05 junho, 2010

«Neste clube vence-se desde 1893»

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

André Villas-Boas foi esta sexta-feira apresentado como novo treinador do FC Porto para as próximas duas épocas. Na cerimónia, que se realizou na Sala VIP do Estádio do Dragão, o técnico revelou o «orgulho enorme» em regressar à casa onde iniciou a carreira, com 17 anos. Para além disso, André Villas-Boas sublinhou que há um «corpo comum de ideias» que o une ao clube e que é «mais valioso» do que qualquer outro tipo de acordo.

Durante cerca de 20 minutos, André Villas-Boas respondeu a todas as perguntas dos jornalistas, num cenário com vista para o relvado do Dragão. Aqui ficam algumas das suas repostas:

«Este clube tem um compromisso com as vitórias. Prometer faz muito lembrar 2002, quando um predestinado entrou aqui e prometeu pela primeira vez. Neste clube vence-se desde 1893 e quero fazer parte disso. Prometer seria mais do mesmo, uma repetição.»

«Há um impacto exagerado de mediatismo. Referem-se muito à minha juventude e não às competências inerentes à minha escolha. O que foi mais importante na decisão foi escolher competências e um perfil, e sem dúvida que o presidente teve isso em conta. Mais importante do que debater uma série de situações que vos podem parecer importantes é evidenciar as minhas competências e o meu crescimento como técnico, num percurso que me parece estar à vista de todos.»

«Qualquer plantel do FC Porto dá garantias de sucesso absoluto, foi feito com critério e com rigor. As adaptações a fazer serão sempre baseadas nesse rigor de processos, numa prospecção agressiva e numa tomada de decisão final.»

«A escolha do FC Porto não é para satisfazer o capricho do rapaz, mas sim para um início novo, de um novo líder, com novas competências. Sei o que pretendem de mim e quero atingir o sucesso inerente à história deste clube. Chegar a um grande significa muito para um treinador. Há muitos que passam anos e anos sem ter uma oportunidade. A minha chega agora, porque se acreditou num corpo comum de ideias.»

«Se calhar, para muitos, o que faço cheira a imitação e a clone, mas refuto isso. Sou muito mais clone de Bobby Robson do que de José Mourinho. Tenho descendência inglesa, nariz grande e gosto de beber vinho. Trago uma nova forma de encarar o jogo. Sei perfeitamente o que se exige num clube de topo, o que é rendimento. Conheço o target que tenho de atingir e será essa a definição. Marcou-me o Robson, pelo empurrão inicial, marcou-me o José Mourinho, com quem partilhei muitas ideias e vivências. Marcou-me muita gente com quem trabalhei nesta casa, onde entrei aos 17 anos. A partir daí fui criando também as minhas ideias. O futebol está em constante evolução. Também eu me adaptei, procurei enquadrar-me com o futebol moderno.»

«Fala-se muito em modelo de jogo, em organização, quando nada se tem definido. Acho que tenho um modelo de jogo bem definido, se não tivesse era incompetente e incompetente é coisa que não sou. Sei o quero para a minha equipa, seja em treino, seja em jogo, e quero fazê-la funcionar dentro desse estilo, com equilíbrio e com uma imagem à Porto, que é o mais importante.»

Ao seu lado, o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa fez uma breve intervenção sobre a escolha de André Villas-Boas: «Ouvi muita gente e todas as pessoas que ouvi, no momento da decisão final, apoiaram esta escolha. Portanto, não vejo qualquer preocupação. Quando se acredita num projecto novo é para ir para a frente, sem receios. Pelo que li nos jornais nos últimos dois dias, ele já teria 3000 anos, se somássemos as vezes em que disseram que ele tem 32 anos. Sou muito mais velho do que ele e não estou preocupado. Estou é com um bocado de inveja e se calhar é o que alguns têm».

fonte: fcporto.pt


Conheça os adjuntos de André Villas Boas

Pedro Emanuel, 35 anos
Vai ter um papel primordial nos primeiros tempos. Responsável por disseminar a mística no balneário azul e branco, será um escudo protector de Villas Boas. Chegou a fazer parte do plantel orientado por José Mourinho quando Villas Boas era adjunto.

Vitor Pereira, 41 anos
Será, em teoria, o número dois da equipa técnica. Abandona uma carreira a solo para regressar a um clube que bem conhece. Foi no FC Porto que iniciou a carreira de técnico, em 2002/03, ao leme da equipa de sub-15. Passou depois pela Sanjoanense, Sp. Espinho e Santa Clara.

Prof. José Mário Rocha, 40 anos
Responsável pela área física do trabalho. Conheceu André Villas Boas nos escalões de formação do FC Porto e foi desafiado pelo treinador a trabalhar em Coimbra nos últimos seis meses. Existe uma sintonia muito grande entre ambos no que respeita à metodologia de treino.

Wil Coort, 49 anos
Único sobrevivente da equipa técnica liderada por Jesualdo Ferreira. Chegou ao F.C. Porto pela mão de Co Adriaanse em 2005 e, cinco anos depois, mantém de pedra e cal na estrutura azul e branca. Continua a estar encarregue do treino dos guarda-redes.

10 comentários:

  1. Gostei bastante da apresentação. Ideias claras e discurso motivador! Bamos a eles carago!

    ResponderEliminar
  2. O Mourinho quando veio para o FCP tb tinha meia dúzia de meses como treinador, e foi o q s viu...tinha 38 anos. Artur Jorge quando veio para o FCP tinha meia dúzia de meses como treinador, e foi o q s viu...tinha 37 anos. Tb essas foram apostas de risco, e com o sucesso q s sabe. AVB sabe muito, muito de futebol, teve boa escola, tal como Mourinho teve (AVB teve Robson e Mourinho, Mourinho teve Robson e Van Gal). AVB viveu FC Porto, Chelsea e Inter por dentro. Fez trabalho de campo, de secretária, de observação. Guardiola quando chegou ao Barça tinha feito o q como treinador? Foi bom jogador, certo. Mas como treinador tinha zero. Hoje, dos melhores do Mundo. Do lado inverso temos Leonardo do AC Milan. Aposta de risco que correu mal. Mas AVB não é Leonardo, nem Guardiola, nem Mourinho. É André Villas-Boas. E pode muito bem começar aqui uma história de sucesso. Excelente a cartada Pedro Emanuel. Com as prováveis saídas de Alves e Meireles, o balneário perde referências. Regressa Pedro Emanuel que foi capitão de equipa de 80% dos jogadores do actual plantel. A sua presença será muito importante além de técnicamente, ter qualidades, pois já o Mestre Mourinho dizia q Pedro era o prolongamento do treinador no relvado. É porque lhe reconhecia qualidades para orientar a equipa. Equipa técnica jovem, ambiciosa, e acima de tudo, PORTISTA. Todos eles tem passado do FC PORTO.
    Aliado a isto, regressos de Castro e Ukra ao plantel principal...além do valor destes jovens, fica um sinal da caminho que se está a traçar!!

    ResponderEliminar
  3. Há quanto tempo nao se via 20m de FCP na Tv sem ser num jogo de futebol ou das modalidades...SicN um dos poucos canais a estar na integra nesta Apresentaçao..ate custa acreditar!!!
    Fora isso 2 achegas, 1 no facto de Wil Coort ir continuar assegurar o trabalho dos GR's nao tenho nada contra o homem,mas k o Helton nao tem evoluido isso nao, k Nuno nao melhorou isso nao, pelo contrario, seria bom tambem romper com este passado ou nao!?!?!

    A outra achega é no sentido de que só Pedro Emanuel nao chega para o balneario, a confirmarem-se as saidas de B.Alves e/ou Meireles

    ResponderEliminar
  4. Vamos lá AVB e FCP!Este ano temos de espezinhar os mouros bem espezinhados.no dia 2 espero que plantel esteja praticamente decidido para termos tempo de entrosar jogadores criar rotinas de jogo.Força Porto

    ResponderEliminar
  5. Adorei a frase que dá origem a este post: "Neste clube vence-se desde 1893 e quero fazer parte disso."

    ResponderEliminar
  6. Relativamente a Vítor Pereira, conheço bem o trabalho deste treinador uma vez que esteve 2 anos nos Açores a trabalhar no Santa Clara...Com poucos recursos, esteve duas épocas à beira da subida de divisão...
    Penso que ficamos a ganhar claramente com Vitor Pereira a adjunto...
    Pedro Emanuel é um nome incontornável na mística do clube. Pode ser importante em termos de balneário...
    Quanto a Villas-Boas, praticamente ja foi tudo dito acerca do que poderá fazer e das expectativas que todos temos em relação ao trabalho do novo técnico...

    ResponderEliminar
  7. Bem vindo, André Vilas Boas, agora só temos que apoiar para tudo correr como sempre.

    ResponderEliminar
  8. Paulo Ferraz04 junho, 2010

    GRUPOS FACEBOOK :

    F.C.P Campeão da Liga Europa 2010/2011 - http://www.facebook.com/group.php?gid=121543394536656&ref=ts

    Eu ODEIO o Sport Lisboa e Benfica! - http://www.facebook.com/group.php?gid=120123351341051&ref=ts

    Eu ODEIO o jornal ABOLA - http://www.facebook.com/group.php?gid=121543394536656&ref=ts#!/group.php?gid=126633397359030&ref=ts

    Gostava de pedir um pouco de apoio! O que acham?

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante do discurso, ele sabe o que diz! Pareceu-me muito seguro de si. Bem também o NPG!

    FORÇA ANDRÉ VILLAS-BOAS!

    ResponderEliminar
  10. Gostei sobremaneira desta entrada de AVB à "Dragão" na apresentação... pode não ser isto ou aquilo, podem até catalogar-lhe determinadas desconfianças, mas por mim, a partir de ontem, terá um seu defensor acérrimo... afinal, é o "meu" treinador, o treinador do "meu" FC Porto e isso basta e chega.

    Mesmo não conhecendo de todo o resto da composição técnica, a não ser o 'mitico' PE, gostei no geral... afinal, tudo juventude que ainda nada ganhou e chega cá com 'sede de vencer', na busca da glória.

    Para o AVB e restante equipe técnica, todas as melhores fortunas desportivas, é os que lhes desejo... quero vê-los sorrir, pois dessa forma, tb o 'meu' FC Porto sorrirá, para além de todos nós adeptos Portistas, sócios ou não, conhecidos ou anónimos.

    O nosso 'futuro'... começa hoje!!!

    ResponderEliminar