21 julho, 2008

No bom caminho

VfL Bochum, 1 - FC Porto, 1

Jogo-treino 2008/09
20 de Julho de 2008
Rewirpower Stadium, em Bochum (Alemanha)

VfL Bochum: Daniel Fernandes; Pfertzel, Mattritz, Mavraj e Christian Fuchs; Imhof, Azaouagh, Dabrowski e Ono; Epalle e Sestak.
Jogaram ainda: Dennis Grote, Mieciel, Schroeder, Danny Fuchs.
Treinador: Marcel Koller.

FC Porto: Helton; Sapunaru, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Benitez; Fernando, Guarín e Tomás Costa; Alan, Farías e Rodriguez.
Jogaram ainda: Ventura, Fucile, Stepanov, Rolando, Bolatti, Lisandro Lopez, Lucho González, Mariano Gonzalez, Lino e Candeias.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: Cartão amarelo a Christian Fuchs (27m), Tomás Costa (27m), Mariano (71m), Lisandro Lopez (77m), Fucile (72m) e Mieciel (87m).

Golos: Mavraj (47m) e Lino (84m).

Mais uma exibição promissora, uma resposta positiva à exigência competitiva e ao cansaço, a certeza de um F.C. Porto que melhora de dia para dia. Este domingo, frente a um Bochum que procurou impor um jogo físico, o Dragão exibiu qualidade e soluções, criou várias oportunidades para vencer e cativou simpatias.

Durante a maioria do tempo, apenas o guarda-redes do Bochum foi capaz de constituir obstáculo ao F.C. Porto. Alan, em duas ocasiões, e Lisandro exigiram as melhores aparições no jogo de Daniel Fernandes, e corporizaram a qualidade do jogo azul e branco.

Mas houve muito mais. Houve uma equipa com duas faces, ambas interessantes. A da primeira parte esteve dinâmica, a da segunda carregou imenso, à procura de golos e de alguma sensação de justiça. O Bochum marcou sem querer, num pontapé de ressaca que sofreu um desvio e traiu Ventura. Tirando isso, não se viu. A não ser a abusar da virilidade, fruto de alguma complacência da arbitragem que, já na segunda metade, não foi capaz de detectar uma grande penalidade sobre Candeias.

Destaque para o golo de Lino, de livre directo, com classe e mestria, teleguiado, preciso. Foi justo, soube a pouco, impulsionou para novos ataques. O F.C. Porto fecharia o jogo tal como o abrira. Por cima do adversário. Merecia ter vencido.

Terminado o estágio na Alemanha, fica a certeza de que os jogos exibiram a qualidade dos treinos desenvolvidos em Marienfeld. O resultado de hoje não terá sido o desejado, pois o F.C. Porto joga sempre para ganhar, mesmo em partidas com rótulo de amigáveis, mas as conclusões são seguras e inatacáveis: a versão 2008/09 dos Tricampeões promete.

in fcporto.pt

7 comentários:

  1. Mais um Bom teste, gostei do jogo, até posso dizer que jogaram bastante bem, mas a finalização até meteu nervos... 1-1 nao é resultado que o porto merecia pelo menos um 3-1 vitoria sim...mas como jesualdo disse jogaram bem mas nao ganharam e sim o que interessa é ganhar vencer tudo, enfim gostei de ver o porto apesar do empate, neste estágio gostei de ver o Mariano está muito melhor, o Alan tambem gostei, Rodriguez, Guarin e Tomás bons reforços.
    Bom Estágio, podia ter sido melhor se vencessemos os jogos todos.

    Abraço, PORTOOOOO!!!

    http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei do jogo...De facto, a finalização é q não esteve apurada. Lisandro está a afinar a pontaria para q qd chegar a altura dos jogos oficiais continue na senda da última época.

    Grande golo de Lino de livre directo. Há qt tempo não via um golo destes assim de bola parada...Assim em folha seca à Rabah Madjer.

    ResponderEliminar
  3. e MAIS uma coisa...gosto do miúdo...tem estilo...Candeias!

    ResponderEliminar
  4. Para a altura da época, excelente 1ª parte e os 15 minutos iniciais da 2ª parte, numa exibição muito, mas muito agradável de seguir... pena a finalização que andou pelas ruas da amargura. Não fora essa, e a esta hora, estávamos aqui a digerir uma bela d'um vitória... e que estas, as «morais» fiquem e terminem por aqui, pela pré-época, porque quando for a doer, outra música tocará.

    Dos «velhos», destaco:

    Pedro Emanuel - lutador qb
    Bruno Alves - guerreiro
    Alan - agradável surpresa
    Farías - esteve lá?
    Ventura - promessa
    Fucile - o lado esquerdo espera-o
    Stepanov - acorda!
    Bolatti - acorda!
    Lisandro Lopez - a garra habitual
    Lucho González - el comandante
    Mariano Gonzalez - acorda!
    Lino - acordou... aos 85!

    Quanto aos «novos»:

    Sapunaru - muito bom
    Benitez - a rever
    Fernando - bom
    Guarín - excelente
    Tomás Costa - bom
    Rodriguez - bom
    Rolando - a rever
    Candeias - promissor

    Em suma, subscrevo completamente este final de prosa: "a versão 2008/09 dos Tricampeões promete... e muito"!

    ResponderEliminar
  5. Foi um bom teste para o plantel do porto.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Para um jogo de Pré-época, grande exibição! Os reforços prometem dar-nos mtas alegrias.
    Pena a finalização... pelo menos 3-1 era o resultado ideal para a despedida da Alemanha.
    Mas mais golos virão já no sábado! :D

    ResponderEliminar