09 janeiro, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 15ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 4-1 CS Maritimo
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco) / Assistentes: José Cardinal e Jorge Cruz.


Sem influência no resultado

Os especialistas de O JOGO entendem que Carlos Xistra fez uma arbitragem positiva. No lance que poderia suscitar dúvidas - uma eventual falta para penálti na área do FC Porto -, defendem que o internacional de Castelo Branco julgou correctamente ao nada assinalar. No livre que resulta no golo do Marítimo, Jorge Coroado e Pedro Henriques condenam a decisão do árbitro, enquanto Paulo Paraty acha que houve mesmo falta de Sapunaru.



Momento mais complicado

58' Rafa empurra Baba na área do FC Porto? Há motivos para ser assinalada grande penalidade?

Jorge Coroado
+
Não houve qualquer infracção cometida por Rafa sobre o avançado do Marítimo, Baba. Decisão correcta do árbitro ao nada assinalar.

Pedro Henriques
+
Um contacto físico normal e natural, mas sem qualquer tipo de infracção. Aceita-se a decisão do árbitro de nada assinalar.

Paulo Paraty
+
Não entendo que haja propriamente um empurrão. Os dois jogadores querem chegar à bola, chocam, Baba desequilibra-se mais facilmente. Fez bem o árbitro em não interferir.



Outros casos

68' Há falta de Sapunaru (vê amarelo) sobre Djalma no livre que dá em golo do Marítimo?

75' Guarín vê cartão amarelo por festejar o golo com o chapéu. Decisão acertada?

78' Ricardo Esteves empurra Belluschi com os braços. Faltou acção disciplinar?

80' Quarto golo portista: Hulk está em fora-de-jogo no momento do passe de João Moutinho?

Jorge Coroado
-
Não houve falta de Sapunaru. Foi Djalma que chegou atrasado e, ao pisar o solo, prendeu o pé do portista. Não se justificava o livre, nem o amarelo.
+
A regra recomenda que festejos excessivos sejam punidos com advertência. Assim, o árbitro cumpriu.
-
O jogador foi objectivo na falta efectuada, tendo, inclusive, evitado jogada prometedora. O cartão justificava-se, independentemente de ser o segundo.
+
Não. Hulk estava legalmente posicionado quando o companheiro lhe endossou a bola.

Pedro Henriques
-
A infracção é de Djalma, que pisa o pé de Sapunaru. Amarelo incorrectamente exibido, e o livre que originou o golo deveria ter sido a favor do FC Porto.
+
A lei diz que as celebrações coreografadas não devem ser permitidas se implicarem uma perda de tempo excessiva. Guarín foi advertido neste contexto.
+
Um choque meramente acidental e casual entre os dois jogadores. Correcta a decisão do árbitro, técnica e disciplinarmente.
+
Correcta a indicação do assistente de mandar seguir o lance, pois, no momento do passe, Hulk não está em posição de fora-de-jogo.

Paulo Paraty
+
O cartão amarelo é exagerado. A falta, mesmo pela televisão, não é clara. Em situação de dúvida, aceito a decisão de Carlos Xistra.
+
Decisão ingrata e acertada. A lei define que os jogadores não podem usar adereços. Situação muito evidente, que levaria o observador a punir Carlos Xistra caso este não agisse.
+
Falta normal, o árbitro aplicou a lei da vantagem, não há razão para procedimento disciplinar.
+
Nem Hulk nem James Rodríguez se encontram em algum momento em posição para punição por fora-de-jogo. Perfeita, a decisão.



Apreciação global

Jorge Coroado
Apesar de um ou outro equívoco, sem relevo, aproveitou o modo cortês como o jogo decorreu para ele próprio não complicar, efectuando um desempenho muito positivo.

Pedro Henriques
Actuação positiva, segura e personalizada de toda a equipa de arbitragem. Com pequenos lapsos, mas sem influência no resultado final.

Paulo Paraty
Competente sob o ponto de vista técnico. Tenho a sensação de que este jogo não mereceu dez cartões amarelos, mas também não será apenas Carlos Xistra que determina os critérios disciplinares.



fonte: ojogo.pt

2 comentários:

  1. Um bom árbitro não é aquele que conhece as regras; é aquele que sabe como aplicá-as.
    Este Xistra, não nasceu para a função de julgar: conhece o regulamento e aplica-o à letra. Se fosse um juiz, não gastaria DEZ cartões amarelos, neste jogo.
    Exemplo: o de Sapunaru e o de Guarin. Simplesmente, RIDÍCULOS.

    ResponderEliminar
  2. um bom árbitro... não pode ser este acéfalo, não pode mesmo!!!

    seria mau demais para ser verdade... pedir-lhe mais que aquela ignorância de arbitrar, é pedir o que não tem mais para oferecer.

    pobre figurinha...

    ResponderEliminar