11 janeiro, 2011

Vitória na fase regular está quase "encestada"...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Duas vitórias saborosas e muito importantes alcançadas este sábado pelas nossas equipas de basquetebol e hóquei em patins.

A vitória no Funchal do nosso basquetebol foi muito suada, mas também é neste tipo de jogos que se vê a fibra e a coragem da equipa. Além desses importantes 2 pontos, o FC Porto saiu beneficiado pela derrota surpreendente dos vermelhos em Ílhavo, o que aumentou a nossa vantagem na fase regular do campeonato (1º lugar) para duas vitórias de diferença (situação muito vantajosa para as nossas cores quando estamos a meio dessa fase). Ganhar a fase regular é de uma importância extrema para se iniciar o play-off com uma segurança e uma confiança superiores à da temporada anterior... isto, numa semana em que o nosso antigo jogador, Paulo Cunha (agora no V.Guimarães), foi absolutamente decisivo na eliminação (71-76) desses mesmos vermelhos em jogo dos oitavos de final da taça de Portugal, em pleno pavilhão da Luz.

No próximo fim-de-semana, é altura de se jogar a fase final da Taça Hugo dos Santos (antiga taça da liga de basquetebol), com o FC Porto a defrontar Guimarães, Académica e Benfica (4 primeiros da 1ª volta da fase regular). É, portanto, altura de se decidir o 3º troféu oficial da época do basquetebol 2010/11 (a supertaça foi para a Luz, o Troféu António Pratas veio para as Antas).

Relativamente ao hóquei em patins, o FC Porto venceu no pavilhão sempre difícil da Física de Torres Vedras por números folgados, e continua na perseguição do actual líder. Dois pontos separam o Porto da liderança quando estamos a duas jornadas do fim da 1ª volta de um campeonato que ainda tem muitas histórias por contar.



ANDEBOL

FC Porto espera pelos seus jogadores da selecção rumo à Supertaça...
( 1º FC PORTO-44 pts e 16 jgs; 2º ABC Braga-42 pts e 16 jgs; 3º Sporting-39 pts e 16 jgs...)

No andebol, os clubes estão ainda sem competição, esperando pela fase final da supertaça (em Portimão) que se inicia a 19 de Janeiro (na próxima terça feira farei a antevisão da prova que para nós começa com um Sporting/Porto). Entretanto, a Selecção Nacional tem aproveitado para fazer uns jogos particulares, com muitos jogadores do FC Porto, sendo que o nosso Tiago Rocha (na foto) tem sido, quase sempre, o jogador mais em destaque nesses encontros disputados, salientando-se a vitória em casa da Rep.Checa (27-31).



BASQUETEBOL

FC Porto vence no Funchal e aumenta vantagem sobre o Benfica...
(1º FC PORTO-21 pts e 11 jgs; 2º Benfica-19 pts e 11 jgs; 3º Ac.Coimbra-18 pts e 11 jgs...)

  • CAB Madeira 65-69 FC Porto
Vitória muito sofrida dos Dragões no Funchal (65-69), onde o nosso antigo jogador Gentry nos fez “vida negra”. O Porto ganhava por 11 ao intervalo, mas no 3º período, houve algum desacerto e o CAB Madeira encostou no marcador (53-54). No último quarto de jogo, o Porto esteve a perder, mas um triplo de Ogirri empatou o jogo a 62 pontos, e nos últimos instantes, os Dragões não tremeram da linha de lance livre e souberam defender com acerto uma vitória fundamental para o objectivo de vencer a fase regular (agora até com mais avanço após a derrota do Benfica perante o Iliabum por 63-62). Neste jogo no Funchal, o melhor do Porto foi Terrell com 16 pontos e 10 ressaltos, logo seguido por Ogirri e Stempin (engripado) com 12 pontos cada um, sem esquecer os 10 pontos anotados quer por Miguel Miranda, quer por Carlos Andrade (na foto), numa partida onde José Costa, lesionado, não foi utilizado.

No próximo fim-de-semana, os 4 primeiros da classificação, FC Porto, Benfica, Académica e Guimarães, jogam a fase final da taça Hugo Santos no Sabugal, Distrito da Guarda. O FC Porto estreia-se na competição frente ao Guimarães (sexta dia 14 pelas 19 horas), jogando depois sábado (16 ou 18h) e domingo (14 ou 16h) com as outras duas equipas. Esta taça foi criada para substituir a taça da liga e foi ganha no ano passado pelo Porto que bateu na final a Ovarense em Lagoa por 74-53 (1º título de Moncho Lopez no nosso clube).



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto continua firme na perseguição ao actual líder da prova...
( 1º Benfica-36 pts e 13 jgs; 2º FC PORTO- 34 pts e 13 jgs; 3º Oliveirense-32 pts e 13 jgs...)

  • Física 1-6 FC Porto
A nossa equipa de hóquei em patins vingou a derrota na taça ocorrida em Torres Vedras na época anterior, e manteve-se na luta pelo decacampeonato, quando estamos a 2 jogos de se atingir o final da 1ª metade do campeonato. Os Dragões venceram por números esclarecedores (1-6), com Pedro Gil a inaugurar o marcador logo aos 4 minutos. Em 2 minutos, entre o 15º e o 16º, o FC Porto decidiu o jogo com 3 golos consecutivos (Filipe Santos, Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia). Na 2ª parte, a Física ainda reduziu (1-4), mas Pedro Gil e Emanuel Garcia (na foto) bisaram e fecharam as contas deste jogo que se previa mais complicado do que na realidade foi. Uma vitória que deixa vários indicadores positivos quanto à recuperação física e psicológica que os eneacampeões estavam a necessitar.

No sábado, lá estarei no sector 4 do dragãozinho (18h) no apoio à nossa equipa frente ao Barcelos. É preciso continuar na senda das vitórias e das boas exibições, até porque o líder (2 pontos mais que o Porto) recebe um débil Cambra e não será ainda desta que o alcançaremos. Na última jornada da 1ª volta (dia 26), vamos à Oliveirense, enquanto os vermelhos se deslocarão a Porto Santo e aí sim poderão haver mexidas na tabela.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

JULIAN TERRELL (BASQUETEBOL)

Para Dragão da semana, poderia escolher os hoquistas Pedro Gil e Emanuel Garcia que bisaram em Torres Vedras, mas inclino-me mais para Julian Terrell pela dificuldade da vitória alcançada pelos nossos basquetebolistas no Funchal. Carlos Andrade, Miguel Miranda, Ogirri e Stempin apresentaram bons números, mas foi Julian Terrell (o nosso camisola 5) quem mais se destacou na nossa equipa. O poste Norte-Americano apontou 16 pontos e conquistou 10 ressaltos (duplo-duplo) em mais uma bela exibição ao serviço do clube azul e branco.



Saudações Portistas,
Lucho.

13 comentários:

  1. Andebol em jogos treino e com vários jogadores na selecção, o que costuma trazer consequências quando regressam. As derrotas são quase sempre após os jogos da equipa das quinas; Basquetebol a conseguir uma boa vitória e uma margem que, como diz o Lucho - esteve no futebol, regressamos às vitórias e já há quem peça para aparecer sempre -, quase garante o factor casa nos play-off; e o Hóquei, bela vitória, a prometer que ainda tem uma palavra a dizer.

    Foi um belo fim-de-semana.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. 1º jogo na taça hugo santos (basket)

    Sexta dia 14 pelas 19h

    fcporto-guimarães

    arbitragem de Luis Lopes (Porto), Carlos Santos (Lisboa) e Nuno Monteiro (Porto).

    Se ganharmos jogamos sábado e domingo às 16h


    se perdermos jogamos sábado às 18h e domingo às 14h

    ResponderEliminar
  3. Ainda sobre o basket, o Jogo deste domingo das 16h (entre os vencedores da 1ª jornada, SERÁ o jogo decisivo-"a final" desta taça liga/taça hugo santos) dá em directo na sporttv1 (jogo no sabugal-Guarda).

    ResponderEliminar
  4. Excelente fim-de-semana com vitórias em terrenos complicados.

    Continuar no bom caminho!

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Fim de semana perfeito para as nossas modalidades com duas importantes vitórias em campos muito complicados.

    Figura da semana totalmente justa! Julian Terrell atravessa um excelente momento de forma.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. Duas vitórias importantes, em dois terrenos difíceis.

    No BASKET foi um fim de semana muito positivo, para o qual muito contribuiu a derrota dos menstruados.
    Estamos em boa posição para chegar á frente ao play-off, podendo perder na Luz. Se ganharmos os restantes jogos, tudo fica decidido, mas não dá assim tanta margem.
    Na modalidade onde estava mais céptico, continuo a render-me ao trabalho desenvolvido.
    Vencer a taça Hugo Santos tem que ser um objectivo real, e que em caso de se confirmar pode ser o factor motivacional decisivo para o resto da época.

    No HÓQUEI vitória num local onde tinhamos sido eliminados na época passada da taça de Portugal.
    Vitória por boa margem, perante uma aparente exibição segura e fundamental nesta fase da época.
    Não temos margem de erro, e os atletas parecem estar conscientes disso.
    Continuo a confiar a 100% na equipa, sendo para isso fundamental vencer todas as partidas até á recepção aos menstruados.

    Para DRAGÃO DE OURO vou discordar da escolha, mesmo não tendo visto qualquer uma das partidas.
    A minha escolha é EDO BOSH!
    Muito criticado nos últimos jogos, muitos lhe apontaram o dedo pelos resultados menos conseguidos.
    São inequívocas as noites menos conseguidas em Viana e Valdagno.
    No entanto, tem um percurso que não deveria ser tão facilmente esquecido, ou no mínimo desvalorizado.
    Assim sendo, após um jogo difícil onde apenas sofreu um golo, parece demonstrar que está de regresso á boa forma, aquela a que nos habituou ao longo dos últimos anos.
    FORÇA EDO, CONFIANÇA!!

    ResponderEliminar
  7. Eu acredito no Hóquei...
    E no Basket, estou muito confiante...

    ResponderEliminar
  8. Claro que sim! Vamos acreditar até ao fim... Então eles não são os melhores, não são os nossos heróis?

    FORÇA PORTO!
    Abraço, Lucho.

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Dia 13 de Janeiro começa o Campeonato de Mundo andebol. A França, campeã olímpica, europeia e mundial da modalidade tentará defender o seu estatuto.

    Neste âmbito, na imprensa Francesa não desportiva,o futebol tornou-se uma espécie de modalidade de construção de castelos de areia.

    Tanto mais que a construção ( outra vez ? ) de dois grandes estádios para o rugbi
    (exclusivamente) e outras festevidades Culturais estão previstos em Paris.

    Eis um flash que se quer informativo e não provocador !

    Quanto a mim : Não tenho qualquer problema, até porque o andebol é uma modalidade intrinsicamente ligada ao Porto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. já tenho saudades, isso sim, do (mto bom) aNDEBOL... mas equipado de azul-e-branco dRAGÃO!!!

    esta rapaziada do bASQUETEBOL surpreende-me a cada jornada que passa... naquele jogo de apresentação, quase lhes fiz o funeral, ainda a época não se tinha iniciado, mas a bem do nosso clube, há muito que meti a viola no saco... e quanta felicidade por isso!!! será este ano??? hummmm, cheira-me que das outras, não deu, mas desta, não vai escapar!!!

    por fim, o hÓQUEI, o regresso... à normalidade, num rinque de más recordações. este caminho (acidentado) do DECA não pode ser uma miragem... tem de ser uma (bonita) realidade. nós, cumpriremos o nosso papel... resta ao nosso heróis, fazer o deles!!! todos nós acreditamos e por isso, apostamos todas as nossas fichas!!!

    ResponderEliminar
  11. Duas vitórias em dois pavilhões muito dificeis.

    Um porque ainda no ano passado nos tirou a oportunidade de chegarmos à final da Taça de Portugal e outro pelas características da viagem e pelo pavilhão em si onde em casa esta equipa dá sempre o litro.

    Foi com muito agrado que fui acompanhando o desenrolar do resultado da nossa equipa de hóquei em Torres Vedras onde ao intervalos já se vencia por 4-0.
    Não foi um passeio mas estes jogadores mostraram uma enorme espirito colectivo. Tal como o Norte as minhas informações vão na senda de que Edo foi extremamente importante, voltou ao que era.

    Pelo resultado quando esta informação me chegou confesso que fiquei algo surpreso.

    No basquetebol continuamos num excelente caminho para o Título podendo acabar a fase regular em primeiro, esta vantagem pode trazer resultados futuros mais optimistas e garantem uma luta na final e em jogos importantes todos em casa.

    Mas para lá chegar há todo um percurso a percorrer, com calma e jogo-a-jogo vamos tentar chegar onde queremos.

    Agora teremos a taça Hugo Santos já com o clube do Regime de fora, atenção a este Guimarães.

    Lucho o teu Andebol é que continua parado, parado não é bem assim mas sabes que eu ao Olsson não lhe passo cartão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Antas:

    Na taça hugo santos o clube do regime não está fora. Estão apurados FCP, slb, academica e guimarães.

    O Clube do regime está fora é da taça de Portugal.

    abraço

    ResponderEliminar
  13. Grandes vitórias! Lucho, o hóquei já está mais pacificado ou nem por isso? Abraço

    ResponderEliminar