de Junho, provávelmente nem isso nos adiantaria...Ficávamos com a "honra" de ter negado a mancha, mas o castigo -a mancha verdadeira e autêntica- era mantido inalterado. Recorrendo Pinto da Costa, fica também em aberto a possibilidade de o Porto ser ressarcido futuramente na sua honra!..."

    Amigos, um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Lucho,

    Já mandei mail ;) e tou lá concerteza. Achas que perdia este jogo?! Nada disso, até porque o adversário é vermelho certo? :D

    Oh Blue, desculpa lá, mas "tanta gente na horta e ninguém viu as couves"?? Tu vais-me buscar cada uma que é um mimo rsrsrsrsrs.

    E não conseguimos encontrar o Estilhaço porque ele nos trocou as voltas, porque eu sou testemunha que todos procuramos por ele, só que no sítio errado :(

    Até Domingo...

    ResponderEliminar