14 julho, 2011

As vitórias são nossas, só nossas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Eu de pré-épocas só falo no fim do campeonato. É uma mania minha, pronto. Não quero saber de vedetas de primeiras páginas de jornais, são-me absolutamente indiferentes os rapazes que chegam e dizem que são dos clubes desde pequeninos, dá-me comichão ler os relatos da esplêndida forma do jogador x e da fome de bola do y, desprezo os veranegios e os guadianas. Quero que se lixe. Quando começar o futebol a sério os jogadores do meu clube são excelentes até prova em contrário, o meu treinador é um génio até que disparate.

Não, não sou daqueles que se abstém de criticar os seus. Um rapaz que tenha a honra de vestir a mais sagrada camisola tem de ser o melhor, o mais honrado, o mais lutador. Não sou ceguinho, nem tenho por hábito dizer bem porque sim. Se não formos exigentes com os nossos, com quem seremos?

Mas criticar não é sinónimo de desrespeitar. Longe disso. O Mariano Gonzalez foi um dos maiores flops futebolísticos dos últimos tempos, mas saiu pela porta grande. Enquanto envergou o nosso jersey, honrou-o. Não foi capaz de melhor, pronto. Lutou, fez o melhor que podia mas, claramente, não tinha as capacidades físicas ou psicológicas para jogar pelo nosso clube. Por outro lado, um garoto que teve a sorte de treinar o nosso clube, tinha excelentes qualidades mas não respeitou a nossa casa. E no fim, quando se fazem as contas, fica na nossa memória quem nos amou e não quem nos desprezou.

Nenhum deles, porém, levou os campeonatos e as taças. Os títulos são nossos, não são de mais ninguém. Nas taças está o nome que também está escrito no nosso peito: Futebol Clube do Porto. Mais nenhum. Nem de jogadores, nem de treinadores, nem de dirigentes.

É na nossa casa que estão os troféus, ali entre a mesa de jantar e a escrivaninha. Somos nós os vencedores, somos nós os orgulhosos proprietários dos títulos. Choramos com as derrotas e cantamos com as vitórias, ninguém nos tira as nossas lágrimas e as nossas alegrias. São nossas, só nossas. Debaixo do nome do nosso clube está o nome do Lucho (o escriba), da Mafaldinha, do Domingos (o meu filho), do Sebastião, do bLuE bOy, do Antas, do Dragon Soul, do Rocha, do Tripeiro, do Saraiva, do Azul Forte e de tantos, tantos outros, que tiveram a sorte de ter nascido com o sangue duma só cor: azul e branco. Obrigadinho a quem nos serviu, mas não partilhamos as nossas vitórias com ninguém.

É por essas e por outras que eu e todos os portistas temos o direito e mesmo o dever de criticar. Ás vezes há quem não entenda que quando criticamos este ou aquele jogador, este ou aquele treinador estamos a fazer exactamente isso: a criticar um jogador ou um treinador. Nunca mas nunca a nossa mais profunda paixão. É verdade, o amor pode ser traiçoeiro. Tantas vezes somos encandeados por essa luz, mas não nos interpretem mal que nos ofendem. Seremos sempre os primeiros a dar a mão à palmatória se formos injustos.

Nós podemos falar do que é nosso, nós somos Porto. O resto não interessa.

ps - não vou maçar até dia 15 de Agosto. Nessa altura já teremos conversa para pôr em dia. Boas férias!

9 comentários:

  1. Pedro e não é que estás com a razão toda, e que orgulho senti enquanto estava a ler o teu post...

    Como tu dizes e muito bem, é tudo nosso é ninguém nos pode tirar!;)

    Boas férias e até 15 de agosto!


    BIBÓ PORTo

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Pedro: tenho de confessar, fiquei arrepiado ao ler este (mais um) lindo, lindo texto. Lindo de morrer! E com lágrimas nos olhos, definidoras da paixão que nos une a todos os que “tivemos a sorte de ter nascido com o sangue duma só cor: azul e branco”.

    Obrigado, Amigo.
    Um abraço azul muito forte.

    ResponderEliminar
  3. Pedro de acordo, vêm uns e saiem outros, alguns beijam hoje e nossa camisola e amanhã beijam outra, nós é que nunca mudamos, estamos sempre ali, nas horas boas, mas principalmente nas más.

    Um abraço e boas férias.

    ResponderEliminar
  4. Adorei a presença do Pedro no Sacanas sem lei. Imperdível. Alguém para pôr a Leonor Pinhão e o sportinguista no seus devidos lugares...

    ResponderEliminar
  5. Só tenho duas coisas a dizer:
    1 - concordo plenamente com tudo;
    2 - adorei!

    Gosto muito do blog , boas férias*

    ResponderEliminar
  6. Realmente não há como escapar a esta paixão avassaladora por este clube. É realmente como diz, somos só nós os felizes proprietários de todos aqueles títulos, pois mais ninguém sofreu tanto por eles.

    ResponderEliminar
  7. Olá Portistas!

    Revejo-me nestas ideias...:

    ...Mas criticar não é sinónimo de desrespeitar. Longe disso. O Mariano Gonzalez foi um dos maiores flops futebolísticos dos últimos tempos, mas saiu pela porta grande. Enquanto envergou o nosso jersey, honrou-o. Não foi capaz de melhor, pronto. Lutou, fez o melhor que podia mas, claramente, não tinha as capacidades físicas ou psicológicas para jogar pelo nosso clube. Por outro lado, um garoto que teve a sorte de treinar o nosso clube, tinha excelentes qualidades mas não respeitou a nossa casa. E no fim, quando se fazem as contas, fica na nossa memória quem nos amou e não quem nos desprezou.

    É isso mesmo! Totalmente de acordo.

    FC Porto sempre!

    ResponderEliminar
  8. Dificilmente encontrarei um texto com que me identifique mais.
    Excelente.
    Boas férias.

    ResponderEliminar
  9. pmLOPES, não podia estar mais de acordo... ontem, tal como hoje, e até mesmo amanhã, há coisas que por muitos e muitos anos se passem, são os adeptos... esses, serão sempre os mesmos, para o que der e vier, daí que, mais do que deles, as vitórias e os troféus, são nossos!!!

    ps - de entre já tantos outros do mesmo calibre, arriscaria dizer que este está no teu TOP TEN, sem qq sombra de dúvidas! parabéns!

    ResponderEliminar