23 janeiro, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 17ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: SC Beira-Mar 0-1 FC Porto
Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal) / Assistentes: Pais António e Luís Ramos.


Análise ao penálti sem unanimidade

Na análise ao lance da grande penalidade favorável ao FC Porto, Jorge Coroado defende que João Ferreira errou, enquanto Pedro Henriques e Paulo Paraty entendem que a decisão do árbitro internacional de Setúbal foi acertada. Em relação à entrada de Hugo sobre Belluschi, Coroado diz que o jogador do Beira-Mar deveria ter sido expulso, enquanto os outros dois especialistas defendem que teria bastado ver cartão amarelo.



Momento mais complicado

32' É bem assinalada a grande penalidade, que resulta no 0-1, por falta de André Marques sobre Hulk?

Jorge Coroado
-
Hulk antecipou a grande penalidade, perspectivando o que poderia suceder. Tocou na bola, saltou e dobrou as pernas, deixando-se cair. Iludiu o árbitro, e este deixou-se iludir. A haver advertência, ela seria para Hulk por simulação.

Pedro Henriques
+
André Marques, ao rodar e já de costas, com a sua perna direita rasteira Hulk dentro da área. Grande penalidade bem assinalada e advertência correcta.

Paulo Paraty
+
Ainda que mantenha algumas dúvidas, André Marques terá rasteirado Hulk com o seu calcanhar direito. É certo que Hulk já se havia projectado, mas o movimento de André Marques tem tanto de imprudente quanto de desnecessário. Valeu a ajuda do árbitro assistente Pais António.



Outros casos

24' Havia motivos para assinalar penálti numa disputa de bola entre Kanu e Rolando?
40' Há grande penalidade a favor do FC Porto numa bola disputada entre Kanu e Hulk?
63' É mesmo canto contra o Beira-Mar ou Hugo faz falta sobre Belluschi? E a nível disciplinar?
66' Há mão na bola de André Marques, na área do Beira-Mar, após canto de James Rodríguez?

Jorge Coroado
+
Justificou-se o canto assinalado na sequência desta jogada. Não houve qualquer infracção; o aveirense limitou-se a cortar a bola para lá da linha de baliza.
+
Não houve falta que justificasse grande penalidade. Foi uma disputa legal, com determinação, e própria do futebol.
-
Hugo projectou-se de perna esticada, atingindo Belluschi com a sola. Livre directo e cartão vermelho, ao invés do pontapé de canto assinalado.
+
Não existiu infracção. A bola é chutada com força, e André Marques é apanhado na trajectória. Interpretação correcta do árbitro neste particular.

Pedro Henriques
+
Há um contacto físico na área, mas não é perceptível - nem com o recurso às repetições - que haja motivo para infracção. Benefício da dúvida para o árbitro.
+
Não. Luta pela disputa de bola e pela posição, utilizando os dois jogadores os braços. Situação normal e sem motivo para qualquer grande penalidade.
-
É uma entrada imprudente de Hugo, merecedora do respectivo cartão amarelo. Assim não havia canto, mas livre directo.
+
Se a bola eventualmente bateu no braço, tal não aconteceu de forma deliberada, logo não havia motivos para ser assinalada grande penalidade.

Paulo Paraty
+
Ambos os jogadores se movimentam na procura da bola, chocam, acabando Rolando por cair. Sem razão para grande penalidade.
+
Kanu e Hulk disputam a bola não só com o movimento do corpo, mas ambos usando também os braços. Fez bem João Ferreira em não interferir.
-
Justificar-se-ia que, no lugar do canto, Hugo fosse punido técnica (livre directo) e disciplinarmente (cartão amarelo por imprudência).
+
Há movimento de braço, contudo creio que André Marques joga a bola com a barriga. João Ferreira nada assinalou, e bem.



Apreciação global

Jorge Coroado
Não foi desempenho à medida do seu estatuto, o que, aliás, era esperado. Revelou-se intranquilo, demasiado minucioso e pouco fluido na condução do jogo. Claudicou a nível disciplinar.

Pedro Henriques
Arbitragem irrepreensível da equipa liderada por João Ferreira, alicerçada numa boa condição física e em tomadas de decisão técnicas e disciplinares muito assertivas.

Paulo Paraty
Ao seu estilo sóbrio e bem apoiado pela restante equipa, João Ferreira teve um trabalho tranquilo, na medida do conjunto de decisões acertadas, algumas delas difíceis.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. um penalty claro aos 66m por mão de andré marques e estes 3 dão a volta ao texto e mentem descaradamente...

    ResponderEliminar