21 janeiro, 2011

Ser Ultra não é uma moda… é um modo de ser!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Veio há duas semanas, o meu grande amigo e frequentador deste espaço, Sir_Dias, escrever esta frase como comentário a uma crónica minha, e ele que me permita eu usá-la para título esta semana, pois encaixa perfeitamente sobre uma das coisas que vou opinar. A lamentável situação que ocorreu na segunda parte do jogo contra o Beira-Mar na quarta-feira, entre uma minoria de adeptos que habita a curva sul e o guarda-redes aveirense, vai-me fazer falar sobre o assunto.

Elogio quando tenho que elogiar e quando as nossas claques merecem. Felizmente é a maioria das vezes que isso acontece. Mas nem sempre é assim e critico quando não acho correcto o que se passou. Ando lá e sei perfeitamente que é uma minoria que gosta de dar nas vistas (aliás, a própria bancada tem muitos sítios e cada um vai para onde se sente melhor) e não gosto de criticar o todo pelo que só uma parte cometeu. Como em qualquer multidão, há sempre os infiltrados que usam o facto de estarem no meio da confusão para cometerem actos que nada têm a ver com o local em que se inserem e em nada dignificam o resto do grupo. Aliás, nem devem saber bem em que local se inserem nem a postura que ali se deve adoptar. Não têm qualquer mentalidade para lá estar, por e simplesmente. E isso vem de encontro ao título que escolhi. Aquela bancada não é uma bancada como as outras. Quem opta por estar naquela bancada, primeiramente tem de garantir o apoio à equipa e só depois pensar no resto. “Ser Ultra não é uma moda”, embora para muita gente assim o seja, infelizmente.

Aquela bancada não é para as pessoas que vão ocasionalmente ver o seu clube, não é para se estar sentado a bater palmas como inacreditavelmente cheguei a ver anteontem, não é para se passearem casacos, bonés e cachecóis dos Super Dragões para tentar impor respeito aos outros e mostrar-se superior, não é só para dizer que se faz parte da claque, não é para se ir ao jogo só para durante a semana dizer a toda a gente que se foi, não é para se estar lá calado, não ter iniciativa nenhuma e só cantar quando o líder manda, e muito menos estar lá a mandar isqueiros ao guarda-redes adversário, a ganhar 3-0 ao Beira-Mar para a taça da Liga. Se assim é, não sei como não invadiram o campo quando viram lá o Roberto!! Há pessoas que estão lá sem espírito nenhum e até fazem o FC Porto pagar multas sem qualquer sentido. Não é assim que se ganha o respeito dos outros, falo por mim e esta é a minha opinião, aquilo não tem nada a ver com o ser ultra. E tenho quase a certeza que quem o fez não vai a Aveiro, por exemplo.

“é um modo de ser!”, em todas as situações, seja nas boas ou seja nas más. Estamos lá com o mesmo espírito seja em que jogo for, com a mesma vontade de cantar e de ver o FC Porto ganhar. Tenho saído rouco quase todos os jogos, mesmo com o Nacional, Marítimo, Pinhalnovense, Naval e Beira-Mar. É uma forma de viver, uma forma de estar sempre e não só de vez em quando e quando apetece. O FC Porto é sempre a nossa paixão, não só quando defronta uma grande equipa ou quando vai ser campeão.

A minha longa introdução tinha de ser sobre este sucedido, que espero que não tenha repetição.

Numa altura em que o calendário começa a apertar bastante, mais dois jogos em nossa casa no espaço de quatro dias. Nos próximos tempos vai haver dois jogos por semana, o que leva a um natural desgaste e é preciso fazer a habitual gestão do plantel. Enquanto nós prometemos continuar a acompanhar a nossa equipa jogo após jogo. E o próximo mês tem deslocações que prometem…

Depois de uma primeira volta absolutamente irrepreensível, com treze vitórias e dois empates, iniciámos a segunda volta com mais três pontos, conquistados ao lanterna vermelha da Liga ZON Sagres. Melhor assistência no estádio do Dragão desde acerca de dois meses, estiveram presentes 33 309 adeptos. Mais um jogo em que as nossas claques se apresentaram em boa forma, em especial os Super Dragões que apresentaram o seu sector praticamente cheio. Muito material presente como habitualmente, bandeiras gigantes e estandartes dos núcleos, que dão vida às bancadas. Da Figueira da Foz marcaram presença cerca de duas dezenas de apoiantes da Naval 1º de Maio, embora nunca se tenham feito ouvir.

Durante o jogo, um bom ambiente no estádio, com raros momentos mortos e a provocação indispensável ao lampião Mozer, já na segunda parte do encontro.

Quarta-feira, o último jogo em casa da série de cinco consecutivos e mais uma vitória. A passagem às meias-finais da taça da Liga vai ficar decidida na última jornada da fase de grupos, no fim do mês, e embora ainda possamos seguir em frente é muito difícil, pois estamos dependentes de terceiros.

Mais uma assistência miserável, 16 618, mais um milhar do que na recepção ao Pinhalnovense. Cerca de 35 000 portistas (e já nem falo dos lugares anuais que não precisavam de comprar bilhete) tiveram jantares de aniversário nesse dia e por isso não apareceram ao jogo. Bancadas despidas e os sectores das nossas claques também sofreram com isso. Mais um jogo em que se não fossem os Super Dragões e o Colectivo, seriam 90 minutos intercalados entre silêncio e assobios. Excelente apoio de ambos os grupos, a nova música lançada no jogo com o Marítimo parece ter pegado definitivamente na curva sul. Contámos com a presença de elementos da claque aveirense, no Dragão. Em jogo transmitido em directo pela SIC, o comentador Rui Santos teve direito a cântico especial na segunda parte.

Sábado há mais, novamente contra o Beira-Mar mas desta vez em Aveiro e para o campeonato, jogo importante rumo ao título!

“A MINHA VIDA,
DE AZUL VESTIDA,
PARA ONDE FORES EU TAMBÉM VOU!”

P.S- Um abraço especial ao meu amigo Sevilha 03, que se deslocou ao Algarve para durante estes dias apoiar a nossa equipa de andebol do FC Porto, que lá disputa a Supertaça. Mais um dos meus, és grande!

Um abraço ultra.

14 comentários:

  1. Caro Tripeiro:
    É com muito gosto que comento este post. Estou plena e totalmente de acordo contigo. Bato palmas… de pé, até as mãos me doerem. Muito bem, caro amigo.

    Realço: ser ultra não é “estar lá a mandar isqueiros ao guarda-redes adversário”. “Há pessoas que estão lá sem espírito nenhum e até fazem o FC Porto pagar multas sem qualquer sentido. Não é assim que se ganha o respeito dos outros”. “O FC Porto é sempre a nossa paixão, não só quando defronta uma grande equipa ou quando vai ser campeão”.

    Muito bem, excelente, grande PORTISTA, grande DRAGÃO, grande ULTRA! Um grande, grande abraço.
    Um abraço também para o Sevilha03. Que grande paixão! Admirável!

    ResponderEliminar
  2. Trpeiro, é por isso que gosto de ti.

    É difícil controlar alguns que estão ali a mais, mas a grande maioria, que faz um trabalho notável, deve procurar, antes que seja tarde, fazer-lhes ver que ser adepto não é aquilo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Podiam era parar de cantar a música do clube de carnide quando não estamos a jogar contra ela.Detesto estar no estádio e ouvir o nome daquele clube...Gritem bem alto o nome do Futebol Clube do Porto e não o nome de outros clubes que só nos merece desprezo e indiferença!

    ResponderEliminar
  4. Na 4ª feira, cheguei a casa vindo de Portimão, liguei a TV e deparei-me com essa situação dos isqueiros... Nem queria acreditar no que estava a ver. Inaceitável o que aconteceu.

    Um grande abraço e espero que esta noite a vitória nos sorria! :)

    ResponderEliminar
  5. Já tinha aqui alertado para esse comportamento vergonhoso.

    O Tripeiro que está lá sempre pertence aos que me enchem de orgulho e não aos q me fazem corar de vergonha.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. Podiam era deixar os isqueiros em casa!

    ResponderEliminar
  7. Já me estragaram o esquema...

    Dia 29 às 20h15 Gil Vicente - FC Porto

    Nesse dia há hóquei em Valongo às 18h30!!

    Porque não o futebol às 15h ou 16h?!?!?

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL NEGÓCIO!!!

    ResponderEliminar
  8. Meu caro amigo, cada vez mais começo a ficar longe dos estádios, em especial nas deslocações fora, em casa durante a semana falho, mas as razões são óbvias, se me fosse permitido vir, vinha obviamente. A frase que eu tinha dito, encaixa perfeitamente em ti e naqueles que tu bem sabes (VG). Ao que se passou no jogo contra o beira-mar, acho que já falamos e nem volto a perder mais tempo com essa situação :(

    Em relação ao tal sábado que tanto falas volto a escrever e agora aqui, sem medo, sem rodeios, podem dizer que estou a copiar, mas sei que eles não se importam, porque querem é que seja divulgada esta letra...

    Eu quero ir à bola ao domingo à tarde
    Eu não quero ver na tv
    Abrir uma tocha e cantar bem alto
    FORÇA PORTO ALLEZ

    Mas Porquê??? Mas Porquê???
    Não posso Porquê???
    A culpa é da SPORTTV

    Mas Porquê??? Mas Porquê???
    Não posso Porquê???
    A culpa é da PSP...

    ResponderEliminar
  9. Tripeiro, tu és um EXEMPLO de como deve ser um adepto fervoroso e dedicado, sem entrar em atitudes menos próprias! Continua amigo!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  10. Tripeiro, excelente trabalho!;)

    Como já outros portistas disseram aqui, eu também não acho correcto alguns adeptos da claque atirarem objectos para dentro do campo, ainda por cima num jogo tranquilo, quem sai prejudicado é o nosso clube...

    Outro coisa que me desagrada imenso é estar a ver os jogos e ter de ouvir o nome daquele clube de merda em todos os jogos, como se eles fossem importantes...


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Boas,costumo vir aqui frequentemente ao blog e por vezes leio os artigos do ''Tripeiro''(ao qual geralmente subscrevo),e queria perguntar-lhe sobre o que achas do Fernando Madureira como lider ?Se concordas com as atitudes dele ou se preferias que a claque tivesse sobre comando de outra pessoa..Pergunto isto mas nunca tive no seio da claque falo do que vejo,e como sei que costumas frequentar.

    ResponderEliminar
  12. tRIPEIRO,

    se não te conhecesse e não soubesse os anos de vida que levas já neste mundo, apostava, diria, que és um daqueles da oLD sCHOOL das curvas... quando na verdade, és ainda, nada mais, nada menos, que um «puto reguila»... mas de muito boa qualidade.

    será igualmente de bom tom reconhecer que aqueles com quem mais te identificas na (nossa) curva, aqueles com que mais convives, aqueles de quem te aproximaste, são de facto, a fina nata do que é ser ultra, do que é viver um estilo de vida, com paixão pelo clube... estás bem, aliás, muito bem acompanhada... oxalá, é o que mais desejo, saibas beber e interiorizar todos aqueles ensinamentos da tal «velha guarda» com a qual (tão) bem te identificas.

    tens tudo para ser um «duro» (no bom sentido) da nossa curva... aposto todas as minhas fichas nesse teu percurso, que inteligente como és, saberás percorrer, pé ante pé... em linha recta, sem te deixares desviar do caminho que estás a trilhar.

    Puto, força... saibas honrar da melhor forma, aquele clube que é tão só, aquela louca e sã paixão que nos acompanhará até ao último dos nossos dias!!!

    ps - escusado, escusado aquela cena dos isqueiros e afins pró relvado... mas que o banana do redes adversário, tb lá foi fazendo o seu papel, irritando a bancada ultra... mas era escusado!!!

    ResponderEliminar
  13. Situação escusada, mas claramente empolada não só pelo árbitro como também pelo guarda-redes...e parece que também aqui no blog, colocando tudo em causa.

    Vou-me escusar a fazer grandes comentários, dizendo apenas que ninguém de bom senso concorda com situações deste género, mas seria interessante que a mesma facilidade com que se critica fosse a mesma com que se elogia...ou será que a claque só é notícia e tema de discussão quando se porta mal???

    Quanto ao trabalho que semanalmente o Tripeiro aqui faz, acho que é de nível elevado, mas que não deve ser alvo de questões como a colocada por um anónimo sobre o líder Fernando Madureira.
    Cada coisa no seu lugar, cada coisa discutida onde deve ser. Espero que ele não ceda á fácil tentação de entrar na "vida privada" da claque, mantendo o seu trabalho dentro dos parâmetros adequados com que o tem feito até hoje.

    ResponderEliminar
  14. Caro tripeiro

    Certo de que me desculpas por só responder agora xd, mas tenho andado muito ocupado com as cenas da condução.

    Relativamente á questão do comportamento dos adeptos, como muitos já disseram aqui, é triste e escusado. É uma minoria que não sabe comportar-se, e não entendem que quem irá sofrer as consequências é o clube.

    Quanto ao público, sabes que não estou completamente de acordo contigo, mas face ao actual momento da equipa, é triste ver estádios com poucos adeptos, apesar de a hora não ser convidativa.

    Para o nacional, aponto cerca de 30000.

    Abraços

    ResponderEliminar