25 janeiro, 2011

Aí está João Santos, o grande reforço da época...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A nossa equipa de basquetebol conseguiu ganhar em Guimarães ultrapassando fases de menor acerto e outras coisas estranhas que Moncho Lopez não se esqueceu de apontar (é que também há muita paixão no basquetebol). Esta vitória muito sofrida foi também muito importante para manter a diferença de duas vitórias, na fase regular, para com o perseguidor que neste fim-de-semana ganhou o seu jogo no último segundo. Parece-me que esse objectivo está muito próximo de ser alcançado e por isso a vitória de domingo no Minho soube-me mesmo bem até porque o nosso melhor jogador (Stempin) não pode actuar, regressando ao activo, ao que tudo indica, no próximo sábado. Foi altura de aparecer o grande reforço desta época, João Santos, que desta feita disse mesmo presente...



ANDEBOL

FC Porto sem Tiago Rocha não teve unhas para agarrar a supertaça...
( 1º FC PORTO-44 pts e 16 jgs; 2º ABC Braga-42 pts e 16 jgs; 3º Sporting-39 pts e 16 jgs...)
  • Sporting 24-29 FC Porto
  • Benfica 32-26 Porto
  • Madeira 29-25 Porto
O FC Porto até começou muito bem esta supertaça em Portimão ganhando ao Sporting no 1º jogo ultrapassando a grande dificuldade que é a de jogar sem a sua principal referência, o pivot Tiago Rocha (parado até meados de Fevereiro por lesão). Neste jogo foram boas as prestações de Laurentino na baliza, Ricardo Moreira (6 golos), Wilson, Mota e Dario (4 golos cada) sem esquecer a boa entrada de Pesqueira na 2ª parte (3 golos). No jogo que decidia o finalista, ao FC Porto o empate bastava mas a equipa entrou a perder 0-5 e não mais se encontrou. Perdeu e bem um jogo em que o seu treinador fartou-se de cometer erros, deixou o Laurentino tempo demais fora da baliza, entre outros pecados que escuso de aqui referir porque todos sabem quanto admiro Obradovic. Foi um dia mau dele e da equipa com a evidência clara que Tiago Rocha faz mesmo muita falta. Neste jogo só Dario Andrade (7 golos) e Gilberto Duarte (6) estiveram em bom nível. No jogo de apuramento de 3º e 4º lugar o Porto entrou com as segundas linhas e perdeu com um Madeira que levou mais a sério um jogo que nada decidia e onde Gilberto Duarte com 5 golos foi o melhor dos Portistas. A final entre Benfica e Águas Santas foi ganha com justiça pelos primeiros por 28-20 que assim sucedem ao FC Porto na conquista desta supertaça. O FC Porto volta à acção dia 5 no dragão caixa (21h30) em jogo dos quartos de final da taça de Portugal frente ao Sp.Horta e o campeonato volta na semana seguinte (dia 12).



BASQUETEBOL

FC Porto vence à tangente jogo fulcral na luta pela vitória na fase regular
(1º FC PORTO-23 pts e 12 jgs; 2º Benfica-21 pts e 12 jgs; 3º Ac.Coimbra-20 pts e 12 jgs...)
  • Guimarães 86-87 FC Porto
O jogo ia seguindo equilibrado até meados do 3º período quando o FC Porto disparou para 9 pontos com boas prestações no jogo exterior quer de Ogirri, Miguel Miranda, João Santos, José Costa e até Julian Terrell, este mais no jogo interior. O FC Porto seguia a 1 segundo do fim do 3º período com vantagem de 61-69 quando um triplo do meio campo deu alguma esperança aos Vimaranenses. Depois a meio do quarto período acções disparatadas de Ogirri e Carlos Andrade aliadas a um critério arbitral muito cheio de paixão quase deitaram tudo a perder com um parcial de 12-0 levando os Minhotos de 71-76 para uns impensáveis 83-76. Moncho parou o jogo, alertou as tropas e João Santos com 7 pontos seguidos voltou a colocar-nos em jogo, somando-se ainda 2 pontos de Marçal e outros 2 de Miranda perfazendo um parcial de 1-11 que nos levou à vantagem de 84-87. Os Minhotos ainda reduziram para 1 ponto mas José Costa na falta em desespero dos locais acabou por falhar os lances livres mas recolher o ressalto gastando os 4 segundos que restavam. Estava consumada uma vitória importante onde o Benfica perdera e sem o nosso melhor activo, Stempin. João Santos com 24 pontos foi o melhor entre os azuis e brancos, seguindo-se Terrell com 18 e M. Miranda com 15. O Porto volta a jogar sábado pelas 17h no Dragão Caixa com o Lusitânia, desafio onde estarei, provavelmente não até ao fim se ainda for a Valongo (hóquei).



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto bate com facilidade o Coutras e agora já só pensa na Oliveirense
( 1º Benfica-39 pts e 14 jgs; 2º FC PORTO- 37 pts e 14 jgs; 3º Oliveirense-35 pts e 14 jgs...)
  • FC Porto 11-4 Coutras
Vitória fácil dos Dragões na Liga Europeia perante os campeões Franceses do Coutras num grupo onde Porto e Valdagno se não entrarem em facilitismos serão os naturais apurados. O FC Porto chegou aos 11-4 com Emanuel Garcia a apontar 3 golos, Reinaldo Ventura, Filipe Santos e Rafa a marcarem 2 cada, sobrando um golo para André Azevedo e outro para Pedro Gil. Agora segue-se a deslocação a Cronemberg (Alemanha) a 19 de Fevereiro. Já amanhã, quarta feira, o Porto tem jogo difícil para o campeonato em Oliveira de Azeméis (21h) e no sábado nova deslocação, desta feita a Valongo (18h30), na 1ª ronda da 2ª volta.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

JOÃO SANTOS (BASQUETEBOL)

Andava meio desaparecido com algumas exibições razoáveis e outras muito cinzentas mas resolveu aparecer na altura certa sendo fundamental na nossa vitória em Guimarães. A nossa equipa de basquetebol precisava imenso destes 2 pontos e João Santos esteve inspiradíssimo com 24 pontos sendo que apontou 5 em 8 triplos tentados (63%). Foi claramente o nosso melhor jogador (e pontuador) em campo e foi até decisivo nos minutos finais (aos 83-76 fizemos um parcial de 1-11 até aos 84-87 com 7 pontos de João Santos) quando parecia que já não evitávamos a derrota... Que seja para continuar...



Saudações Portistas,
Lucho.

10 comentários:

  1. Amigo Lucho, sei da tua grande paixão pelas modalidades azuis e brancas, em particular pelo andebol...Tive a oportunidade de ver a 2ª parte do jogo FCPx5LB para a taça da liga em andebol, numa altura em que a vantagem dos "encornados" já parecia intocavel, mas pior que a derrota foi o espirito derrotista que vi na equipa em grandes fases do encontro nesses 30 min.
    Sou um ex-praticante de Andebol e sigo a modalidade e se de facto Obradovic é sem sombra de duvidas uma lufada no nosso andebol, não é menos verdade que o facto de este ter elevado a bitola do nosso andebol, nos deva impedir de criticar...Este FCP que me lembre soma já só nas ultimas 2 épocas um rol de derrotas frente a este adversário o que me deixa apreensivo pois já vi este FCP jogar por exemplo para o apuramento da Liga dos Campeões e tinha nessa altura mais andebol que aquele que mostra em alguns jogos sobretudo contra rivais!!!
    No Basket depois de nova derrota frente as galinhas em disputa por mais uma fruteira, foi óptimo voltar a ganhar ainda mais da forma que foi.No entanto uma vez mais custa-me perceber como os rivais sofrem para vencer certos e determinados jogos e perdendo alguns com adversários de inegável menor qualidade e nós nos confrontos directos temos indiscernível dificuldade para lhe fazer-mos frente!!!!!
    O hockey parece enfermar por um vírus defensivo que nos põe sempre em sobressalto, fora assim com o Barcelos, este coutras acaba por fazer 4 golos, sendo no meu ver este o calcanhar de Aquiles deste FCP, que almeja laurear-se de mais um titulo de campeão nacional..

    Ps:A época promete ser titânica nas modalidades tal como no desporto rei sobretudo porque o clube da "gaivota" teima em intrometer-se nas lutas com afinco!!

    ResponderEliminar
  2. Não estava à espera da derrota no andebol. Fiquei desolado... Mas Tiago Rocha faz mesmo muita falta e a nossa entrada em jogo foi desastrosa e talvez decisiva.

    A vitória do basquete em Guimarães foi muito saborosa. Já todos esperávamos dificuldades. Ultrapassadas com brilhantismo e com um espectacular jogo de João Santos. Fantástico!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Confesso total surpresa e desilusão pela performance do ANDEBOL.
    A ausência do Tiago Rocha ajuda a explicar, mas como não vi um único minuto de qualquer jogo, não me alongo muito.
    Esta equipa e este treinador têm crédito e é importante saberem corresponder a isso nos próximos jogos.
    Ainda assim, um evoluir do marcador como o que ocorreu frente aos menstruados...pelo amor de Deus!

    No HÓQUEI vitória importante, mesmo que perante um adversário teoricamente acessível.
    Não podemos facilitar um único ponto para a qualificação.
    Temos agora 2 jogos absolutamente decisivos fora de casa, onde não podemos perder pontos para receber os menstruados com hipótese de os ultrapassar.
    Esta é a hora para os nossos campeões darem o passo em frente e mostrarem toda a sua raça e espírito colectivo.

    Quanto ao BASKET não comento

    ResponderEliminar
  4. Hóquei: missão cumprida, com nota positiva.

    Basquetebol: vitória muito difícil, arrancada a ferros, mas muito importante. De realçar que foi conseguida sem o Stempin...

    Andebol: primeiro de tudo e é preciso realçar que, ao contrário de Benfica e Sporting, o F.C.Porto tem um plantel em que são 8 ou 9 de qualidade e o outros são jovens que estão a crescer. Em lugares específicos, caso do pivot, se falta o titular, temos problemas. Oxalá o Tino nunca se lesione...Mas a juntar a isto e se fizermos uma retroespectiva do que está para trás, chegamos à conclusão que, depois dos jogos das selecções, com vários jogadores fora do Porto, são os nossos piores momentos e onde têm acontecido as derrotas.

    O treinador é muito bom, mas já muitos milagres faz ele.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. É verdade que Obradovic fez destab equipa uma máquina de andebol moderno.

    Mas não me impede de criticar qd vejo q ele não ajudou nada a equipa q estava num dia mau.

    Deixou o Tino 70% do tempo fora, não madou marcar Zaikin (qts golos marcou este tipo?) como se impunha, não parou o jogo logo qd se viu q os gayvotas entraram melhor, deixou alguns jogadores tempo demais qd só faziam asneiras e trocou logo Gilberto qd o miúdo (q até estava a jogar bem) falhou um remate. A equipa esteve muito mal (só Dario e Gilberto corresponderam) MAS obradovic ajudou ao naufrágio completo.


    Mérito do mister ao fazer desta equipa campeã e uma máquina de andebol mas foi evidente q neste jogo decisivo o homem só fez asneira e não é pelas GRANDES ALEGRIAS que já me deu que me impede de o criticar qd acho q ele merece.

    A Selecção tb fez mal à equipa (como já se esperava, somos sempre os q mais jogadores levamos) e a ausência de Tiago (ainda vamos ter pelo menos 3 jogos importantes sem ele) não foi devidamente estudada tb pq as soluções q o Porto tem em 4 ou 5 posições não têm o nível do plantel dos gayvotas (com 2 opções para cada posição).

    ResponderEliminar
  6. Qt ao jogo de basquetebol foi mesmo de grandes emoções no 4º período com reviravoltas incríveis de um lado e de outro. O Porto cometeu erros patéticos mas tb se viu a fibra da equipa qd foi mesmo necessa´rio.

    Soube mesmo bem ganhar ali;)

    No hoquei nada a apontar, fizeram a sua obrigação. Agora em Oliveira e em Valongo é q não poderão facilitar nada...

    Ainda gostei do golo do Lodi a 14 segundos do fim, pode ser q esse golo ajude os Italianos a mandar a mouraria ao fundo...;)

    E claro não esquecer vitória importante do nosso futebol em Aveiro... Agora ganhar quarta!

    ResponderEliminar
  7. Só vi os jogos de Andebol e Gostei do ao ganhamos aos verdes....foi um bom jogo mas muito sofrido!!! quanto ao jogo de Sexta feira, não vi o que se passou nos primeiros 10 minutos, mas que a equipa esteve muito mal esteve.
    A falta do Tiago fez se notar e de que maneira, mas não explica tudo.
    É fácil entender que temos um plantel curto, e que o treinador não se pode esticar muito, mas mesmo assim eu acho que podíamos ter feito melhor.
    Faço minhas as palavras de um Amigo: Oxalá o Tino nunca se lesione...

    Mas agora que venha o próximo jogo para ganharmos!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Destaco desde já a vitória importante num pavilhão muito difícil como é o do Guimarães.

    Basquetebol continua no seu objectivo de ficar em primeiro na fase regular, para mais tarde nos playoffs podermos disputar os jogos importantes ao lado do nosso publico.

    Esperava difículdades e por isso não é de estranhar o resultado, já nos 15 segundos finais uma asneira de um jogador nosso ia deitando tudo a perder.

    Nota para Carlos Andrade que não tem estado ao nível que nos tem habituado, não sei o que se passa mas exijo deste jogador muito mais empenho.

    Ainda não me passou a azia da derrota na Taça, fdx que axia.

    O nosso hóquei volta a ganhar na Europa e diga-se de passagem que bem precisa.

    Era um jogo que tudo indicava que fosse fácil e assim foi, com muitos golos e com uma equipa onde estas vitórias só podem fazer bem, já com 3 pontos na Europa agora vamos à procura de não escorregar em Oliveira de Azemeis, que este ano está a fazer um campeonato excelente e apresenta argumentos bem conhecidos.

    Vamos ter um mês complicado, Oliveira de Azemeis, Valongo e Candelária, não podemos perder pontos até recebermos o clube do Regime.

    Esses merdas vão pagar todo o mal que andam a fazer.

    Deixo uma pergunta ao atrasado mental do sénica "Este ano as arbitragens já estão melhores?"

    Quanto ao Andebol estava optimista, depois da vitória frente ao Sporting, depois lá veio um dia mau e tudo se complicou, se no dia anterior Tiago Rocha não fez grande falta, verdade seja dita fez muita na sexta-feira passada.

    Alguns erros por parte do nosso técnico e um dia não da nossa equipa em termos defensivos e também ofensivos e deitamos tudo a perder, numa prova que não se admite erros.

    Já a derrota do 3º e 4º lugar dou de barato, até nem sei porque se faz esta eliminatória.

    Levantar a cabeça que vem aí o campeonato e temos de revalidar o Título, onde somos de longe a melhor equipa.

    ResponderEliminar
  9. Balde de água fria no andebol! Estava mesmo confiante! De resto vitória pela vantagem mínima no basket e hóquei a carburar... mas o andebol... hum!

    ResponderEliminar
  10. Basquetebol, uma grande e sofrida vitória em espanha! ;)

    Hóquei... boa vitória, onde estive presente antes de arrancar para Aveiro. Agora duas deslocações muito importantes e de extrema dificuldade, tal como já se disse não convém perder pontos antes de defrontarmos os encornados no Dragão Caixa. Conto estar em Valongo no Sábado!

    Andebol... não estava nada à espera daquelas duas derrotas.

    Um abraço

    ResponderEliminar