21 julho, 2011

Felizmente há Falcao

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Num Mundo cada vez mais industrializado e global, dominado pelo último grito da moda chamado “Agências de Rating”, onde quem tem mais dinheiro é quem mais ordena, o futebol é apenas mais um segmento de negócio que vive uma crise à escala mundial, mas onde o poder económico de meia dúzia de resistentes continua a ditar lei.

Há muito estamos habituados a que os detentores desse poder económico nos criem defesos em permanente sobressalto, com notícias constantes do seu assédio aos nossos melhores jogadores, aliciando-os com contratos milionários, e mostrando a cor do dinheiro à nossa estrutura, algo tão precioso e necessário aos cofres do clube.

Ano após ano, ao novelas vão-se sucedendo, desde as mais recentes como Quaresma ou Bruno Alves, ás já mais antigas como Jardel ou Deco. É o “sai, não sai” que se arrasta por tempo indefinido, é o jogador que umas vezes mantém a postura mais adequada e outras vezes nem tanto, somos nós que vivemos na incerteza de quem serão os nossos artistas na época seguinte.

Este ano, entre outros nomes mais ou menos falados, Radamel Garcia Falcao tem dominado as primeiras páginas dos jornais sedentos de nos verem enfraquecidos. Já foi apontado como potencial reforço de diversos clubes, já foi vendido a outros tantos, já teve contratos rubricados com clubes que não o nosso, e até já conseguiu no mesmo dia dizer que o seu campeonato de sonho era Inglaterra e depois Espanha. Espectaculares estes jornais!

No meio de toda esta especulação, de todo este frenesim, de todo este ruído e de tantos milhões para cima e para baixo, o homem Falcao deu uma grande lição a todos, mas mesmo a todos sem excepção, pois aquilo que ele fez, não me recordo que nenhum, sublinho NENHUM jogador alguma vez o tenha feito: aumentar em 50% o valor da clausula de rescisão, em plena altura de autentica loucura ao seu concurso, é algo que não me recordo.

Afinal parece que o dinheiro não é tudo na vida, parece que nem todos cedem facilmente à tentação dos milhões, parece que há valores que ainda não foram totalmente esquecidos. Sem ilusões desmesuradas, mas com o pragmatismo e reconhecimento devido, diria que Falcao nos surpreendeu positivamente!

Não, não vou dizer que ele é portista desde pequenino, que está no seu clube de sonho, que estará cá para sempre. É óbvio que mais tarde ou mais cedo ele nos vai deixar. Mas esta atitude demonstra reconhecimento por quem o lançou, respeito por quem o apoiou, admiração por quem o estimou. Não vou ao ponto de falar em “amor à camisola” pois nesse eu já não acredito há muito tempo. Mas no contexto do futebol moderno, numa altura em que levianamente alguns fazem juras de amor eterno, o nosso “El Tigre” comportou-se como um verdadeiro Dragão de corpo inteiro.

Quem teria coragem para o criticar por ele sair pelo valor da clausula de rescisão acordada no seu contrato? Ninguém! Quem lhe poderia apontar o dedo se ele decidisse partir para um clube que pagasse os 30 milhões de euros? Ninguém!

Mas não! Falcao, consciente de que se encontra bastante valorizado pela excelente época que realizou, com a noção clara de que a clausula existente era relativamente acessível aos tubarões europeus, acedeu a aumentá-la, colocando-a num patamar mais consentâneo com o seu real valor de mercado, permitindo-nos desta forma um encaixe superior ao previsto.

Muitos referem esta situação como uma grande jogada estratégica da estrutura da SAD. Com toda a honestidade, atribuo todo o crédito ao jogador, pois se ele se recusa-se a renovar, quem o poderia criticar? Fê-lo por vontade própria, certamente com condições melhoradas, mas essencialmente demonstrando uma dimensão humana que já não estamos habituados no futebol moderno.

Independentemente do que venha a acontecer no futuro (é ainda perfeitamente possível que venha a sair ainda neste defeso), teremos que estar sempre reconhecidos a este colombiano porque ele autenticamente deu-nos 15 milhões de euros.

Obrigado Falcao, Serás Dragão Até Ao Fim!

PS – Finalmente começaram as renovações nos jogadores das modalidades. Aleluia, aleluia, aleluia! Parece que com juizinho a coisa vai ao sítio!!

9 comentários:

  1. Norte, não podia estar mais de acordo contigo, disses-te tudo o que eu penso e senti em relação á renovação do contrato do Falcao!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. nORTE, se eu não soubesse que foste tu o autor deste post, ia apostar que tu ou alguém por ti, tinha ouvida uma minha conversa faz hoje precisamente uma semana com o aMIGO mOKIEV.

    dizia-lhe eu tb, apesar de ele não afinar pelo mesmo diapasão no fundo da questão, mas apenas superficialmente, que eu não me recordava de ter visto alguma vez um nosso jogador em plena rampa de saída do clube (sim, é óbvio, o Falcão vai sair... é uma questão de dias, nada mais que isso!), encontrar forma de compensar ainda mais financeiramente o clube com o aumento de uma cláusula de rescisão, quando o óbvio, o normal, o mais comum, seria ele andar amuado e a fazer filmes castelo lopes para sair, se não a bem, a mal.

    só por isso, e mesmo que nunca tenha tido ídolos (que continuo a não os ter), Falcao subiu exponencialmente na minha consideração, aconteça o que acontecer daqui para a frente... obviamente, desde que não acorde um dia de manhã com o complicómetro ligado e vá estragar tudo aquilo que de bom fez (fora do campo).

    tal como tu, já o dizia há dias atrás e volto a repeti-lo usando as tuas (sábias) palavras:

    "... no contexto do futebol moderno, numa altura em que levianamente alguns fazem juras de amor eterno, o nosso “El Tigre” comportou-se como um verdadeiro Dragão de corpo inteiro."

    ResponderEliminar
  3. Norte, ias tão bem, mas no fim lá tinha de vir o remoque.
    Está visto, contigo é tudo dito e feito e a 100 hora...

    Essa história do aumento da cláusula do Falcao para compensar uma saída do Moutinho por valores inferiores e tramar o Sporting, é um boato igual ao da doença do Jorge Costa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca, quanto á "estória" da clausula do Falcao e afins, só tenho um comentário: não brinquem com a inteligência das pessoas, pois isso é irreal!

    Quanto ao dito remoque, apetece-me dizer que falar é fácil!
    Se qualquer um nas nossas empresas não tivesse contrato para daí a um mês, tivesse salários em atraso, quisesse uma palavra de um superior e a resposta fosse sempre "Não podemos adiantar nada", gostava de saber como cada um de nós reagiria.

    Venha mas é o regresso da bola a rolar...

    ResponderEliminar
  5. Vénia ao Falcao mas tb à SAD azul e branca nesta renovação.

    Qt a outro assunto, já q falaste nas renovações das modalidades, ontem começou a pré-época da nossa equipa de andebol. Será um abuso eu considerar inacreditável que o nosso site não escreva uma linha sobre isto?

    Estamos melhor em mts áreas mas há outras q ainda ficamos mt aquém...

    ResponderEliminar
  6. Estou como o Lucho:

    Vénia ao Falcao e à FC Porto-Futebol,SAD nesta renovação!

    Off the Topic:(comentário por mim deixado no reflexão portista)

    Felizmente que podemos contar mais êxitos que fracassos no consulado de Pinto da Costa. (na minha opinião só contabilizo um desaire no currículo dele que foi a perda do campeonato ganho pelo Trapattoni porque o presidente nessa altura andava distraído com a escritora).

    Relativamente às disputas com os arqui-rivais da Luz, se não tivesse-mos sido hábeis e céleres onde estariam agora: James, Falcao, Palito Iturbe, Kelvin…etc…etc...

    Pelos vistos o autor do post tem dúvidas ácerca da qualidade (talento) do Danilo!
    3.2. idade e perspectivas futuras de negócio/aproveitamento temporal na equipa
    3.3. avaliação das opções que já tínhamos para o lugar
    3.4. finalmente, o custo de oportunidade

    Danilo! "Ele é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. Começou a carreira como lateral, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa". E a aposta em Danilo para lateral é justificada pelas suas características. "É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo".
    O ex-lateral esquerdo do SLB, Léo, não tem dúvidas que Danilo terá sucesso em Portugal. O actual jogador do Santos é colega do reforço portista e não se cansa de o elogiar.
    “Não tenho a menor dúvida que o Danilo vai ter sucesso no Porto. É forte fisicamente e tecnicamente, é um jogador completo. Joga em duas posições e até em três. Marca golos. Acho que tem todas a condições para vencer, já que é muito equilibrado dentro e fora de campo.

    E pronto! Creio que a explicação acima mencionada já responde às dúvidas do autor do post e até poderá servir para acalmar os mais cépticos! Eu acredito !

    E as disputas continuam! Talvez a fim de colmatar a possível saída do Rolando,o FCP está na corrida por:

    Sebastián Coates é incapaz de decidir entre Benfica e FC Porto. De acordo com informações prestadas pelo seu empresário, bem como pelo Nacional de Montevideu, águias e dragões disputam o central uruguaio. "Neste momento não consigo escolher entre um ou o outro. Mas é bom que Benfica e FC Porto estejam interessados em mim", afirmou o futebolista do Nacional de Montevideu após a vitória da sua selecção sobre o Peru (2-0), que levou o Uruguai à final da Copa América.
    "Comigo, ainda ninguém falou, mas sei que houve contactos com o meu representante. Para mim, é um orgulho muito grande que dois clubes tão importantes como Benfica e FC Porto estejam interessados em contratar-me", adiantou o jovem de 21 anos, garantindo que nesta altura está apenas concentrado em ajudar o Uruguai a vencer a Copa América. "Depois vou pensar no meu futuro. Mudar-me para a Europa seria um passo muito importante na minha carreira", justificou.

    …E temos de jogar sempre na antecipação.

    Eis aqui uma ideia que me agrada pois é muito positiva!

    FC Porto sempre!

    ResponderEliminar
  7. Já começaram as renovações e também algumas contratações.

    Só espero que a cena dos salários em atraso já esteja resolvida.



    http://achamaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Soube da noticia da renovação e colocação da clausula de rescisão em 45M ainda de férias, não costumo ter qualquer reacção ou opinião neste género de situações porque só gosto de falar quando à saídas ou entradas oficiais, mas tenho de admitir que esta operação me deixou bem contente.

    Pelo jogador que se quisesse sair antes da renovação saía, não era por falta de pretendentes, mesmo que agora venha a sair até ao fecho do mercado ajuda também o FC Porto a ganhar mais 15M bem como os grandes e importantes golos que marcou ao serviço do nosso clube.

    Por isto tudo tenho de agradecer ao jogador, poucas são as situações em que isto acontece.

    Quanto ás modalidades começamos agora a renovar com os jogadores e apresentar os já conhecidos reforços que se fala faz tempo.

    Mas aqui tenho de mostrar o meu desagrado, há muito que os planteis, quer Andebol quer Hóquei deviam estar fechados, as indefinições só ajudam a criar ansiedades desnecessários nos atletas, podendo haver algumas situações desagradáveis (porque os outros não andam a dormir) e temos no caso do Andebol provas Europeias bem próximas e precisamos dos palnteis fechados (renovações/saídas e contratações).

    Por isso é mexer o traseiro que já vamos tarde.

    ResponderEliminar
  9. Pois quanto a mim,quem escreve como o Norte, não é bronco não... e daí SUBSCREVER com justeza o "agradecimento" ao Falcao.Atitude nobre a dele. Entretanto ,não gostaria de o ver sair,p.e., para o A. de Madrid...Sim (se outro remédio não houver) que vá para um grande-GRANDE e se deixe de rubinskazans ou da periferia dos mesmos... onde,poderá ganhar muito mas se perderá nos confins da vil tristeza do esquecimento ...futeboleiro.
    Congratulo-me com o facto de as coisas pelas amadoras (também) estarem a rolar.Afinal,não temos como duvidar,de que o Clube e os seus dirigentes, não são de capinar sentados,qdo estão em causa os valores do mesmo !" A ganhar desde ..." continua a ser a n/ ambição mais... norte(adora)!
    Saudações Portistas e sigam o rumo: bibóPorto !
    João Carreira
    (a estorricar por terras algarvias)

    ResponderEliminar