04 junho, 2010

O eleito...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O Dragão tem um novo programa/projecto, o princípio que norteia o seu mentor é o de sempre, Ganhar!!!

O rosto do Dragão 2010/2011, deixou de ser segredo dos deuses, e ninguém tenha dúvidas de que a nova temporada procura um fio condutor bem ao estilo do criador da saga, “O Dragão mais brilhante do último quarto de século”, cujo formato vencedor fez germinar sucessos inolvidáveis, (Penta, Tetra, Uefa e Champions), e que ninguém os diga irrepetíveis.

Consta que o cariz percentual da unanimidade do nome, viveu paredes meias com o temor da não assertividade, sendo plausível supor que de entre os tais ditos 50, não existiu verdadeira concorrência, por muito que os candidatos fossem técnicos para todos os géneros, de enésimos estilos e formação, autodidactas e/ou “cromos” profissionais.

O tabu talvez tenha ajudado a promoção do novo ciclo, o fim da novela terá epílogo na “fausta” apresentação, onde por certo o cicerone mor vinculará oficialmente um debutante técnico, com ideias claras, distinto qb na personalidade e quiçá bastião primitivo para futuras lutas, não só sob um qualquer relvado.

Pinto da Costa, volta a assomar-se no comando das rédeas, num biénio que se espera de títulos, ao Dragão não se perdoam erros de casting, sendo que este custa a partida 500 mil euros…A fasquia é elevada, reconquistar o título nacional ao arqui-rival, pedindo-se a AVB que personifique no banco um choque tsunamico, com o que foi a imagem última do futebol azul e branco.

Se a oficialização do vínculo não se questiona presentemente, a interrogação maior põe-se nas novas directrizes técnico/tácticas que alicerçarão o Dragão e o seu futebol.

Quem aposta numa viragem e ruptura com o passado sobretudo ao nível do sistema e vertente táctica, pode começar desde já a apostrofar, o 4x3x3 é a imagem lógica da geometria mais usada, no pouco tempo que leva de treinador.

Quem peleja paulatinamente no handicap experiência como argamassa basilar da pirâmide do sucesso, também não encontrará na bagagem de Villas-Boas traquejo capaz, como arma de arremesso justificativa só por si de lhe alavancar êxito.

Adepto das variâncias tácticas, como factor inversor de um resultado parcial negativo, ousado nas metodologias de treino, carece de análise mais detalhada o seu perfil como líder e competência no evoluir do nada ate ao vencer de algo

Jesualdo compeliu ao seu FC Porto um lado profissional e racional, harmonizando sempre o seu futebol a uma reconstrução de castradores processos, incapaz de abrir mentalmente fronteiras à predisposição predadora e aglutinadora de massas quer fosse ao nível de grupo quer ao nível da massa adepta.

Salvaguardando melhores e doutas opiniões, não pode o FC Porto de Villas-Boas, iniciar a época com dúvidas, hesitar tacticamente ou jornada após jornada testar jogadores. Forçosamente o primeiro episódio deste novo argumento é reconstruir o carácter desta equipa.

Objectivamente apascenta obsessão pelo jogo agradável de pendor ofensivo, aliando-se ao cariz espectáculo, expresso tacticamente em conceitos perfeccionistas, sem subjugar a criatividade e o direito a imprevisibilidade dos que comanda, dando corpo a máxima por si defendida “o futebol é muito mais decidido pelos jogadores do que pelos treinadores”.

Multiplicar-se-ão as analises a posteriori, todavia os sistemas tácticos são crenças de design ajustável e vida própria, com Villas-Boas haverá modernidade nas realidades do jogo, sendo impossível adivinhar o futuro, não será de todo prevê-lo, ainda que melhor que nos subjugarmos a imprevisibilidade é preparáramo-nos com vista a algo melhor.

Villas-Boas alicerça toda uma estrutura evolutiva em axiomas e modelos de posse e grande estrutura posicional, podendo por este prisma conjecturar-se a inobservância das transições rápidas, imagem e elogio maior da forma de atacar em Jesualdo.

A rodagem e o reescrever dos novos pergaminhos táctico/cognitivos, tem data marcada para 2 de Julho, sendo que o elenco passa ao enquadramento pré-competitivo em terras Germânicas, onde Marienfeld, será novamente paisagem e cenário até meados de Julho.

Gradativamente o Dragão ganhará cor, o Azul explodirá em antestreia a 18 e 24 do mesmo Mês, no nosso anfiteatro, servindo o torneio do PSG em Paris, como espelho Europeu a este Dragão, que se anseia vindouro.

10 comentários:

  1. Bruno o nosso Treinador agora passará a ser um arrogante, demasiado novo, tem poucos conhecimentos e pouca experiência, este vai ser o paleio da comunicação social lá de baixo.

    Quanto a modelos de jogo vou esperar para ver o que nos vai aparecer na nossa pré época, onde vão começar a aparecer o trabalho do nosso treinador, acredita que até estou um bocado ansioso, as mudanças dão nisto.

    Para já a escolha foi para mim a melhor de todos os nomes adiantados pela CS, agora é esperar pelos jogos.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto, muito, eu acredito e confio, convictamente.
    Não me perguntem porquê, que estas coisas são difíceis de explicar, mas acho que aquele Porto que nos entusiasmava, fazia vibrar, nos obrigava a ir ao estádio, de cara alegre, vai estar de volta.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Antas,
    na 4º feira fiz um comentário muito semelhante quando soube da oficialização da contratação.

    o AVB que se prepare
    a capa da bolha foi apenas o 1º sinal do que a imprensa ao serviço da agremiação corrupta se prepara para fazer.

    da nossa parte só poderemos dizer
    BEM VINDO AVB
    Rumo às vitórias.

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    1- É tardio, mas pelos vistos, ja temos treinador;

    2- A capa dA Bola de ontem,até pode ser uma provocação, mas é, também, senão mais que a confirmação de que o nosso querido Presidente, tal como o calceteiro evidenciou em post atrasado, quis como 1ª escolha para a época que se avizinha Jorge Jesus como o seu homem no banco...havia quem o dissesse que só podia ser uma piada...pois é, afinal de contas, PDC continua a ser racional e a ver onde está quem sabe de futebol deixando como os mascares de chiclet irritantes e o falar mal, para segundo plano.

    3-Concluo portanto, que AVB acaba por ser, também, uma segunda escolha, mas certamente a mais consensual, e que colhe á partida um trunfo, a de ganhar público.

    4-AVB só te peço agora que como novo Dragão que és, tragas de volta o que nos escapou e que tenhas desde logo um discurso massacrador..pois também não terás vida fácil no Dragao.

    PS: só gostava de saber se o treinador fosse o outro, se o discurso se mantinha: "agora és o nosso treinador, estamos contigo!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A partir de agora este é o treinador do meu clube, este é o MEU TREINADOR!

    Desejo-lhe a melhor sorte do mundo! De mim vai contar com todos os sacrifios para o apoiar sempre!

    Acredito muito neste homem.

    FORÇA ANDRÉ VILLAS-BOAS!!

    ResponderEliminar
  6. O Bruno tem o condão de me fazer reler os seus escritos, tal é o brilhantismo (concorde-se ou não) com que escreve! Grande Bruno, só tu para analisares de forma tão soberba a contratação de AVB! Parabéns!

    E agora indo à vaca fria: AVB é na minha opinião uma boa escolha. Acredito que nos vai recolocar na rota do sucesso, é novo mas inteligente, é adepto do futebol atractivo e não fica preso a esquemas tácticos pré-definidos. Tem personalidade vincada e pelo que sei, apesar de ter vivido paredes-meias com o estádio do bessa, é portista de coração! Vai daí um forte "bem-vindo André"! Eu confio!

    ResponderEliminar
  7. Offshore então depois da sua apresentação hoje é que ficou tudo em pânico para aqueles lados.

    2 capas do Jornal aBolha, as duas com o mesmo fim.

    João Salvador a operação da contratação do novo treinador só agora tem várias razões, tínhamos que chegar a um acordo para a desvinculação com Jesualdo com mais um ano de contrato e fomos buscar um Treinador que tinha contrato com um clube onde as relações já não são as melhores.

    Mas acredita uma coisa na minha forma de apoiar viesse quem viesse teria o mesmo apoio, estou como o Pedro Marques "In Pinto da Costa We Trust".

    Porque se me perguntares quem eu queria mesmo para Treinador do FC Porto a minha resposta era rápida o Special One aka Josef Mourinho.

    ResponderEliminar
  8. Antas: As capas do jornal oficial dos gayvotas (A Bolha) mostram como eles ficaram preocupados.

    João Salvador Rocha: O que se escreve sobre o Porto no jornal vermelho não é para ser levado a sério. Pinto da Costa até pode ter falado com o Jesus mas achas mesmo que foi para treinar o porto ou não terá sido mais uma manobra para inflaccionar o contrato que ele renovou, poucos dias depois, com os gayvotas? Não acredito que PC quisesse contratar este ano. Deixa o André ser campeão que o JJ leva um pontapé no ** e, depois sim, PC vai buscá-lo para o Porto.

    Não sei se André Villas Boas será o treinador indicado para o Porto (isso só depois se verá) mas seguramente é o que reune maior consenso entre os adeptos e simpatizantes portistas nos últimos tempos. Nem Mourinho, quando entrou no Porto, reuniu tão amplo apoio entre os adeptos. Agora o que se pede ao André é trabalho, trabalho, trabalho e... vitórias. E é bom lembrar que o primeiro jogo oficial do Porto é a Supertaça contra os gayvotas.

    ResponderEliminar
  9. @ Amigo Bruno,

    bom regresso, pá... já tinhas saudades dos teus 'famosos' escritos da técnica da coisa, das basculações e do carago ;)

    já o tinha dito milhentas vezes... para mim, portuga, só via um com bons olhos... e esse, era o AVB, por muitos e variados motivos... ora porque era jovem, ora porque tinha sede de vencer, ora porque já lhe reconhecia alguma personalidade, ora porque não fazia parte do sistema, ora porque concerteza não iria comer tudo o que lhe colocavam no prato, ora porque entrava numa fase boa para entrar no clube e deixar a sua marca, etc etc.

    compreendo quando se diz que possa ter um estilo de jogo, táctico quero dizer, idêntico ao ex... mas com uma grande vantagem... por ser novo, estará concerteza muito receptivo a fazer as nuances próprias conforme o deserolar das partidas... já o ex, já não tinha idade para isso... madeira, seria sempre madeira... para este, madeira, aqui e acolá, poderá ser pedra... vai uma aposta?

    em resumo, AVB, uma óptima escolha... aposto todas as minhas fichas no sucesso deste, que será obviamente o nosso tb sucesso!!

    ResponderEliminar
  10. Bruno, escelente post, como já é habitual!

    Este também era o meu treinador preferido, espero não me arrepender, mas não sei porquê, tenho a certeza que vamos ser CAMPEÕES esta época!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar