08 setembro, 2011

Na Marinha… Grande foi o nosso apoio!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Goleada fora de casa, cinco golos marcados, novo apagão em jogo do campeão e primeiro lugar de novo na mão de quem o merece. Que mais podia pedir nesta 3ª jornada?

Exibição muito boa, resultado espectacular e lá estamos novamente no topo da tabela classificava. Os comandados de Vítor Pereira caminham a passos largos para o excelente futebol que vimos exibir a temporada passada. Dia de semana, à noite, jogo do campeonato em atraso, 400 km para percorrer, bilhetes a 15 euros num estádio com ar de jardim infantil… mas nada disso nos separa da nossa paixão, nós lá estávamos!!

Como sempre os jogadores tiveram-nos a seu lado, naquilo que foi mais uma demonstração da nossa força e da nossa superioridade em relação a qualquer outra curva de qualquer estádio nacional. Continuem a falar do “caso Ricardo Carvalho”, do fecho do mercado de transferências e dos empresários dos jogadores, da arbitragem em Portugal e das eleições para a Federação Portuguesa de Futebol, e não falem nem respeitem quem mais merece… os que dão vida a este desporto! Não há dúvida que é esse o caminho…

Por muito que goste (é claro que gosto!) das deslocações à casa dos mais directos rivais, aquelas que envolvem mais gente, que têm mais visibilidade, o que provoca em nós obviamente mais adrenalina, são estas deslocações ao estádio de equipas de menor dimensão, que encontro aqueles que estão preparados para tudo, aqueles que não vergam, aqueles que estão lá independentemente do nome do adversário. E como um campeonato não se conquista só com as vitórias contra as equipas de maior reputação, ao final da tarde de terça-feira, eu e os meus fizemo-nos à estrada para ir buscar mais três pontos à Marinha Grande.

Desengane-se quem pensa que é fácil, não, não é, nós também estudamos/trabalhamos, mas quando faz horas de regressar ao conforto familiar, nós não descuramos de um pequeno sacrifício para estar presente ao lado do FC Porto. Explorados por mais uma chulice, já não bastava o combustível e as portagens, o preço do bilhete foi 15 (quinze) euros!! Ninguém fala do assunto, relembro que o estádio tem apenas uma bancada, com uma pista de atletismo o que faz com que o relvado seja bem distante, e no total não leva mais de 5 mil pessoas. Como seria de esperar chegámos à Marinha Grande em cima do apito inicial, apenas tempo de estacionar e ir ao encontro da nossa malta.

Lá dentro encontrei um estádio pequeno mas simpático, muito bem composto, com o azul claramente em maioria como seria de esperar. Se estavam 5 mil pessoas, 4500 eram portistas. A bancada destinada aos adeptos do FC Porto estava cheia, tanto a ocupada pelas claques, como a outra pelos ”adeptos normais”. Muita gente daquela zona do país aproveitou para ver o seu clube ao vivo. Super Dragões e Colectivo em força, encheram totalmente a bancada visitante. Bancada esta excelente para o efeito, pois o formato fazia com que a acústica fosse do melhor. Muito material como de costume, sendo as bandeiras gigantes o que deu mais na vistas. O apoio foi sublime, arrasador. Diz-me quem viu através da televisão que foram 90 minutos sem parar de cantar, gostei muito do espírito vivido neste jogo na curva. Com estes, com aqueles que costumam lá estar sempre, a equipa sabe que pode contar. Vários cânticos bem antigos voltaram a ser entoados, em especial um onde faço a vénia ao Colectivo, grupo de uma mentalidade exemplar.

Estava jogado um quarto de hora da segunda parte quando… se apagaram as luzes!! Agora imaginem porque não há muitas palavras para conseguir descrever o que ali se viveu naqueles 10 minutos seguintes… dei por mim a reviver o 3/4/2011, parecia uma repetição. “Apaguem as luzes”, “campeões na luz”, “oh lampião, levaste 5 no Dragão” e o “Mágico Porto”, foram alguns dos cânticos entoados durante aquele tempo. Os jogadores alongavam e nós passámos a ser os protagonistas, com dezenas de flashes na nossa direcção de outros pontos do estádio. Já circulam alguns vídeos no “youtube” e nas redes sociais, onde dá para terem uma ideia desse momento.

O apagão revitalizou a equipa e depois disso ainda se marcaram mais três golos a nosso favor. O jogo acabou e já estamos no nosso lugar. No final, mais um exemplo perfeito do que é a repressão de que somos alvo, hoje em dia, num estádio de futebol. Um estádio em que 85% das pessoas eram portistas, porque é quem estava no sector das claques teve que ficar retido durante 15 minutos depois do jogo? Até em Coimbra, numa cidade onde há muito mais gente do clube da casa, se saí logo no final do jogo, e na Marinha Grande ficamos retidos?? E mais… eu até compreendia se retivessem todos os portistas lá dentro, mas porque é que os “adeptos normais”, portistas diga-se, podem sair imediatamente após o apito final, e os elementos das claques não? Porquê?! Porquê vemos o jogo de pé e não nos calamos durante os 90 minutos?! Se alguém souber a resposta…

Ainda para mais as camionetas e os carros ficaram estacionados à porta do estádio. Foi sair e arrancar em direcção à Invicta, onde chegámos por volta da 00h30, com muita gente a ir trabalhar no dia seguinte!

Agora todos ao Dragão… amanhã e na terça-feira!!

SEMPRE PRESENTES!

Um abraço ultra.

9 comentários:

  1. é mesmo verdade, perfeitamente audível no som que emanava da tB, via transmissão sporttv... foi um apoio vocal, muito, mas muita bom mesmo... dos melhores que me recordo nos últimos tempos.

    goleamento no campo, esmagamos nas bancadas... que mais seria de pedir? talvez que a moinada deixasse a malta sair rapidinho porque a Marinha Grande, não fica já mesmo ali na esquina. Enfim, coisas da segurança...

    ahhh, e parabéns aos aMIGOS que mais uma vez, foram, iram e disseram: "PRESENTE"... orgulho enorme em todos vocês!!!

    ResponderEliminar
  2. Confirmo ,vocês estiveram simplesmente brilhante ,então com o apagão foi sublime .

    TEMOS AS MELHORES CLAQUES DO MUNDO!


    JRicardo

    ResponderEliminar
  3. http://www.youtube.com/watch?v=_hdx6KAxank&feature=channel_video_title

    ResponderEliminar
  4. este ultimo video é para reforçar o resto do artigo ,na parte em se fala das claques ,já que os anteriores foram "feitos" no meio das claques!

    http://www.youtube.com/watch?v=-ci0wB7CFEk

    TEMOS AS MELHORES CLAQUES DO MUNDO!

    J RICARDO
    ps:sorry os vários comentários,estive a basculhar para encontrar :-)

    ResponderEliminar
  5. Depois de James escolho para homem do jogo "a massa adepta" do FC Porto presente na M.Grande. Estiveram todos a um nível muito alto. Parabéns pela dedicação.

    ResponderEliminar
  6. Tripeiro:
    Então afinal estavas ali ao pé da rede?!
    Carambas, foi mesmo por pouco... bem vos procurava mas nada :S

    As claques foram de facto fenomenais! É que não se calaram um único minuto!!
    Foi o contágio geral para a restante assistência que ia na onda, e sem dúvida que a eqipa se deve ter sentido embalada.
    Goleamos em campo e nas bancadas, sem dúvida. De parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Ao melhor clube, mal fora se as claques não correspondessem e não fossem também as melhores. Correspondem e merecem ser louvadas, mas nunca se devem esquecer aqueles que fora das claques também estão em todas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Claro que os jogadores sentiram o apoio dos adeptos....

    "Valeu galera estou aqui de volta com mais uma vitoria e a liderança do campeonato , parabéns a toda equipa pela vitoria e parabéns aos adeptos que fizeram uma linda festa , pena que a luz acabou mas estamos acostumados rsrs bjs e obrigado."
    no facebook de: Souza

    ResponderEliminar
  9. JRicardo, obrigado pelos comentários e pelos vídeos, excelente!

    MrCosmos, bem procurei mas em vão... não te consegui encontrar amigo, fica para uma próxima certamente. Grande abraço

    ResponderEliminar