15 junho, 2012

A vergonha da Ucrânia

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


1. Quem me conhece sabe bem que tenho dois amores; que além do FC Porto há um outro universo em que me movo e que absorve muito do meu tempo, da minha energia e do meu coração. Esse outro universo é a causa animal. Não venho para aqui doutrinar-vos sobre o tema nem expor argumentos. Sei que este espaço não é para isso e não misturo as coisas (quem estiver interessado sabe que o Google é um mundo, e se quiser está à vontade para falar directamente comigo sobre o assunto, escrevendo para o email do blog). Mas hoje vou abrir uma excepção para um caso específico que tem comovido o mundo e que está relacionado com o futebol.

Como muitos provavelmente já saberão, os preparativos da Ucrânia para o Euro2012 envolveram acções de cosmética das cidades anfitriãs, o que em si mesmo nada teria de estranho ou errado. O problema é que os cães e gatos errantes dessas cidades foram considerados parte desse lixo urbano a eliminar, tendo sido colocada em prática uma política de exterminação massiva desses animais, que foram envenenados, mortos a tiro, incinerados e queimados vivos até às vésperas do Europeu. Não se deram sequer ao trabalho de recorrer a formas de eutanásia indolores. Foram dezenas, quiçá centenas, de milhares de animais mortos. As fotos são chocantes; não as vou colocar aqui mas quem quiser ver algumas pode ir por exemplo aqui ou aqui.

Se a quantidade de animais de rua é um problema, construam-se abrigos e canis e aposte-se numa política de esterilização, solução com resultados mais do que comprovados nos países mais desenvolvidos do mundo. Chacinar os animais nunca pode ser solução, até mesmo porque o problema da superpopulação de animais domésticos resulta da irresponsabilidade humana, pela qual os animais não deviam ter de pagar.

A matança já é pública, embora não tenha recebido grande atenção dos media, há mais de um ano. As pessoas ligadas à causa tentaram fazer o que estava ao seu alcance: escreveram para a UEFA, para o governo ucraniano, assinaram petições, organizaram protestos nas ruas. Alguns adeptos italianos manifestaram-se no estádio - em baixo o Inter em jogo da Liga dos Campeões, e sei que pelo menos a Lazio e o Génova também o fizeram. É óbvio que nada disso surtiu efeito. A UEFA chegou a pronunciar-se, chegou mesmo a doar dinheiro para ajudar a solucionar o problema, mas nada mudou. Só agora, com o Europeu a começar, se deu um pouco mais de atenção ao assunto, que tem circulado nas redes sociais e chegou mesmo a vários dos media convencionais. Para os animais mortos já é tarde, mas é importante que a comunidade do futebol se erga em inequívoca condenação da Ucrânia e da sua vergonhosa postura.

É por isso que estou a escrever hoje sobre este assunto. Porque, como disse alguém na legenda de uma foto que tem circulado nos últimos dias no Facebook, adoro futebol mas este massacre não é em meu nome! A Ucrânia manchou de sangue aquilo que devia ser uma festa, uma celebração internacional de um desporto que todos adoramos. Quero ver os adeptos a assumir isso, mas quero sobretudo ouvir quem tem tempo de antena, quem tem um microfone à frente e milhões de ouvidos a escutá-lo, a condenar publicamente esta crueldade desmedida e anacrónica. Quero ouvir os jogadores e treinadores da nossa Selecção a dizer isso, como outros, nomeadamente da selecção alemã, já fizeram. Quero ver os jornalistas a denunciá-lo nos jornais, nas rádios, nas televisões. Quero ver as altas instâncias do futebol a colocar um "mas", um asterisco bem grande e visível no balanço deste Euro 2012. Para que nunca se repita!

2. O Lucho e o Antas já aqui discutiram o jogo de hóquei do fim-de-semana passado, e, como concordo com as posições expressadas por ambos (sobre o jogo em si e toda a envolvência, incluindo mais uma proibição dos nossos adeptos se deslocarem ao pavilhão), vou-me abster de comentar. Pessoalmente, não acredito em milagres, mas uma coisa vos digo: independentemente do resultado em Almeirim, no Sábado prestarei tributo aos meus heróis. Esta equipa vale muito, passou por muito, e não merece senão o nosso aplauso e gratidão. E se este ciclo acabar... para o ano começamos outro. Mas nada belisca o meu orgulho nesta equipa e na garra e respeito com que envergam a nossa sagrada camisola.

3. Costa Soares é daqueles nomes que marcaram a minha infância Portista. O extraordinário legado que nos deixa perdurará no nosso clube e nas nossas vitórias ao longo de gerações e gerações! Os meus sentimentos à família e amigos.

9 comentários:

  1. @ Amiga Enid,

    peço desculpa, mas depois do que vi e revi nos links que aqui deixaste, reforçado nos vídeos do youtube a que acabei a ter acesso, os da PETA, vi alguma pouca coisa, pq muito sinceramente, a partir de determinano momento, não consegui ver mais, era mau demais para ser verdade.

    sabes uma coisa?

    FILHO DA PUTA DE MUNDO ESTE EM QUE VIVEMOS!!!

    hoje, perdi a vontade de comentar mais o que quer que seja... fechei, vou tentar apagar da minha memória, tudo aquilo que acabei de ver.

    ResponderEliminar
  2. Realmente não dá nem para explicar, aqui deixo a certeza da minha parte vai haver divulgação quanto a esta situação.

    Estou neste momento a entrar em contacto com o administrador (meu amigo) de uma pagina no facebook para que ele possa divulgar para um grupo de pessoas mais alargado.

    A pagina é relacionada com natureza em Portugal mas conhecendo-o como conheço ele publica isto sem pensar 2 x

    facebook.com/PortugalNatura já agora para saberem.

    Para mim o Euro acabou... e agradeço o artigo porque desconhecia por completo esta situação.

    ResponderEliminar
  3. Enid: já tinha acedido àquelas imagens chocantes e, tal como o Blue, não as consegui ver até ao fim. Andei três dias com o horror gravado no meu pensamento.

    Enid: abjecto o animal superior que o Homem diz ser, quando promove barbaridades destas com seres irracionais e indefesos. O homem protagoniza, afinal, a maior irracionalidade que só a mente doentia da “inteligência” pode conceber. É um contra-senso, um absurdo, mas é real. O homem será um verme enquanto não superar o antagonismo humanidade – irracionalidade.
    Olha, costumo dizer: quem não respeita os animais, não gosta de pessoas. Depois disto direi também: quem faz aquilo a animais, não lhe custará fazer o mesmo aos seus semelhantes. Estes bárbaros são a vergonha da nossa civilização. Estamos no séc. XXI?! Não me parece.

    Os outros assuntos, comento depois. Obrigado por trazeres algo que, julgo, não foi divulgado como deveria ter sido. Acho ser nossa obrigação, aqui no blogue, prestarmos atenção a tudo o que nos rodeia. A sensibilidade de pessoas, desportistas e adeptos que somos, obriga-nos a assumir convicções. Fizeste-o muito bem, minha Amiga.

    Abraço, Enid.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, isto não se passa só na Ucrânia..e quem sabe se, esta medida não seria tomada, independentemente de se realizar lá o Euro..

    Chegará o dia em que se faça estas "acções de cosmética" com as próprias pessoas??

    Cumps.
    Etuk!

    ResponderEliminar
  5. É difícil encarar certas realidades, mas é preciso ter consciência delas para que se possa combatê-las. Pouco a pouco, pela sensibilização e pela educação, o ser humano vai percebendo que os animais não são coisas das quais possa pôr e dispor conforme lhe convenha e desfazer-se quando já não servem, e que usar a sua inteligência e a tecnologia que com ela criou para subjugar os outros animais pela violência só o diminui e envergonha.

    Obrigada pela vossa sensibilidade!

    ResponderEliminar
  6. Se já corriam esses rumores na Ucrânia desde Outubro 2011 deveriam ter cancelado o Euro nesse País. VERGONHA.

    ResponderEliminar
  7. Minha amiga Enid, nem dá para acreditar no que escreves... Não tinha consciência disto. Só consegui ver um vídeo com imagens durante 5 segundos... Que horror! E o silêncio da UEFA é inacreditável!

    ResponderEliminar
  8. Como se tem visto a UEFA tem gasto os seus recursos nas informações que circulam fora destes Países, quer neste massacre aos animais abandonados quer em cenas de violência.

    Felizmente não conseguem parar todas as informações, mas o que está feito está feito e foi executado por autênticos anormais, sem coração, aliás devo dizer que não tenho grande estômago para estas imagens mas não deixa de as ver porque acima de tudo são o espelho de uma organização e de uma sociedade, o que interessa é a imagem que passa cá para fora.

    A crise não explica tudo, a irresponsabilidade das pessoas tem de ser chamada atenção porque é o 3º cão que tiro da rua abandonado e só não tenho mais porque não tenho condições para isso.

    Este projecto fica para um dia que me saia o Euromilhões, era o homem mais feliz do mundo.

    Enid muito oportuno e muito bem na chamada de atenção para a vergonha que está a ser passada na Ucrânia.

    ResponderEliminar
  9. É dificil neste planeta ser-se tão cruel como o ser humano! Este Homem que mata, destroi, corrompe e aniquila tudo em seu redor!
    Eu que gosto de animais e tenho um rafeiro ( o meu Ozzy) que apenas só lhe falta falar, não fiquei chocado com as imagens! Fiquei HORRORIZADO!!!!
    Veja-se o caso da Cimeira da Terra onde os politicos, mais uma vez irão dar uma facada na solução de problemas que mais cedo ou mais tarde irão causar a destruição da vida á face da Terra!

    Ozzy Bluesky

    ResponderEliminar