15 julho, 2009

oficina do PENTA [14.07.2009]

Mais um treino antes do ensaio frente ao Leixões

Depois da dupla sessão desta terça-feira, o FC Porto cumpre esta quarta-feira o último treino antes de defrontar o Leixões, em jogo de preparação da nova temporada. Os Tetracampeões reúnem-se no Olival às 10h00, à porta fechada, e concentram-se ao final da tarde no Estádio do Dragão, de onde partem para o Estádio Municipal de Aveiro, recinto que acolhe, a partir das 21h15, a partida.

No que diz respeito aos ensaios realizados no dia de hoje, de assinalar que os azuis e brancos já treinaram com a nova bola do campeonato, instrumento que foi bastante utilizado ao longo do apronto da manhã (aberto à comunicação social), em que os jogadores apuraram, durante um largo período, a finalização.

O exercício deu resultados logo nos instantes seguintes, com os atletas a revelarem boa pontaria na «peladinha» que fechou a sessão. Só não houve chuva de golos porque os guarda-redes (Beto, Helton e Nuno) também se exibiram a um bom plano.

Jesualdo Ferreira voltou a não dispor das contribuições de Farías, Miguel Lopes, Orlando Sá, Rodríguez e Sapunaru. Os dois primeiros fizeram treino condicionado; o jovem avançado fez trabalho de ginásio; e o uruguaio e o romeno estiveram em tratamento.

Fucile em busca do Penta

Objectivos claros e determinação evidente. Fucile garante que a equipa portista está preparada para enfrentar a nova época com a mesma ambição de sempre e, apesar de não esperar facilidades na corrida pelo título, sublinha que o pentacampeonato é a meta desejada pelos Dragões.

O lateral uruguaio expressou, na Superflash que antecedeu a sessão de trabalho da manhã desta terça-feira, as suas considerações em torno da preparação do FC Porto para a nova temporada.

«Os objectivos são os mesmos de sempre: tratar de ganhar o campeonato, ou seja o Penta, e conquistar títulos, trabalhando muito».

[Sobre as saídas de Lucho e Lisandro] «Eram jogadores importantes para nós, para o balneário e para os adeptos, mas chegaram outros jogadores para ocuparem as suas posições da mesma forma e penso que não haverá nenhum tipo de problema».

[Sobre os reforços] «Conheço de vê-los jogar. São jogadores com muita classe e com muita qualidade».

«No FC Porto tem de haver dois ou três jogadores por posição, que garantam que tudo está bem na equipa. O mais importante é a nossa mentalidade: vamos tratar de trabalhar e tentar ganhar títulos».

«Sou importante como qualquer outro na equipa. É um facto que tenho mais anos de clube do que outros, mas todos somos importantes aqui».

«Fomos o último campeão e queremos defender o nosso título. Estamo-nos a preparar da melhor forma. Vai ser um campeonato difícil, como todos, e trataremos de lutar por mais títulos e conseguir o pentacampeonato».

Beto: «É fácil adaptarmo-nos ao FC Porto»

Recém-chegado aos Dragões, Beto já espelha a força do balneário azul e branco, que, afirma, «cheira a vitória». O guarda-redes português sente-se perfeitamente integrado no grupo e promete empenho máximo para ajudar o FC Porto na conquista de títulos.

«Acima de tudo, aquilo a que me propus ao aceitar este desafio, foi a ambição e a ânsia de títulos. Esse é o meu grande objectivo. Quero ser um elemento a ajudar o grupo na conquista de títulos. E só depois pensar nos meus objectivos pessoais, no que toca ao meu espaço. Espero satisfazer-me a mim mesmo e satisfazer as exigências do treinador».

«Fui bem recebido. Já conhecia alguns jogadores e é fácil adaptarmo-nos ao FC Porto. A mística do clube está patente no seio do grupo e é muito fácil para quem chega adaptar-se e lidar com estes profissionais».

«Estou perfeitamente integrado. Não tenho tido quaisquer problemas, pelo contrário, tem sido só facilidades por parte dos meus colegas. É fácil trabalhar assim».

«Já passaram largos anos desde que saí de Alvalade, portanto não vou comparar o balneário do Sporting com o do FC Porto. Falo do FC Porto, que é o clube que represento neste momento, e considero que é um balneário muito forte, onde se sente e se cheira a vitória. Sente-se que esta equipa tem ânsia de vencer e de títulos e é uma honra para mim e para qualquer profissional de futebol fazer parte desta equipa. Sinto-me muito feliz por estar aqui».

«É lógico que o Leixões me diz e irá dizer sempre muito. Deu-me a oportunidade de me promover para o futebol nacional. Logicamente que o jogo de amanhã tem um sentido especial, mas represento as cores do FC Porto, é um jogo de preparação e queremos vencer».

«Penso que partimos todos de igual e temos de trabalhar para conquistar o nosso espaço, respeitando-nos aos três e respeitando as decisões que irão ser tomadas. Somos três guarda-redes que lutam pelo mesmo espaço, com muito respeito, e que, acima de tudo, lutam para que o FC Porto alcance os seus objectivos».

fonte: fcporto.pt

2 comentários:

  1. Fucile, tá a ficar jogador da casa. Excelente jogador, grande profissional, muito útil! Continua!

    Beto, grande GR de provas dadas... vai dar luta pela baliza!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Fucile, um daqueles meus players favoritos... e mais não digo. Espero dele, mais uma época em grande... como tantas outras.

    Quanto a Beto, pois, a ver vamos se a "enorme" época no Leixões, terá agora um consequente seguimento natural... a ver vamos... não tenho é dúvidas que a "pressão" sobre Hélton vai subir e de que maneira... sai a ganhar o FC Porto, obviamente!

    ResponderEliminar