19 julho, 2011

EXCLUSIVO BiBó PoRtO na taça de basquetebol em 1991

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Recuem até Março de 1991.

Com 16 anos de idade, este que vos escreve, estava agarrado à TV sintonizado na RTP2, fechado num quarto (para que ninguém me incomodasse) a sofrer como um “tolinho” com a final-four da 37ª taça de Portugal de basquetebol 1990/91.

Esta final-four realizou-se no Seixal e na meia-final que a RTP transmitiu, no dia 9 de Março, o FC Porto bateu o Benfica por 86-83 após prolongamento. Lembro sem qualquer dificuldade o triplo de Júlio Matos (nosso actual vice-Presidente) nos segundos finais do jogo que nos valeram o empate e o consequente prolongamento. No último segundo do período extra, o nosso jovem base (1º ano de sénior) Rui Santos, arranca um triplo fantástico que evita um 2º período complementar. Estava decidida a meia-final com os dragões a festejarem exuberantemente a passagem à final da taça de Portugal que se jogaria no dia seguinte.

O bicampeão nacional Benfica (a caminho do tri), ficava pelo caminho na Taça num pavilhão às portas de Lisboa e com uma arbitragem que tudo fez para evitar a festa azul e branca. Na outra meia-final, o Sporting caiu aos pés da Ovarense, vencedora da taça nas duas últimas edições.

No dia seguinte, domingo 10 de Março de 1991, lá estava eu de novo em frente ao televisor para a final entre FC Porto e Ovarense. Os Dragões perdiam ao intervalo por 37-42, mas recuperaram o ânimo na 2ª metade, entrando nos 3 minutos finais na liderança do marcador por 72-67. Nesse período, os vareiros de Luís Magalhães arriscaram tudo, mas os Dragões não perdoaram e alargaram a diferença para os 15 pontos finais (89-74).

Pode ver o vídeo dos últimos segundos da partida (num EXCLUSIVO BiBó PoRtO, carago!!, vídeo encontrado numa das VHS que o Amigo Rogério Almeida me facultou) e a entrevista no final do jogo ao nosso treinador, o Prof. Jorge Araújo, numa emissão da RTP2 que nem se dignou a esperar pela entrega do troféu ao nosso capitão, Júlio Matos.



O FC Porto acabava assim de vencer a sua 5ª taça de Portugal, depois das 3 seguidas de 1986 a 1988 (para ver o vídeo da nossa vitória de 1988, CLICA AQUI), e da 1ª conquistada em 1979.

Nesta final que o FC Porto venceu por 89-74, os nossos pontos foram distribuídos por Lee Stringfellow (25), José Carlos Guimarães (22), Steve Rocha (20), Dan Curry (9), Júlio Matos (8) e Rui Santos (5), num jogo apitado pela dupla Lisboeta, António Coelho e Rui Valente (este último, o actual Presidente dos árbitros e diga-se com um historial arrepiante de favores ao Benfica e prejuízos ao FC Porto... enquanto o deixaram apitar).

Uma nota para as fotos da revista Dragões de Abril de 1991 cedidas amavelmente pelo Amigo Dragão Vila Pouca.

O Professor Jorge Araújo prometeu no final desta conquista no Seixal, um FC Porto também pronto para o combate do campeonato e na verdade, os Dragões (campeões pela última vez em 1983) alcançaram mesmo a final do play-off, batendo na semi-final o Estrelas da Avenida por 3-2 (95-68; 84-71; 90-94; 69-73 e 92-80). Na final com o Benfica, o FC Porto não conseguiu evitar o tri dos Lisboetas que festejaram o título (3-1) no Pavilhão Américo de Sá ao 4º jogo da final (69-81; 73-77; 75-56 e 92-109), com mais uma arbitragem cheia de favores a Lisboa e companheiros de equipa.

No final da temporada, José Carlos Guimarães foi para o Benfica e Lee Stringfellow para a Ovarense, com o FC Porto a passar três temporadas complicadas (sem atingir a final), até que chegou Jared Miller (94/95) e começaram a aparecer os resultados da aposta do clube na formação (Nuno Marçal, Paulo Pinto, entre outros).

Em 1995, falhamos o título na negra, mas em 1996, o campeonato vestiu-se finalmente de azul e branco, 13 anos depois. Mas isso são outras contas...

Espero que tenham gostado desta viagem no tempo até 1991... já se passaram 20 anos!!

Saudações Portistas,
Um abraço do Lucho.

23 comentários:

  1. Excelente trabalho Lucho.

    Muito bonito recordar um enorme feito da nossa secção de basquetebol.

    É por estas e por outras (além da influência familiar) quem em 1992 nasci portista de alma e coração e felizmente este magnifico clube só me tem dado alegrias.

    Força Grande Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que grande regresso, Lucho! E que maravilhosa retrospectiva! Também estive “pregado” ao televisor e até me lembro de que fiquei furioso por não se ver a entrega do troféu ao “brilhante vencedor”. Enfim, ontem como hoje…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. @ Lucho

    recordo-me bem dessa emissão e da vergonha que foi a RTP ter interrompido abruptamente a emissão, precisamente na altura de se parabenizar o justo vencedor do troféu.

    muito obrigado! pelas lembranças e pelas memórias que me proporcionaste com este post e, quero «acarditar», a muitos de nós ;)

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | administrador do (agora) Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Bom trabalho Lucho, pelos vistos trabalhas-te muito nas férias...;))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. eNORME lUCHO pá, tu lembraste de cada uma... andas sempre no meio da quinquilharia lá em casa, no meio dos baús e dos caixotes lá ao fundo armazenados na garagem, já cheios de pó e quase até comidos pela traça ;)

    e no meio dessas cenas do negócio da papeleira, dos betas e dos vhs já rompidinhos, lá nos desencantas sempre uns rewinds de glória e gozo supremo, para mais tarde recordar... e convém, nunca esquecer, porque muito do que somos hoje, devemo-lo ao conquistado ontem.

    destes jogos, particularmente, tenho já uma vaga ideia do que se passou, mas se a chungaria da velhice já me lixa por vezes o chip memorial, nada como estes rewinds p'avivar o tico e o teco... e voilá, tudo se torna mais claro e limpido, voltando as memórias à 1ª linha do pensamento.

    que dizer? simplesmente, a ti, muito em particular, por toda esta tua dedicação que ultrapassa as regras do bom senso ;)... és mas é um ganda maluco d'um Portista, 24 horas por dia non-stop... não sem antes agradecer a sempre inesgotável e preciosa ajuda do Amigo Vila Pouca com o seu famoso «arquivo» e até mesmo do Amigo que limpa bifanas mais depressa do que o diabo esfrega um olho ;)

    ResponderEliminar
  6. MARAVILHOSO, relembrar tempos que acompanhava o nosso CLUBE para todo o lado.
    Do fundo do coração o meu muito obrigado.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Grandes recordações, no tempo que o Basquetebol era a minha segunda modalidade. Havia na secção tudo o que representa o espírito do Dragão: raça, alma, crença, amizade, solidariedade, competência técnica e muita qualidade. Este ano já se qualquer coisita, mas muito longe desses tempos...

    É sempre um prazer coloborar com o BiBo-PoRtO.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Sempre em grande Sérgio! Parabéns!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Off Topic:

    A confirmar-se a contratação do Danilo, jovem valor brasileiro de apenas 20 anos, promissor lateral-direito capaz de desempenhar as funções de lateral e médio pelo FC Porto será mais uma grande vitória dos actuais dirigentes da FC Porto-Futebol,SAD sobre os arqui-rivais do clube das águias!

    FC Porto sempre!

    ResponderEliminar
  10. É isso mesmo Lucho... estes vídeos são sempre bem vindos... belas recordações... Pena a atitude da televisão do regime... embora, como é óbvio, nada tem de surpreendente...

    Esse teu amigo, o tipo das "bifanas", é realmente um bom rapaz...

    Como curiosidade, pode ver-se numa das fotos, no banco, à esquerda de Jorge Araújo, o Rui Pereira, antigo atleta também Campeão Nacional, e à sua direita, o "menino" Fernando Sá.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Rogério:

    o Rui Pereira que falas é um de bigode ao lado de J.Araújo? Em 91 devia ser adjunto, certo? Tal como Babo...

    Ficam já prometidos + 2 vídeos, os das finais da taça de hóquei de 1988 e 1996... aguardem

    ResponderEliminar
  12. Sim. Ele aparece em duas fotos. Uma no banco sentado ao lado esquerdo de Jorge Araújo. E na outra, em pé, do lado direito. É um dos nossos históricos.

    ResponderEliminar
  13. Rogério: E quem são os 2 jovens sentados à direita do "menino" Fernando Sá?

    Não me recordo dos nomes.

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente não estou a reconhecer. Provavelmente dois jovens que passaram despercebidos pela nossa história...

    ResponderEliminar
  15. Não tenho memória destes jogos, mas poder ler este post e ver estas imagens de um momento histórico do nosso clube é maravilhoso! Parabéns amigo! :)

    ResponderEliminar
  16. rogério:

    com a ajuda do N.Quidiongo, do Fernando sá e do Prof.J.Araújo já sei os nomes dos atletas...

    ao lado do sá está o miguel resende e depois o nelson araújo

    ResponderEliminar
  17. Meus Amigos,

    Bonita história! Porém quero confessar que basket só no tempo do "fantástico Dover" um autêntico globetrotter que apareceu nas Antas!
    Esse sim! Até eu que só gosto de futebol, me sentia empolgado ao ver o espectáculo do basquetebol praticado por esse mágico do basket! Cheguei a ir vê-lo jogar fora com a minha família! E não fazia nada de mais porque este profissional arrastava multidões para o ver jogar!

    Saudações azuis e brancas!

    ResponderEliminar
  18. Todas as Terças-Feira sou batidinho nesta secção.

    Uma sugestão e um desejo:
    -Há alguma possibilidade de obter uma entrevista com o decano Guarda-Redes catalão e Tripeiro, o Grande Edo Bosch, a propósito da final do Monaco?...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  19. Off the topic:

    PS - Curiosa a notícia publicada pelo Record que conta a história ao contrário!
    Ao contrário do jornal OJOGO o Record inverte os dados e refere que o acordo do clube da águia é com o Santos do Brasil, ao contrário da notícia publicada em OJogo que salienta que o FC Porto contactou precisamente em primeiro lugar o Santos do Brasil e só depois irá contactar o jogador!

    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  20. Fantástico, este vídeo
    Ou não fosse o nosso Porto a ganhar, é muito bom recordar todos os grandes momentos do Porto, e é muito bom saber que temos portistas como tu que se dedicam de alma e coração a gravar e mais tarde mostrar a toda a nação portista as nossas vitorias sejam elas em que modalidade ou ano.
    Uma coisa que gostei foi de ver o público a entrar dentro do campo, assim é que era bom:)
    Grande Abraço Lucho

    ResponderEliminar
  21. nunoagrela19 julho, 2011

    Saudades desses tempos onde tinhamos de lutar contra tudo e contra todos

    ResponderEliminar
  22. Sou um fã incondicional deste tipo de recordações.
    Honestamente não posso garantir que tenha visto este jogo, mas relembrar o Lee ou o Guimarães, é relembrar a muitas tardes passadas no Américo de Sá.

    Obrigado por este pedaço de história!

    Já agora, como sou mesmo grande adepto deste tipo de coisas, lanço o seguinte repto ao Blue Boy: porque não criar a rubrica "RECORDAÇÃO", lembrando este tipo de jogos, quer das modalidades, quer mesmo do futebol?

    Ok, eu sei que é preciso um colaborador para essa pasta, mas fica a ideia para eventual elaboração futura.

    ResponderEliminar
  23. Que espectáculo de recordação, Lucho! Fantástico. Nunca mais recomeça a época no Dragãozinho ;)

    ResponderEliminar