18 janeiro, 2011

O Padre que ajudou à missa...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Faltavam menos de 4 minutos para o fim, o FC Porto batia o Benfica na “final” da taça Hugo Santos por 64-60, quando uma falta normalíssima de Carlos Andrade foi transformada pelo juiz da Associação de Basquetebol de Lisboa (Sérgio Silva) numa falta anti-desportiva que resultou em 4 pontos para os encarnados, proporcionando um final de jogo impróprio para cardíacos.

Os 2 outros árbitros que até são da Associação de Basquetebol do Porto, pareceram sempre algo intimidados pelo público da Guarda, maioritariamente vermelho, mas já o outro de Lisboa sentiu-se verdadeiramente em casa, e a 1 segundo do fim, quase que apitava a falta antes dela ter até existido.

Haverão por certo mais jogos e algumas visitas desse Senhor Sérgio Silva ao Dragão Caixa, ele que até segundo alguns rumores, é Padre, pelo que da forma como ajudou à missa, irá ter alguns pecados de difícil absolvição.



ANDEBOL

FC Porto quer voltar a ser feliz em Portimão em mais uma supertaça...
( 1º FC PORTO-44 pts e 16 jgs; 2º ABC Braga-42 pts e 16 jgs; 3º Sporting-39 pts e 16 jgs...)

Na supertaça de Andebol (finalmente de regresso aos jogos oficiais) que se joga esta semana em Portimão, o FC Porto procura revalidar o título alcançado em Janeiro do ano passado, mas para isso acontecer, tem que vencer o grupo onde está inserido juntamente com Benfica e Sporting.

Já amanhã (20h00), quarta-feira, os pupilos de Obradovic jogam com o Sporting de Pockrajak (ainda invicto com este treinador), jogando depois na sexta com o Benfica (20h15), jogo que passa na RTP2.

No sábado, pelas 17 horas (RTP2), joga-se a final desta competição. Todos os jogos poderão ser acompanhados na FAP TV (site da Federação).

O meu amigo Sevilha03 vai lá estar, e confio que às 18h45 de sábado vai estar de lágrimas no rosto abraçado ao Capitão, Ricardo Moreira...



BASQUETEBOL

FC Porto perde Taça Hugo dos Santos por erros próprios, mas não só...
(1º FC PORTO-21 pts e 11 jgs; 2º Benfica-19 pts e 11 jgs; 3º Ac.Coimbra-18 pts e 11 jgs...)
  • Guimarães 49-83 FC Porto

  • Académica 76-79 FC Porto

  • Benfica 76-75 FC Porto
No jogo de sexta-feira, cilindramos o Guimarães por números esmagadores (83-49), com Ogirri a marcar 22 pontos e Stempin 14, sendo este último o MVP da partida.

No sábado, ganhamos à Académica por 79-76, com um 4º período algo tremido, mas que terminou bem para as nossas cores, numa partida onde Ogirri marcou 13 pontos, mas com Stempin claramente o melhor em campo com 27 pontos e 10 ressaltos!

Os vermelhos ganharam os seus 2 jogos por números muito apertados e por isso, o jogo de domingo era mesmo a final por todos esperada.

Consegui ver os últimos 4 minutos da partida final (antes fui ver os nossos juniores em andebol que ganharam no Bessa por 40-35) através da Sporttv, antes de entrar no Estádio do Dragão, fase onde decorreu o caso do jogo já relatado no topo, mas também onde a nossa equipa se deixou bater num ressalto após um lance livre falhado pelos vermelhos, situação que também acabou por determinar o resultado final.

Ogirri ainda empatou a 75, mas David Gomes bloqueou a penetração de Evans no segundo final e nos lance livres (que se fosse na outra tabela, tenho dúvidas que se assinalassem) acabou por aproveitar um (75-76), determinando a vitória encarnada nesta espécie de taça da liga de basquetebol, competição ganha pelo nosso FC Porto no ano transacto.

O melhor marcador do FC Porto neste jogo foi Ogirri com 18, seguido de Carlos Andrade com 13, Stempin com 11 e João Santos com 10.

Julgo que todos concordam que o Porto demonstrou ser a melhor equipa, terminando esta competição, deixando no ar a ideia de que poderá mesmo ser este ano que acabamos com a “maldição” que dura desde a era de Luís Magalhães (último campeonato foi ganho em 2004).

No domingo, dia de eleições, o FC Porto joga em Guimarães (16h00, sporttv2) para mais um ronda do campeonato.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto treme, mas consegue ganhar e continua na luta pelo 1º posto...
( 1º Benfica-39 pts e 14 jgs; 2º FC PORTO- 37 pts e 14 jgs; 3º Oliveirense-35 pts e 14 jgs...)
  • FC Porto 6-5 Barcelos
No hóquei, ganhamos ao Barcelos pela margem mínima, e a equipa voltou aos tremeliques que nos últimos anos não existiam. No último minuto, os patins dos nossos jogadores estavam todos descontrolados e o empate só não aconteceu por mero acaso e também pela inspiração de Edo Bosch.

Houve bons períodos de jogo, mas também desconcentrações inacreditáveis segundo as informações que consegui recolher. Reinaldo Ventura e Gonçalo Suíssas (na foto) bisaram, sobrando os outros golos para André Azevedo e Pedro Gil.

Continuamos na luta, mas há ali qualquer coisa que Franklim e os jogadores têm que dar a volta.

Sábado pelas 17h00, temos jogo para a Liga Europeia, recebendo o Coutras de França e depois na quarta-feira (dia 26, às 21h00), vamos ao recinto da Oliveirense, enquanto os vermelhos se deslocam a Porto Santo.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

GREGORY STEMPIN (BASQUETEBOL)

A escolha desta semana é óbvia. Gregory Stempin, foi este Americano o nosso melhor jogador em todos os 3 jogos da taça Hugo Santos, sendo mesmo o MVP do jogo nos dois primeiros. Marcou um total de 41 pontos, conquistando 24 ressaltos entre diversas acções muito positivas. Sofreu um traumatismo craniano nos últimos instantes do jogo final, esperando-se que domingo esteja já de volta à competição.

Nos pontos, Ogirri esteve também em grande plano, convertendo 53 pontos numa prova onde Terrell, entre outros, esteve uns furos abaixo do seu normal.

Faltam 3 competições oficiais (nas 3 primeiras já jogadas, ganhamos uma) no que resta da temporada, que por acaso são até as mais importantes, supertaça COMPAL (com equipas de Angola), Taça de Portugal (em Fafe?) e o tão ansiado campeonato Nacional.



Saudações Portistas,
Lucho.

15 comentários:

  1. Quando o padreca assinalou falta anti-desportiva ao Carlos Andrade, apeteceu-me partir a televisão (na impossibilidade de partir as bentas ao indigno representante da Santa Madre Igreja…).
    Deste pecado não vai arrepender-se, por certo, em nome da comunhão de ideais com a cor maldita. Mas gostava que espiasse todos os pecados (desportivos) no fogo do Dragão Caixa… Pagava para ver!

    ResponderEliminar
  2. Começando pelo Hóquei: vitória tremida, difícil, mas uma vitória que nos mantém na luta. Esperemos que todos estejam a remar para o mesmo lado e acreditem que é possível o 10º.

    Andebol: com vários jogadores nas selecções, tenho algum receio - o passado recente diz-nos isso - que em Portimão não esteja o melhor Porto.
    Mas aquela equipa tem alma e não dá nada de mão beijada.

    Basquetebol: independentemente do padreco - quando vier ao Dragãozinho vamos ajudar à missa - e de reconhecer que temos equipa e estamos mais fortes, ainda falta um danoninho, aquele instinto fatal para acbar com os jogos. Foi assim no sábado, sem consequÊncias, foi assim que perdemos no domingo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. ainda hoje estou aziado com a derrota no basket...

    o padreco agiu mal mas infelizmente não foi o único culpado...voltamos a deixar escapar vantagens importantes e neste jogo tive um deja-vu do que aconteceu no Caixa no jogo 3 da final da época passada...Agora é levantar a cabeça pois o importante mesmo é vencer o campeonato...

    Ainda bem que o andebol regressa pois já estava com saudades...espero que a pausa para os compromissos da selecção não tenha retirado o ritmo aos nosso guerreiros !!!

    Importante a vitória no hoquei !

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. De 11 a 13 de Fevereiro joga-se a II supertaça compal em basket com equipas de Portugal e Angola (em Lisboa).

    1.º Agosto - Libolo 11/02/2011 19.00 Arena Campo Pequeno

    Sport Lisboa Benfica - FC Porto Ferpinta 11/02/2011 21.00 Arena Campo Pequeno


    2ª Jornada


    Vencedor 1º Jogo - Vencido 2.º Jogo 12/02/2011 15.00 Arena Campo Pequeno

    Vencedor 2.º Jogo - Vencido 1.º Jogo 12/02/2011 17.00 Arena Campo Pequeno


    3ª Jornada


    Vencido 1.º Jogo - Vencido 2.º Jogo 13/02/2011 14.00 Arena Campo Pequeno

    Vencedor 1º Jogo - Vencedor 2.º Jogo 13/02/2011 16.00 Arena Campo Pequeno

    ResponderEliminar
  5. Pelo que li no jornal o Jogo o Stempin não joga em Guimarães.

    Stempin melhorou
    M.F.

    O portista Gregory Stempin regressou do Sabugal de ambulância, após ter sofrido um traumatismo craniano na final da Taça Hugo dos Santos, e ainda foi observado no Hospital de Santo António, no Porto, de onde saiu por volta das 2 horas da manhã de ontem. O jogador de 31 anos, que caiu após um embate com o encarnado Heshimu Evans, só passados algums minutos pediu para sair do campo, afirmando que estava a deixar de ver. Logo de seguida perdeu a memória, não reconhecendo os companheiros, o que levou à sua hospitalização. Ontem, Stempin já se lembrava de algumas coisas e o prognóstico é favorável, mas é certo que irá falhar o próximo jogo da Liga, em Guimarães.

    ResponderEliminar
  6. Defender o troféu sem favoritismos
    RUI GUIMARÃES

    O FC Porto, detentor da Supertaça, prova que a Federação recuperou - não se disputou entre 2003 e 2009 -, adoptando o local e os moldes competitivos do que antes era a Taça da Liga, foi o único clube a fazer uma conferência de Imprensa para o lançamento da competição que se realiza entre amanhã e sábado, em Portimão. O capitão Ricardo Moreira e o lateral-esquerdo Gilberto Duarte foram a voz dos portistas, inseridos no grupo A, com Sporting e Benfica.

    "Aquilo que procuramos é ganhar, independentemente de serem o Benfica e o Sporting as equipas do nosso grupo. Podiam ser as outras, o ABC, o Madeira ou o Águas Santas, que são todas difíceis. Temos de ganhar a estas equipas; se fossem as outras, era às outras que tínhamos de ganhar", refere, pragmático, o ponta-direita Ricardo Moreira, recusando o estatuto de favorito. "O FC Porto simplesmente ganhou a última edição, mas isso não dá favoritismo nenhum. Nestas provas de poucos dias, quem entra bem consegue acabar bem. Normalmente é assim, por isso quem estiver melhor preparado fisicamente deverá conseguir melhores resultados."

    Relativamente ao "novo" Sporting, primeiro adversário dos dragões, Moreira admite estar melhor. "O Sporting vinha de uma série de maus resultados, inclusivamente contra nós, pois perdeu aqui no Dragão, mas agora, com esta série de bons resultados, claro que impõe um pouco mais de respeito."

    Por seu lado, Gilberto Duarte diz que "a paragem afectou um pouco a preparação", mas garante: "Desde o regresso estivemos a trabalhar forte para voltar ao ritmo a que estávamos habituados e para ter a mesma ligação entre nós. Podíamos estar melhor se estivéssemos mais tempo juntos, mas julgo que estamos bem e que temos capacidade para vencer a Supertaça."


    Dragões sem público no Algarve
    "Pelo que conheço do Algarve, não tem muitos portistas, vamos ver se os adeptos de cá vão lá ver... Ia ajudar ter esse apoio", admite Gilberto Duarte, algarvio, natural de Lagoa. Moreira sabe que é assim, mas não se deixa esmorecer. "Sendo o Algarve tipicamente benfiquista e sportinguista, sabemos que pode acontecer termos poucos adeptos, mas no ano passado isso também aconteceu e ganhámos... Mas é evidente que gostávamos de ter adeptos."

    ResponderEliminar
  7. Foi aborrecida a forma como se perdeu no Basket mas, pelo que me parece, no campeonato temos uma GRANDE palavra a dizer...
    Preocupa-me mais a miha midalidade rainha, o Hóquei, mas naturalmente acredito.
    Vamos animar, rapazes...

    ResponderEliminar
  8. É certo que a falta anti-desportiva é ridicula e premeditada para beneficiar o CDR,mas nós também pecamos bastante neste jogo não se pode chegar quase a meio do quarto periodo,o chamado periodo da decisão,sem qualquer ponto marcado.

    Além disso eu não tive acesso à estatistica final mas tenho a certeza que não é muito normal uma equipa chegar ao intervalo com mais lançamentos tentados de 3 pontos do que de 2 pontos,aquilo que me faz vibrar mais num jogo de basket até são os triplos mas acho que exageramos e devia-mos ter procurado mais soluções interiores.

    Ainda assim continuo convicto que este ano não foge e vamos voltar a ser campeões!

    No hóquei mais uma vitória muito suada e com uma exibição muito apagada,salvou-se mesmo os 3 pontos!

    E boa sorte à nossa equipa de andebol e que traga de lá o caneco!

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Até nas modalidade temos roubos de igreja... literalmente! Uma vergonha!

    ResponderEliminar
  10. Inacreditável a nossa derrota no basquetebol, não estava à espera. Mais uma vez não soubemos manter a vantagem clara que chegámos a ter. Há que ganhar já o próximo jogo em guimarães, o campeonato não nos pode escapar este ano.

    No andebol é para vencer a Supertaça em Portimão, os nossos jogadores vão contar com o grande Sevilha para os apoiar!

    Hóquei em Patins... mais uma vitória sofrida antes de um jogo para a Liga Europeia e duas deslocações dificeis para o campeonato.

    ResponderEliminar
  11. Bem, do Basketball nem vale a pena falar mais. Estamos todos tristes e percebemos que, uma vez mais, desperdiçamos excelente oportunidade para bater aqueles Gajos.
    Dois lances decidiram aquilo... A tal falta anti-desportiva que apenas aquele Cebolinha viu e, UMA VEZ MAIS, um Lance Livre deles falhado que lhes dá 2 pontos no ressalto, tal como naquele célebre 3º jogo da final há uma época... NÃO PODE ACONTECER AQUILO!

    No fim deu-me gozo ver alguns Jogadores e Dirigentes dos Vermelhos a virem festejar para a minha frente, a provocarem. Melhor sinal do trabalho que ali realizamos não poderia haver!
    Um dos Directores, já lhe transmiti que cá o esperarei, caso eles consigam atingir a Final...


    PREOCUPAÇÃO MAIOR é mesmo o Hoquei... Aí sim, sinal de alarme a tocar alto e bom som!
    Temos grandes Jogadores, temos Treinador, mas está mais que óbvia a falta de atitude! Não admito ver uma Equipa como o Barcelos com mais Garra que a nossa Equipa. Temos de ganhar um BANHO DE HUMILDADE, para de uma vez por todas jogarmos à PORTO... em EQUIPA!!

    Quero imenso conquistar os 10 Campeonatos seguidos e, da minha parte, tudo farei para que isso aconteça. UNIDOS conseguiremos, mas temos de melhorar...

    ResponderEliminar
  12. Hóquei - só assisti aos últimos 10 minutos da partida, mas fiquei algo preocupado com o pouco que vi. Algumas desatenções nos últimos 2/3 minutos poderiam-nos ter custado o empate e colocado o DECA bem mais longe... Felizmente a vitória não fugiu, mas há muito a melhorar. FORÇA CAMPEÕES!

    Basquetebol - mais uma vez perdemos com o slb tendo uma boa vantagem já perto do fim do jogo. Se em outras ocasiões faltou algum controlo emocional para gerir a vantagem, desta vez foi a arbitragem a decidir o jogo. A falta anti-desportiva assinalada ao Carlos Andrade é ridícula! E foi aí que perdemos o jogo.

    Andebol - temos uma Supertaça para disputar e ganhar! Não será nada fácil. Vamos defrontar 2 grandes equipas, mas a nossa também o é. Acredito que o fantástico espírito de equipa característico do nosso plantel nos fará conquistar Portimão e levará a Supertaça para o Porto! Eu acredito!

    ResponderEliminar
  13. No inicio do quarto periodo estavamos a ganhar salvo erro por seis pontos de diferença!
    Depois lançamos ao cesto cerca de dez vezes e convertemos um ponto,através de lance livre do qual falhamos o primeiro !
    Os vermelhos entretanto foram falhando tambem,só que menos!
    Com um aproveitamento destes creio que o padreco mesmo pouco católico é irrelavante!

    ResponderEliminar
  14. Esse padre nem sabe o que lhe espera, embora já sabiamos com o que contar e acho que fomos algo inocentes na forma como abordamos os minutos finais.

    Mesmo assim levantar a cabeça e continuar em busca do objectivo principal que é sem dúvida alguma o Campeonato Nacional.

    O Andebol volta já em Portimão e logo abrir com um grande jogo, infelizmente esta equipa em sorteios não tem muita sorte, são dois jogos complicados sendo que se tudo correr bem lá teremos de defrontar o ABC na final, é muito dura esta prova principalmente jogado num pavilhão que terá muito pouco apoio, salvo o nosso sevilha que estará lá para os apoiar como já é costume.

    No hóquei continuo a não perceber, ou se calhar até percebo alguma tremideira em momentos que nada o fazem esperar.

    2 chouriços, foram a conta que o Barcelos fez sem sequer mostrar nada para o merecer.

    Hc Barcelos é uma equipa equilibrada mas mesmo assim tinhamos equipa que chegue para fazer muito e mais em casa.

    Espero que isto melhore rápidamente porque temos já aí Oliveirense, Valongo e Candelária tudo jogos fora onde não podemos perder.

    Dependemos só de nós para ganhar.

    EU ACREDITO.

    ResponderEliminar
  15. No ANDEBOL vamos ter um regresso á competição muito exigente, mas que acredito vitorioso.
    Confio no trabalho daquele grupo, especialmente na muita atenção que o nosso treinador dá a todos os pormenores, e de certeza que ele irá fazer um trabalho psicológico muito forte após tanto tempo sem jogos, o que pode provocar perda de rotinas e espírito colectivo.
    Ainda assim, mesmo que o resultado seja menos conseguido, há essencialmente é que acreditar no que está a ser feito.

    No HÓQUEI é inegável que não estamos no nosso melhor, com mais uma vitória pouco segura, quando julgava que as coisas seriam mais tranquilas, tendo em vista o bom resultado em Torres Vedras.
    "Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão", já diz o ditado e é bem verdade. É só ler a maior parte dos comentários, e todos têm explicações para o que está a ocorrer. Devem ter certamente acesso a informação privilegiada, pois eu continuo sem saber ao certo o que se passa...parece-me que é um momento menos bom, uma época menos conseguida, e quando ficam instaladas dinâmicas menos ganhadoras é muito difícil dar a volta, pois quando estamos por baixo tudo acontece, até golos na própria baliza. Mas isto sou eu a dizer desde o conforto do meu sofá.
    O que fazer?? Trabalhar para tentar dar a volta, e não me passa pela cabeça que isso não esteja a acontecer.
    E já agora, que adeptos e clube, mais do que nunca não falhem com nada aos atletas, pois é nesta altura que eles mais precisam de se sentir apoiados e reconfortados, pois certamente são os mais tristes com a performance menos consiga que estão a ter.

    Quanto ao BASKET não comento.

    ResponderEliminar