09 outubro, 2008

Puxada à Ás de trunfo, e soma 11 pontos

Não precisareis de recuar muito no tempo para recordar estas palavras:

"O Sporting demonstrou no sábado passado, e mais uma vez, que é uma boa equipa para assapar, para brilharetes pontuais de 90 minutos, um peso-pesadote em provas de sprint quais Francis Obikwelos, e como tal aguentam-se, desde que a prova seja de 100 ou 200 metros. Como consequência, lá conquistam umas medalhas de Prata de vez em quando. Agora, eu quero é vê-los a competir em provas de longa distância, de resistência física e mental, onde não desfazendo, se exige estofo de campeões. É nestas que o FC Porto se sente a vontade. Quais Rosas Motas ou Fernandas Ribeiros, não fazem a coisa por menos que a medalha de Ouro. E é com estes trunfos que cada equipa se apresenta para mais uma época. Ao Paulo Bento quando lhe sai em sortes um jogo contra Jesualdo, seja para uma bisca dos nove (leia-se Taça) ou uma sueca (campeonato), a impressão que temos é que ao Bento até pode sair a «bisca seca» mas matreiro e com jeito, passa a ser ele a dar cartas, mais uma pontinha de sorte, e acaba sempre ganhando o jogo...Impressionante ou não, Jesualdo vai ter que superar-se a sí e a equipa sabendo que nestes jogos não basta ser-se o Ás de trunfo. Convencer-se que noves-fora o clube perito em jogar com a bisca seca, há outro e de naipe vermelho que também quer ir a jogo nem que para isso tenha de mostrar suas habilidades em jogar à renuncia. O FC Porto tem decididamente de deixar de andar a fazer o papel de Joker do baralho, e esta questão é muito mais abrangente do que possa parecer lançada assim, qual trinta e um de boca."

A 21 de Agosto passado, era essa a convicção que expressava aqui num post e que me mantinha a confiança intacta para esta época após a derrota de mais uma super-Taça com «os do custume».

Ao Longo de mais alguns post´s, tenho feito "apelos", expresso convicções, sonhado com glórias antigas, passando por devaneios "suados" , mas, mesmo com 4 ovos estrelados à inglesa, estava convicto que esta malapata, tinha de ser quebrada. Comentei por aqui e alí que podiam fazer conta, o débito de Londres, teria de ser cobrado.

Bastava recordar - tenham lá paciência, façam o exercício nem que seja... assim, ao de leve - os 4 à 1 encaixados nas mesmas circunstâncias com o Liverpool, na Champions do ano passado. Humilhante! E quem pagou a factura logo a seguir? E este ano, mesmo sem Quaresmas para redemir a fúria do Dragão ferido em terras de sua majestade, a fazer golos daqueles ao SLB, lembras-te? E com mais um desaire à Jesualdo, eis-nos volvidos a casa, e os senhores que se seguem pintam-se de verde, os da malapata, e curiosamente desta feita não tinha muito por onde me preocupar. Tal como o ano passado, com o orgulho ferido na Champions, no campeonato contra um grande rival seria imperativo cobrar. Uma tirada excepcional de Tomás Costa acabou nos pés de Lisandro e abriu a caixa registadora do Patrício. Começavamos a facturar.

Durou pouco, joão Moutinho reclamou troco indevido , Lucílio, com uma precisão picuinha caracteristica de contabilistas, dá ordem para devolução, para uma nota de crédito criar.

Mas há sempre uma seguinda via neste gênero de documentos, e tá a emitir nova factura, com o numero de ordem a ser o dois. Era na camisola do emissor, era na caixa registadora do receptor. Foi vê-la cair. Dois - um, tá a pagar! Buno Alves bem podia comemorar. No fim era ver o Jesualdo a esticar o braço para o recibo carimbar! TOMA! Obrigado, e voltem sempre, pensava eu, e que fossem lá paro Fisco reclamar, choramingar...
______
Jesualdo teria mesmo de se superar, dizia eu a 21 de agosto. Mal ou bem (que aquilo foi sofrer até ao fim) para já as contas internas estão saldadas, mas do que dizia no tal 21 aqui atrasado, persisto em manter que "...Impressionante ou não, Jesualdo vai ter que superar-se a sí e a equipa sabendo que nestes jogos não basta ser-se o Ás de trunfo. "O FC Porto tem decididamente de deixar de andar a fazer o papel de Joker do baralho" .

É que a chatice é que continuamos a faze-lo na Champions. Como é Mister Jesualdo?

___
PS: Não sei o que é que se passou com o Helton, a bem da saúde do rapaz, espero que mais não seja que um pouco de bluff , quando muito, uma leve caganeira. Seja como for, e fazendo votos que não seja nada de grave, que essas caganeiras durem mais algum tempo, Deus me perdoe, mas as nossas redes agradecem.

E estando numa de agradecimentos, tenho aqui de retribuir o gesto do ilustre amigo e antigo visitante pelo que sei desta casa, o Dragão Azul, que numa nova temática do seu blogue, cometeu doideira de me fazer e publicar uma entrevista. Portanto, e como tenho sido parco em apresentações, assim é mais fácil. Ide ver!

Triabraços, à campeão!

7 comentários:

  1. Concordo com o essencial do post, mas é preciso não esquecer que o F.C.Porto não pode ser - assim o obriga o seu prestígio e o seu orçamento - só uma equipa para consumo interno.
    O PS sobre o Helton também, na minha opinião, era escusado.Foram todos, a equipa, técnicos, sem esquecer o papel findamental dos dirigentes -sempre próximo da equipa - que derem a volta por cima e todos são precisos, Helton incluído.
    Dpois de Liverpool como bem referiste, demos a volta por cima na Luz e era o guarda-reds brasileiro, que estava na baliza.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Gosto do teu estilo de escrita:

    «Mas há sempre uma segunda via neste gênero de documentos, e tá a emitir nova factura, com o numero de ordem a ser o dois. Era na camisola do emissor, era na caixa registadora do receptor. Foi vê-la cair. Dois - um, tá a pagar! Bruno Alves bem podia comemorar» :)

    Um abraço e Confiança, muita confiança neste PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Olá Dragão vila Pouca!
    Concordamos, o FC Porto tem que ser muito mais do que para consumo interno.

    A questão do Helton, abre muitas divisões, de opinião claro.
    Já tem sido referido, eu também alinho, que concordei com Adrianse quando tirou a baliza ao Grande (e único) Baia, após o frango com o E.Amadora, e que estava na hora de Helton avançar. Entendia que era para o próprio bem de Baia, e da equipa. O que nunca me passou pela cabeça, e tenho enorme pena, é que não mais lhe devolvessem a titularidade.

    Já o helton, tenho-o visto e sentido em "down", não raramente treme e faz tremer a equipa, a paragem, seja qual for o motivo, penso que só lhe irá fazer bem. Todos os jogadores têm fases destas, só que na baliza... sabemos, não é! Reflete-se mais. É um bom guarda-redes, mas sinceramente, como ele anda não acredito que tivéssemos ganho aquele jogo ao SCP com ele a baliza. Durante o jogo, passou-me isso varias vezes pela ideia, e provavelmente também de milhares de outros Portistas.

    Um Abraço a todos.
    E sim Lucho, muita, muita confiança neste Porto!

    ResponderEliminar
  4. Vai, o nosso Prof. vai superar-se, ou não se chamasse ele Jesualdo, ora que carago!

    Não é o melhor do mundo, tb não é o pior... mas é o nosso e portanto, há que acreditar que será capaz de levar esta nau a bom porto! Assim espero/esperamos.

    Quanto ao Hélton, pois, não é que desgoste, mas tem sido um nada infeliz... por isso, a minha aposta cairia no Nuno para já e depois logo veriamos, mas como eu mandar, não mando nada, e então perceber, nem se fala, deixo isso nas mãos de quem é pago para fazer as escolhas, boas ou más! Nós, depois, cá estaremos para as avaliar/analisar.

    ps - um dia destes, ainda vais aparecer na CARAS, não tarda nada :)

    TRIaBrAçO,

    ResponderEliminar
  5. Mr.Cosmos,

    Tás a ficar muito mediático, carago:)

    É como diz o presidente. Não tarda nada tás nas revistas sociais, rodeado das beldades cá do síto...

    Lendo e relendo a tua prosa, magnífica como sempre, só não concordo com um ponto, extensível à maioria da blogosfera azul e branca: a recente diabolização do Helton...

    Carago, o homem tem sido um profissonal exemplar e, salvo raras excepções, digno na defesa das redes portistas. Por mim, a titularidade é indiscutível.

    Agora, é só esperar que também na Champions o nosso treinador seja um jogador de poker responsável, capaz de transformar a mão numa jogada de topo. Nem só de consumo interno vive a alegria do adepto...

    ResponderEliminar
  6. Mais depresa chego a primeiro ministro do que apareço nessas "caras" .... ;-)

    É Pá Não é uma questão "diabóóólica" a do helton, mas eu acho que uma paragem lhe fará bem. mas não acredito que dure muito essa paragem, O Professor já nos habituou a certas ideias fixas, essa penso que é uma delas...

    Abração!

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Cartas de paus ?

    Não deixa de ter graça que por estas terras paus se dizem trevos. E quem acha um trevo de quatro folhas alcança o paraíso terrestre.

    Assim, MrCosmos, põe lá um trevo de quatro folhas na carta que representa o Jesualdo Ferreira. O Porto deve-lhe muito. Ganhou o campeonato dos campeonatos com vinte pontos de avanço.

    Para a pequena anedota : O Caramba adora trevos. E eu disse ,uma dia, a uma colega de matemática : Olha, o meu cágado acaba de comer um trevo de quatro folhas. E não é que a colega começa a procurar trevos de quatro folhas.

    Minha Nossa Racionalidade !

    Sim, eu sei que não é racional ter um cágado nestas terras húmidas, ventosas e chuvosas da Normandie. Mas há uma real mudança climatérica e o homem ( abandonado ao Deus-dará numa pequena rua da vila e recolhido pela minha filha ) que é bem alimentado vai-nos servindo de barómetro.

    MrCosmos, não sou especialmente fã do Helton, contrariaramente ao meu filho que vai para a escola com a camisola do Helton.

    Parece que por aqui há muitos que gostam. Porquê não sei. O que é certo é que o Helton é admirado.

    E sempre vai dando publicidade.

    Pessoalmente, não sei quem preferir na Baliza. O Nuno é capaz dos piores disparates como o Helton dos piores frangos. Nuno contra o Sporting teve uma saída completamente torta. Só não foi golo porque o Derlei está cansado.

    Não sei quem escolher.

    O Nuno soca a bola com mais força para longe. Mas é pior nos cruzamentos e entre os postes, quanto a mim.

    Mas reconheço que o Helton tem algo de génio. E como todos os génios é capaz do melhor como do pior.

    E como todos os génios seduz !

    Por isso, concordo com o que foi escrito pelo Paulo Pereira: Com que direito se anda a diabolizar o Helton ?

    Que se diabolize o pretendido Arsene Lupin / desculpem Wenger ! O novo TCV ! Treinador Comentador Vídeo ( para os iniciados ).

    Hoje foi lançado o livro "la face cachée de l'Equipe" / o rosto escondido do l'Equipe. Grande mediatização nas rádios. Todos os comentadores falam que o l'Equipe obedece a isto e aquilo. Segredinho de Samaritano. O que não ouvi dizer é que a crise no l'Equipe ( e essa é a real razão) decorre das divergências profundas que atravessa o mundo do futebol quanto à utilização da câmera ou vídeo.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar