22 setembro, 2011

Apenas um mau dia

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Não gostei do jogo do Porto contra o Feirense. Verdade seja dita, nunca gosto de jogos em que o Porto perde pontos, mas aquilo demasiado mau. Vi muitos burgueses em campo e poucos trabalhadores. Para o caso de andarmos esquecidos convém lembrar que os jogos ganham-se com muito trabalho e um bocadinho de inspiração. O problema é que não há inspiração sem trabalho.

Depois, incomodaram-me as invenções. Já vi em trinta e tal anos de consumo intensivo de futebol uma boa dúzia de jogos, mas nunca tinha visto um clube que luta para ganhar tudo jogar 45 minutos sem ponta de lança. Pois claro, futebol moderno. Futebol moderno uma porra. Ah pois, o Barcelona também joga sem ponta de lança. Está bem abelha. Poupo-me a explicações sobre ter ou não ter o Messi ou o Villa no plantel ou ter um meio campo com o Xavi e o Iniesta.

Vai fazer muito bem à moral do Kleber – grande jogador e que nos vai dar muitas alegrias – ter sido retirado ao intervalo num jogo em que era obrigatório ganhar, optando o treinador por prescindir dum ponta de lança. Assim como dizer: “prefiro não ter um avançado a lá ter este gajo”. Quem também deve estar um bocadito confuso é o Walter. Se num jogo destes não se dá uma oportunidade ao rapaz, vai-se dar quando? Se contra o Feirense, com o Kleber a jogar mal, sem o Hulk e a precisarmos de marcar, o Bigorna não sai do banco, que diabo ficou a fazer o moço no plantel?

E a rotação? Só ouvir a palavra e fico logo com os nervos em franja. Rodar a equipa depois de seis ou sete jogos? Cada vez mais esta história da “rotação” me cheira a insegurança. Ás vezes fico com a sensação de que existe uma espécie de obrigatoriedade em colocar jogadores em campo apenas porque o seu estatuto não permite tê-los no banco ou na bancada.

Pronto, foi só um mau dia. Todos temos maus dias. Continuo a profundamente acreditar que o Vítor Pereira é um grande treinador, que o plantel é dos melhores que já tivemos e que o que se passou no último domingo não se repetirá. Mas se não formos exigentes com os nossos, vamos ser com quem?

Sexta-feira lá estarei e se não puderem ser cinco, três chegam perfeitamente.

9 comentários:

  1. Um dia muito mau, demasiado mau. Mas…
    “Continuo a profundamente acreditar que o Vítor Pereira é um grande treinador, que o plantel é dos melhores que já tivemos e que o que se passou no último domingo não se repetirá. Mas se não formos exigentes com os nossos, vamos ser com quem?”

    É isso, PML. O grande (se não único) responsável foi o VP. Quando comentei neste mesmo (nosso) blogue disse-o abertamente. Logo veio a terreiro a voz dos que se sentem ofendidos com o “raspanete”. Espero que não o façam, de novo, em relação a este excelente texto. E o parágrafo que transcrevo, em cima, diz tudo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. PML,

    Amanhã, para contrastar, será um belo dia certamente!

    É já amanhã!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o texto e as dúvidas são pertinentes, mas já passou. Os melhores não são os que nunca erram, mas os que erram menos e quando erram analisam, assumem e alteram.

    Acredito que é esse o caso do nosso treinador, mas também de alguns dos nossos jogadores.

    Como tese, quando se tem um plantel com duas boas alernativas para cada lugar, é o caso do F.C.Porto, com a excepção que já todos nos apercebemos, tem que se rodar, agora não se pode é mudar meia equipa e principalmente quando já estão fora dois jogadores nucleares.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Nao percebo qual a razao pela qual o walter nao é uma opçao mais constante... é óbvio que no domingo devia ter entrado...

    Também nao percebo porque razao adeptos que se dizem do Porto nao gostam do Walter... a esse limito-me a dizer que o walter o ano passado quando entrava - e jogava sp poucos minutos - marcava... é o tipo ponta de lança que nao precisa de muitas oportunidades para marcar... e parece-me claro k neste momento deviam apostar mais nele... o azar do walter no passado é k tinha o Falcão... mas mesmo assim sp foi um suplente muito digno e sp que entrava marcava... pudia recordar até golos dele k foram importantes... mas infelizmente os adeptos têm memória curta...

    O Vp está a afzer um bom trabalho, mas vai ter que rever a seu tempo a questao do avançado... só espero que qd começarem a dar minutos ao walter para jogar nao seja tarde de mais....

    E ha uma coisa que os adeptos do Porto se têm que mentalizar: até janeiro vamos ter dois pontas de lança no plantel: o walter o e Kleber. Portanto, é so com eles que podemos contar. E acreditem que o walter mais cedo ou mais tarde vai ter k jogar... o VP nao pense que ate janeiro consegue só jogar com o Kleber... se pensa, pensa muito mal...

    Rui M

    PS: gosto do kleber, mas acho que este ano seria melhor para ele ir entrando aos poucos na equipa... ser visto como o unico ponta de lança do PORTO acho k é muito para um "menino" que ainda o ano passado estava no Maritimo. É certo que o miudo tem mto potencial, mas ainda vai ter que crescer muito...

    ResponderEliminar
  5. Pois eu, ao contrario do amigo Dragão Azul Forte, gostava agora de ver vir a terreiro, neste espaço, esses ditos ofendidos com os "raspanetes" que muitos de nós destilaram nas tertúlias pós Feirense, deixando entrelinhas a velha conversa do sou mais Portista e afins, como se a critica fosse apenas um meio de destabilizaçao e do bota abaixismo com que alguns de nós somos presenteados aquando da divergencia de opinioes sobre o nosso Futebol ou explicação para exibições de futebol menos conseguido...Fico pois a espera que esses que se ofendem, com as criticas que versam temas como os expostos pelo nosso "DRAGAO DA MADRAGOA", apareçam hoje a
    "malhar" no nosso PML da mesma forma como se indignam com os elementos que passam por esta caixa de comentários, sobretudo quando o resultado nos é adverso!!!

    ResponderEliminar
  6. @ Vila Pouca
    Hoje concordas com o PML, hoje as questões são pertinentes, é engraçado ver como a critica tendo voz noutros sectores, estes gozam de uma certa condescendia e tolerância, agora tendo voz noutros já é bota abaixo e discurso do tudo posto em causa!!!

    ResponderEliminar
  7. Bruno, porque o BiBo-PoRto, não é meu e não quero entrar em polémicas com quem é colaborador do blog, só te vou dizer o seguinte:
    No post que fiz do jogo frente ao Feirense, disse e tu viste que eu disse, muitas das coisas que diz o PML, portanto é natural que concorde com as críticas que ele faz, ponto.

    Agora o que não gosto, mete-me uma grande confusão, é que tendo eu um blog há 4,5 anos, tu só tenhas aparecido depois de uma fraca exibição. Se não te conhecesse, tinhas ido direitinho para o caixote do lixo, que é o que costumo fazer aos portistas que só aparecem nas horas más, como te conheço, publiquei o comentário. Mas, já ficas a saber e podes fazer o juízos de valor que quiseres, não vais ter mais hipóteses.
    Aqui vou continuar a comentar, mas dialógo contigo, nem penses, só dialógo com quem quero.
    Fim de papo.

    ResponderEliminar
  8. @ Vila pouca:
    As Polémicas só existem se o respeito e liberdade de expressão forem postas em causa, algo que aqui neste espaço atá a data nunca existiu por parte de quem comanda!!!
    Polémica comigo, só aquela que quiseste transportar do teu blog para este espaço que dizes não ser teu, mas que não obstou ao atrito...e que eu colocando-me ao teu nivel, utilizo para o direito de defesa.
    Não ando a procura de hipótese alguma sobre o que quer que seja, concerteza dentro do sectarismo a que és dado terás espaço para a palmadinha nas costas e de massagem ao teu portismo praticado de insofismavel superioridade.
    Valha-nos ao menos que o FCP é muito mais pluri facetado e feito de muitas mais ideias que não só as minhas ou as de outrem...Nas horas más e nas horas boas o FCP congrega-nos a todos os que foram tocados em alguma altura pelo sentimento de DRAGAO!!!

    ResponderEliminar
  9. Deve ser fraco o nosso PL Kléber...chamado à selecção brasileira

    ResponderEliminar