06 julho, 2008

Uma visão Stéphanoise de Guarín !

Quero, em primeiro lugar, agradecer a Jean Marc Truffault, por aceitar, pela segunda vez consecutiva, neste espaço, dar a sua opinião.

Jean Marc é professor de Matemática no ensino superior e adepto ferrenho do Saint-Etienne. Não só é um colega como também é um amigo.

Pensei ser interessante pedir a Jean Marc que acompanha o Saint-Etienne, não só nos estádios como também nos blogs e forúns do Sainté, o que pensa de Freddy Guarín.

Pensei ser interessante pedir tal informação porque me parece importante ter, “em directo”, para a família Portista, a estória e a vivência, antes que os jornalistas desportivos, procurando o vídeo e o sensacional, se debrucem sobre o jogador, de Guarín vista por quem gosta de futebol e que, por isso, vai aos estádios.

Oba, oba, Portomaravilha, mais um esforço e, em breve, és Prémio Nobel das vírgulas!

Aqui vai a visão, de modo simples e esquemático, de Jean Marc:

Dados brutos: Em 36 jogos da Primeira Divisão Francesa, marcou só um golo. Sabendo-se, contudo, que não jogou todos os jogos.

Aspectos negativos: Não tem cultura táctica. Parece um pouco louco. Rousset, o treinador de Saint Etienne qualificou-o, várias vezes, como sendo um jogador “rigide”/ rigido. Ou seja, que não sabe obedecer ou respeitar um esquema táctico. Em vários jogos, perdeu bolas fáceis nos quarenta, veja-se, vinte metros.

Aspectos positivos: Marca bem os livres (tem um grande pontapé) e os cantos. Sabe driblar e não tem medo de ir ao contacto. Parece sólido fisicamente.

Balanço: Pode ser um excelente meio campista defensivo no eixo central. Se joga descaído, para as alas, parece ter menos rendimento. É um diamante em bruto (expressão de Jean Marc) que pode brilhar a qualquer momento se souber se encaixar no sistema táctico pedido!

Sócios: Os sócios do Saint Etienne estão divididos quanto à saída de Guarín e à chegada de Paulo Machado. É que a experiência de Postiga nem sempre deixou boas lembranças. E, paralelamente, pensam que Guarín foi mal utilizado tacticamente.

No momento em que escrevo, resta saber se a transferência se fará ou não. Como não estou no Segredo dos Deuses, só me queda esperar .

E Viva o Porto !

Et Grand Merci à toi Jean Marc !

18 comentários:

  1. Bem, aqui temos dissecado ao pormenor o último reforço portista, o colombiano Guerin.

    O que li, com a devida atenção, não me deixou repleto de euforia, confesso. Pouca cultura táctica, uma espécie de vagabundo que privilegia a magia em detrimento dos espartilhos tácticos, deixa-me algo apreensivo. Encaixará na bem rotinada máquina portista?

    Se aliarmos a falta desses predicados à sua intermitente utilização nos verdes franceses, quer-me parecer que fico com uma sensação de déja-vu. Ou seja, compram-se reforços para...o banco de suplentes, como na temporada que findou.

    Seria, na minha modesta opinião, preferível a utilização de Ibson, poupando-se algum dinheiro, do que embarcar em nova aventura para um meio-campo que necessita, fundamentalmente, de estabilidade.

    Já que falamos de reforços, fiquei algo pesaroso com a falta de oportunidades de Pittbull, dispensado sem apelo nem agravo. Opções!

    Finalmente, depois de mais uma bela palhaçada no CJ, a Champions volta à baila. E nós, adeptos, vemo-nos num filme de suspense, roendo as unhas, aguardando pelo final. Com esta "decisão", e com as pressões já efectuadas (vide a capa de hoje da Bola), aliadas à antipatia de Platini pelo azul e branco, o sinal de perigo voltou a acender-se. Mais uma intensa batalha jurídica nos espera. Este defeso, parece ser a nossa sina...

    ResponderEliminar
  2. Porcaria
    JORGE MAIA

    Este último episódio em torno do processo Apito Final, que teve como palco o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, é uma porcaria. É o tipo de porcaria que empesta o ar à sua volta, tornando-o irrespirável, e que ainda por cima vai continuar a feder durante os próximos tempos. Não tenho dúvidas de que haverá quem tenha a tentação apressada de separar o trigo do joio e também tenho a certeza de que o critério para essa segregação será a preferência clubística de cada um. O problema é que, deste tipo de porcarias, ninguém consegue sair limpo, e quem tentar separar os bons conselheiros dos maus apenas se vai limitar a sujar as próprias mãos. A administração da Justiça, assim mesmo, com maiúscula, não pode depender das preferências clubísticas de cada um, de eventuais jogos de interesses ou até de um inconfessável, mas evidente, tráfico de influências, seja em que sentido for. As decisões do Conselho de Justiça não podem oscilar entre a condenação e a absolvição, consoante muda a composição e a relação de forças dentro do organismo ao ritmo de eventuais motins ou golpes de estado. Que credibilidade tem uma Justiça assim? E quanto tempo mais vamos continuar nisto? Aquilo que aconteceu na sexta-feira é uma porcaria, e alguém devia fazer o favor de carregar no botão do autoclismo.

    ResponderEliminar
  3. Se o entusiasmo dele no jogo for sempre semelhante ao exibido nas imagens -único golo dele?- é um bom sintoma, se for apenas um flash, estaremos aqui apenas a rogar a Deus que seja feito mais um milagre...Um abraço Maravilha.

    ResponderEliminar
  4. Meireles, mais uma vez Jorge maia nao me desilude! LINDO!

    O guarin, nao sei o que ai vem. E tambem nao sei onde é que vamos com a dispensa venda emprestimo de 11 ou 12 dos jogadores do ultimo plantel. Nao faço prognosticos para este ano ponto.

    Depois o que se passou na sexta, é RIDICULO e mais nao digo porque o joao cabrao abreu so merece um LOLOLOLOL bem grande e dois boiões de creme nivea...

    Meus amigos, ultimo exame dia 14 depois disso volto em grande. So falta fisiologia!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Partilho a cento e um por cento o cepticismo de Paulo Pereira. Aliás os sócios do St Etienne parecem não ter muitas saudades.Paralelamente, penso, como já aqui escrevi várias vezes, que se deve dar prioridade aos jovens formados no clube.

    Meirelesportuense, sim é único golo dele em duas épocas e em 36 jogos porque nem sempre foi utilizado.

    A ver vamos !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos!
    Meireles-portuense,relativamente ao Guerin vamos ter oportunidade de apreciar as qualidades dele numa situação diferente do seu anterior clube e técnico.Veremos portanto.
    Outro assunto:
    Pelo que leio e oiço de fontes oriundas de certos quadrantes(SLB),os tipos já decidiram,comentam entre si,e, espalham aos quatro ventos que o FCP ganha títulos porque o seu Presidente é corrupto!Portanto é preciso condená-lo afastá-lo do futebol Nacional a fim do benfica ter hipóteses de ganhar.Vá lá agora a gente tentar dissuadi-los de que isso não é verdade,demonstrar-lhes o contrário.Não acreditam até porque são precisamente os dirigentes benfiquistas que divulgam essas atoardas (a fim de esconderem os seus insucessos)e sendo assim,tudo o que esses trapaceiros dizem,é aceite como a mais pura das verdades pela legião de acéfalos adeptos do SLB!
    Eis a razão porque o Pinto da Costa tem forçosamente por ser condenado e o FC Porto prejudicado.
    A sanha assassina desses tipos é cada vez maior. Deturpam,distorcem,viciam,enfim usam todos os meios ilegais se for preciso para atropelarem o nosso clube.Eles não suportam,nem reconhecem a nossa superioridade desportiva.
    E francamente,dado como as coisas estão actualmente,não sei onde isto vai parar!

    Abraço

    PS - Confeço-me apreensivo com toda esta trama que já há algum tempo vem sendo urdida com a conivência de pessoas,dirigentes responsáveis do País para nos tramar.

    ResponderEliminar
  7. Não marca golos?!...Quantos golos marcou o P.Assunção? Vamos com calma que vamos ter uma grande equipa.
    Quanto à C.League? Estou muito confiante.
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Penso que será mais um tiro no escuro quando temos às claras Ibson, Pitbul e o próprio Paulo Machado. Enfim1...
    Ainda por cima contratamos mais dois argentinos jovens - extremo e central - que vão para o Algarve emprestados!!!!!!!!!Enfim 2

    ResponderEliminar
  9. O insuspeito Marcelo Rebelo de Sousa, acaba de dizer na R.T.P., que a decisão tomada pelos CINCO VILARINHOS, não é válida.
    Não é uma pessoa qualquer que o declarou, é alguém com grande capacidade jurídica e um Professor Universitário. A esta hora os miseráveis estão a engolir em seco e a correr rapidamente à caixa de Kompensan.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Na medida em que parece custar dizer Obrigado para quem não trabalha nem para empresários nem para sad's, nem para não sei o quê...

    Para quem esqueceu o gesto gratuito :

    Eu escrevo : Obrigado Jean Marc.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol convocou para amanhã uma reunião extraordinária para analisar a forma como decorreu a reunião de sexta-feira do Conselho de Justiça (CJ), disse hoje à Agência Lusa fonte próxima do processo. De acordo com a mesma fonte, a Direcção da FPF quer analisar os factos e os documentos que resultaram da conturbada reunião para tomar uma posição institucional, mas não vai pronunciar-se sobre a validade jurídica das decisões tomadas

    ResponderEliminar
  12. fiquem com dois grandes golos do nosso reforço Guarin:

    http://www.youtube.com/watch?v=Kw6oEJVWfzA&eurl=http://www.zerozero.pt/video.php?id=11329

    http://www.youtube.com/watch?v=B3UyzkyWW28&eurl=http://www.zerozero.pt/video.php?id=3346

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos!
    Realmente depois de termos o Pitbul,o Ibson e o Paulo Machado(!)...bom,dentro em breve teremos oportunidade de constatar se valeu ou não apena esta aquisição!

    22:08 - Futebol - FPF
    José Manuel Meirim diz que “silêncio” da FPF pode validar as decisões do CJ
    O “silêncio” da Federação Portuguesa de Futebol sobre as decisões do Conselho de Justiça (CJ) pode, implicitamente, validá-las, sustentou hoje à Agência Lusa José Manuel Meirim, especialista em direito do desporto. A Direcção da FPF convocou para amanhã uma reunião extraordinária para analisar os factos e documentos que resultaram da conturbada reunião de sexta-feira do CJ, mas, segundo disse fonte próxima do processo à Lusa, não vai pronunciar-se sobre a validade jurídica das decisões. “Sendo consensual que o Presidente da FPF e a sua Direcção são dois órgãos administrativos, com o poder de declarar alguma das nulidades invocadas, não o fazendo, estão a pronunciar-se sobre a validade jurídica das decisões tomadas. Se não as declaram nulas é porque entendem que não são nulas”, explicou Meirim, citando o artigo 134º do Código do Procedimento Administrativo (CPA). Para o perito em direito do desporto, “analisar a forma como decorreu a reunião, não se pronunciando sobre a validade jurídica das decisões tomadas é, no mínimo, um eufemismo, se não mesmo uma falácia”. O artigo 134º do CPA estipula que “a nulidade é invocável a todo o tempo, por qualquer interessado, e pode ser declarada, também a todo o tempo, por qualquer órgão administrativo ou por qualquer tribunal”, não havendo assim um prazo limite para o líder federativo, Gilberto Madail, ou a sua Direcção se pronunciarem sobre o assunto. Na madrugada de sábado, cinco membros do CJ confirmaram as penas de descida de divisão do Boavista, por coacção sobre árbitros, e de suspensão de dois anos do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, por tentativa de corrupção, decretadas em primeira instância pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes, no âmbito do processo Apito Final. No entanto, o presidente do CJ, António Gonçalves Pereira, tinha dado por encerrado o encontro cerca das 18 horas de sexta-feira, após contestação de vários conselheiros ao despacho de impedimento por si exarado, que visava impossibilitar a participação do vogal João Abreu nos recursos de Pinto da Costa. Gonçalves Pereira alegou que as decisões proferidas pelos cinco membros do CJ carecem de fundamento legal, enquanto João Abreu o acusou de coagir os membros do órgão de justiça federativo no sentido de obter uma decisão favorável a Pinto da Costa e ao Boavista.

    ResponderEliminar
  14. Olá!

    O plantel principal do F. C. Porto vai ser reforçado nos próximos dias. A garantia foi dada, no sábado, pelo próprio presidente, Pinto da Costa, na deslocação a Matosinhos para assistir à Taça do Mundo de bilhar.

    ResponderEliminar
  15. Marcelo Rebelo de Sousa considerou, este domingo, que as deliberações da reunião do Conselho de Justiça da FPF, após a saída do presidente do CJ, não são válidas, defendendo que o processo tem de recomeçar.

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que as deliberações da reunião do Conselho de Justiça da FPF, após a saída do presidente do CJ, não são válidas, defendendo que o processo tem de recomeçar

    No habitual espaço de comentário na RTP, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que as deliberações da reunião do Conselho de Justiça da FPF, após a saída do presidente do CJ, não são válidas, defendendo que o processo tem de recomeçar.

    «Independentemente da simpatia que tenha - muito, pouco ou nenhuma pelo presidente -, ele tem razão em tudo, excepto num ponto – a acta que ele assinou com o secretário não tem eficácia antes de aprovada pelo órgão», afirmou.


    «É preciso convocar o órgão, que tem de aprovar ou não a acta anterior, e recomeçar tudo de novo», defendeu.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite!
    penso que seria muito interessante termos escutas dos paladinos da verdade desportiva e restante bando de abutres/milhafres/gayvotas.

    ResponderEliminar
  17. O facto de não ser titular absoluto no clube actual de facto não é grande cartão de visita, mas se não estou enganado um dos nossos melhores jogadores de todos os tempos , de seu nome Rabah Madjer, também foi contratado numa fase em que passava por algumas dificuldades para se impor no modesto Tours FC. Vamos aguardar para ver. Saudações.

    ResponderEliminar
  18. PortoMaravilha:

    Parabéns por nos teres trazido em 1ª mão, uma visão muito próxima d'um suposto reforço para o plantel do FC Porto.

    Assim de relance, não encantou... nem desencantou... aguardemos para confirmar in-loco as reais capacidades do rapazinho lá dentro no rectângulo verde.

    Sinceramente, na grande maioria das situações, revejo-me mais naquelas contratações que ninguém dá 5 tostões e depois confirmam-se boas apostas... do que propriamente em muito fogo de vista, muito patuá e depois na prática, revelam-se completas nulidades.

    A ver vamos com este... as expectativas nem estão por cima, nem tão pouco por baixo... tão a modos que assim-assim.

    Aguardemos.

    ps - especial agradecimento ao teu contacto privilegiado (Jean Marc) por esta colaboração na 1ª pessoa.

    ResponderEliminar