07 julho, 2008

Os 5 porquinhos... e a tentativa de Golpe de Estado!

2008-07-05

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu manter a despromoção do Boavista à Liga de Honra e os dois anos de castigo ao Presidente do FC Porto, Pinto da Costa. A reunião do CJ terminou rodeada de polémica já que o seu presidente foi suspenso preventiva e imediatamente pelos restantes elementos.

[clica aqui para ver o vídeo]



2008-07-05

As justificações do Presidente
O Presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, Gonçalves Pereira, veio ao Jornal da Tarde da RTP anunciar que as decisões tomadas após a sua saída não têm qualquer valor.


[clica aqui para ver o vídeo]





2008-07-05

Pinto da Costa não dá credibilidade a decisão do Conselho de Justiça
O presidente do FC Porto vai recorrer para o Tribunal Administrativo.


[clica aqui para ver o video]




2008-07-06

Marcelo Rebelo de Sousa sem margem para dúvidas este domingo na RTP. O comentador politico e jurista disse de uma forma clara que as decisões tomadas pelos 5 membros do Conselho de Justiça da FPF, "não são válidas".

[clica aqui e também aqui para ouvir a versão aúdio]

11 comentários:

  1. Pois é a análise do Professor Marcelo é demolidora e coloca as coisas no seu devido lugar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Cheguei esta madrugada de férias e já tentei ler assim na diagonal todo este caso. Parece-me vergonhoso e penso q os 5 elementos q se reuniram posteriormente devem ter sofrido pressões inacreditáveis para tentarem decidir à força e rapidamente de acordo com as forças do Regime!

    É UM CASO DE POLÍCIA.

    ResponderEliminar
  3. Renteria afinal parece que não fica.
    Temos demasiados jogadores, demasiados empréstimos.. isto é tudo muito mal gerido.. dinheiro mt mal gasto.. Compramos jogadores como se tivéssemos a comprar bananas, ñ me agrada.
    são os meus 2 cêntimos.

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    É um facto que toda esta pressa,precipitação em condenar o Pinto da Costa,tem um nome, contentar,satisfazer,os dirigentes do benfica.Já há muito tempo que os benfiquistas para justificarem os seus desaires no futebol, argumentam que o FC Porto ganha títulos porque o seu Presidente é corrupto!E mesmo sendo mentira,é repetida tantas vezes por eles,que eles próprios já têm dificuldade em distinguir o que é real do que é ficção,falso!Nesta conjuntura, atendendo ao número de adeptos do SLB,com a Comunicação Social afecta aos tipos a agravar ainda mais,o problema fica complicado,mesmo sabend-se como se sabe que temos razão.

    ResponderEliminar
  5. Insensatez

    JORGE MAIA

    Bertrand Russell escreveu uma vez que o problema com o Mundo é que os fanáticos têm sempre muitas certezas e as pessoas sensatas têm sempre demasiadas dúvidas. Ora, as guerras, mesmo as guerras do alecrim e da manjerona como a que aquece o defeso, são sempre terreno fértil para os fanatismos que, por definição, são inevitavelmente exacerbados e que, por defeito, tendem fatalmente para o descontrolo. E as coisas complicam-se ainda mais quando mesmo as pessoas de quem se espera alguma sensatez, como aquelas a quem entregamos a responsabilidade pela administração da Justiça, se comportam como o mais fervoroso e fanático dos adeptos, contribuindo para o clima de instabilidade geral e para o recrudescimento da violência. Que, por sinal, já deixou de se limitar ao campo verbal onde costumava evoluir. Esta guerra entre o FC Porto e o Benfica justifica cada vez menos a utilização de aspas. Já houve troca de acusações, já se fizeram alianças estratégicas e até já houve danos materiais. A manter-se a actual escalada nos confrontos verbais, comerciais e legais entre os dois clubes, é imprevisível o resultado dos inevitáveis confrontos entre as duas equipas durante a próxima temporada e pode muito bem ser uma questão de tempo até termos de falar em vítimas. Há alturas, como esta, em que as pessoas sensatas não podem ter dúvidas sobre a necessidade de intervir, antes que fiquemos reduzidos apenas às certezas dos fanáticos.


    ora nao podia estar mais de acordo!!
    um sr este Jorge Maia

    ResponderEliminar
  6. A não perder:
    O cúmulo da palhaçada

    Cada vez menos tenho vontade de escrever neste blog. O futebol português continua a arrastar-se na lama e os episódios trágico-cómicos sucedem-se a um ritmo alucinante. A Lei é coisa que não importa para algumas personagens que continuam a cometer atropelos enquanto são endeusados por pseudo-jornalistas e pela turba acéfala do costume. Vejamos os factos:

    1. Pinto da Costa e o FC Porto foram punidos pela CD da Liga. Esta punição estava já tomada ainda antes do clube e do seu presidente terem sido notificados para se defenderem. A punição baseou-se nas escutas telefónicas e no depoimento de Carolina Salgado, que é tido como verdadeiro por estar a ser aceite em tribunal.

    2. Pinto da Costa recorre para o CJ da Federação. O FC Porto não faz o mesmo porque entende que o recurso do seu presidente é suficiente. Levanta-se polémica em torno de um tema que é de uma lógica simples: se o clube só foi castigado pelos actos do seu presidente, se este for ilibado dos factos não pode haver punição para o clube! Demasiado simples para a mente de muita gente.

    3. Do recurso de Pinto da Costa constam 4 pareceres de notáveis catedráticos de Direito, incluindo o superior hierárquico de Ricardo Costa presidente do CD da Liga, que atestam um facto óbvio: o uso das escutas em processos disciplinares viola a Constituição da República Portuguesa! Supostamente a defender a tese oposta está um parecer de Vital Moreira, que ninguém viu, defendendo que se as escutas estão a ser usadas em tribunal também pode ser usadas em termos disciplinares. Em todo o caso, Ricardo Costa afirmou que o depoimento em tribunal de Carolina Salgado foi mais importante para a sua decisão do que as ditas escutas.

    4. O TIC do Porto manda arquivar um dos casos em que Pinto da Costa era arguido, e que resultou na sua punição por parte do CD da Liga, por considerar as escutas ilegais e o depoimento de Carolina Salgado como falso, recomendando a instauração de um processo-crime contra esta por testemunho agravado falso. O mesmo juiz comentou que só por imaginação é que se pode estabelecer relação entre Pinto da Costa e Jacinto Paixão não havendo provas que sustentem isso.

    5. Dias antes do CJ reunir, o DN dá conta que João Carrajola de Abreu indeferiu o recurso de Pinto da Costa.

    6. O Paços de Ferreira pretende que o presidente do CJ seja impedido de votar por ser vereador em Gondomar. Tese que vem sendo alimentada por um dos pseudo-jornalistas a soldo no seu blog. Esquecendo-se do facto óbvio de se tratar de um opositor político de Valentim Loureiro, porque aqui o que interessa é criar uma relação de amizade entre os dois. Não deixa de ser curioso que esse pseudo-jornalista também revelou que 3 dos membros do CJ eram portistas doentes, que 1 era sportinguista, mas não doente, e que os outros ou não se sabia ou que eram do clube da terrinha - por outras palavras benfiquistas! A verdade é que o pedido do Paços não tem nenhum fundamento estatutário para se fazer valer.

    7. FC Porto e Boavista pedem que João Abreu seja afastado das votações devido a uma incompatibilidade de funções de acordo com o previsto nos Estatutos do CJ. O presidente do CJ dá seguimento a este pedido e pede a João Abreu que se retire da reunião, o que este recusa desrespeitando os estatutos do órgão! A falta de cumprimento dos estatutos por parte de João Abreu é posta de lado pela comunicação social que prefere a teoria de que teria sido uma manobra do presidente do CJ para fazer ganhar o seu lado.

    8. A reunião é encerrado pelo presidente e lavrada a acta, tal como mandam o estatutos!

    9. Mais uma vez fazendo tábua rasa dos estatutos, 5 conselheiros, liderados por João Abreu esperam que o presidente e o vice-presidente se retirem para suas casas, e inventam uma nova reunião onde afastam o presidente e mantêm as decisões da CD da Liga. Não deixa de ser interessante que comunicação social vermelha e o pseudo-jornalista do blog continuem a insistir que foi o presidente do CJ a fazer tudo para que a sua tese vencesse, quando os factos demonstram que esse foi o modus operandis de João Abreu.

    Em termos gerais, temos que dois órgãos da "justiça" desportiva violaram a Constituição, acharam-se com mais saber e poder que dois juízes do TIC (é preciso recordar que os casos contra Pinto da Costa já por duas vezes foram arquivados), e que num deles se assistiu a um autêntico golpe de estado em total desrespeito pelos próprios estatutos desse mesmo órgão. Presidente da Federação, Presidente da Liga e Secretário de Estado do Desporto nem vê-los.

    O gaúdio que os vermelhos sentiram por mais uma vez acharem que podem ir à Champions demonstra uma vez mais que não sabem ler. Se soubessem teriam percebido que o Comité de Apelo da UEFA mandou o caso do FC Porto para a primeira instância, não pelo facto de Benfica e Guimarães não terem sido ouvidos, como a comunicação social lhes fez crer, mas porque foram violadas normas do Direito internacional, nomeadamente a questão da retroactividade da Lei, que não pode acontecer.

    Pinto da Costa já anunciou que se esta situação se mantiver irá recorrer aos tribunais administrativos o que poderá resultar numa punição da UEFA sobre todos os clubes portugueses e sobre a selecção. Muito honestamente, quero que a selecção e os restantes clubes portugueses que se lixem!

    Posted by Bruno Ribeiro
    In-Olhodedragao

    ResponderEliminar
  7. off-toppic:

    Tiago Araujo, Simocas, Dragões Azuis, Paulo Moreira, etc, etc, etc, etc... sempre a mesma pessoa ou a mesma trupe de mentecaptos anormais.

    Aqui, não comentam nem 1 única palavra, nem tão pouco permito qualquer tipo de publicidade às dezenas de blogs que diariamente passam a vida a criar apenas e só com copys de posts deste blog e agora pelos vistos, tb do Portistas de Bancada.

    Só um aviso em jeito de recado... porque a brincadeira já ultrapassou todos os limites, quer a Cabovisão que já tem a minha queixa dos v/ endereços de email para detectar qual a proveniência dos IP's, bem como o Blogger já está ao corrente na detecção dos v/ perfis e respectivos IPs, é bom que se ponham a toques porque a v/ brincadeira virou coisa séria... e amanhã, o caso pode virar mesmo de figura quandos os titulares desses IP's (provavelmente os paizinhos os mãezinhas) tiverem que responder e dar a cara pelas brincadeiras dos meninos.

    Por mim, podem continuar a brincar ao copiar/colar de posts e comentários na integra ou parte, chegando ao desplante de criar clones de users e blogs... porque a brincadeira está para acabar... já não falta muito.

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente, a cada dia que passa, este é um assunto que cada vez menos me motiva a abrir a boca para dizer o que quer que seja.

    Já toda a gente (séria) percebeu que esta é uma guerra sem tréguas que o clube de mafiosos e jagunços da 2ª circular, um tal de clube de ciclistas com nome de freguesia move dia após dia, contra o baluarte do futebol Português, cá dentro e lá fora... um tal de FC Porto!!

    Nunca nos perdoarão a desfaçatez de os afrontar e humilhar a toda a hora, eles que estavam habituados a todo o género de paparicos... mas a «mama», há muito que se acabou.

    No final disto tudo, chega a ser hilariante qye essa corja não há forma de se convencer com nada... tudo o que acontece, bem, mal, pior, bom ou assim-assim, tem sempre um culpado: PdC!

    Quando assim é, para quê discutir o que quer que seja?

    Dasseeee... é deixá-los a falar sozinhos que é o que eu faço desde há muito. Que se espumem, babem, enraiveçam, etc, etc... quero lá saber. Quem não os atura, sou eu!

    ResponderEliminar
  9. Se me permitem, vou comentar com aquilo que disse no meu Blog sobre a posição de Madail e da FPF acerca de tudo o que se passou no CJ:

    Imaginemos agora que o Tribunal Administrativo dá razão ao Boavista e a Pinto da Costa ou intenta uma Providência Cautelar que suspende esta decisão do Conselho de Justiça da FPF, mas entretanto e como o tempo não para e estas coisas da Justiça são demoradas o Boavista já disputou algumas jornadas da Liga de Honra e o FC Porto já está fora das competições europeias...


    Que fazer? Vão dizer: "... será praticamente impossível emendar o erro de consequências pesadíssimas quer em termos desportivos quer económicos, para o clube.".

    Como diria a minha Avó: "Ide-vos quilhar".

    Saudações Portistas!!!

    Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Excelente artigo prático e pedagógico para quem não está a par de tudo.

    Creio que Marcelo Rebelo de Sousa, para quem não é jurista, foi muito explicito.

    O FC Porto tem estatuto internacional. E aliás aqui ninguém liga muito ao que se passa em Portugal quanto ao assunto da ida ou não à Taça.

    Em contrapartida, há algo que me preocupa muitíssimo mais.

    Não creio que as intervenções brincalhonas no blog ( será a palavra ? ) sejam tão inocentes como isso.

    A Blog-esfera portista é de grande qualidade. Penso que é a melhor em Portugal e não só. Ainda ontem fomos oito a comentar ( diante dum só ecrã) e a comparar.

    E na "Aldeia Global" esta qualidade conta. Conta imenso !

    Ora, não admira que se queira destruir tal saber fazer, criando confusões e, sobretudo, levantando interrogações cujo único objectivo é fazer fugir os leitores e as leitoras.

    Concordo, pois, totalmente, com as palavras, mais acima, do Blue Boy.

    O FC Porto existe aquem e alem fronteiras ! Temos estatuto internacional. O resto é treta !

    E esse estatuto nunca ninguém mais vai podê-lo roubar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar