31 janeiro, 2011

o futuro do Dragão: Miguel Coelho

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


ENTREVISTA EXCLUSIVA

Nome: Miguel Fernando Ferreira de Sousa Coelho
Data Nascimento: 18-01-1994
Modalidade: Basquetebol (Sub-18)
Posição: Base-Extremo
Clubes representados: FC Porto

    PP - Com que idade começaste a jogar Basket? E iniciaste-te onde?
    MC - Começei a jogar Basket no Porto, quando tinha 8 anos.

    PP - E porquê o Basket?
    MC - O meu irmão nessa altura já jogava no FC Porto e ia sempre ver os jogos dele. Seguia-o para todo o lado e comecei a gostar cada vez mais da modalidade, isto apesar de ser um apaixonado pelo futebol. Alias, antes de jogar Basket cheguei a ir treinar futebol. As pessoas diziam-me sempre para me meter no Basket, até que um dia me convidaram, e nunca mais saí.

    PP - Diz-me um jogo que te tenha marcado? Que tenha ficado na tua memória?
    MC - Pergunta complicada. Apesar de já ter alguns anos de carreira basquetebolistica e por norma o FC Porto é um clube forte e ganha a quase todas as equipas com alguma facilidade, portanto jogos chamemos-lhe “ A sério “ só com aqueles clubes mais prestigiados de Portugal no que diz respeito ao Basquet. Um dos jogos mais marcantes foi na Fase Final em Mira, contra o Barreirense. Vou contar tudo direitinho para todos perceberem! A Fase Final era constituída por 6 equipas e todas tinham de jogar uma contra as outras. Começamos bem, e ganhamos o primeiro jogo contra a Sanjoanense, seguindo-se á tarde o jogo contra o CAB Madeira que teoricamente era mais fraco que nós. Era mais fraco que nós, mas achamos que mais tarde ou mais cedo o jogo se ia resolver. Chegamos ao fim do jogo e tínhamos perdido por 3 pontos o que tinha complicado as nossas hipóteses de sermos Campeões Nacionais. Seguiu-se no dia seguinte de manhã o jogo contra o Angra Basket que ganhamos com alguma facilidade. Depois á tarde o “Clássico” Porto vs Barreirense, na qual por muitos eram considerado as duas melhores equipas do País. Antes do jogo soubemos pelo nosso director que se ganhássemos este jogo, bastava ganharmos o jogo no dia seguinte para nos tornar campeões nacionais. A tensão e o nervosismo para o jogo com maior importância do ano pairava no ar e notava-se em todos os meus colegas de equipa. O jogo estava renhido, e a 14 segundos do fim perdíamos por 2, com posse de bola. Desconto de tempo, o nosso treinador monta a estratégia e indica-nos a jogada na perfeição. Bola jogada, acabando com um triplo meu a 3 segundos do fim, que nos dava a vitória e se assim terminasse o quase tão pretendido Titulo nacional. A bancada delirava, todos nós saltávamos de alegria, e o Barreirense preparava a sua jogada…O jogador do Barreirense põem a bola em jogo, passa ao “craque” do Barreirense, cometendo ele algumas infracções como “Passos” e “Dribles”, marcando cesto ao som da buzina. Perdemos por 1, e acho que foi uma das maiores desilusões de toda a minha vida, para mim e para os meus companheiros. Foi marcante também porque foi um dos meus melhores jogos até ao momento.
    Outro jogo marcante, foi ano passado contra o Galitos em nossa casa, em que ao intervalo tinha 2 pontos, e estávamos a perder, e na 2ª parte, viramos o resultado, comigo a marcar 7 triplos. Queria também sublinhar, que as pessoas quando dizem um jogo marcante, muitas vezes dizem um jogo de glória para eles, e que ganharam um Titulo, numa final, a mim, foi exactamente o contrário.

    PP - Quais são os teus jogadores favoritos? Português e estrangeiro.
    MC - José Costa e o meu ídolo para sempre: Allen Iverson

    PP - Qual a tua equipa favorita da NBA?
    MC - Eu não tenho equipa preferida na NBA. A minha equipa preferida é onde jogar o Allen Iverson, mas como ele este ano mudou-se de ares para a Turquia, acompanho menos, apesar de ver os resumos dos jogos todos os dias! Resta-me esperar que ele volte, para ganhar o tão desejado campeonato da NBA:)

    PP - Quem é para ti o melhor jogador do FC Porto?
    MC - José Costa e Gregory Stempin.

    PP - Já te imaginaste a jogar no Dragão Caixa?
    MC - Claro, acho que toda a gente que joga basket, numa equipa como o FC Porto já se imaginou a jogar no escalão máximo, diante de um pavilhão cheio, a jogar por aquela equipa. Acho que toda a gente que joga já a um nível avançado tem de pensar numa situação dessas e é claro que todos nós já nos imaginamos e trabalhamos para que isso se venha a realizar.

    PP - Objectivos para esta época?
    MC - Objectivos para esta época, passava por primeiro vencermos o Campeonato regional, o que não conseguimos. Na Fase Regular acabamos em 1º lugar sem derrotas, mas na Fase Final, houve um jogo onde acusamos um bocado a pressão e isso tornou-se fatal. Agora o objectivo passa para nos apurarmos para a Fase Final Nacional, e depois na Fase Final tentar conquistar o Titulo Nacional!

    PP - Além do Basket que gostas de fazer? Passatempos?
    MC - Gosto de sair com os amigos, que é essencial, divertir-nos com eles, que ás vezes vindo de um jogo que não correu tão bem, ou um treino que não correu tão bem é sempre bom ir sair. Jogar computador, PS3, todas as coisas que uma pessoa da minha idade gosta!

    PP - Planos para o futuro? Gostavas de seguir a carreira de basquetebolista ou isso não está nos teus planos?
    MC - Gostava. Gostava de ir estudar para os EUA e lá continuar a minha carreira, e isso faz parte de os meus planos. É meu objectivo tentar ir para lá, e ver se tenho ou não capacidades para jogar lá. Se tiver, o meu objectivo é estudar nos EUA e ver o que consigo fazer em termos basquetebolisticos. Se não, venho para onde me sinto bem e acomodado com a minha família e com todos os meus amigos aqui em Portugal a tirar o meu curso!

    PP - Qual a tua opinião sobre o acompanhamento que fazemos aqui neste espaço às outras modalidades e às equipas de formação?
    MC - Acho excelente. Acho que devia haver mais espaços como este em que se dá destaque também á formação das modalidades, em vez de darem o destaque completo por exemplo ao Futebol (não é por não ser adepto do FC Porto, porque sou ferrenho e vivo cada vitória do meu clube como nunca). Mas é agradável ver que as pessoas importam-se com o que pessoas mais novas estão a fazer no clube.


Um abraço
PedroPorto

11 comentários:

  1. Grande migas!
    Força nisso :P
    Um dia destes ainda te vou pedir um autógrafo .. Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande Migas....tenho vindo a ver-te crescer e a familia de Mondariz como é obvio esta a torcer por ti :)
    forte abraço :D

    ResponderEliminar
  3. Migas isto é mesmo a tua casa!
    Quanto aquele sonho dos EUA, já passaram 5 anos quando me contaste numa aula de Educação Tecnologica e nunca mais me esqueci..
    Continua amigo, vais longe, e nós amigos e familia vamos estar sempre aqui para te apoiar! :))
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Parabéns miúdo. Estive em Vila Conde a ver o vosso jogo contra o Vasco em q perderam mas deu para ver a tua raça qd entraste em campo.

    Que continues a evoluir e um dia lá estarei a bater-te palmas no dragão caixa.

    parabéns ao pedro pela entrevista...

    ResponderEliminar
  5. Mais uma entrevista com a marca de qualidade PP.

    Não conheço o Micas?, mas se ele for tão bom a jogar como a falar, temos gente.

    Um abraço aos dois

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Miguel! Que continues a evoluir e que um dia possas jogar pela equipa principal do FC Porto! A NBA até que é porreira, mas jogar no FC Porto é bem melhor! :)

    Pedro, mais uma vez, parabéns pelo magnífico trabalho na divulgação das nossas camadas jovens!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao Pedro pela entrevista.... FORÇA MIGUEL!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Migas, já sabes o que tenho a dizer, é o costume...trabalha e sabes que vais chegar longe. Grande abraço e quando quiseres um 1x1...dou te uma coça!O costume..ehehe

    ResponderEliminar
  9. Pedro, mais uma excelente entrevista, os nossos meninos merecem, toda a atenção que lhes dedicas!

    E para o Miguel, desejo que consigas realizar todos os teus sonhos!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  10. Miguel Coelho (Migas?), podes ser ainda um jovem na idade, mas quem te lê, encontra aqui já muita maturidade nos ideais do que procuras de azul-e-branco vestido.

    Que saibas sempre honrar estas vestes sagradas de azul e branco listadas, qual paixão e orgulho de tantos e tantos!!!

    No resto, já dizia o outro, NBA?! o que é isso comparado com o orgulho e honra em jogar de Dragão ao peito?! bahhhh, não brinques com coisas sérias!!! ;)

    aBRAÇO para ti e mtos e bons ventos de sucessos desportivos.

    ps - PedroPorto, tás em grande pá... nice, very nice ideia esta coisa de trazer na primeira voz, as palavras dos nossos «heróis d'amanhã». Parabéns!!!

    ResponderEliminar