12 setembro, 2011

Transformações anatómicas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Há muitos que o futebol português vive um fenómeno doentio que só a ajuda de um psiquiatra consegue explicar. Eu admito que não tenho competência técnica, nem prática para o avaliar. Porque os problemas médicos do foro psicológico fogem do meu alcance.

Na realidade o FC Porto não tem adversários internos há já muitos anos. De vez em quando lá perde um campeonato devido a epifenómenos (coisas muito raras e de difícil explicação) como contratar uma criatura como Octávio Machado ou despedir um treinador italiano 15 dias depois de o contratar, mas na realidade a força do FC Porto é muito superior a todas as raridades e imprevistos que acontecem no futebol português. Por tudo isso, o FC Porto venceu 7 campeonatos nos últimos 10, mais não sei quantas taças e supertaças (tantas que já lhe perdi a conta), para não falar do retumbante sucesso europeu consubstanciado em 2 Ligas Europa e 1 Liga dos Campeões (e este ano o pote 1 da Liga dos Campeões junto de todos os outros tubarões).

Voltando ao tal fenómeno doentio refiro-me claramente ao clube mais ridículo do futebol português. Já perdi a conta de tantas e tantas coisas ridículas por parte de um clube que se diz o rival mais directo do FC Porto. Este fim-de-semana apenas assistimos a mais umas dessas coisas ridículas.

O clube mais ridículo do futebol português presidido pelo pateta-mor que há uns anos disse “serem mais importantes os lugares na Liga do que bons jogadores” teve este fim-de-semana ao seu dispor 3 grandes penalidades em pouco mais de meia hora. Segundo o analfabeto de serviço, ainda ficou mais um por marcar. Claro seriam 4 grandes penalidades, com um pouco mais de jeitinho, seriam umas 7 grandes penalidades a favor.

Quando na 1ª jornada, Sapunaru sofreu um agarrão pelo pescoço (vulgarmente designado como gravata) punido por grande penalidade, logo se levantaram imensas vozes (como a do analfabeto de serviço) de que aquele até poderia ser penaltie mas que noutro jogo nunca seria assinalado e que penalties daqueles raramente são marcados. Claro, quando um penaltie é assinalado a favor do FC Porto há sempre qualquer argumento, por mais estapafúrdio que possa ser, que ensombra a marcação do mesmo. Como vi escrito há uns tempos, desde 1893 que não deve ter havido nenhum penaltie justo a favor do FC Porto. Todos fruto de uma aldrabice tremenda, bem em contraste com a pureza comovente que se vive para os lados do sul.

Em contraste com a gritaria e acima de tudo a forma cuidada e ínfima como foi analisado esse lance de Sapunaru, o que decerto iremos assistir agora da parte da inefável comunicação social é um completo silêncio sobre 2 das 3 grandes penalidades assinaladas a favor daquele clube. O que se assistiu foi a uma espécie de transformarão anatómica, ou seja, uma cabeça e uma barriga transformados em braço. Mais uma vez, esta transformação anatómica só pode ser explicada por um médico.

Por fim, penso que não seria mal pensada a ajuda de um médico (pode ser de qualquer especialidade) para explicar o porquê de um golo em fora de jogo (de nolito na 1ª jornada), um penaltie perdoado (do feirense na 2ª jornada no estádio da referida agremiação) e de 2 penalties frutos de transformações anatómicas não merecem a gritaria que aconteceu o ano passado numa época em que a superioridade do FC Porto foi tão evidente quanto esmagadora. Também gostaria de saber se agora o sr. presidente da comissão de arbitragem vem, bem ajoelhado ao clube que sempre foi e será do regime, fazer uma analise detalhada às arbitragens do primeiros jogos da Liga?!?!

6 comentários:

  1. A arbitragem de Duarte Lampião Gomes na luz foi absolutamente execrável... Agora como o beneficiado foi quem foi até deve ser nomeado para o clássico q se aproxima!

    ResponderEliminar
  2. E ontem o Pedro Henriques, depois de muito ser as repetições onde claramente se vê que não existem o 2º e o 3º penalti pois a bola não bate na mão/braço, conseguiu afirmar com toda a convicção que eles de facto existem!

    1º Como alguém pode ser tão cego?
    2º Como é que o Porto luta contra a corrupção do sul, quando esta tem o apoio da comunicação social.

    ResponderEliminar
  3. Acho que a vergonha não irá chegar a tanto...

    No entanto, não deixa de ser fantastico que este clube ja tenha tido tantos beneficios em 4 jornadas e haja um silencio vergonhoso na generalidade dos meios de comunicaçao social...

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Antes de mais gostaria de felicitar o "Bibó Porto Carago" que faz opinião com mais imparcialidade que muitos dos opinadores de serviço de jornais que deveriam ser imparciais.

    Há alguns anos atrás o nosso presidente disse numa entrevista, se não estou em erro à RTP, que o FC Porto precisava jogar 10 vezes mais que os adversários da capital para ser campeão. Há muito que estamos avisados contra a mediocridade da arbitragem e comissão disciplinar da liga, estamos já imunes a estes vírus, desde do tempo da velha senhora que nos atacam. Dentro das 4 linhas lutaremos até à exaustão, continuaremos a esmagar a corja triunfalmente, que contra a força não há resistência.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  5. Houve um autêntico assalto... na Luz. E foi às claras, o gatuno não precisou da luz apagada... Habituemo-nos à realidade: vai ser sempre assim... em nome da “verdade desportiva”! Isto ainda não é nada; a tentativa de tomada do poder (FPF) faz parte da estratégia para subjugar tudo. Se não o conseguirem, tem sempre os “paus mandados” (de apito na boca e emblema vermelho escondido no bolso) para alcançarem os seus intentos. Porcos e… sujos… É verdade, precisamos de jogar 10 ou 20 vezes mais que os nossos adversários da “capital do Império”… Foi assim e será assim

    Mas, então onde está a “impoluta” imprensa desportiva a comentar a roubalheira?! Ah, pois, esta é a “verdade desportiva” deles.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Já no ano passado num célebre jogo da Taça com o Rio Ave, o clube da “verdade desportiva” beneficiou de 3 penalties num só jogo…

    Aí há uns anos, num jogo da taça era treinador o Trapatoni (no ano que o Veiga estava lá) e beneficiaram de 4 penalties num jogo da taça com uma equipa da 2ªB, salvo erro a Oliveirense…

    No fundo, é engraçado reunir todo este tipo de acontecimentos, para um dia, quiçá, fazer uma bíblia com todos os "calabotes" deste nosso futebol…

    É que se fala tanto no mito de que o FC Porto é o mais beneficiado pelas arbitragens, mas isso não passa disso mesmo: um mito! As imagens e vídeos comprovam que nos últimos 7/8 anos, mais ou menos coincidente com aquele processo em que o FC Porto foi ilibado, o FC Porto tem sido vítima de uma necessidade dos árbitros em nunca se quererem associar ao FC Porto, pelo contrário, arbitrando amigavelmente os nossos adversários… Costuma dizer-se que uns têm a fama, outros o proveito… E o FC Porto tem sido vítima da fama que depois nao tira proveito, bem pelo contrário...

    Nesta questão da arbitragem, também não ilibo os calimeros do outro lado da 2ª circular…. Sempre a chorar e gritar contra as arbitragens, mas na realidade a sua enorme incompetência em todos os níveis não é desculpada pelos erros de arbitragem… Por exemplo, sempre que o FC Porto vai a Alvalade é regra geral prejudicado…. Olhemos o que aconteceu o ano passado, em que nos marcaram um golo fora-de-jogo e aí também não se ouviu gritarias contra a verdade desportiva…

    ResponderEliminar