05 janeiro, 2011

Termómetro do Tribunal

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Tenho o dever, como é claro, começar por desejar um bom ano a todos aqui no blog, visto que não tive oportunidade de o fazer na semana passada por razões óbvias. Por isso, eu acho que adivinho metade dos desejos dos Portistas que é sermos campeões no final desta época, vencermos a Taça de Portugal, lutarmos pela Taça da Liga e se possível ,fazer um passeio por essa Europa fora com destinos como Sevilha, Thessaloniki, Manchester, podermos ir ver como está o tempo em Itália (e as italianas) e como destino final, não importo de ir passear a Dublin, como quem não quer a coisa, aproveitar e ver o FC Porto a levantar o caneco Europeu.

Estes foram os meus desejos. Como sonhar não paga imposto, e foi assim sem ninguém contar que chegamos onde chegamos, por isso acho que tudo é possível, mas há primeiro que fazer contas jogo-a-jogo porque nada está ganho, e como eu já cá ando há uns anos, ou muito me engano ou esta Comunicação Social vai fazer de tudo para continuar a colocar pressão no nosso clube.

Por falar em pressão, lá deixamos o inimigo lançar os primeiros foguetes. Conseguiram ao final de 287 dias e 36 jogos oficiais, festejar uma derrota do FC Porto. É nestas horas que acho que é muito difícil ser-se anti-Portista, embora saiba que é um clube com muitos adeptos; até já estou a imaginar que segunda-feira foi dia de folga na TVI (televisão verdadeiramente “incarnada”), na SIC e claro que na RTP, vulgo RanchoTV. Como todos sabemos, é feriado todo ano, excepto quando joga o clube do Alto dos Moinhos que aí há que transmitir tudo e mais alguma coisa desde Triatlo, Berlinde, Futsal, Andebol, Hóquei (que este ano é que a modalidade está a ser boa), corrida de costas em campo fechado e a meia maratona da águia bichona ao complexo do Martim Moniz.

Por falar em RTP, eu coloquei um vídeo do nosso Presidente na minha ultima crónica, um excerto de uma peça humori... desculpem, jornalística, protagonizada por uma assalariada da RTP de nome Margarida Metello onde se pode ouvir os grunhidos da tal senhora que nem se deu ao trabalho de verificar se os dados que tinha, reflectiam ou continham alguma verdade. Caso para se dizer que ganhar perto de 4.000 euros saidos do nosso bolso, bem que os podia aproveitar para aumentar a cozinha ao invés de fazer “copy past” daquilo que vai ouvindo no camarote da Luz.

Bem, mas voltando ao jogo e analisando apenas e só a segunda parte que foi aquela que pude ver ao vivo, visto que estive no Basquetebol até ao fim do jogo, foi um jogo menos conseguido onde as pernas tremeram um bocadinho, com muitos lances trapalhões, com um patalhão de meia-noite do nosso guarda-redes, com umas fifías da defesa e algumas mudanças que não resultaram tão bem.

Isto tudo contra uma equipa que vinha à procura de uma vitória, bem organizada, com uma bom treinador e um plantel bem jeitoso.

Podemos agora, já depois do jogo, analisar/dissecar jogada a jogada, mas no nosso clube andamos para a frente e temos é de pensar no que aí vem, porque águas passadas não movem moinhos e não somos clube de estar à espera de melhores ventos, por isso, conhecendo o André como conheço, sei que tirou todas as conclusões necessárias para se fazer ajustes quer no próximo jogo quer para o resto da época; não vou entrar aqui em discussões se o Sereno presta ou não, ou se o guarda-redes é bom ou é um trolha, porque olho para a equipa como um todo e apoio todos por igual, desde que haja trabalho e dedicação.

Também não deixa de ser verdade que foi um jogo que não contava perder. Eu entro para qualquer competição com vontade de a vencer, por isso, conversa como “não podemos ganhar sempre” ou “foi para a taça da Liga” a mim pouco me diz. A única coisa que consigo tirar de positivo é que acaba uma pressão maluca que nos ia acompanhar até perdermos um jogo (como fizeram ao Chelsea de Mourinho, que chegaram a criar um prémio para o clube que os conseguisse vencer) e acima de tudo, colocou esta equipa com os pés bem assentes na terra, onde teremos de trabalhar mais e melhor para voltar a fazer o que conseguimos até ao passado Domingo.

Voltando ao André, o Tribunal do Antas pede uma posição firme, se possível, um murro na mesa como numa mítica conferência de imprensa depois de um jogo contra o Denizlispor, onde esse alguém afirmava "Em condições normais, somos melhores... em condições normais somos muito melhores... em condições normais, vamos ser Campeões... e em condições anormais, também vamos ser Campeões".

Cerrar fileiras, trabalhar para dentro sem vaidades e alertar muita dessa canalhada, que anda pelo plantel que não imagina do que são capazes de nos fazer só para atingirem fins, para não se colocarem a jeito e principalmente terem a noção que se tem de trabalhar muito e bem para sermos campeões.

Por falar em condições anormais, ainda estou à espera que o Vítor Pereira explicasse isto que se vai passando e ninguém nada diz:

    Supertaça - 4 expulsões (César Peixoto, Cardoso, David Luiz, Carlos Martins).

    Académica - expulsão do David Luiz (agressão).

    Paços Ferreira - penalty fantasma, expulsão David Luiz e Baiano expulso injustamente após simulação do Coentrão.

    Setúbal - expulsão do Cardozo (agressão).

    Braga - expulsão Maxi Pereira (agressão).

    Porto - penalty por assinalar por mão do Salvio.

    Olhanense - penalty de David Luiz sobre o João Gonçalves.

    Marítimo - David Luiz e Maxi Pereira expulsões (agressões).
Aliás, pelo que percebi dos comentários dos melhores atrasados mentais da nossa televisão, o problema é o FC Porto que é beneficiado e tem muitos penaltis a favor, até já dão exemplos que no Sporting fomos beneficiados... só é pena eu não poder defender o meu clube nesses programas, e havia muita gente que ia mudar as pilhas ao pacemaker depois de ouvir o que tinha para dizer.

Mas estas queixas nós já sabemos de onde e quem as faz, pois para aqueles lados nunca há violência, nunca há más arbitragens (excepto quando perdem), nunca há má gestão, nunca há maus jogadores, nunca há corrupção, etc, etc e etc... todos os anos assistimos a uma autêntica vaginoplastia; é só virgens para aqueles lados!!

Nota só para a nossa arbitragem que vai de mal a pior. Tenho de dar os parabéns pela excelente nota que teve Duarte Gomes no jogo do derby minhoto, onde não influenciou o resultado é verdade, mas como se isso fosse tudo, o resto foi o que vimos: três golos irregulares, um penálti, duas expulsões (uma delas não se percebe muito bem), conseguiu perdoar pelo menos 2 cartões vermelhos e ainda conseguiu usar da violência para afastar os jogadores que protestavam no lance do penálti. Uma maravilha!!! Fica a pergunta: "é isto que queremos que chegue a profissional?"

Para acabar e não menos importante, e como sempre da minha parte, têm aqui um admirador ver os Super Dragões, quer no final de uma derrota, quer com a equipa já no balneário, continuaram a cantar a apoiar o nosso clube, um gesto bonito que me deixou muito contente.

Despeço-me como é claro se a CIA deixar e o BPN patrocinar, com a previsão do tempo para Portugal Continental com melhorias significativas e até algumas abertas durante a semana, com sol para sábado, a temperatura em Lisboa a rondar os -8 a -11 graus, e ocorrência de uma chuva de patos na zona centro, principalmente na zona de Leiria.

Meus amigos um Grande abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

12 comentários:

  1. Amigo Antas, excelente post, e com algum sentido de humor, que muito me agrada...;))))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Caro Antas, permite-me a discordância: -11º de temperatura em Lisboa é… muito calor! Pelo menos -40 era o ideal para ver se aqueles “pioneses” refrescavam as ideias. Olha, já agora um que podia usufruir do “refresqueio” era o Vítor Pireira.
    Bem, o que se espera do clima cá para cima, por terras tripeiras, é que chovam muitas BITÓRIAS.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Para o Antas o ano novo começa como acabou o velho, em grande e sempre a malhar.

    Pelo que se tem visto e ouvido a festa vai ser bonita, mas para que a festa seja à base de foguetes pífios, que se viram contra o criador, temos de fazer bem o nosso trabalho e cumprir a nossa obrigação.

    Um abraço e vamos a eles

    ResponderEliminar
  4. Quanto aos desejos para 2011 estamos conversados, sem bem que em tempos de crise, esse périplo vai retirar muito pão da mesa...mas que seja!

    No resto, já sabíamos que havíamos de perder um dia e que seria a histeria total.

    Foi desnecessária, mas julgo que o treinador vai saber posicionar correctamente esta derrota.
    Estou certo que o fará, da mesma forma que nós próprios não devemos cometer o erro de "assobiar para o lado" e encontrar justificações e\ou explicações externas para justificar esta ou outra qualquer derrota...para isso já cá temos no burgo os menstruados, para quem os insucessos se devem sempre a factores externos, factores do além.

    Ah...não ponho nada em causa com a derrota, a não ser "o porteiro do galinheiro", desculpem, o Kieszek que para mim, simplesmente não tem desculpa naquele lance.
    Ainda assim, quando atribuímos responsabilidades nas vitórias, temos igualmente que atribuir responsabilidade nas derrotas...lá está, este é o passo que considero fundamental para não cometermos o mesmo erro dos menstruados, estando assim sempre alertas para uma coisa essencial: melhorar no dia a dia, nunca dando nada como antecipadamente ganho.

    Abraço Antas!

    PS - Há uns anos quando fomos a Hamburgo para a Champions, fiz viagem por Dublin tendo lá passado uma noite. Como tal, desde já recomendo passagem em Maio pelo Temple Bar e outros recantos que depois, caso estejam interessados, perguntem-me!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Antas:

    O check-in imediato deve ter como destino a baliza do Marítimo. Isso sim é q é importante no presente.

    Grande abraço e até sábado. Temos q ganhar.

    ResponderEliminar
  6. ó ANtas dizes tu no teu post:

    "Nota só para a nossa arbitragem que vai de mal a pior. Tenho de dar os parabéns pela excelente nota que teve Duarte Gomes no jogo do derby minhoto, onde não influenciou o resultado é verdade, mas como se isso fosse tudo, o resto foi o que vimos: três golos irregulares, um penálti, duas expulsões (uma delas não se percebe muito bem), conseguiu perdoar pelo menos 2 cartões vermelhos e ainda conseguiu usar da violência para afastar os jogadores que protestavam no lance do penálti. Uma maravilha!!! Fica a pergunta: "é isto que queremos que chegue a profissional?"


    E no seguimento de tudo isto este Duarte Gomes leva um prémio de nomear o clube lampião em Leiria...


    E no nosso jogo o ladrão do xistra...

    ResponderEliminar
  7. Continua a malhar neles, carago! É um prazer ler os teus post's!

    Meu amigo, espero que esse sonho de todos nós possa tornar-se real e que eu te acompanhe nesse programa espectacular!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  8. Lucho contado parece mentira.

    Incrível e só quem viu o derby minhoto sabe o que estou a dizer.

    Duarte Gomes vai com a lição bem estudada.

    Só nos resta como é claro ganhar ao benfica B da Madeira e ficar na mesma a 8 pontos, porque de Leiria já perdi a esperança de um jogo de igual para igual.

    ResponderEliminar
  9. Mais um excelente post!

    Nada há mais a acrescentar!

    Surpreendente a nomeação do sr.Xistra para apitar um jogo nosso no Dragão esses artistas como ele,Bruno Paixão,João Ferreira etc. só costumam nos apitar fora...é para fazerem o trabalho sem serem muito incomodados!

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Excelente post, onde abordas assuntos bem relevantes e dos quais eu estou inteiramente de acordo.

    Agora, temos de focar a nossa importância para o dificil jogo com o Maritimo. As ausencias de Alvaro Pereira e Falcão são um grande motivo de preocupação...Porque Emidio Rafael e Walter ainda nao demonstraram ser reais mais valias para a equipa....Espero que o comecem a provar já neste jogo com o Marítimo o porquê da sua contratação.

    ResponderEliminar
  11. aNTAS,

    o teu sentido de humor... desarma qualquer mau-feitio que haja por perto... só quem não te conhece mesmo ;)

    aMIGO, nem tanto ao mar, nem tanto à serra, passo a explicar... se desiludido fiquei com o «deixa andar» de domingo passado, mais orgulhosamente Portista me tornei e senti para enfrentar nas próximas horas, dias ou semanas, a turma dos nenucos.

    quem AMA, não desiste nunca...
    e eu não desisto... nunca!!!!!

    ResponderEliminar
  12. uma verdadeira entrada à matador - que é como quem escreve, à campeão ;)

    um excelente 2011 para ti e para os teus - extensível a todos os colaboradores e leitores deste blogue de referência.

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar