30 junho, 2012

Portugal na final do Euro 2012!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Se alguém fizesse fé nos pasquins do Regime ou nas palavras de Orelhas e apaniguados, o grande cancro do futebol português seria a arbitragem. Todos nos recordamos das célebres declarações de Orelhas, depois na vitória do Porto no Salão de Festas, este ano: “Por favor, não quero que o senhor Pedro Proença volte a apitar um jogo do Benfica!”.

Em primeiro lugar, para quem fala que são os outros a escolher árbitros, o Orelhas devia ter mais cuidado quando reproduz aos microfones das televisões as conversas que tem ao telemóvel com o senhor Vítor Pereira. Escolher árbitros é realmente muito nojento. Em público, ainda é mais repugnante (como aliás todas as coisas nojentas se tornam quando feitas em público).

Depois, para quem fala tanto de “verdade desportiva”, é no mínimo estranho que não queira aquele que, hoje, pelo menos para a UEFA, é o melhor árbitro da Europa a apitar jogos da sua equipa. Os discurso dos dirigentes encornados é mais ao menos este: “Queremos bons árbitros!”, “Não queremos que o melhor árbitro da Europa apite um jogo nosso!”. Talvez Orelhas tema o excesso de competência nos árbitros, o que atendendo à forma reles como o seu clube joga, até é compreensível.

Ao longos das últimas duas décadas, os folhetins do costume têm entranhado no povo português o discurso anti-árbitros. Curiosamente (ou não!), essa tendência para dizer que os árbitros são horríveis coincide com a hegemonia do FC Porto. Obviamente, não é coincidência. Tudo não passam de álibis, para tentar encobrir o mérito incontestável das conquistas do Nosso Porto.

Para quem disse que o título do Porto era um “tributo dos árbitros”, reportando-se a um jogo arbitrado pelo senhor Proença Proença, a final da Champions e a final do Euro 2012 são a melhor resposta para essa raça excendentária da Criação, chamada Orelhas. Todos os outros que entesoaram a ler a entrevista combinada de João Gabriel, aposto que assistir à final da Champions deve ter sido mais doloroso do que para os adeptos do Bayern de Munique.

Verdadeiros ladrões são aqueles que roubam mérito a quem o tem. E agora, lampionada, disfrutem da final do Euro 2012, porque os portugueses que lá vão estar, são árbitros! Irónico, não?

5 comentários:

  1. Engolindo sapos do tamanho de baleias, LFV e a sua seita maligna vão mostrando ao país que ninguém acredita neles!
    Apesar de ainda haver muito brugesso avermelhado que tem o desplante de afirmar que Proença chega a esta final por indicação de... Pinto da Costa!!!! Isto já nem é para rir, é para lamentar o estado miseravel a que chegou o intelecto de muitos portugueses!
    Mas tambem quando Vasco da Gama saiu daqui para descobrir o caminho maritimo para a Indía, foi insultando vilipendiado e desprezado por grande parte do povo a que a história chamou "velhos do Restelo".
    Hoje no futebol português a esses abutres eu chamo-lhes "velhos da Luz"...

    Felisberto Costa

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira30 junho, 2012

    Caro Escravinhador
    A verdadeira essência não é essa qualidade teórica dos árbitros e os seus erros, mas sim quem beneficia/ ou prejudica.
    Para mim à muito que está claro, que a pressão exercida /ruído tem a ver com os clubes do regime , i.e quando existe um erro que beneficia um dos clubes do sistema (direta ou indiretamente quando prejudica o FCP) a imprensa macrocéfala não valoriza, não comenta ou então diz que errar é humano.
    No entanto quando se passa ao contrário, cai o Carmo e Trindade, passam as situações até à exaustão, e lá vem o apito dourado.
    Ainda ontem, um dito expert o Carlinhos de Paredes dizia que a arbitragem após a era VP (anos 90) não tinha nada a ver com a situação anterior, no entanto eu pergunto quantos títulos nacionais e internacionais o FCP ganhou e as mensagens dos calimeros (lagartos) e lampiões continua a mesma de sempre o FCP não ganha com mérito mesmo quando prega xitos .
    Repare, que os que falavam da verdade desportiva defendiam para certos jogos o importar árbitros internacionais, mas agora que já é possível inverteram os argumentos.
    Por isto e por muito mais que, para mim está claro desde que o FCP passou a ganhar (eu sou do tempo que o FCP era um clube querido dos centralistas) os argumentos e a pressão irão continuar no sentido de beneficiar os clubes do regime.
    Nota: já agora estou muito interessado ver as consequências de que o Marítimo está a levar a cabo na liga, os aflitos não estão a ver que estão a cavar o sua tumulo. Faz-me lembrar o V de Guimarães que serviu da moleta aos lampiões e cavou o seu enterro. Esta gentinha na sua cegueira não vê que estas medidas só os prejudicam pois, que no que diz respeito ao FCP se quiser rodar jogadores (dado o seu selo de qualidade) não falta clubes doutros campeonatos a solicitá-los e ainda mais ridículo após a criação dos clubes “B” e quanto ás transmissões dos jogos é preciso duas partes para consubstanciar um negócio e até nisto o FCP já se precaveu. Também será interessante ver a postura do 5LB na sua luta contra a Olivedesportos.
    Infelizmente para nós ainda não veremos árbitros estrageiros a apitar jogos da liga
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Gostaria de endereçar ao Sr. Pedro Proença as minhas mais sinceras felicitações por mais uma participação numa final internacional da UEFA...foi realmente uma grande época onde praticamente só é de salientar um erro crasso ao não marcar penalty cometido pelo cardozo (agarrando ostensivamente a bola na sua área, prejudicando claramente o FUTEBOL CLUBE DO PORTO),o que em vários jogos é de facto relevante.

    De longe,vai jogar a final a equipa que mais une os Portugueses, Pedro Proença e seus pares,ao qual lhe desejo desde já toda a sorte do mundo para que tudo lhe corra de feição e que prestigie o nosso País.

    Como bem sabemos Pedro Proença e sua equipa são neste momento a segunda equipa que consegue chegar a mais finais da uefa em Portugal, logo atrás da equipa do FUTEBOL CLUBE DO PORTO...é bom termos uma concorrência saudavel por uma corrida saudável e que transporta este País para um patamar superior de qualidade.

    ResponderEliminar
  4. Só não entendo é como é que um árbitro que não marcou um penaltie do tamanho do mundo do cardoso no salão de festas a 2m dele e de frente para o lançe apita a final da CL e do campeonato da Europa, não entendo, deve ser para o ano começar a roubar tipo burro paixão e a impensa dizer que é o melhor da europa, preparem-se que vai ser à discarada.

    ResponderEliminar
  5. Silva Pereira01 julho, 2012

    O anónimo disse
    ...não entendo ...

    se ler o meu comentário vai entender. Os casos de arbitragem em Portugal têm maior ou menor relevãncia consoante os clubes em causa.
    Já no que diz à imagem/prestação dos árbitros esses erros não contam para o desempenho desses mesmos, aliás para mim é uma prova de que eles são condicionados pelo sistema (média e poderes de Lisboa).
    Daí que seria enteressante arbitragens entre os 4 primeiros da liga serem eftuadas por arbitros estrangeiros. Seria mais um mito a acabar.

    saudações

    ResponderEliminar