21 junho, 2010

Silly season à portuguesa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Estamos na verdadeira silly season do futebol português. Todos os dias saem dezenas de notícias para preencher as capas dos jornais. Notícias é uma força de expressão… porque em 90% das ocasiões, estas notícias não passam de mentiras descaradas para entreter a generalidade do “zé-povinho”que agora não tem os jogos do seu clube predilecto para se entreter…

Quanto ao futebol português, e particularmente aquilo que mais interessa, o FC Porto, as coisas estão literalmente em banho-maria, isto é, muita especulação, muitas notícias de possíveis entradas e saídas de jogadores, bem como histórias que mais parecem saídas de um filme cómico (como aquela capa d’A Bola no dia da apresentação de AVB).

Tudo isto se passa, enquanto decorre lá longe na África do Sul o Mundial de Futebol. Toda a organização deste campeonato, bem como quem atribuiu a mesma, com todas as trapalhadas que têm acontecido, nomeadamente, problemas de segurança dentro e fora dos estádios, o som insuportável vindo das bancadas e até a permissão (imagine-se!) da entrada de garrafas de cerveja nos estádios, só vêm provar duas coisas: a UEFA é muito mal dirigida… a FIFA muito mal dirigida é…

Tenho seguido com especial interesse e agrado a participação dos jogadores do FC Porto neste Mundial… Álvaro Pereira e Fucile têm dado boa conta de si na selecção uruguaia, que tem grandes hipóteses de seguir para os oitavos. Já R. Meireles e B. Alves mostraram-se a bom nível no primeiro jogo com a Costa do Marfim, com Alves a formar uma excelente dupla com Ricardo Carvalho, um jogador também formado nos escalões de formação do FC Porto, uma autêntica “máquina” de fabricar excelentes centrais! Além dos 6 jogadores presentes neste Mundial, muitos outros poderiam estar presentes, sendo que por uma ou outra razão ficaram afastados desta competição sempre importante para valorizar jogadores. Varela e Ruben Micael poderiam ter sido convocados para a selecção nacional não fossem as graves lesões que sofreram. Rodriguez só não foi devido ao castigo de 2 jogos imposto pela FIFA. Falcão não se apurou com a sua Colômbia (e ainda bem, digo eu!) e a dúvida sobre Hulk persistirá para sempre: se Hulk não tivesse sido punido por aquele "hediondo crime", quem sabe se não estaria na África do Sul?

À parte disto, a selecção nacional continua envolta nas sempre habituais polémicas em grandes competições internacionais. Depois da novela "Nani", agora o mundo “caiu” com as declarações de Deco, que por acaso até veio pedir desculpa. Fosse outro “menino” a ter as declarações do “Mágico” e haveria logo uma desculpabilização por parte de toda a gente. E assim, de novela em novela a comunicação social vai entretendo o povinho, que discute o mais ínfimo pormenor relacionado com a selecção como se fosse algo de extremamente útil para o país (como por exemplo, o facto de um jogador ter jacuzzi no quarto e os outros não!).

Em suma, nos tempos do “sargentão brasileiro” é que a selecção era excelente e tinha toda a organização possível e imaginária. Claro que a guerra do “sargentão” contra o FC Porto ajudou imenso ao consenso à volta da selecção nacional… Agora, o seleccionador nacional comete a loucura de convocar jogadores do FC Porto, não ter uma guerra contra este clube e, barbaridade das barbaridades, não convocar meia equipa de um certo clube… Resumindo, só crimes de lesa-pátria!

4 comentários:

  1. Nunca mais começa o futebol a sério:)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    a propósito da selecção...já devem ter reparado, mas será impressão minha, ou cada vez que um jogador da selecção nacional oriundo de um clube de um bairro lisboeta toca na bola os jornalistas fazem SEMPRE questão de dizer o "jogador do benfica" fez isto ou aquilo?
    É que não conseguem disfarçar.

    Hoje no noticiário da manhã conseguiram ser ainda mais ridículos...foi mais ou menos assim a tirada do jornalista: "(...)aliás, foi o jogador do benfica Cardozo que chocou com o seu colega de equipa e fez com que este passasse a bola para outro colega, que rematou para golo"!!!! Doentio...no mínimo.

    Foi apenas um desabafo de silly season:)

    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  3. Meus caros saudações PORTISTAS:

    Daqui a pouco já saberemos o que vai acontecer á nossa selecção. Vamos a ver estou no minimo expectante. A pasquinice daqui do sul não dexa nunca de fazer o seu papel de narcisista esquizofrenico, ainda por cima hoje em que não podem dar arauto de nada porque os seus protegidos não foram alem da normal derrota ontem em futsal. Bem hajam mas auqi neste cantinho deveria de haver alguns Anelkas com corajem para darem alguns murros nas mesas desses senhores. Mas isso são outras contas do nosso rosario. O que nos interessa realmente resume-se a uma só palavra :
    -PORTO
    Força PORTO com o nosso apoio serás CAMPEÃO
    276mqj

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos agora existem 7 razões para que os criticos de serviço desta selecção se calem um pouco com os saudosismos patéticos do Sr. Scolari....

    PS: que grande jogo de Meireles!

    ResponderEliminar