17 julho, 2008

Dissecando o plantel - parte I

Vamos lá falar de futebol. Do sério. Daquele que nos faz sonhar com feitos heróicos ou sofrer com derrotas inesperadas. O futebol dentro do relvado. Das multidões enlouquecidas, barulhentas. Dos cânticos que nos fazem arrepiar, quando milhares de vozes convergem para o mesmo objectivo: o do apoio incondicional à equipa amada. O defeso é sempre uma época sensaborona, animada de quando em vez por contratações sonantes, mas pouco satisfatória no que toca ao que interessa. O couro a rolar no relvado. As camisolas azuis e brancas entrando no recinto. E aquele impacto que se sente, sempre, de emoção, paixão incondicional. Esse futebol tarda a chegar. Está quase…

Com o Porto em estágio, num local paradisíaco e de reminiscências saborosas, pois foi lá o local de arranque em 2004, antes da epopeia europeia, importa analisar a constituição do plantel, depois das habituais saídas e entradas típicas de cada época.

- baliza

Na baliza, o mesmo de sempre. Helton, veterano de inúmeras batalhas, continuará a ser o guardião dos sonhos, o último obstáculo às investidas adversárias. De pedra e cal na titularidade, o brasileiro de sorriso fácil e dos acordes em guitarras folionas tem tudo para realizar [mais] uma temporada onde a segurança será a palavra-chave do seu dicionário. Como fiel escudeiro, o profissional Nuno.

Nunca o termo profissional terá sido tão bem aplicado. Eternamente relegado para o banco, os queixumes típicos de futebolistas melindrados não fazem parte do reportório do lusitano guarda-redes, continuando a primar pelo afinco nos treinos, aguardando com uma paciência exemplar a sua oportunidade. E, quando ela surge, como na recente final da Taça, Nuno diz presente. E honra aquele símbolo colado na camisola, orgulhando todos os antigos titulares daquelas redes.

Finalizando o trio de guarda-redes, Ventura continuará a sua aprendizagem, bebendo da influência e experiência dos companheiros veteranos. Jovem a quem se augura um futuro promissor, dono de uma estampa física apreciável, Ventura sabe que, um dia, aquelas luvas serão suas. Felino entre os postes, seguro nas saídas aos cruzamentos, elástico na demanda do esférico, o produto das camadas jovens sabe o que se espera de si. Ele é o Eleito. Resta-lhe aguardar…

- defesa

A defesa tem uma história própria, dentro da própria história do clube. Rostos conhecidos, símbolos vivos do clube, fazendo parte da lenda, as defesas portistas são tradicionalmente sinónimo de coesão, segurança e intrepidez. Com a perda do supersónico Bosingwa, seduzido pelas libras inglesas e pela cosmopolita vida de Londres, o clube viu-se na contingência de se reforçar nas laterais. Fucile será, provavelmente, o substituto natural do Zé, habituado a jogar em ambos os flancos. Contará com a concorrência de um promissor lateral romeno, que traz musicalidade no nome. Sapunaru, quase como se fosse um protagonista daqueles desenhos animados japoneses, nome desconhecido para o adepto comum, mas com referências que obrigam a encarar a sua contratação como mais do que um mero capricho. A sua juventude permite-lhe uma margem de progressão interessante. E, bem vistas as coisas, como comentei a um amigo meu, “daqui a 3 anos será vendido por 20 milhões”. Não é essa a sina dos nossos defesas-direitos?

No flanco oposto, Cech recebeu guia de marcha, ficando a incógnita Lino e uma das contratações da temporada, Nelson Benitez, para o reforço do flanco. Desde a saída de Nuno Valente que o Porto tem tido sucessivos flops na escolha para o posto específico. O lado esquerdo da defesa tem visto uma rápida sucessão de caras, provenientes de vários continentes, fracassando estrepitosamente. Será desta, ao ritmo dengoso e lento do tango, que Benitez acaba com a aparente maldição?

Diz-se que no meio está a virtude. Seja. É que será mais fácil atravessar uma auto-estrada em hora de ponta do que ultrapassar os defesas-centrais portistas. De betão. Imagino apenas o medo que provocará a qualquer avançado sentir-se perseguido por alguém da estirpe de Bruno Alves. Autoridade. Imponência. Temeridade. Tudo serve para ilustrar e elogiar uma das defesas menos batidas da Europa. Ao já falado Bruno Alves, o xerife da defensiva, junta-se o capital de experiência de Pedro Emanuel, coração de dragão pulsando no peito, raça indómita na defesa dos ideais do seu clube. Uma dupla ainda para durar. Coesa. A necessária competição interna contará com mais dois nomes. Stepanov, sérvio ainda à procura da total integração, com o rótulo dos 4 milhões que custou a ser difícil de digerir. A seu favor, depois da insipiência do ano de estreia, apenas a memória que nos recorda que tanto Pepe como Bruno Alves tiveram um ano de estreia, de dragão ao peito, pouco conseguido e contestado pelos adeptos.

Foi nesta posição que o Porto foi ao mercado. Bem, na minha opinião. Escolha certeira, acrescento ainda. Rolando tem estampa física. Tem qualidade. É jovem. Internacional pela selecção das quinas. E muito ainda para aprender, é certo. Mas que melhores professores se poderia desejar, para o reforço oriundo do Belenenses, do que aqueles que ele vai encontrar, no dia-a-dia?

As camadas jovens portistas têm sido alvo de comentários, na imensidão do espaço virtual. Nem todos elogiosos. A falta de títulos recentes ajudará à impaciência costumeira dos que apenas querem vitórias, a qualquer custo. Mas os projectos vencedores não nascem do nada. Necessitam de tempo. De maturação. De estratégia. E de muita paciência. Lenta, mas inexoravelmente, as portas do plantel principal abrir-se-ão à qualidade existente na cantera. Nomes não faltam, desejosos de ocupar os lugares dos seus ídolos de adolescência. Tengarrinha vive, para já, esse sonho. Produto das escolas azuis e brancas, faz da polivalência uma das suas principais armas. Central ou médio são os comprovativos da eficácia do antigo júnior, numa aposta que estará por certo inserida no prjecto Visão 611. Depois de Castro e Rui Pedro terem feito parte do plantel 2007/08, Tengarrinha recebeu a sua prenda de Natal. Bem antecipada. Que faça por a merecer.

...continua na próxima semana

28 comentários:

  1. Para mim, o Nuno devia ser o titular.
    Tenho a fezada que o Stepanov vai-se afirmar este ano e não vai cometer aqueles erros como os de Anfield

    ResponderEliminar
  2. Estilhaço,

    Como dizes, o Stepanov que se cuide...e muito. Carago, o homem parece k não aprende com os erros. Mais um penalty infantil.

    Quanto aos novos, continuo a torcer o nariz ao Benitez. Não me convenceu, mas como dizes apanhou o Sérgio Conceição pela frente. E isso diz tudo. Exige-se mais.

    Quanto ao melhor, parece-me unânime: Rodriguez, o Cebola. Boa exibição!

    ResponderEliminar
  3. Não é favor nenhum dizer ao Paulo que os 3 jornais desportivos Lusos TINHAM MUITO A GANHAR se o contratassem para os seus quadros. O nosso Paulo Pereira está ao nível do Jorge Maia e José Manuel Ribeiro (JOGO). Parabéns.

    Sobre o jogo de ontem:

    Na baliza Helton e Nuno estão em boa forma.

    Na defesa: Sapunaru promete mas ainda não está integrado, já Benitez é qt a mim mais um flop!!!

    Os centrais são todos muito bons mas devem jogar os do ano passado.
    Stepanov é capaz do melhor e do pior e isso paga-se caro.

    ResponderEliminar
  4. Guarin, Tomás e Rodriguez estiveram em mt bom plano. Principalmente o Cebola.

    Licha, Lucho e Meireles precisam de mais condição física e a máquina promete carburar em pleno:)

    E o Sérgio Conceição q dizem? Pois a quem sabe nunca esquece. Ai q saudades daqueles tempos com conceição e capucho pela direita e Drulovic pela esquerda, com Jardel à espera das bolas teleguiadas...

    ResponderEliminar
  5. Paulo isso não se faz, qual grande vedeta, dexas-nos com água na boca para a semana?
    Bela análise: pela positiva, apontando de forma construtiva, possíveis lacunas, dando o benefício da dúvida - sempre muito importante -,acreditando nas polícas, enfim, uma 1ª análise de alguém que revela: sensatez, experiência e sabedoria.
    Fico à espera até à proxima semana e, que sabe, com mais alguém para analisar e comentar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. «e quem sabe, com mais alguém para analisar e comentar»

    Vila Pouca:

    Vá lá, desvenda o segredo!

    ResponderEliminar
  7. PARA mim será esta a nossa Equipa tipo 2008/09:

    Helton;

    Sapunaru, B.Alves, P.Emanuel, Fucile;

    Tomás costa, Lucho, Guarin;

    Tarik, lisandro e Rodriguez.

    (no lugar de pedro emanuel pode jogar Rolando e no de Guarin pode jogar Meireles e contando q Quaresma saia)

    E a vossa? :)

    ResponderEliminar
  8. lUCHO,

    Demasiado cedo para um onze base, mas esse k mostras parece-me bem próximo do desejável.

    Neste momento existe ainda a incógnita de Quaresma, mas o meio-campo ficará bem guardado. Guarin mostrou qualidades, agrada-me o estilo de Tomás Costa,k pode bem ser um médio com as mesmas características de Meireles, mas continuo a achar que a manta ainda é um pouco curta, sobretudo na frente.

    Quanto a Rolando, será sem dúvida o 3º central, à frente de Stepanov. A ver vamos o k o futuro nos reserva, já k o Vila Pouca não se descai nem um bocadinho:)

    ps: Lucho, comparares-me ao GRANDE Jorge Maia e o ENORME JM RIbeiro é um sacrilégio.

    ps2: Comprei uma camisola com o nome BENFICA estampado à frente. Ah pois. Bem gira. Reza o seguinte: "eu vou jogar com o Benfica na Champions", e depois uma bela imagem de um matraquilho:)
    Passe a publicidade, à venda no Cão Azul!

    ResponderEliminar
  9. Guarin:) amigo Estilhaço

    Eheheh pareces o Jesualdo, sempre cheio de medo, não precisamos de um 6 assim tão defensivo!! temos 2 jogadores para jogarem entre o 6 e o 8 (tomás costa/guarin ou meireles) e o lucho na ligação ao ataque...

    se quisrees um 6 tens q colocar o Fernando pq o bollatti não me convence

    e falta um ponta lança!

    ResponderEliminar
  10. lucho, eu so vi a primeira parte mas a minha equipa e mais ou menos a tua...
    n gostei do benitez, mais um barrete? vamos ver..
    entao.. helton, sapu, p emanuel, b alves, fucile, guarin (fernando), meireles, lucho, tarik, rodriguez e o grande lizandro!
    agr duas perguntas...
    porque raio compramos o mariano?
    alguem viu o jogo ontem? e mais do mesmo.. o mesmo mariano do ano passado! 4 milhoes por aquilo... ate fico doente!
    a segunda... tanta guerra c o depor e com os tribunais pelo bollati e o homem e tao fraquinho..
    n mete o pe, nao corre... para mim era ja vende-lo!
    os outros reforços n posso falar pk nao vi a segunda parte!
    deixo pa sexta a minha avaliaçao ao tomas costa, ao guarin, rolando, sapu, e a essa surpresa que tarda em chegar!
    abraços

    ResponderEliminar
  11. Confesso que vi mal o jogo, confesso k mesmo com realismo me parece deamsiado cedo para analises a reforços desconhecidos, Cebola a parte!!!! O que sei é k continuamos a gastar dinheiro em contrataçoes, prossegue o emprestimo de jogadores da casa ficando por ca Marianos, Alans entre outros, ainda ontem vimos o Vieirinha em bom nivel....
    Sobre o jogo de ontem so uma palavra..miseravel, um bom teste a defesa coreacea de sempre e o constatar de que de facto Nuno incia em grande forma a epoca, Helton que se cuide...
    Sobre Stepa9, ou eu vi mal?? ou apesar da critica para mim o homem nao fez kualker falta pra Grande penalidade...assim brilhou o Profissional NUNO!!!!
    Querem Analises a forma e ao conteudo do Dragao guardem-se para dia 17 Agosto no Pos Super Taça ai sim, vamos aquilatar do nosso poderio e ver se a makina ja carbura em termos....

    So vos digo uma coisa o que eu gosto mesmo é de "perder" os jogos todos de preparaçao...è sempre sinal de experiencias ao inves de o fazermos quando a competiçao é a doer!!!!!!!!!!!
    Um abraço a todos os amigos do Blog, infelizmente a FPF decidiu a supertaça no algarve pelo que a ´mim so me resta esperar que se prove que realmente o Dragão esta deseminado por todos os cantos do Mundo e Reina tambem muito além tejo...

    ResponderEliminar
  12. Paulo Pereira:

    Mais do mesmo, ou seja, um texto para ler, saborear... e esperar pela próxima semana.

    Tal como aqui já foi dito, esta semana, ficamos pela defensiva e por aqui, tenho as seguintes considerações.

    - baliza

    Nada a opor ao que colocaste no papel; Hélton, o natural titular; Nuno, um profissional a 101%; e Ventura, em aprendizagem, falta é saber se acontece o mesmo que ao Bruno Vale.

    - defesa

    Na zona central, ou muito me engano, mas estou mais inclinado para a dupla BA/Rolando, e não tanto para a BA/PE... o BA está na forja para ser o próximo emigrante do plantel e como Rolando é já um valor seguro do futebol português, parece-me ir suceder-lhe com relativa naturalidade.

    PE, no entanto, será sempre a voz de comando daquela defensiva, nem que o tenha que ser mo banco ou no balneário... mas será a voz da experiência adquirida de tantas e tantas guerras.

    Stepa9, parece-me, parece-me que ou arrepio caminho ou começa a ficar em posição dificil no plantel... a ver vamos.

    Nas laterais, aposto em Fucile/Sapuranu... Lino e Benitez (acreditando em tudo o que já tenho por aqui lido e até mesmo na imprensa escrita), serão jogadores de plantel, mas claramente 2ªs opções. Aguardemos por outras análises mais conclusivas ao argentino.

    E prontos... venha agora a próxima semana.

    ResponderEliminar
  13. Redes: Nuno a titular, e já vai tarde.

    Defesa: Não sei como ninguem repara que o Emanuel é lento, inseguro e faltoso. Ainda no domingo contra os amadores foi comido no lance do golo. Rolando ou Stepa a titulares sem dúvida, para mim.
    Sapu na direita, Fucile fica onde tem feito os melhore jogos: na esquerda.

    No penalty não consigo ver se a falta é do Stepa ou do Nuno, não há um angulo que esclareça.

    Médios parece certo que temos muitos e bons, falta apenas um 10 de raiz para um eventual 4-4-2, falam em Rodriguez para isso, mas gostei de vê-lo na linha.

    Nos extremos, faltam alternativas de qualidade para o banco, mas como o mister raramente usa mais de 12/13 jogadores, o problema é disfarçavel...

    Na frente é obvio que faltam pelo menos 2 avançados centro no plantel, principalmente para o eventual 4-4-2.

    Paulo, pessoalmente gosto mais da t-shirt com o comando da playstation, mas 15€ é muita fruta para uma camisola, ainda para mais vermelha ;)

    ResponderEliminar
  14. Acrescento que gostei bastante das exibições de Vieirinha e Conceição.

    Ah, e mais alguem reparou no absurdo da sporttv ir em directo para a reportagem a seguir ao jogo, e quando esperava pelos bitaites do Jesualdo, Broas ou Lucho, aparece o emplastro do Fernando "deixa-me ajeitar os colarinhos" Santos!!?? Sujestivo do tratamento dado ao Porto nos merdia...

    ResponderEliminar
  15. O meu palpite para a equipa do F.C.Porto 2008/2009:
    Helton
    Sapunaru, Rolando, B.Alves e Fucile
    Lucho,Guarín,R.Meireles,C.Rodriguez
    Lisandro e ???? 4x4x2

    Helton,
    Sapunaru, Rolando, B.Alves e Fucile
    Lucho, Meireles e Guarín
    Lisandro, ???? e C.Rodriguez. 4x3x3

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Ora vejamos:

    Não vi o jogo, por isso não posso falar acerca do mesmo. Também não conheço os reforços, tirando o Rolando e o Rodríguez, daí que também se torne difícil fazer uma avaliação precisa nesta altura.

    Na baliza, estamos bem servidos. O Nuno continua a ser uma excelente alternativa a Helton e estará sempre à espreita da titularidade, se o brasileiro comprometer. Ventura deve treinar bem e continuar a evoluir.

    A defesa parece estar feita e apenas acho que Lino não tem a devida categoria para integrar o plantel e ser uma alternativa válida. Benítez é uma perfeita incógnita para mim e portanto tenho algumas dúvidas, mas como Fucile pode fazer o lugar de lateral-esquerdo não estou muito preocupado. Sapunaru também não conheço mas estou com fezada que seja um grande jogador. Penso que vai pegar de estaca. No centro da defesa estamos bem servidos. Espero que o Stepanov mostre enfim aquilo que vale e justifique os 4 milhões que o FC Porto desembolsou, embora pareça que os penalties infantis continuem.

    Para completar o plantel acho que precisamos de um avançado e talvez de um médio ofensivo, porque só temos o Lucho. E depois ninguém fala muito do Tomás Costa, mas estou com grandes expectativas sobre ele. Acho que é uma das nossas melhores contratações, mais que o Guarín, mas é só um palpite, porque não conheço a fundo.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  17. Achei o Mariano bastante caro mas espero que não se comece já a criticar o homem. Ele é talentoso. Mau é o Alan e este não tem a mínima categoria para ser do FC Porto. No entanto, mesmo com a possível venda do Quaresma, acho que estamos bem de extremos com Mariano, Tarik, Rodríguez e, se for preciso, Lisandro descaído numa faixa, com Farías ou um contratado (??) no centro.

    Depois, julgo também que Stepanov é o terceiro central, à frente do Rolando. Para já. Continuo convicto que Stepanov é um belo jogador. Tem de ter calma e perder aquela ansiedade, porque quando se quer fazer tudo bem e depressa, é quando sai asneira mais facilmente.

    ResponderEliminar
  18. por amor de Deus, o mariano e mau demais pa ser verdade!
    ja ano passado mostrou que era mau, ontem conseguiu enervar-me (isto num jogo amigavel e obra)
    o homem nao faz uma finta, um drible, passa spe mal a bola, a unica qualidade que tem é que defende, mas 4 milhoes por um jogador destes... ate fico doente!
    e continuo a dizer.. entre o alan e o mariano, o alan e mto mais jogador! nao sendo nada de especial tb.. prefiro o alan!

    ResponderEliminar
  19. por amor de Deus, o mariano e mau demais pa ser verdade!
    ja ano passado mostrou que era mau, ontem conseguiu enervar-me (isto num jogo amigavel e obra)
    o homem nao faz uma finta, um drible, passa spe mal a bola, a unica qualidade que tem é que defende, mas 4 milhoes por um jogador destes... ate fico doente!
    e continuo a dizer.. entre o alan e o mariano, o alan e mto mais jogador! nao sendo nada de especial tb.. prefiro o alan!

    ResponderEliminar
  20. Isso é maldade, Dragão Vila Pouca...
    Quem é o "????" ?

    :)

    ResponderEliminar
  21. Viva !

    Oba,oba fala-se, finalmente, de futebol.

    Grande texto : Pena que seja só a parte 1.

    Ainda bem que o Guarin deu boas indicações.

    Eu não poria o Lisandro nas alas. Penso que é muito mais eficaz no eixo central. Talvez o Porto precise dum extremo de qualidade suplementar ( ainda não sei se Quaresma fica ou não ).

    A edição do "l'equipe" on line escreve que o Porto tenta Micolli
    (ir ao chrono , em cima à direita, e ler notícia das 09h08 salvo erro).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  22. Olá Amigos!

    Depois de ler os vossos comentários,concluí que há para todos os gostos,desde os que reivindicam a equipa já a funcionar em pleno,até aos mais serenos que admitem ser ainda prematuro tecer considerações.
    Não me admiro com as vossas diferenças de opinião, porque os jornalistas dos vários jornais que li, têm opiniões e interpretações diferentes ácerca da valia dos reforços e não só!
    Assim, aqui fica tambem a minha :
    Dada a boa forma actual do Nuno, ele ou o Helton,tanto faz.

    Sapunaru,Rolando(Stepanov)B.Alves e Fucile (Benitez,ainda é cedo para crucificar o homem).

    (trinco) (Bolatti,só precisa de ganhar mais mobilidade) ou Fernando.

    (médios)Guarin,Meireles (Tomás Costa)

    (avançados)Lucho,Lisandro e Rodriguez(Cebola).

    Na minha opinião um meio-campo quase perfeito,será um meio-campo constituido por um trinco tipo "Costinha" (grande mobilidade e bom jogo de cabeça.Filtrava muito jogo aéreo aos centrais),
    e, dois médios do tipo : Maniche e Deco (bons a defender e muito bons a assistir os avançados).

    E a comprová-lo está o título de campeões europeus (2004).

    Abraço

    PS - Afinal ó amigo Vila Pouca,não sou só eu a pensar no Micolli para o FC Porto.
    Le journal l'equipe aussi!

    ResponderEliminar
  23. gostava de dizer que hj em espinho no hotal solverde vi o miccoli....!! abraço a todos e força portooo

    ResponderEliminar
  24. Por falar em Orelhas, o homem(?) hoje estava mesmo em baixo. Estava tão entalado com a decisão da UEFA e com a saída do Rodriguez que nem se ouvia bem...E estava muito seco, tinha muita secura, nem com Águas das Pedras conseguiu arrebitar, deve ser medo do FAntasma, que lhe ronda as casas...Sim que o homem tem várias, parece o Álvaro Cunhal -desculpa caro Camarada- na Clandestinidade, hoje está em Palermo, amanhã em Nápoles...Ainda vai levar no Vesúvio!...Disse o coitado, que anda um gajo a abrir-lhe a casa enquanto dorme só para o assustar...É mesmo anjinho, ainda não percebeu que a mulher anda metida com o Antero Henriques...O Antero é um pouco descuidado e não lava os pés, por isso o Orelhas nota qualquer coisa quando acorda...Para além dos apêndices Cranianos...Um cheiro forte, muito forte a Queijo da Serra!...

    ResponderEliminar
  25. O Orelhas andava muito interessado em saber porque é que o Jorge Nuno Pinto da Costa tinha tanto sucesso entre as mulheres...Um dia perguntou ao Rui Costa se ele tinha sabido de alguma coisa nos Estágios da Selecção, alguma coisa que tivesse transpirado entre os jogadores do FCdoPorto...
    Rui Costa disse que sim, sabia de alguma coisa que tinha sido contada nos serões que faziam normalmente na Selecção...
    -Diz-me Rui, conta lá o que ouviste aos gaijos...
    --Ó Orelhas, não ouvi nada de importante, deve ser brincadeira de certeza...
    -Mas conta Ruizinho, conta que eu promovo-te a Secretário Técnico.
    --Bem meu caro Cabeças, o que eu ouvi contar foi que o Jorge Nuno, sempre que quer alguma coisa a sério com uma chavala, costuma assobiar para a conquistar!...
    -Só isso Rui, não acredito...
    --Eu também não mas foi o que eu ouvi à maioria dos gaijos do Porto!...

    O Orelhas calou-se bem caladinho e dirigiu-se a casa, ao abrir a porta fez muito barulho e a mulher de dentro perguntou:
    --Quem é que está a abrir a porta?...
    LFV experimentou fazer como tinha ouvido e assobiou!
    De dentro amulher respondeu:
    --Ah, és tu Jorge Nuno, D...até pensei que fosse o Cabeças!...

    ResponderEliminar
  26. É pá, está bem que a entrevista do Vieira foi uma coisa inacreditável, mas ninguém diz nada?
    Meu querido Vieira espero que fiques no Benfica por muitos e bons anos.
    Para que é que o Vieira foi falar no Antero? Ele é transmontano e não leva desaforo para casa.Prepara-te Vieira!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. Ponto 1 - O Miccolli ?!!
    Mais um que vem daqueles lados ?!!

    Ponto 2 - Não vi a entrevista, mas gosyava de a ter visto...

    Ponto 2.1 - É verdade que o orelhudo disse que o FCP tentou o Aimar, mas que o coração (?!!!) falou mais alto ?!!!
    Afinal aquilo é o quê ?!! Clube de futebol ,não é com toda a certeza... nesses quer-se é ganhar, ir para o que promete à partida títulos, clube onde nos paguem mais...

    Ponto 2.2 - De verdade, que ele disse que apenas queria ganhar o recurso MAS não ir à Liga dos Campeões ?!!

    ResponderEliminar
  28. Heliantia:

    Não vi... nem quero ver!
    Não contribuo para essa «paróquia».

    De qq modo, ao que julgo saber, és capaz de a encontrar por aqui... acho eu:

    http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1436&idpod=15743

    ResponderEliminar