05 maio, 2012

Olhar para trás

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

" Somos líderes e estamos na Champions! Todas as equipas querem estar na nossa posição."
Jorge Jesus dixit, 26 de Fevereiro de 2012

Em jeito de balanço de mais uma que nos consagrou como bicampeões de Portugal, deixo-vos com um conjunto de citações das minhas crónicas ao longo do último ano. Julgo que é engraçado olhar para trás, e perceber como foi feito o caminho e ver que há coisas que, de facto, nunca mudam!!
"Segundo alguma imprensa da capital, Vítor Pereira é um treinador que grita pouco nos treinos e, por isso, não impressiona nem dá nas vistas. Curiosos argumentos. Se a qualidade de um treinador se medisse pela altura dos seus berros , a Júlia Pinheiro há muito que estaria a treinar o Barcelona. Depois, no FC Porto, os treinadores não são avaliados pelo show-off que dão. Isso é coisa de bailarina de cabaret"
O Nosso Treinador visto por quem sabe, 23 de Julho de 2011.

"É certo que neste momento estamos na perseguição. Se a condição de perseguidor era algo que me incomodava solenemente, depois de ter visto alguns documentários da BBC, mudei de opinião. Na verdade, a maioria das vezes, o predador que corre atrás da presa é mais forte do que ela. É o que se passa hoje com o Porto. Somos mais fortes e corremos atrás de uma presa débil. Não duvido que mais tarde ou mais cedo, a vamos apanhar e apertar-lhe o gargomilo. É só uma questão de tempo e paciência."
Até lhe apertar o gargomilo, 28 de Janeiro de 2012.

"Ao contrário dos outros clubes, o Porto não desperta sentimentos menores. Só de paixão para cima. Um portista não se contenta em vencer tudo. Sabemos que podemos ser ainda melhores do que aquilo. Nós não estamos interessados em contratar jogadores talentosos. Queremos apenas jogadores "à Porto". Nós, os portistas a sério, exigimos aos jogadores que sejam mais do que aquilo que são."
Os nossos "rivais" adoram o cheiro a derrota pela manhã, 9 de Julho de 2011.

"Os falhados crónicos e coleccionadores de insucessos, em vez contratar jogadores, pagam a juízes do Ministério Público. Sedentos de nos ver cair, aproveitam o mínimo deslize nosso para nos tentar deitar abaixo por caminhos invíos. Mas fica aqui a mensagem: não vão conseguir!"
Um Novo grito de revolta, 15 de Outubro de 2011.

"Depois do jogo com o Barcelona, não faltou quem dissesse que o FC Porto representou muito bem o futebol português. Quem disse isso estava claramente a mentir. O FC Porto representou muito bem o FC Porto. Ponto. Felizmente, nós, Porto, não somos um espelho daquilo que é o futebol português. Espero que não nos voltem a insultar."
A análise que faltava, 3 de Setembro de 2011 (após a final da Supertaça Europeia).

"Os adeptos dos 2 clubes da Freguesia de Benfica assemelham-se àquelas velhinhas que padecem de todas as maleitas, passando os dias a falar de remédios e males e a invejar a força e vitalidade dos outros. Bem sei que a doença custa mais quando se tem ao lado alguém que transpira ambição e vontade de vencer. Aliás, esse é o grande mérito do Nosso Futebol Clube do Porto: apesar de viver num país atolhado de enfermos e profetas da desgraça, nunca perdeu a ambição e a vontade sonhar cada vez mais alto. É muito complicado ser-se um colosso em terra de pigmeus.Temos, portanto, que começar a perder para que os Portistas se possam integrar melhor nas conversas de café em que os aziados do costume filosofam sobre explicações para os fracassos do presente e do futuro."
Como pode ser mau ganhar neste país, 11 de Junho de 2011.

"Enquanto alguns vão festejando euforicamente eliminações em meias-feias, o FC Porto prepara-se para dar, na Madeira, o passo decisivo na busca de renovar o ceptro de campeão de Portugal."
E o título aí tão perto, 28 de Abril de 2012.

"Quando esmagas o lampião/Hulk faz falta/Quando lutas por ser campeão/Hulk faz falta!"
Cheirinho a Campeão...humm, 10 de Abril de 2012.

"Sinceramente, aquilo que os lampiões disfarçados escrevem nos jornais sobre nós é-me absolutamente indiferente! Revolta por críticas carregadas de maldade? Revolta é um sentimento muito forte e eu não quero gastar emoções fortes com essa raça excedentária da Criação."
Pró ano há mais, 21 de Março de 2012.

"É verdade que, se tivermos em conta os nossos resultados habituais, isto até pode ser considerada uma crise. No entanto, como sempre disse, temos uma equipa técnica que percebe de futebol e uma estrutura fantástica. Não podemos cair no erro de olhar para as últimas três partidas como uma argamassa indistinta. Nem incorrer no pecadilho de metê-las todas num mesmo saco sem olhar para as razões que nos levaram a perder cada uma delas. Cada jogo tem a sua história e há motivos distintos para não termos vencido cada um desses três jogos."
Também há pedras no caminho do sucesso, 1 de Outubro de 2011.

2 comentários:

  1. Está de uma excelência tal que copiei e enviei a familiares e amigos.
    Saudações.

    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  2. Uma verdadeira análise de fim de temporada...ideia muito interessante e inovadora...espero que não se traduza em excepção mas que perdure para os finais de todas as épocas futuras.

    Estranho a pouca adesão em termos de comentário...mas também são tantos que alguns acabam por passar.

    Continua.

    Porto sempre e para sempre

    ResponderEliminar