05 junho, 2010

Amigos, o meu muito obrigado!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Enquanto ouvimos e lemos, diariamente, notícias meramente especulativas sobre o planeamento da próxima temporada, os verdadeiros adeptos vão continuando a apoiar as mais diversas equipas do FC Porto, que neste final de época, têm compromissos bastante importantes.

No passado fim-de-semana, nove elementos do nosso Tribunal deslocaram-se a Itália, acompanhando a equipa de hóquei em patins que lá disputou a “final-six” da Liga Europeia. O nosso sonho de sermos campeões europeus, ao fim de vinte anos, voltou a não se concretizar, embora tenhamos dado o nosso máximo, tanto jogadores como os fiéis da bancada do pavilhão de Valdagno. A eles, o meu muito obrigado por lá terem ido, são um exemplo do que é amar um clube, do que é fazer sacrifícios em prol daquilo que nos enche a alma de alegria. Quem não faz a mínima ideia do que sentimos, compreendo que seja difícil de perceber.

Partiram na Quinta-feira (que para qualquer cidadão é um dia perfeitamente normal de trabalho) e regressaram na Segunda. Tristes, mas orgulhosos. Eles e nós que cá ficámos, descansados porque sabíamos que o FC Porto não enfrentava aquelas batalhas sozinho. Enfrentou-as com os mesmos de sempre.

Fizeram tudo o que puderam e só têm de se sentir bem com isso. Vocês são enormes!

Depois de Quinta e Sexta-feira ter assistido em frente à TV aos desafios diante do Barcelona e da equipa da casa, o Valdagno, Sábado à noite, durante o embate entre catalães e italianos, imaginem como estava a mesa do restaurante onde o “BiBó PoRtO, carago!!” comemorou o seu quarto aniversário. Tudo agarrado às informações, viessem elas de onde quer que fosse. A principio as coisas estavam a correr muito bem, mas alguns minutos depois veio a confirmação do pior: o Barcelona tinha passado para a frente do marcador a alargava o resultado à medida que o tempo ia escasseando. Olhávamos uns para os outros e não sabíamos o que dizer. Mas uma coisa ficou logo ali decidida. Às 10h da manhã de Domingo, estaríamos todos no aeroporto Francisco Sá Carneiro para receber os nossos guerreiros. E assim foi.

Quatro horas depois de me ter deitado, toca o despertador. Por volta das 8h30 saio de casa para apanhar o autocarro para o aeroporto. Às 10h da manhã, em pleno Sá Carneiro, cerca de vinte “malucos” aguardavam pelos jogadores de hóquei em patins, enquanto quem passava devia pensar “estão à espera do novo treinador de futebol!”

A recepção foi emocionante, tanto para eles como para nós. Várias palavras de conforto da nossa parte e o agradecimento por parte da comitiva. O momento está registado em vídeo, e já foi aqui colocado esta semana pelos meus colegas Lucho e Antas. Para mais tarde recordar.

Nesse mesmo dia à tarde, não por estar sol, não por ser às 17h30, não por ser Domingo nem muito menos pelo nome do adversário, lá estávamos no “Dragãozinho” apoiar os nossos andebolistas, homens que merecem toda a nossa dedicação. Foi um jogo de festa e portanto lá vieram os bobos da corte até à Invicta. Pavilhão com mais de meia casa, mesmo assim longe daquilo que estava à espera. O apoio foi bom dentro dos possíveis.

Os indefectíveis estavam lá mais uma vez, e foi com grande emoção que vi os nossos jogadores, no final, e já depois de terem sido chamados um a um ao palco montado para a coroação, a correram na nossa direcção atirando para o nosso sector, recordações para uma vida. O reconhecimento é dos gestos que mais me toca, e como felizardo em ter agarrado a camisola do Tiago Rocha, só digo que a vou guardar para sempre. Obrigado a todos por este ano, sem excepção.

Na 4ª feira, estivemos em Gulpilhares, na 5ª feira estivemos no estádio do Dragão a assistir ao jogo da fase final do campeonato de juniores contra os lagartos. Hoje foi dia de basquetebol contra os lampiões no Dragão Caixa, amanhã recebemos o Física, no último jogo do campeonato de hóquei em patins e no Domingo voltamos a receber os lampiões em basquetebol, no 4º jogo da final do "play-off"!

Há dias deparei-me com um vídeo na internet, que talvez sirva para mostrar a diferença do que um pavilhão cheio, com todos a remar para o mesmo lado, pode fazer. E é exactamente a propósito destes dois próximos jogos de basquetebol no Dragão Caixa, que decidi colocar aqui o vídeo (liguem o som e sintam a força!). Garanto que é praticamente impossível alguma equipa adversária passar, num ambiente hostil como este. Por curiosidade, trata-se dos fanáticos adeptos do Aris Salónica.



Em vez de criticarmos um jogador cada vez que ele falha um passe, vamos pensar no que podemos fazer para que a equipa conquiste duas precisas vitórias.

Estamos a perder 3-0 e a reviravolta está dependente do nosso apoio…

TODOS COM O PORTO!

Um abraço Ultra.

9 comentários:

  1. Tripeiro, meu amigo como eu te compreendo.

    MENTALIDADE ULTRA....

    E mais nada...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Tripeiro, o homem da bandeira e uma referência de jovem e apaixonado adepto do F.C.Porto.

    Pena que ontem, no Basquetebol, nem o fortíssimo apoio tenha chegado...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Tripeiro e Vila Pouca , mas ha apoio que resista a tanta falta de jeito no Basket!!??!!?Meia noite e eu aqui aos improperios por ver uma equipa , que nao a posso chamar de equipa por so tem valores individuais, desbaratar vantagens de 10p, faz parciais incriveis com cesto estilo NBA, mas depois passa largos minutos sem uma jogada colectiva capaz...so espero que a festa nao se faça no nosso Pavilhao....3-0 parece-me impossivel frente a uma ekipa que ainda nao perdeu mais que isso numa epoca inteira, salvemos o 1º matchpoint ao menos!!!

    ResponderEliminar
  4. Grande Tripeiro a fazer várias referências aos adeptos que me parecem importantes e claro aquela quarta-feira à noite em Gulpilhares para mostrar a nossa revolta contra um arbitro que além de tendencioso gosta de ser Catalão quando lhe interessa.

    Mais um vez pela honra do nosso hóquei os adeptos não perderam a oportunidade de comparecer no Pavilhão e apoiar a nossa equipa.

    Quanto ao basquetebol é não baixar a cabeça foi o que pedimos aos jogadores, só está perdido quando alguém vencer 4 jogos.

    A pressão é mesmo assim dá para os dois lados, mas ontem precisavamos de um pavilhão que entende-se mais de basquetebol, fazer pressão sobre a arbitragem, saltar em momentos decisivos e assobiar, bater com os pés no chão qualquer coisa para travar o ataque da equipa adversária.

    Verdade seja dita ontem isso não aconteceu, isto ajuda e de que maneira, ontem era um jogo que os adeptos influenciavam o resultado 30 a 40%, basta que num pavilhão cheio como o de ontem não consigo perceber não se conseguir sacar uma técnica ao vieira e ao reed, que nem do 3º período passavam.

    Caro tripeiro gostei do post mas agora deixa-me ir ver outra vez o video que colocas-te.

    ResponderEliminar
  5. Antas, meu caro amigo, eu compreendo-te muito bem. O Dragãozinho ainda não tem o verdadeiro espírito do Américo de Sá, mas no Basquetebol é muito pior que no Hóquei e no Andebol. Os senhores que dirigem a secção, fazem muito pouco para cativar os adeptos e muitas vezes fazem tudo para os afastar. Aquilo é muita parra, muita cagança, aquilo não é Porto. Ontem, à rasca, lá vinham os apelos ao público, mas se não ganhamos não foi por falta de apoio, foi por incompetência. Como é possível a ganhar por 10, duas vezes e a poucos minutos do fim, não conseguirmos ganhar um ressalto, já não digo ofensivo, mas defensivo? Não, meu caro, aquilo ontem e embora te reconheça razão no caso das faltas técnicas, foi mais culpa nossa que dos árbitros.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Amigo Tripeiro,

    Revejo-me sobremaneira, continuadamente, em cada um dos teus posts... afinal, tb já eu tive a tua idade, a tua loucura e sangue na guelra própria dessa bonita idade... bons tempos, carago!!!

    Hoje, continuo com o mesmo espirito de sempre, o mesmo apoio incondicional ao FCPorto, seja no futebol, seja no berlinde ou nas caricas, mas admito, mais calmo, mais sereno, mais adulto... que não é tão pouco melhor ou pior, é apenas fruto da idade que nos amacia a 'rebeldia'.

    No entanto, invejo-te... quem me dera voltar a ter essa idade bonita, da rebeldia, do espirito ir a todas, sempre e sempre com a mesma disponibilidade.

    No entanto, numa coisa, ainda que de tempos diferentes, continuamos em tudo iguais... o FCPorto para nós, não é apenas uma vitória ou derrota... é muito mais que isso, é uma paixão rebelde mas sadia, é uma religião, é um apoio non-stop, faça sol, faça chuva, ganhe-se, perca-se ou se empate... o FC Porto é para se viver, é para se sentir!!!

    ps - brilhante vídeo... até faz arrepiar e a vontade de lá estar no meio a sentir toda aquela adrenalina que até faz mortos levantar da campa, pá!!!

    ResponderEliminar
  7. Ahhh, é verdade... ontem, nas tabelas, não foi por falta de apoio que eles não conseguiram... foi porque não souberam dar a machada final nos momentos certos... e foram mais que uma vez que tiveram o pássaro na mão.

    Perdemos... porque não soubemos ganhar!

    Nada está perdido, mas agora, muito, muito mais dificil... mas ainda faltam 4 jogos, acreditar até ao fim, honrar a camisola, jogar por eles, pelo clube e pelos adeptos, é o minimo exigivel.

    Tudo o resto, virá por acréscimo!!!

    ResponderEliminar
  8. @ Antas,

    pois, achei piada ontem, como já tinha achado piada no 3º jogo com a Ovarense, quando nos foi pedido que fizéssemos um inferno para o clube adversário da final...

    achei piada, por um simples motivo... em muito jogos ao longo da época, fomos olhados de soslaio e com negação por muitos dos 'engravatados', ora porque faziamos muito barulho, ora porque pressionávamos demais, ora porque nos dirigiamos ao árbitro nos tons menos simpáticos que conhecemos... afinal, até pareciamos estar do outro lado da barricada, quase que ali a mais, até correndo risco de nos expulsarem da bancada, porque não nos queriam lá...

    para agora pedirem o nosso apoio?

    afinal, em que ficamos???

    O que vale é que é que o FC Porto somos nós, os adeptos, os sócios, os anónimos... tudo o resto, joga por 'profissionalismo'... hoje aqui, amanhã acolá... nós, bem, nós, é que estamos sempre lá, do mesmo lado e a puxar para o mesmo lado.

    ResponderEliminar
  9. Para os amantes do hóquei, aqui fica mais um jogo que apesar da diferença de valores, mostra hóquei de grande qualidade. O jogo é entre o FC Porto e o Valongo, para o campeonato nacional de juniores, serve para descomprimir...

    http://www.youtube.com/watch?v=W2cSf3XiYG8

    Bom hóquei!

    ResponderEliminar