27 janeiro, 2011

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 20ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 3-0 CD Nacional
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre) / Assistentes: Luís Tavares e José Braga.


Um golo para animar a discussão

A arbitragem de Paulo Baptista na vitória confortável do FC Porto, no reencontro com o Nacional, ficou marcada por um lance que, embora com influência nos números finais, não interferiu na tendência do resultado: em causa está o lance anulado a Rodríguez por falta que ele não cometeu. Também Mateus fez a bola entrar na baliza e não teve direito a festejar, mas, nesse caso, os juízes são unânimes: estava em posição irregular.



Momento mais complicado

72' O golo de Rodríguez é bem anulado?

Jorge Coroado
-
Não me pareceu. A haver falta, curiosamente, ela foi praticada sobre Rolando, que, por influência do empurrão que sofreu, caiu sobre um adversário, arrastando Rodríguez. Não havia, pois, motivo para não validar o golo.

Pedro Henriques
-
É um lance muito confuso, com empurrões e agarrões dentro da área, onde o que é mais evidente é Rodríguez a ser agarrado, não se vislumbrando nenhuma falta clara ofensiva, pelo que o golo devia ser validado.

Paulo Paraty
+
Rodríguez não faz falta; pelo contrário, até é agarrado. Paulo Baptista terá interpretado uma outra falta anterior de Rolando, que eventualmente terá agarrado primeiro um adversário, ainda antes de a bola chegar a Rodríguez.



Outros casos

13' Mateus faz a bola entrar na baliza, mas o lance é anulado. Há fora-de-jogo?
43' O fora-de-jogo a Hulk é bem assinalado?
48' Ficou por assinalar grande penalidade de James sobre Anselmo?
61' Ficou por sancionar uma cotovelada de Mihelic a João Moutinho?

Jorge Coroado
+
Mateus estava adiantado no exacto momento em que a bola lhe foi passada, existindo fora-de-jogo claríssimo, prontamente assinalado.
+
Hulk estava ligeiramente adiantado, relativamente ao penúltimo defensor, quando a bola lhe foi endossada. Correcta a decisão.
+
Não houve qualquer infracção. Houve alguma confusão, sim, na área, mas nada justificou grande penalidade.
-
O gesto foi objectivo e elucidativo. Terá passado despercebido ao árbitro, mas justificava acção disciplinar: seria cartão vermelho.

Pedro Henriques
+
Fora-de-jogo correctamente assinalado, pois Mateus, no momento do passe, está adiantado em relação ao penúltimo defensor.
+
Fora-de-jogo correctamente assinalado, pois, no momento do passe, Hulk está adiantado em relação ao penúltimo defensor.
+
Não. Anselmo e James, ao disputarem a bola, e por acção do movimento, acabam por chocar um contra o outro, mas sem haver motivo para qualquer infracção.
-
Mihelic, ao saltar à bola, usa o braço direito de forma imprudente, acabando por acertar na cara de João Moutinho. Lance passível de cartão amarelo.

Paulo Paraty
+
No momento do passe, Matheus estará adiantado em relação à linha de fora-de-jogo.
+
Sim. No momento do passe, Hulk encontra-se adiantado em relação à linha de fora-de-jogo.
+
Não. Anselmo lança-se sobre o seu antagonista, que não faz qualquer falta. Bem decidido.
+
Não. Mihelic atinge de facto João Moutinho. Terá sido num movimento acidental, que não poderemos considerar agressivo.



Apreciação global

Jorge Coroado

Num jogo simples e sem problemas de maior, sem ter comprometido revelou alguma displicência. Pede-se-lhe maior rigor e melhor critério.

Pedro Henriques

Arbitragem tranquila, segura e competente, com pequenos lapsos e sem influência no resultado final. Boa colaboração dos assistentes ao nível do fora-de-jogo.

Paulo Paraty

Paulo Baptista aproveitou os bons ventos da noite e do jogo e fez um trabalho sóbrio e controlado, com uma boa gestão disciplinar e, apesar da dúvida no golo anulado, com bom desempenho técnico.



fonte: ojogo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário