22 junho, 2012

Lisboa a arder e a feder

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Nos tempos em que comecei a ir à bola, não era “5Lb,5LB, 5LB, filhos da…” que se cantava nas bancadas. Eram tempos em que só queríamos ver Lisboa a arder, Lisboa a arder. Eram tempos em que a afirmação no topo do futebol português de um clube fora da capital num país centralista se fazia mais do que pelo confronto à cidade que os romanos chamaram Olissipo, pela contestação a uma tacanha mentalidade, que ainda hoje se recusa aceitar ter perdido um poder que antes da Revolução a ditadura nunca o tinha permitido.

Os tempos mudaram, porque as vitórias continuaram em catadupa, cá dentro e lá fora, mostrando à Europa e ao Mundo que o futebol em Portugal não era só Lisboa e o resto paisagem. E assim se foram conquistando, naturalmente, cada vez mais fiéis pelos quatro cantos do País, sobretudo na capital. Na capital, para onde rumou, ruma e continua a rumar tanta gente deste Norte em crise à procura de uma vida melhor, que só as oportunidades que gravitam à volta do Terreiro do Paço lhes podem oferecer. Gente do Norte que hoje continua a pedir um café em vez de uma bica, a pedir um fino em vez de uma imperial, que se recusa a mudar a pronúncia que tão orgulhosamente nos distingue, que vibra com as nossas conquistas como se aqui estivesse. E que só nos últimos anos as pode festejar em liberdade, ao lado de tantos outros que, apesar de ali nascidos, foram conquistados pela força das nossas vitórias.

Deixou, portanto, de fazer sentido puxar pelas nossas cordas vocais para dizer que queremos ver aquilo a arder ou que se a merda fosse ouro aquilo era um tesouro, porque hoje, mais do que nunca, o Porto, o clube não a cidade, é uma nação. São estes os novos tempos que espelham a grandeza deste clube, mas aos quais, confesso, me custa imenso a adaptar. Não escondo as saudades que tenho do clima de guerra contra o Sul, contra Lisboa, - que hoje não mais é do que uma guerra contra os de Carnide -, as saudades que tenho de cantar nos cortejos que queremos ver aquilo em chamas.

Não gosto de Lisboa. Ou melhor não gosto dos lisboetas. Lisboa é uma bela cidade, provavelmente mais bela do que imagino, porque a conheço mal, mas que perde todo o encanto que dizem ter por causa de quem lá vive. Gente fria e distante no trato, gente desconfiada e antipática ao ponto de ignorarem quem lhes pede uma simples indicação no trânsito. Gentes com aquela pronúncia que só de ouvir me provoca náuseas, que dizem “riu” em vez de rio, “quaise” em vez de quase, “treuze” em vez de treze ou ténis em vez se sapatilhas. Gentes com manias de grandeza só porque vivem na capital, que quando vão ao Porto dizem que vão ao Norte, que julgam que o Porto fica a 20 minutos de Bragança ou que todos aqui somos uns parolos que trocamos os “v” pelos “b” e só dizemos carago.

Detesto tudo o que em Lisboa é tradição. Odeio fado, não gosto da cerveja Sagres, abomino couratos e caracóis, não suporto as festas de Santo António e a parolada dos casamentos. Só o FC Porto faz Lisboa tirar-me do Porto. É um sentimento de repugnância, que nutro não propriamente pela cidade, mas por tudo aquilo que ela representa, e que se torna incontrolável quando vejo um animal daqueles a festejar na nossa casa o título de basquetebol como festejou ou quando vejo um porco a celebrar um título de hóquei ao fim de 14 anos como celebrou. Por mais que eles cantem que aquilo cheira bem, a verdade é que, a mim, me cheira sempre mal. Muito mal.

43 comentários:

  1. Que delícia de prosa. Grande Farpas!

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  2. Claro, Farpas: onde há porcos e mouros só pode cheirar mal.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. subscrevo. na íntegra.
    aliás, quando tenho que ir à capital do Império, tenho sempre que levar uma caixa de ben-u-ron - e não me refiro só ao trânsito.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. é pena que a mentalidade tacanha de certos adeptos portistas continue a manchar a imagem do clube. Sou lisboeta de gema, mouro com muito orgulho e portista de nascença, e muito me surpreende que descreva os lisboetas com tamanha precisão, uma vez que, como disse, é raro vir a lisboa. A maior parte dos lisboetas que conheço tem todo o gosto em dar informações e é lhe completamente indiferente se a pessoa que vem de fora vem do porto ou de tóquio, tal é a quantidade de gente que vem pra cá. aliás, conheço bastantes lisboetas que adoram a cidade do porto e os portuenses, essa rivalidade regionalista vem muito mais daí de cima.já fui muito mal recebido no porto (já me perguntaram porque é que estava lá) mas não é por isso que tenho em má conta os portuenses. gente tacanha está em todo o lado e parece-me lamentável que adeptos do maior clube de portugal tenham saudades de algo tão triste.esperemos que a nova geração de adeptos acabe de vez com essa mentalidade

    ResponderEliminar
  5. Como portista e lisboeta, lamento profundamente este post por três razões: Primeiro, porque para mim e para os visitantes sulistas, ler este blog é um escape diário à contínua prosa pró-benfiquista que domina a imprensa. Nunca esperei deparar-me com um post que, pela primeira vez, me deixou sinceramente magoado! Segundo, se o autor se escandaliza com a ignorância dos "mouros" sobre as pessoas do Norte, por que é que usa estes lugares-comuns para os descrever? Tanto quanto sei também há super bock em Lisboa e fado no Porto! Terceiro, essa "guerra contra o Sul, contra Lisboa" deve ser divertida nas bancadas do Dragão ou nas mesas da Petúlia. Mas já pensou o que é ouvir diariamente (no emprego, na faculdade) que o nosso clube só ganha por causa da "fruta"? Ou nos adeptos para os quais é impossível ir ver um jogo ao estádio? Ou na emoção de ver um Belenenses - Porto, o único estádio na capital onde podemos ver um jogo do FCP sem chatices? Ou de cantar os "filhos do dragão" na Casa do Porto, mesmo sabendo que não há jogadores para nos ouvir, acompanhada de um fino e uma francesinha, como se estivéssemos no balcão da cervejaria Galiza?

    Sabe, ir ao Porto é sempre uma grande alegria. Ver um jogo no Dragão é algo em que penso todos os dias. Mas é ainda melhor ser portista em Lisboa, e comemorar as nossas vitórias com meia dúzia de "mouros" corajosos que dizem "ténis em vez de sapatilha", mas que a escassos metros do Salão de festas gritam o "quem não salta é tripeiro"!

    Com os melhores cumprimentos azuis-e-brancos,
    Manuel

    ResponderEliminar
  6. António Santos22 junho, 2012

    Também não gosto de Lisboa, também não gosto dos lisboetas e também detesto ir a Lisboa. Juntemo-nos à Galiza!
    Nós só queremos Lisboa a arder, Lisboa a arder!

    ResponderEliminar
  7. Maria Paula Domingues22 junho, 2012

    "Por mais que eles cantem que aquilo cheira bem, a verdade é que, a mim, me cheira sempre mal. Muito mal."
    Texto brilhante para todos os que não gostam de Lisboa. Sim, respeito muito todos os adeptos portistas que lá vivem, mas por favor, não me obriguem a gostar daquela capital. Somos Porto! Somos campeões!

    Maria Paula Domingues

    ResponderEliminar
  8. Vivo em Lisboa e sou portista. O número de miúdos lisboetas que são portistas não pára de crescer todos os anos fruto das vitórias estrondosas do Nosso Grande Clube. A imagem que o F.C. Porto passa é firme, determinada, ambiciosa, onde o ciclo de vitórias anima e inspira os seus seguidores a triunfarem a nível socio-profissional. Textos como esse que acabas de escrever destroem tudo o que foi conseguido nas últimas décadas. Agora que começamos a ter voz no sul, agora que começamos a ver com normalidade um portista em Lisboa, retomas o discurso da década de 80 do século passado????
    O Nosso Grande Presidente já percebeu há muito tempo que o inimigo é o 5lb e não a cidade em si... Acorda!!, estamos no séc. XXI e o FC PORTO é um CLUBE NACIONAL!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu compreendo as razões de um lado e de outro.

    A minha posição é de que "considero o diálogo com um benfiquista impossível, salvo raras excepções o típico benfiquista é arrogante, estúpido e mal educado, não posso com eles, sejam eles do Porto, de Coimbra ou de Lisboa, são todos seres repugantes".

    ResponderEliminar
  10. acho curioso que os comentarios dos leitores de lisboa sejam pacificos, mesmo tendo em conta o texto em questao ainda ninguem disse nada contra os portuenses, enquanto que os leitores portuenses aproveitaram para vir destilar odio. Afinal em lisboa nao somos assim tao frios e antipaticos. também sou portista lisboeta e ainda recentemente tive uma acessa discussao com uma adepta benfiquista PORTUENSE que era do mais anti-fcp possível. e também conheço muita malta dai de cima que mal vem para cá muda logo de sotaque. Portanto e para verem que as coisas nao sao todas preto ou branco. (E em lisboa nao se diz "quaise" e "treuze" nao e tipico do sotaque lisboeta, e apenas uma forma diferente de dizer "treze").
    Gostava muito deste blog mas nunca mais ca volto. bem-haja.

    ResponderEliminar
  11. Considero que a minha luta é contra os lamps e não contra lisboa. Nem é por gostar de lisboa pq até não gosto e acho até q a Capital está cheia de gente oportunista e que vai enterrando o País de forma galopante. MAS não generalizo.

    Farpas tenta mandar umas farpas aos parolos do norte que são benfiquistas e logo vês como te começa a cheirar mal tb:)

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Paulo Dâmaso22 junho, 2012

    Viva a liberdade de opinião! É um direito que todos nós temos e que todos devemos respeitar. É o que me apraz dizer depois de ler estes comentários.

    ResponderEliminar
  13. Concluindo a minha participação, apenas queria referir que, se há portuenses que não gostam da cidade de Lisboa, tanto pior para eles! O que eu não aceito é o desprezo pelos adeptos do mesmo clube que sofrem da mesma maneira pelo clube, para além de todos os dias terem que ouvir as mesmas histórias sobre o Pinto da Costa e os árbitros. Como sócio da Casa do Porto de Lisboa, essas críticas só prejudicam o trabalho dos seus funcionários, que tanto se esforçam para manter o espírito portista em Lisboa.
    Sempre ouvi que o Porto é uma nação, e não um exclusivo de uma região. Assim, como é que alguém que se diz portista pode fazer comentários como os que tenho lido aqui?

    ResponderEliminar
  14. concordo com muita coisa que foi escrita neste post,não concordo com a parte em que falas das pessoas num modo geral,o sotaque tambem me mete nojo,assim como me mete nojo chegar a lisboa pedir um fino e ver o empregado a olhar para mim com cara de parvo.tambem não posso ouvir falar em lisboa,nem tão pouco lá chegar perto,mas sei que há pessoas porreiras em lisboa....

    ResponderEliminar
  15. GOSTO...

    do Porto clube, do Porto cidade, do Norte, das suas gentes, da "nossa" pronúncia, da "nossa" humildade, do "nosso" bem receber... dos Portistas de todo o mundo!... dos cada vez mais Portistas do Sul que me acompanham nas bancadas do salão de festas ou do wcxxi...

    NÃO GOSTO...

    da ilha a que chamam capital do império, do sul, das suas gentes, da sua arrogância e petulância, da sua pronúncia... dos carneiros lampiões, sejam eles da capital do império, do Porto, do Norte ou do caralho que os foda...

    A PARTIR DAQUI...

    ou não sei ler, ou tenho problemas de interpretação...

    quem é que no post falou em PORTISTAS daqui ou dácolá?

    quem é que no post catalogou os PORTISTAS do norte ou do sul?

    quem é que no post catalogou os PORTISTAS do norte como bons e os do sul não contarem pá estatistica?

    mas a que propósito seria eu obrigado a gostar da capital do império só porque tb lá moram MUITOS e BONS PORTISTAS, e que ano após ano continuam a aumentar?

    é cada uma fdx... enfim, sem mais comentários!

    ResponderEliminar
  16. Carlos Santos22 junho, 2012

    Como portista e portuense, acho este artigo de um primarismo gritante. Porque associar uma cidade (belíssima, como é a nossa Capital) a um conjunto de arruaceiros, de gente desprezível, a verdadeira escumalha da nação a uma cidade, é fazer o mesmo que esses mesmo idiotas, que vêm de todos os cantos do país (Gomes da Silva e o Cervan, por exemplo, são nortenhos e simplesmente repugnantes e reptilários), fazem connosco ao chamarem ao Porto Palermo e aos seus habitantes mafiosos.
    Tenho família em Lisboa de todas as cores clubísticas, gente que reputo de boa índole, íntegros e que amam a sua cidade tal como eu amo os meus "Portos". E acredite, não é com discursos de ódio destes, à guisa de Benfica TV, sectários, que confundem o particular com o geral, apesar de todas as razões do sorvedouro lisboeta e do seu centralismo, na maioria das vezes ajudado a construir por gente que saiu de cá e do resto do país, que depois renegam às origens porque aí é que está o poder. O regionalismo primário foi em tempos necessário para dar um grito de alerta perante a discriminação (e falo em termo futebolísticos) portista votada pelos poderes do Estado (claro que remanescem outros, o do 4.º poder, por exemplo, mas esses não se combatem assim). Hoje em dia, o nosso FCP é nacional, internacional, e um discurso anacrónico como este não ajuda a nada, bem pelo contrário, assemelha-se ao actual discurso dos vermelhos, que tanto mal lhes tem feito, porque são tiros constantes nos pés. POde-se pensar assim, claro que se pode. Pode-se proclamá-lo, claro que sim. Afinal porque é que se fez o 25 de Abril. Mas muitas vezes há coisas que devemos guardar para nós, e não se é íntegro, honesto, verdadeiro (e demais adjectivos similares) por se exteriorizar tudo aquilo que se pensa.
    Saudações portistas.
    Carlos

    ResponderEliminar
  17. Este blogue vai de mal a pior. E continua a descer pontos na minha consideração. Este post é de um regionalismo primário e revelador de uma mentalidade absolutamente atrasada e tacanha. Hoje em dia há portistas em Lisboa que têm tanto direito a gostar da sua cidade como nós do Porto. Não confundamos o centralismo do país e da máquina central com as pessoas que lá vivem, muitas delas portistas e boas pessoas. Enfim, tenho pena que haja portistas com esta mentalidade...

    ResponderEliminar
  18. Silva Pereira22 junho, 2012

    Bom dia,
    Não concordo com o sentido dado ao texto….
    1º Eu detesto o centralismo e macrocefalia deste país;
    2º Detesto sobrevivência dos “taxistas” do resto de país em particular da gentinha do Norte que fala contra o centralismo e quando se apanham na capital esquecem as raízes;
    3º Detesto a arrogância de certa gentinha de Lisboa que se consideram a nata e os outros uns parolos,
    4º Detesto o esmifrar o páis/pessoas para se concentrar tudo na capital,
    5º Já agora passei muito tempo em Lisboa (em média 1 semana por mês) e sempre que procurava informações por um local quase sempre obtinha a mesma resposta … não sei eu não sou de cá… a sensação era que lisboetas (aborígenes) são poucos;
    Mas acima de tudo o que detesto mais é naturalidade que os portugueses (em particular os do Norte) encararem este centralismo como uma coisa normal.
    Sabem que a Europa está formatada para as regiões no entanto Portugal é o único país dos 27 sem regiões.
    Os portuenses sabem que a Universidade do Porto (a 2º mais antiga) só teve o curso de direito após o Cavaco governar, porque até essa data quem mandava eram os homens de direito e como tal uma pessoa acima de Coimbra teria que ir para lisboa ou Coimbra.
    Os médicos são uma classe profissional privilegiada e com um poder corporativista, por isso quando quiseram restringir o acesso foi 1º efetuado na Udo Porto.
    Todos sabemos que existe um imposto que é dos mais execráveis para as autarquias (populações) falo da derrama (10% sobre o IRC) mas também sabemos como as empresas que estiveram sobre alçada do Estado (PT, EDP,Galp, Bancos, etc) têm as suas sedes em Lisboa e como tal é que beneficia, no entanto a maioria tem os seus fatores de produção fora de Lisboa, ex da EDP (não barragens, nem centrais, nem parque eólicos na capital) e o mesmo para a Galp e isso é que me dói e depois vejo uns parvos dizer que Lisboa é que paga mais impostos.
    Existe centenas de fundações, observatórios e tudo o mais, que foram prometidos acabar com eles (foi a última vez que fui enganado pois que nunca mais acredito num político) e que nada se passa, pois os lugares para os amigos e família têm que continuar.
    O que me chateia é ver uma RTP (que só vê Lisboa) deficitária que leva 600 milhões do orçamento (tanto como o cortedos subsídios dos func públicos) e ainda mais quase 5€ por mês na fatura e não se acaba com isso, a maneira com gastam o dinheiro é um escândalo.
    Poderia dar exemplos históricos como o poder centralista foi absorvendo/esmagando o resto do pais (excepto a Madeira ) em prol de benefício próprio, que nós todos estudamos.
    D João I, venceu Castela com o apoio do Norte toda a Nobreza de Lisboa era a favor de Catela, por isso ele veio casar ao Porto como reco0nhecimento.
    A Revolução de 1640 foi feita com a casa de Bragança
    A luta fradicida que D Miguel impôs ao Porto na guerra dos absolutistas contra os Liberais de D Pedro I e que foi esmagada pela população do Porto no apoio a D Pedro (daí as ruas de Heroísmo, Travagem) em memória dessa gente anónima.
    Vejam o que se está a passar com a preparação da privatização dos Portos e Aeroportos, com temos 2 melhores de Portugal (aeroporto Sá Carneiro e o Porto de Leixões) e que dão lucro para melhorar o pacote faz-se o do costume levar a gestão para a capital do império para se fazer mais uma negociata que alguns de Lisboa vão beneficiar.
    Por isso o que me chateia mais é falta de reconhecimento dos português (fo0ra de Lisboa) que não se incomodam com isso e infelizmente só o futebol (FCP) é que faz despertar as consciências.
    Quando eu vejo um Vasconcelos na CMP e que faz tudo para servir o poder de Lisboa é que me chateia.

    Já me alonguei mas quando começo a falar nisto não consigo parar
    Saudações

    ResponderEliminar
  19. @ a alguns e outros que tais,

    pior que persistir no erro de continuar a não interpretar um TODO e continuar a centrar atenções no acessório, é, diria, até para não me alongar mais e de um modo simpático, mera teimosia.

    no resto, quem proclama que “aqui não volto mais”, ou quem avalia “que este blog vai de mal a pior”, lá está, é um direito que assiste a qualquer um, biba a democracia e a liberdade de expressão.

    como diz o ditado, “o que não falta é mundo”, que é como quem diz, o que não faltam por aí, são blogs, fóruns, portais, facebooks e twitters alusivos ao FCPorto, onde porventura se sentirão melhor, e ainda bem que o assim é, até porque somos cada vez mais, os Portistas espalhados pelos 4 cantos do mundo… e arredores.

    pessoalmente, não me incomoda nem um pouco tal “decisão”, porque tal como eu, também quando não estou bem, retiro-me, daí que, se é assim que o pensam ou até vão fazê-lo, lamentamos, mas isto é mesmo assim, “não gosto, não como”, ou como diz já um ditado muito conhecido cá pelas bandas, “temos pena, não somos perfeitos, mas o NOSSO clube é!”.

    aos que ficam, o nosso obrigado… aos que resolveram partir, o nosso mesmo obrigado, boa viagem, e voltem sempre que o pretenderem.

    simples, curto e directo!

    ResponderEliminar
  20. De longe, o post mais abjeto escrito neste blog, desde que o leio...

    Nascido em Lordelo do Ouro, Porto, vivo há muitos anos em Lisboa (ou arredores, pouco interessa) e juro que parecia que estava a ler/ouvir um atrasado mental dum lampião num café (como há tantos) a falar do Porto...

    A maneira como se generaliza, e se usa lugares comuns para "estereotipizar" todo e qualquer lisboeta, dizendo ao mesmo tempo que conhece muito mal Lisboa é, no mínimo, de alguém sem dois dedos de testa. E sabendo do alastramento do número de adeptos lisboetas do NGPorto, acho miserável um texto destes que, se estivesse no lugar deles, me ofenderia e me magoaria muito.
    Não é isto que o NGP quer e sonha, nem, creio eu, a maioria dos Portistas.

    Se por acaso é daqueles espécimes para quem o FCPorto é e deve somente ser um clube da cidade do Porto e de Portuenses, assuma isso, e assim passamos a tê-lo apenas como um tolinho.

    Aquilo que sempre julguei sobre este blog e que se aprofundou depois da reportagem no Porto Canal, não é isto. Como já foi dito, este é um dos poucos espaços onde muitos lisboetas, farenses, eborenses, albicastrenses e por aí fora, encontram um escape à “informação” doentia e tendenciosamente vermelha que inunda tudo o que é comunicação social, e encontra alguma verdade e Portismo, especialmente para aqueles que pouco contacto diário têm com outros portistas. Como tal, não digo, como também alguém já disse, que deixarei de passar por esta casa mas, se voltar a ler textos do Farpas, serão com enorme distanciamento e desconfiança de quem não esquece as parvoeiras que foram escritas a 22 de Julho de 2012.

    Cumprimentos tão Portistas como os do Farpas, da Caparica

    ResponderEliminar
  21. A quem escreveu este artigo convinha lembrar-se que em Lisboa existem cada vez mais portistas que sentem o clube de forma apaixonada e que defendem o FCPorto com unhas e dentes, pelo que pôr tudo no mesmo saco é no minimo deselegante... Acredito que ame demasiado o FCPorto e a sua cidade, mas garanto-lhe que não é mais Portista que eu e que muitos portistas que, felizmente, há por aqui!Garanto-lhe mesmo!

    Cumprimentos,

    Jonas, Oeiras

    ResponderEliminar
  22. Os comentários descambaram de todo!
    Mas que disparate!
    1º Quem escreve num blogue não tem de ser politicamente correto; tem de ser fiel a si mesmo. Se é para escrever com paninhos quentes e apenas o que vai agradar a todos candidata-se a escrever para um jornal onde lhe paguem sobre a seleção nacional...
    2º Metade do que se desenvolveu na caixa de comentários, não foi dito nem insinuado no texto; é pura especulação de quem não tem paciência para ler os textos e vai pelos títulos e pelos comentários...
    3º Já concordei e discordei do muito que muitos aqui escrevem... continuo a passar sempre por aqui; , não vou deixar de o fazer. Mais, não preciso de ler coisas com as quais concordo, essas já eu conheço. Preciso de ler o que me contradiga ou me apresente outras visões.

    4º por último, infelizmente sofri muito nas minhas muitas e muitas idas a Lisboa; humilhação e mosprezo nos corredores dos ministérios da educação e da administração interna, na secretaria de estado do turismo...não fui porque quiz fui porque necessitava de resolver a minha vida e a dos outros. E a capital é lá. Depois anos a fio nas reuniões de trabalho,sempre a mesma coisa: sempre nós a termos de ir ter com eles, sempre nós a termos que nos levantar de madrugada, sempre nós a chegarmos às tantas a casa...
    Amigos de Lisboa tenho alguns, mas sinceramente nenhum do fundo do coração, e todos sempre a virem ao Norte, a perguntarem se conheço um restaurante em Barcelinhos (pois barcelinhos é no Norte)...
    Desculpem-me lisboetas que aqui vieram, mas a capital é cruel e megacéfala, e os tiques de superioridade e de desprezo são latentes; e, o egocentrismo é absoluto!
    Eu não entendo como é que para eu ir para ir, p.ex. para Bruxelas -se quiser ir na companhia NACIONAL - tenho de descer até à capital, que é a sul, para depois voar para Norte!!!! (só e apenas para o gajo que vive na capital não ter que fazer uma paragem no sá carneiro...)


    Claro que em todo o lado há gente estúpida e esperta, gente linda e feia, altos e baixos... educados e bestas! mas obviamente que não foi disso que ninguém falou!

    ResponderEliminar
  23. Sou portuense, portista, sócio há 30 anos (nº 12701) e não me revejo neste texto.

    ResponderEliminar
  24. Há coisas que nas Net´s ainda me deixam a pensar e a tentar perceber, como é que quando se fala num dos maiores escandalos de falta de liberdade, um roubo do tamanho do mundo no hóquei apenas meia duzia de comentários e um post que ao ler não me trouxe grande relevância dou com quase 40 comentários com acusações de tacanhismo e separatismo... Não consigo perceber.

    No post e está lá bem escrito isto:

    "Deixou, portanto, de fazer sentido puxar pelas nossas cordas vocais para dizer que queremos ver aquilo a arder ou que se a merda fosse ouro aquilo era um tesouro, porque hoje, mais do que nunca, o Porto, o clube não a cidade, é uma nação."

    Acho que nem é preciso dizer mais nada apenas pedir para que ao menos leiam o que está escrito, porque a seguir o que escreve o Farpas é um opinião pessoal e tem todo o direito a tê-la sem dramas, não gosta do sotaque e daí?

    Olha eu por exemplo acho que o sotaque seja ele de onde for é o verdadeiro bilhete de identidade, mas ninguém me viu armado em virgem ofendida, falou que não gosta das tradições é normal porque não nasceu em Lisboa e como tudo na vida não aprecia, conheço tanta gente em Lisboa que não gosta do S. João... também não percebo o Drama.

    Levou-se a conversa para onde se quis, continuaremos a ser todos Portistas, continuaremos a ser todos diferentes que a unica coisa que nos aproxima é a Paixão pelo FC Porto.

    Quem como eu que não mora na Cidade do Porto, não mora na Cidade de Lisboa também sou diferente de muitos Portistas e não vejo aqui nenhum Drama, desloco-me semanalmente a Lisboa em Trabalho e em Lazer e fiz milhares de amizades que me permitem atestar que a Cidade além de populosa e cosmopolita tem um pouco de tudo, assim como a Cidade do Porto.

    A nossa luta contra Lisboa, tem um alvo certo que não serão os Lisboetas como é claro, são aqueles corredores do poder e aquela imprensa que ainda vivem noutros tempos e tudo fazem para menosprezar todo o território Nacional, intervindo por de trás da cortina para que por exemplo adeptos do FC Porto não se possam deslocar para ir apoiar o seu clube em plena Capital.

    Eu para este género de pessoas tive sempre o cuidado de os catalogar para não haver estas confusões.

    O Porto é uma Nação pois claro que é e deixo já um abraço ao Amigo Mota de Cascais, ao Monteiro de Lisboa, ao Nuno de Odivelas, ao Pedrinho da Amadora, ao Joca do Barreiro, ao Ramiro de Faro, à Joana que nos acompanha de Singapura, ao Borralho que está na Austrália, aos amigos de Nova Jersey e etc.

    Todos aqueles que comigo têm falado e conheço bem que são todos diferentes e o FC Porto é nos une e as diferenças sejam elas quais forem não são motivo de Dramas mas sim motivo de orgulho.

    O post do farpas apenas fala em gostos, mas aconselho a lerem outra vez ou apenas lerem... vão ver que o Drama não é assim tão grande.

    ResponderEliminar
  25. Portista e lisboeta de gema, não me revejo de todo nesta enchurrada de disparates que destilam ódio, preconceito, estupidez e uma profunda ignorância. É pena ver o "Bibó Porto" associar-se a um discurso destes, decidiram alienar a facção lisboeta dos vossos visitantes, insultando-os. Parabéns!

    Concordo totalmente com os posts do Manuel Rocha e do Moura Bessa.

    « Se por acaso é daqueles espécimes para quem o FCPorto é e deve somente ser um clube da cidade do Porto e de Portuenses, assuma isso, e assim passamos a tê-lo apenas como um tolinho. »

    Nem mais!

    Farpas: mande cumprimentos meus aos anos 80.

    ResponderEliminar
  26. Carlos Freixo22 junho, 2012

    Se todos aqui os que comentaram esta prosa soubessem ler e interpretar as palavras que a compõem, isso sim, seria de valor. Pelos vistos, em Lisboa, não há só gente fria e antipática, há também gente burra.
    Parabéns ao Bib'ó Porto e parabéns ao Farpas.

    ResponderEliminar
  27. Isto está bonito está, agora temos aqui uma divisão entre portistas... Sou tão portista como os demais, não me considero antipático nem snob, odeio o centralismoamo, amo a cidade do Porto e o Norte e... sou de Lisboa! Foi uma farpa infeliz este artigo!!

    ResponderEliminar
  28. Isto está a descambar com mais estupidez do que começou e acusações de que as pessoas não lêm o texto, qd parece o inverso:

    "[...] Ou melhor não gosto dos lisboetas. Lisboa é uma bela cidade, provavelmente mais bela do que imagino, porque a conheço mal, mas que perde todo o encanto que dizem ter por causa de quem lá vive. Gente fria e distante no trato, gente desconfiada e antipática ao ponto de ignorarem quem lhes pede uma simples indicação no trânsito. Gentes com aquela pronúncia que só de ouvir me provoca náuseas, que dizem “riu” em vez de rio, “quaise” em vez de quase, “treuze” em vez de treze ou ténis em vez se sapatilhas. Gentes com manias de grandeza só porque vivem na capital, que quando vão ao Porto dizem que vão ao Norte, que julgam que o Porto fica a 20 minutos de Bragança ou que todos aqui somos uns parolos que trocamos os “v” pelos “b” e só dizemos carago."

    Isto não é um ataque, ou uma crítica, à capital e ao que representa. É aos seus naturais, incluindo aqueles que são do FCPorto (já para não falar de muitos outros, que não sendo Portistas, não são nada daquilo que aqui se insinua).

    Volto a dizer: passo a vida a ouvir labregos em cafés e tascas a dizer o mesmo em relação ao Porto, aos portuenses e portistas, e fico doente. Vir aqui ler o mesmo mas com a geografia invertida é deprimente.

    Só uma último ponto e não volto a escrever aqui: se tivessem a mais pequena noção do que passa um PORTISTA (portuense, lisboeta ou do Cú de Judas) em Lisboa TODOS OS DIAS, com tudo o que tem de ouvir e aturar, nós contra 10 ao mesmo tempo a metralhar-nos com mentiras, insultos e infâmias, diáriamente, e que nunca se cala, nunca deixa de defender o Porto com unhas e dentes, teriam muito mais respeito e não escreveriam as estupidezes que escrevem.

    Habituadíssimo a discussões de meia noite com carneiros e calimeros desta índole, estou habituado. Estou triste por ter de ter uma igual com adeptos do meu clube, que eu julgava diferentes...

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  29. Conheces claramente os lisboetas errados.
    Seguindo o conselho do Antas, e lendo o texto sem se estarem a identificar com tudo o que o farpas refere, talvez consigam ler o que lá diz sem ferverem por dentro. Porque no fundo, aquilo que ele odeia, também se calhar odeiam nas pessoas que vos rodeiam no dia a dia. Sejam de Lisboa ou do Porto.
    O odiar as coisas de tradição de Lisboa, pois é a liberdade de cada um, e por vezes odeia-se porque não se percebe. Prefiro ouvir um fado do que levar porradas na cabeça dum martelo que apita.

    ResponderEliminar
  30. Moura Bessa se eu disse que me pareceu que não leram o texto, foi porque me pareceu que não leram o texto.

    Não são acusações, é apenas uma constatação da minha parte que pode não estar certa, como tudo na vida.

    O Farpas diz que não gosta de lisboetas e eu pergunto, qual é o problema? Qual é o Drama? Se a experiência de vida dele com o contacto que teve com as pessoas foi esse e foi essa a conclusão que tirou está a expo-lo aqui e cabe por exemplo a si como diferente destes parâmetros dizer que está errado e colocar as coisas como elas são, colocar a sua experiência de vida, aliás como eu e você fizemos, não é começar a catalogar os post de desprezivel e considerações pessoais.

    Quanto ao resto e sobre o assunto já escrevi o que tinha a escrever, da minha vivência e que nem sequer vivo em nenhuma das Cidades faladas e Moura Bessa sei o que é perfeitamente falar com gente que odeia o Porto, até falo diaramente com alguém que tem museus da carneirada em casa e as primeiras palavras para com o nosso clube e Presidente são em forma de insultos.

    Se leu bem o que eu escrevi vai ver que temos em comum a Paixão pelo FC Porto e somos completamente diferentes na maneira de ser, não vem mal ao mundo que assim seja, bem pelo contrário até é de salutar.

    Não deixem de dizer o que vos vai na alma, não deixem de aparecer e ler, só assim também se vai sabendo mais.

    ResponderEliminar
  31. Bem ou mal, os valores do Porto Clube, estão directamente ligados à cidade. É impossível separar as águas..

    Eu acho que um portista do Porto, vive o clube de uma maneira mais intensa que os demais, simplesmente porque têm os mesmos valores, e sente mais na pele, por exemplo, os ataques diários ao Clube. O Barcelona tem adeptos na Catalunha e em Singapura..acham que vivem o clube da mesma maneira?? No entanto, ninguém pode dizer que o de Singapura é menos blaugrana que o da Catalunha..

    É importante não esquecer que nas criticas que diariamente somos alvos, nunca, ou quase nunca se separa o clube da região..e há melhor exemplo disso que os adeptos??

    Tenho alguns amigos lisboetas e benfiquistas..vou a lx algumas vezes mas recuso-me sempre a falar de futebol porque é impossível..e estou sempre por cima!

    E já agora, faltou no texto fazer referência ao "Xinco" em vez de Cinco.

    Abrace
    Etuk!

    ResponderEliminar
  32. Epa deixem -se de merdas , eu nunca mas nunca vi ou assisti a isto , algum dia um PORTISTA se separou ou ignorou outro PORTISTA por ele vir daqui ou dacola , antes pelo contrario sempre fomos unidos e isto é que nos distingue dos outros , isto é que faz a nossa força a UNIAO , eu sou Lisboeta com muito orgulho e o meu F.C.P. é a minha paixao !!

    ResponderEliminar
  33. Li e reli este texto e parece-me que, no essencial, o Farpas limita-se a dizer generalidades fundadas em equivocos. Diz que não conhece Lisboa mas que não gosta, que não gosta das gentes de Lisboa - de mim, portanto...- porque têm (todas?) um conjunto de caracteristicas especificas como serem antipáticos e gabarolas. Isto não são afirmações, são boçalidades ditas por alguém que por um momento se imaginou o Eça de Queirós contemporâneo.

    Farpas, terá algum valor alguém que como eu defende o FCPorto SEMPRE E EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, num meio onde impera o clube do regime e os seus tentáculos. Ou será que a etiqueta "ser lisboeta" nunca me aproximará de si enquanto portista? E o facto de os meus pais e ,portanto, os meus genes serem "de fora de Lisboa" servirá como atenuante? É confuso, não é?

    Desde que me lembro sofro com o meu FCPorto, já tive que fugir de No Names em pleno metro para chegar ao estádio da Luz, sigo o FCPorto até onde as minhas possibilidades me permitem e embora isto não seja por si só um feito especial certamente também não fará de mim apenas "mais um" lisboeta que voçê qualifica da maneira simplista.

    P.S. O único mérito que vejo neste texto foi o de trazer muitas pessoas à discussão do não assunto...

    Um abraço,
    Luis, Carcavelos

    ResponderEliminar
  34. Caro Farpas,

    Voçê, com este texto, está apenas a promover aquilo que desde há muito tempo os pasquins do regime procuram: dividir os portistas! Tenho pena, porque isto é um blogue de Pessoas que apenas amam o FCPorto independentemente da sua origem. No dia em que os adeptos se dividirem com questões estéreis como esta as coisas serão muito mais dificeis para o FCPorto, por isso vamos lá com calma...

    ResponderEliminar
  35. Meu caro farpas...deixa-me que te diga que sou Portuense a viver nos arredores de Lisboa e...não fiquei minimamente afetado pelo que escreveste...é a tua opinião,aceito-a...foste sincero,disseste o que pensas...bem aja e...muitos parabéns...33 comentários,muito, muito bem,excelente,fantástico...é muito pouco visto por aqui um comentário merecer uma tal atenção(infelizmente); ainda para mais em período de férias do desporto do Futebol Clube do Porto.Mas (sim existe sempre um mas)quando acabei de ler a tua peça e li os comentários,algo chamou a minha atenção e passo a explicar...é raro existir tantos comentários (infelizmente),muitos desses comentários anónimos e fiquei curioso pois fizeste-me lembrar o hóquei do Nosso Clube,pois acho,que te puseste a jeito...de Portistas que não compreenderam a tua vivência,a tua experiência a tua opinião (que concorde-se, ou não, é de aceitar,sendo dada ou não importância)mas não só de Portistas...penso que alguns serão infiltrados de outros clubes a quererem dividir para conquistar...pode ser ou não...mas,lá que te puseste a jeito,puseste-te;não tenho qualquer dúvidas disso.

    Ah...eu gosto de couratos e de caracós...só não gosto de ranhosos ahahahahah logo não gosto de mouros vermelhuscos lol...também não gosto de cerveza que patrocina os aziados.

    Por último mais parabéns...não costumo opinar sobre opiniões pessoais de quem quer que seja e...cá estou eu a falar sobre os teus gostos farpas.

    Excelente e provocador porque tocaste numa clara ferida que existe e tem de ser corrigida.

    Porto Sempre

    ResponderEliminar
  36. Há lisboetas que acham que por serem portistas são melhores do que os outros lisboetas. Puro engano. Não são. É tudo a mesma raça, mas não o percebem e por isso ficaram muito ofendidos.

    Um tripeiro é tripeiro independentemente de qual clube gosta.

    Um tripeiro benfiquista é superior a um lisboeta portista só pelo fato de ser tripeiro. E eu sou tripeiro portista e detesto os vermelhos.

    Não confundem cidades com clubes.

    Lisboa a arder sempre foi cantado nas antas. Não gostamos deles e nem interessa se são portistas ou não. Percebido?

    ResponderEliminar
  37. A malta do sul não compreende porque achamos que eles são lisboetas portistas quando eles nos querem convencer que são portistas lisboetas.

    Lisboa é Lisboa e nós não gostamos deles. Tudo o resto é acessório.

    ResponderEliminar
  38. Um tripeiro benfiquista é superior a um lisboeta portista?! Está tudo louco, aqui? Presumo, então, que preferem um Rui Gomes da Silva ao Pedro Marques Lopes que por acaso até escreve aqui... Ridiculo!

    ResponderEliminar
  39. É mais que evidente que o que escreveu o Farpas é pura e simplesmente uma opinião, mais sobre os carneiros vermelhos do que sobre os Lisboetas em geral, como ele diz mal conheçe e quando mal se conheçe manda a razão não omitir grandes opiniões, Farpas já pareces os políticos que têm opiniões sobre tudo mas com muito pouco conhecimento.
    Há muitos e muitos Portistas em Lisboa, nos arredores, gente boa e gente má em Lisboa como no Porto e em qualquer parte do mundo, para quem viaja sabe que é assim em todo o lado, é como ir à Ucrânia e os tipos nem falam Inglês isto sim dificulade em comunicar, agora qundo se fala a mesma lingua tudo é mais fácil.
    O que eu gostava de saber é se o amor dos Portistas Portuenses, Lisboetas, Alentejanos, Algarvios é o suficiente para serem sócios do melhor clube Português??, PORQUE MEUS CAROS O VERDADEIRO DRAGÃO TEM O SEU CARTÃO DE ORGULHO À MÃO que serve sempre para mandar calar o palhaço do lampião. Isso é que é de facto importante serem todos sócios do Mágico Porto para que possamos lutar não com os carneiros vermelhos, esses já são muito pequeninos para nós, agora temos de lutar com os gigantes da Europa.
    Ouve alguém que escreveu que para se voar para Bruxelas na TAP tem que se ir a Lisboa apanhar o avião, posso-lhe dizer que já não vai a Bruxelas há muito, muito, muito tempo ou então está mal informado.

    SÓ FAZER UMA ALTERAÇÃO AOS CÂNTICOS
    SE A MERDA FOSSE OURO
    A LUZ(TAMBÉM CONHECIDA POR SALÃO DE FESTAS)ERA UM TESOURO

    NÓS SÓ QUEREMOS
    A LUZ ARDER
    A LUZ ARDER
    A LUZ ARDER

    LAGARTOS E LAMPIÕES SAÚDEM OS CAMPEÕES

    VIVA O F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  40. Ao que chegaram os comentários a este post...!!! Haja moderação e não se digam tolices, por favor.

    Para que não fiquem dúvidas, aqui está o que eu penso:
    Prefiro um PORTISTA LISBOETA a um bENFIQUISTA TRIPEIRO.

    Quanto ao resto: no post estão coisas que, pelo modo como foram escritas, podem naturalmente deixar descontentes alguns PORTISTAS DE LISBOA. Por outro lado (e aqui está o motivo maior para tal reacção) houve deficiente interpretação de grande parte do texto pelas pessoas que a ele reagiram.

    Para mim o que fica de importante é o seguinte:

    1) Este blogue é o paradigma da liberdade de expressão e pensamento. Cada um é livre de manifestar a sua opinião mas é essencial que o faça no respeito pela pessoa e opinião de outro PORTISTA. Foi sempre essa a minha postura e eu próprio já me insurgi 3 ou 4 vezes por verdadeiros atentados à minha pessoa e à de outros leitores e colaboradores. Opinar e/ou discordar sim, mas com bom senso, educação, elevação. AFINAL NÃO SOMOS TODOS PORTISTAS?!

    2) Eu quero muito aos PORTISTAS DE LISBOA e do SUL DO PAÍS! Eu quero muito a TODOS os PORTISTAS estejam onde estiverem por esse mundo fora. Eu admiro muito os PORTISTAS DE LISBOA por motivos que aqui foram referidos e que todos nós conhecemos. Não é PEDRO MARQUES LOPES? Que fique claro: PORTISTA é PORTISTA e mai nada… AFINAL NÃO SOMOS TODOS PORTISTAS?!

    3) O respeito (profundo respeito) pelos PORTISTAS DE LISBOA, não invalida que abomine e continue a abominar o CENTRALISMO, O DESPOTISMO, O COLONIALISMO de Lisboa e arredores. E que continue a chamar MOUROS a quem é benfiquista seja em Lisboa ou no Porto. AFINAL NÃO SOMOS TODOS PORTISTAS?!

    4) Não sou dos que pensa que mais vale poucos e bons… Quanto mais adeptos o FC Porto tiver maior apoio tem. Quantos mais amarem o Clube, maior ele será. O mesmo se aplica ao blogue: todos, TODOS, são poucos para nos ajudar na nossa missão primordial: APOIAR O FC PORTO! Pelo que apelo aqui a todos os leitores de Lisboa e outros lugares pelo País fora, que nunca deixem de nos visitar e dar a sua opinião. VÓS SOIS MUITO IMPORTANTES, AMIGOS. AFINAL NÃO SOMOS TODOS PORTISTAS?!

    Abraço a todos PORQUE SOMOS TODOS PORTISTAS!
    BIBÓ POOOOOORTO! SEMPRE!

    ResponderEliminar
  41. Nunca me identifiquei tanto com um texto como este, embora na capital do império não há apenas carneirinhos amestrados tambem há gente boa e com bom senso. O ex ministro Rui Rambo da Silva e a vitima de bullying silvio cervain são naturais do Porto e são os rostos visiveis do ódio ao FC Porto e à região.
    Mas o que me dá mais gozo a sul do rio douro é exibir o meu cartão de sócio do FC Porto nas bombas de gasolina, pedir sempre o jornal jogo um fino e um café!
    Um abraço a todos os Portistas de norte a Sul.

    ResponderEliminar
  42. Silva Pereira24 junho, 2012

    O FUNDALENTAMISMO
    Todos nós temos direito a expressar a nossa opinião, mas parece-me que algumas veiculadas fazem-me lembrar o Torquemada e a Inquisição ou então o fundamentalismo (árabe, nazi e afins). A questão nunca é a generalização mas sim combater aqueles que combatem os nossos ideais e tentam por todos os meios rebaixar, denegrir e acima de tudo manter o status quo que tantos proveitos lhes trazem.
    Eu desprezo mais um benfiquista que nasceu no Norte, tipo carlinhos de Paredes e que conhecendo o porque da alma portista e enferma da mesmas manhas daquele lampião ajuramentado e criado no ambiente da madrasta (como aquela creche).
    Para mim, todo este clima acabaria quando os lampiões reconhecessem o mérito dos outros, quando o centralismo acabasse, quando todos nós percebermos que o pais não é só a capital.
    Este texto pelo menos teve a virtude de por alguns a comentar e opinar sobre a essência, que é o centralismo, o poder de alguns com benefícios (para Lisboa) e prejuízos para o restante país .
    Eu estou farto daqueles que falam, propagandeiam, em favor da descentralização, dos jobs for de boys, de acabar as excrescências do Estado , que suga a maioria e depois quando se encontra no poder rapidamente esquece.
    Ainda na QF quando vi o jogo de R Checa- Portugal e vi aquela gentinha a “apoiar” a seleção (como Figo, JP, …) e ver aquela trupe de jornaleiros (aproveitadores e facciosos na sua maioria) e pensar que hoje em dia os princípios que me foram transmitidos o de cumprir os deveres de cidadão (deveres com a família e estado) são para esses o cantar o hino ou saltar na bancada a gritar golo, no entanto fogem ao às sua obrigações (impostos) e ainda são bajulados e alguns continuam a servir-se (beneficiar) das instituições de Portugal.
    Isso é que me dói ver essa gentinha que fugiu do país para pagar menos impostos e que renegam o país (quando se renega uma língua) e que muitos ainda os considerem uns heróis.

    Por isso tudo o FARPAS tem o mérito de comentarmos e discutir toda esta matéria.

    Saudações a todos os portistas (Norte, Sul e de todas as regiões) e já agora a todos os desportistas.

    ResponderEliminar
  43. Caros,

    Como portista lisboeta, quero apenas juntar-me ao coro de protestos perante post tão triste e tacanho.

    Já o referi no post que aceitei a estratégia contra o sul em finais de 70 e inícios de 80. Foi necessária.

    Quando chegamos ao topo em 1987, essa estratégia deixa de fazer sentido. Isto se o FC Porto tem pretensões de ser um grande clube mundial.

    O discurso tem que deixar de ser o do melhor clube do norte a desafiar o maior clube nacional e da capital.

    O discurso tem que ser o do melhor clube português que, em 30 anos, deixou os concorrentes para trás.

    Tenho pena que em 2012 ainda se façam posts como estes.

    Estou como vários comentadores: se tivessem vivido uma vida em Lisboa a defender o FCP sempre sozinhos contra uma multidão de "inimigos", talvez não tivessem essa postura.

    Não vou deixar de cá vir como outros, mas fico com pena e vou tentar continuar a mostrar que estão errados.

    Lisboa e Porto são ambas cidades lindíssimas que vale muito a pena visitar. É triste que existam preconceitos que ponham isto em causa. Somos um país tão pequeno. É certamente mais o que nos une do que o que nos separa.

    Abraço,
    PeLiFe
    BASEL84.BLOGSPOT.PT

    ResponderEliminar