28 julho, 2008

A ver vamos…

O ano passado por volta desta altura escrevi um texto sobre os reforços do FC Porto. Para a maioria deles, as minhas expectativas não eram muitas. Infelizmente, a história deu-me razão. Se repararmos nas contratações do FC Porto o ano passado verificamos um denominador comum entre todos eles, isto é, nenhum se afirmou como uma alternativa realmente fiável e credível ao onze inicial! Sim, eu sei que com Lucho, Lisandro, Quaresma, Bruno Alves e outros no onze inicial não é fácil a entrada de novos jogadores, no entanto, quando se gastam alguns milhões de euros num só jogador, é porque se tem a esperança que este possa ser uma mais valia para o plantel e, consequentemente, para o onze inicial! Do que se passou no ano passado em termos de contratações, apenas Farias, e nalguns momentos da época, mostrou alguma qualidade e utilidade. Do meu humilde ponto de vista, Mariano Gonzalez não é, e muito dificilmente irá ser, um grande jogador, um jogador de rasgo individual que possa resolver um jogo. Tal como Quaresma o tem feito ao longo dos últimos anos, tal como Lisandro López tão bem sabe fazer, tal como Lucho faz com grande frequência! É a minha opinião.

Independentemente disso, o FC Porto foi campeão nacional pela 3ª vez consecutiva e apenas não foi mais longe na Liga dos Campeões por mero infortúnio de uma noite em que o GR adversário defendeu tudo o que havia para defender. Por isso, e apesar de tudo, o planeamento da temporada passada foi bem feito, não havendo nada a apontar!

Para a temporada que se segue, novamente a política de contratações direccionou-se para a América do Sul, o mercado–alvo do FC Porto nos últimos anos. Pelas minhas contas foram cerca de 22 Milhões € gastos em contratações, sendo que 89% desse montante foi destinado a jogadores oriundos da América do Sul (Uruguai, Argentina, Colômbia, Brasil). Das novas contratações não posso adiantar muito até porque o meu acompanhamento do FC Porto 08-09 tem sido muito reduzido (por razões alheias). Apenas desejo e espero que todas elas tenham muito sucesso no clube e constituam alternativas credíveis e úteis ao onze inicial.

Por tudo isto, é com redobrado interesse que espero passar a seguir mais atentamente este novo FC Porto, nomeadamente, os seus novos reforços e alguns dos “reforços” do ano transacto que, espero eu, confirmem os seus atributos na nova temporada… A ver vamos.

[nota do administrador: pedimos desculpa por alguns problemas técnicos que poderão detectar durante os próximos dias na visualização das imagens alojadas neste espaço, situação que julgamos poder estar completamente ultrapassada muito em breve. Pelo facto, mais uma vez, as nossas desculpas. Obrigado.]

7 comentários:

  1. nao seria melhor gastar esse dinheiro todo para aumentar os salarios de alguns jogadores que merecem e assim evitar que eles quissesem sair (lucho, quaresma, lisandro, b. alves). ao talvez reduzir o numero de jogadores ligados contratualmente e que temos que pagar ordenados ou parte deles. mas isto sou eu que penso, e que nao percebo nada de gestao desportiva nem estou na sad para saber o que se la passa , e por vezes e melhor nem saber muita coisa. saudacoes portistas, tudo por o nosso GRANDE FC PORTO
    RUMO AO TETRA

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho q os novos reforços (à excepção do Benitez) têm todos muita qualidade. E quanto ao Mariano julgo q o empenho e a qualidade do Argentino mereciam q não se batesse sempre na mesma tecla.

    ResponderEliminar
  3. Que falta de entusiasmo que vai por aqui ...

    Eu gostei - e muito - da primeira parte do jogo :)
    Depois, o nosso Jesualdo resolveu alterar tudo e lá tivemos de assistir a um marasmo de segunda parte.
    Tendo sido o primeiro jogo, vamos dar importância à primeira parte: Sapunaru e Guarin prometem grandes jogos! Esforçados e com talento, é assim que eu gosto de ver o Porto jogar.
    Lino!!! Espero bem que desta vez fique e assegure lugar! Merece pelo que demonstrou lugar no onze principal.

    Cebola.... isto vai ser complicado... mas ... quem sabe :P

    AGORA: Mariano, Farias, Bolati e o Stepanov são para vender - V*E*N*D*E*R - não emprestar, não pagar salários - VENDER!
    Dar de brinde em troca de quem que valha mesmo a pena ;)

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, acho que os «novos reforços», pelo que já fomos vendo ao longo de alguns dos jogos de preparação, ainda tb este sábado, vão trazer de facto um aumento qualitativo ao plantel para a nova época desportiva que se aproxima a passos largos.

    De todos eles, o Benitez parece-me claramente o elo mais fraco e a quem não auguro grandes novidades em termos de futuro imediato no plantel.

    Dos da época passada, nada de novo a não ser o sangue na guelra de Mariano, mas que invariavelmente, pouco ou nada traz de útil ao jogo, senão a garra que por ali, ninguém o poderá acusar.

    Lino, bem, este é daqueles casos a quem gostava de o ver no plantel, mas com leis de andebol, ou seja, podendo entrar em campo só para marcar livres e cantos... como isso não é possivel, parece-me que por aqueles lados, Fucile vai ter lugar cativo.

    Bolatti, tb continua a não mostrar nada... e a fase de experiência já lá vai... ou arrepia caminho ou não lhe auguro grande futuro.

    Candeias, se souber dosear o esforço... e porque não dizê-lo, mandá-lo esquecer aquelas rebiengas de pé ante pé por cima da bola, que só atrapalham quem não sabe, vai ter futuro e parece-me, se o Prof. Jesualdo Ferreira souber enquadrá-lo como alternativa válida, aposto num futuro bem risonho.

    Ahhh, e Guarín, continua a mostrar ser um nr. 8 e não tanto um nr. 6... porque não trocar a posição com Raul Meireles? Acho que seria uma boa ideia.

    Acredito que este ano, mto mais que no ano passado, a colheita é da boa... aguardemos para confirmar.

    ResponderEliminar
  5. Eu até nem estou a desgostar das contratacções. A minha principal duvida é o Hulk. Estou muito reticente em relação a ele mas espero que ele me surpreenda positivamente.

    Ah, e estou com fé que o Quaresma não saia. Segundo consta, o Mourinho acabou de dizer que não quer mais jogadores porque o inter está com um plantel enorme!

    O stepa e o rolando vão ser grandes defesas. Os dirigentes portistas sabem que o pedro emanuel vai arrumar as botas não tarda nada e o liverpool também não demora a vir buscar o bruno alves...

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Sobre reunião do CJ
    FPF adopta parecer de Freitas
    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu adoptar o parecer de Freitas do Amaral relativo à reunião polémica do Conselho de Justiça (CJ), procedendo à declaração de interesse público e à homologação dos campeonatos profissionais de Futebol e das II e III divisões.


    Com esta decisão, a FPF validou as decisões do CJ que já tinha confirmado a descida do Boavista à Liga Vitalis e a suspensão por dois anos de Pinto da Costa, presidente do FC Porto.

    Num comunicado com seis pontos, a FPF garantiu que vai “contestar todas as providências cautelares existentes ou que venham a existir sobre este assunto”.

    A Federação anunciou ainda que vai solicitar a marcação de uma Assembleia Geral Extraordinária “para análise das consequências implícitas no parecer e que não são da responsabilidade da Direcção, mas sim da Assembleia Geral”.

    A polémica nasceu quando cinco membros do CJ decidiram continuar uma reunião daquele órgão, apesar desta ter sido encerrada pelo presidente Gonçalves Pereira. Os conselheiros consideraram esta decisão ilegal e prosseguiram com os trabalhos, confirmando as penas de descida de divisão aplicada ao Boavista e a suspensão de Pinto da Costa determinadas pela Comissão de Disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

    Na sequência desta reunião, o Boavista e Gonçalves Pereira interpuseram providências cautelares, que foram aceites, para suspender as decisões. A FPF decidiu pedir um parecer ao jurista e especialista em Direito Administrativo Freitas do Amaral que concluiu que as decisões dos cinco conselheiros eram válidas. Ao invocar o interesse público, os campeonatos de futebol vão começar na data prevista. Na primeira Liga, o Paços de Ferreira vai ocupar o lugar deixado pelo Boavista.

    ResponderEliminar
  7. Caro Amigos!
    Não obstante já estarmos avisados, tive uma restea de esperança que o comunicado do nosso clube conseguisse introduzir algum bom senso na cabeça daqueles pseudos-dirigentes da FPF.
    Tal não aconteceu!E agora sou daqueles que estou com curiosidade em saber como a FC Porto-Futebol,SAD vai lidar com o problema.
    Na minha opinião acho que devia começar a declarar que vai exigir uma choruda indemnização aos culpados desta imunda trama, cito:
    Madail...o escroque, postiço como o seu aspecto por si denuncia, este verme que fez o que era previsível.
    Entretanto e, como noticiou o Correio da Manhã,os tais que não queriam ir à Champions,já se estão a movimentar no sentido de pressionar a FPF a enviar ainda hoje mesmo,a última decisão da federação à UEFA.Não sei se este facto poderá ainda produzir efeitos para esta época.
    A ideia com que fiquei é que eles UEFA poderiam reabrir o processo em qualquer altura, pois ainda não procederam ao sorteio p'rá Champions.Que acham?
    Abraço

    ResponderEliminar