14 maio, 2012

Os jogadores…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Helton: Uma boa época do experiente guardião brasileiro. Concentrado, tranquilo e presente nos momentos difíceis foi um dos elementos mais importantes da defesa azul-e-branca, a menos batida do campeonato.

Bracali: Jogou nas competições secundárias e pouco há a dizer. Com uma concorrência fortíssima era difícil fazer mais… Mesmo assim, não me lembro de ter comprometido no pouco que jogou…

Sapunaru: Um dos erros mais graves de VP foi a exclusão de Sapunaru durante grande parte da época, puxando o melhor central desta época (Maicon) para a direita… De Sapunaru mantenho o que digo há vários anos, jogador concentrado, consistente e seguro a defender… Um jogador importante para o plantel!

Fucile: Na minha análise aos jogadores da época passada lembro-me de ter escrito algo do género: “Um dos elementos que eu venderia claramente na próxima época.” Apenas digo uma coisa: quantos milhões perdemos por não o termos vendido no início da época?

Álvaro Pereira: Um jogador com muita qualidade, mas que pareceu quase sempre estar com a cabeça noutro lugar… Não cometo a demagogia de apenas me lembrar seu ato de indisciplina em Braga, porque foi também responsável por grandes conquistas do FC Porto, nomeadamente a excelente época passada, mas acho que está claramente na altura de o vender e arrecadar uns bons milhões de €…

Alex Sandro: Pelo preço que custou é bom que seja o lateral-esquerdo de futuro do FC Porto… Pelo que vi, pareceu-me ter qualidade ofensiva, o que para um lateral de uma equipa grande é importante. Em termos defensivos tem de melhorar e adaptar-se ao futebol europeu, muito diferente do “lento” futebol brasileiro a que Alex Sandro estava habituado. Tem uma enorme margem de progressão.

Maicon: Melhorou imenso face à época anterior, em que tinha acumulado erros e desconcentrações que por esse motivo causaram enorme desconfiança junto da massa adepta. Nesta época, Maicon foi simplesmente o melhor central do FC Porto, e aquele que mais evoluiu com VP, sendo por isso um elemento fundamental no bicampeonato… É que os ataques ganham jogos, mas as defesas ganham campeonatos!

Mangala: Jogou pouco, mas é um central com enorme potencial. No jogo da taça da Liga no galinheiro, alternou entre o bom e o mau… Um jogador a manter no plantel, pela margem de progressão e virtudes demonstradas (velocidade por exemplo) no pouco que jogou.

Otamendi: É um excelente defesa-central, que ficou “afetado” pelas muitas confusões que aconteceram durante a época. Teve algumas desconcentrações que lhe impediram a titularidade absoluta ao longo de toda a época. Ainda assim constituiu uma “dupla de ferro” com Maicon na impressionante ponta final da época, contribuindo fortemente para as fundamentais vitórias no galinheiro, braga e barreiros…

Rolando: A pior época desde que está no FC Porto… As declarações no início da época de que “o seu telemóvel estaria disponível para quem o quisesse ligar” foram mau prenúncio. Muitas asneiras, desconcentrações e até atitudes de má-criação aquando de uma substituição… Agradeço a Rolando tudo o que de bom fez pelo FC Porto até hoje (pois não sou ingrato), mas acho que está na altura de sair, por mais uns bons milhões de €…

Danilo: Um enorme azar no jogo com o City não lhe permitiu agarrar a titularidade na 2ª metade da época. Não jogou quase nada em virtude dessa arreliadora lesão, mas veio rotulado de craque e já é internacional brasileiro… Do pouco que vi, pareceu-me ser bom jogador, mas aguardo pela próxima época para o avaliar melhor.

Fernando: Faço mea-culpa relativamente ao que disse em tempos deste jogador. Ficou no clube, depois de ter dito que queria sair… Mas ao longo da época, demonstrou enorme dedicação, e foi o pêndulo defensivo da equipa… Foi uma das principais razões pelas quais fomos a defesa menos batida, pela segurança e consistência demonstradas!

Guarín: Na época em que todos jogaram bem (época passada em que ganhámos tudo) também ele jogou bem… Mas voltou ao seu nível normal, sem conseguir resolver os problemas da equipa. Não sei bem porquê, mas quando ouço falar nos vários problemas de balneário do FC Porto lembro-me sempre do nome deste jogador. Que seja vendido ao Inter por mais uns bons milhões!

Souza: Saiu em Janeiro depois do pesadelo de Barcelos… Continuo a achar que não é mau jogador. Tem de adaptar-se melhor ao futebol europeu mas tem qualidade para o plantel do FC Porto… Já tivemos jogadores bem piores nos últimos anos…

Belluschi: Um grande jogador a quem as coisas não correram bem. Se calhar era daqueles que desejava sair no início da época e que viu goradas as suas expetativas… Foi titular nos piores momentos do FC Porto versão 11/12 e também ele não conseguiu inverter as coisas.

Lucho: A grande contratação do mercado de Janeiro. Não corre muito, nem suja os calções, mas é um jogador de enorme qualidade… Tem classe e categoria para jogar em qualquer grande clube mundial, mas preferiu o FC Porto! Ao contrário de outros, não olhou apenas à parte financeira, e abdicando de parte significativa do salário veio ajudar o FC Porto a conquistar mais um título de campeão nacional! Isto sim é portismo…

Moutinho: Uma das pedras basilares no caminho para o título! Apresentou uma regularidade impressionante, sem nunca atingir o nível de brilhantismo da época passada, mas acabou por fazer uma época globalmente positiva.

Defour: Foi das alternativas de banco mais utilizadas por VP. Demorou a entrar na equipa, mas até deu boas indicações, como por exemplo em Braga. Um bom jogador de plantel que terá de evoluir mais para atingir a titularidade.

Walter: Excesso de peso e muitos problemas psicológicos ditaram a sua saída em Janeiro, sem honra nem glória… Nunca se apresentou como alternativa consistente.

Kléber: Era um jogador de quem se esperava muito, o ponta-de-lança em quem se depositavam as esperanças para substituir Falcao. Foi um erro a não contratação de uma alternativa a Kléber… O brasileiro não suportou a pressão de substituir Falcao e dele esperava-se muito mais. Em 20 jogos, marcou 10 golos, mas não foi o ponta-de-lança de referência que se esperava… Apesar de tudo, é um jogador com qualidade, boa margem de progressão (apenas tem 22 anos!) tem faro de golo, movimenta-se bem mas tem de melhorar num aspeto essencial: a receção de bola!

Varela: Esteve muitos furos abaixo da época passada, mas ainda assim foi útil em várias alturas da época…

Rodriguez: … Uma nulidade, um peso físico impressionante, e também um peso significativo na folha salarial… Deve sair a custo zero… Conclusão: um dos mais ruinosos negócios feitos pelo FC Porto até hoje!

Djalma: Não é daqueles jogadores que me deslumbra especialmente… É rápido, tem bom toque de bola, mas falta-lhe claramente dimensão para jogar no maior clube português da atualidade. Ainda assim, dou-lhe o benefício da dúvida para a próxima época. Ainda assim, bem mais útil que o inútil anterior…

Iturbe: O jogador mais novo do plantel. Veio rotulado de grande esperança do futebol argentino mas foi um ano difícil para Iturbe, que não teve grandes oportunidades para demonstrar o seu real valor. Porém, a verdade é que nas poucas vezes que atuou (como suplente utilizado) pouco mostrou. Aguardo com curiosidade para o futuro deste jogador na próxima época.

Janko: Sejamos sinceros, a comparação de qualquer dos atuais pontas-de-lança do FC Porto com as últimas referências para a posição, nomeadamente, Falcao, Lisandro e Jardel, são manifestamente injustas para qualquer um deles. Janko não tem culpa de ser o sucessor de um dos melhores avançados do mundo chamado Falcao… Ao arrepio de muitas análises negativas que tenho visto, Janko parece-me extremamente útil para as capacidades que tem: jogador posicional, é uma referência ofensiva que bem servida pode marcar muitos golos. Aliás, os números de Janko são positivos… Em 10 jogos 5 golos… Se para o ano em 35 jogos marcar uns 18 golos não está mau!

James: É um dos craques do plantel do FC Porto. Tem potencial para se tornar um dos maiores do futebol mundial. Teve momentos de grande brilhantismo, foi de uma utilidade imensa para o FC Porto (marcou 14 golos em 28 jogos), mas podia ter tido mais regularidade no seu rendimento. Ainda assim é daqueles que não engana, tem classe, um toque de bola mágico e uma técnica fantástica… Fica na retina o jogo que fez no galinheiro… “Comeu” meia equipa dos encornados e fuzilou o cabrão do GR deles… Ainda assistiu Maicon para a facada final naqueles cabrões nojentos… Foi claramente um jogador determinante no título de campeão do FC Porto…

Hulk: O melhor jogador do FC Porto… O melhor jogador do campeonato… Grande parte deste título pertence-lhe a ele, HULK! O futuro deste jogador? Não sei, apenas sei que ao longo destes 4 anos Hulk foi um jogador de alto rendimento, marcou golos que se fartou, assistiu imensas vezes para os colegas, foi o autêntico abre-latas dos momentos complicados… Apenas não foi campeão no ano em que foi suspenso durante meses pelo ordinário vermelho da comissão disciplinar… Se tivesse oportunidade de falar pessoalmente com Hulk dir-lhe-ia mais ou menos isto: HULK, MUITO OBRIGADO E BOA SORTE! DESEJO-TE AS MAIORES FELICIDADES PROFISSIONAIS NO FC PORTO OU PARA QUALQUER OUTRO CLUBE QUE REPRESENTES! ÉS UM JOGADOR FANTÁSTICO E UMA PESSOA ENORME! MERECES TUDO! MAIS UMA VEZ, OBRIGADO POR TUDO!

PS: A análise a VP, à SAD e aos objetivos propostos/realizados fica para outro post…

7 comentários:

  1. RCBC só não concordo a 100% com as tuas análises ao Guarín e ao Djalma.

    Em relação ao primeiro, parece-me um excelente jogador, com características físicas invulgares num médio de campeonato português e capaz de impor uma intensidade a meio campo que nenhum dos que temos agora consegue. Se ele quer ficar no Inter, que fique, mas não ponho em causa o seu valor individual.

    No que toca ao Djalma, não entendo o porquê de tantas oportunidades. Quando temos emprestados como o Kelvin e o Atsu (este último principalmente), não vejo como poderá permanecer na próxima época. É claramente o jogador com menos potencial do belíssimo plantel que temos. Houve muitas coisas esta época que fugiram à minha compreensão e por isso não posso dizer com segurança que o angolano será dispensado mas, enquanto adepto de bancada, eu não contaria com ele.

    ResponderEliminar
  2. De acordo em praticamente tudo. Apenas não em pequeníssimos pormenores; que nem vale a pena referir para não estragar esta magnífica análise. Parabéns!

    Venha o segundo post que espero ansiosamente.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira14 maio, 2012

    RCBC só não concordo a 100% com a análise de Alvaro Pereira.

    Se tivermos em conta a questão desportiva verso profissionalismo (questões de índolo interesse pessoal) como estamos a falar de Rolando, Rodriguez, Guarini, Fucili.... eu também incluiria o AP e acho que perdemos uma boa oportunidade de um bom negócio.

    Parece-me a mim que se esqueceu de Castro um jogador que nunca percebi porque se dispensou, com escola de jogador à Porto, igualmente também não percebi a dispensa de Ruben Micael jogador da seleção e que foi importante no ano passado.
    Parece-me que alguns casos foram más opções outros porventura estarão em situações que desconheço. Já agora alguém me sabe explicar porque vamos adquirir Bracali e dispensamos o Beto?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira, a questão do Beto é diferente. O Beto, se ficasse, seria provavelmente segunda opção e queria ser convocado para o Euro, como de resto deve acontecer. Para tal, precisava de ser titular. Tanto quanto sei, ele próprio falou com a administração e pediu para ser emprestado a um clube onde pudesse jogar regularmente.

    Evidentemente que o Beto é bem melhor do que o Bracali, mas neste caso a decisão da SAD/jogador compreende-se perfeitamente. Optou-se por proteger a carreira de um grande guarda-redes e de um profissional exemplar.

    De resto, espero que o Beto volte na próxima temporada. Não tenho nada contra o Bracali, mas estamos a falar de um jogador apenas mediano. Tendo nós ambições em mais do que uma competição, é fundamental que o segundo guarda-redes seja de qualidade inquestionável.

    ResponderEliminar
  5. Boa análise!

    Relativamente à questão do guarda-redes, parece-me que Fabiano do Olhanense, não nos escapará e terá um ano para aprender com Helton tudo sobre o que é ser um guarda-redes no FCP. Parece-me um GR de enorme talento e futuro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Silva Pereira14 maio, 2012

    Boa tarde Duarte,

    Obrigado pela informação, faz todo sentido.

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos,

    Relativamente à questão do Atsu e do Kelvin, a mim parece-me que apenas o Atsu estará em condições de poder pertencer ao plantel do próximo ano... Quanto ao Kelvin, a ver vamos o que dá a pré-época, mas tem de crescer muito mais enquanto jogador... Direi que entre Kelvin e Djalma, apenas um deles ficará no plantel...

    Quanto à questão de alguns jogadores dispensados, tais como Ruben Micael ou Castro, penso que não podemos entrar no discurso fácil (como faz por exemplo Sousa Tavares) de que todos os jogadores emprestados tinham lugar no plantel principal do FC Porto... Não é bem assim, tendo em conta os elementos actuais do plantel no meio-campo, é discutível se Micael ou Castro seriam os jogadores de que mais necessitamos... Se calhar precisámos de outro tipo de jogadores, com outras características e sobretudo com mais cartel...

    PS: De um modo geral existe consenso mais ou menos geral na análise ao desempenho dos jogadores... Quando o tema passa a ser o treinador ou a SAD, aí as opiniões dividem-se mais, surgem maior diversidade de argumentos... Deixo portanto, para a semana os temas mais polémicos...lolol

    ResponderEliminar