26 julho, 2008

Dos fracos não reza a história

O tema já foi aqui abordado: os rostos guerreiros – sob égide do Dragão – vão-se apresentar, finalmente, no sábado, aos associados e simpatizantes do Campeão Nacional. E, mais do que a ansiedade que nos irrompe o sentido, o sentimento crítico vai aflorar com maior veemência. A procura constante da perfeição competitiva está na nossa composição sanguínea. Temos o pleno direito de exigir aos atletas o máximo das suas capacidades técnico/tácticas e, sobretudo, intelectuais. O esteio da educação portista apresenta a particularidade de se concentrar numa pluralidade de entidades que comungam o mesmo ideal: a vitória.

Mas, nesse encandeamento educacional – direcção/corpo técnico/jogadores carismáticos/adeptos – que tutela e incute o espírito de conquista, nós, adeptos, somos os mais implacáveis e intolerantes. A mutabilidade de opiniões e a avaliar pelos fenómenos cíclicos, de antipatia generalizada, que por vezes se instalam nas bancadas, poderão ser prejudiciais na integração do chorrilho de esperanças sul-americanas que desembarcaram no Olival.

E, reparem, contra mim falo. Num paralelismo histórico, considero esta cerimónia de apresentação uma prova pública de resistência à dor psicológica e física, igual àquela que os guerreiros da antiga Grécia eram submetidos, chicoteados no altar da Deusa Ártemis. Temo, no entanto, que se possam destruir gratuitamente algumas etapas de integração dos novos jogadores. Resta-me, então, esperar que todos passem com elevada distinção e correspondam ao proverbial ditado: Dos fracos não reza a história.

Abraço,
CJ

----------

in fcporto.pt

Sábado, a partir das 17h30
Festa de apresentação com dois jogos e muita animação


O FC Porto – versão 2008/09 – apresenta-se este sábado a associados e adeptos no Estádio do Dragão, numa festa que promete grandes desafios e muita animação. A equipa de juniores do Valência e o Celtic, adversário de boa recordação para os azuis e brancos, para sempre ligado à conquista histórica da Taça UEFA, são os convidados de honra daquele que será certamente um acontecimento inesquecível.

Num dia de entusiasmo desmesurado para todos os que guardam no coração o clube que tantas alegrias lhes oferece, as portas do espaço de preferência dos Tricampeões abrem ao público a partir das 17h30, tendo início uma hora e um quarto depois (18h45) o primeiro espectáculo do evento, assinalado pelo confronto entre as equipas de sub-19 de FC Porto e Valência (duas partes de 30 minutos cada) e pela Dança do Dragão.

A festa prossegue com a apresentação individual do plantel sénior para a temporada 2008/09, marcada para as 20h15, e com novo encontro prometedor, sobretudo pelas características que lhe são inerentes. Os Dragões defrontam o Celtic às 21h00, num jogo que trará inevitavelmente à memória a final de 2003 da Taça UEFA, que o FC Porto venceu, erguendo assim pela primeira vez na sua história um troféu que nenhum outro clube português conquistou.

Após a partida contra o conjunto escocês, terá lugar a cerimónia de encerramento, com direito a música e fogo de artifício.

2 comentários:

  1. no correio da manha... benfica pede a FPF pa enviar os novos dados a uefa ja na segunda feira!
    afinal eles querem ou n querem ir a champs? e so rir com as gayvotas!



    http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=838F6AB5-A7D0-4CC4-9400-A1F9347A3A91

    ResponderEliminar
  2. Meus Amigos,

    O Madail prepara-se para desferir a machadada final neste processo de condenar à viva força o nosso "SpecialOne"que é P.daC..
    Vai propor à Assembleia da FPF que tenha em conta o famigerado "parecer" do "freitinhas" e a seguir declarar o "interesse público" a fim de criar um facto consumado!
    Ao FC Porto - Futebol, SAD só lhe restará levar o caso aos Tribunais Administrativos e exigir uma indemnização avultada por danos e perdas.

    Abraço

    ResponderEliminar