13 julho, 2012

À espera de um triplo milagroso no último segundo

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Estava eu preparada para começar a escrever sobre o jogo de ontem, sobre a convocatória dos nossos jogadores para os Jogos Olímpicos, sobre a confirmação da expectável vergonhosa decisão da FPP em relação ao nosso protesto, quando me cai uma bomba na alma. Diz-se, ao que parece com fundamento, que o nosso clube vai extinguir a secção de basquetebol, ou pelo menos o basquetebol sénior. Perante este provável cenário, não consigo escrever sobre mais nada, nem sequer consigo pensar em mais nada. Sinto um peso no coração.

O basket é uma modalidade com 88 anos de história no nosso clube. Fizemos parte da criação da Associação de Basquetebol do Porto, a primeira do país, e depois da Federação Portuguesa de Basquetebol, fundada em 1927 no Porto e entretanto roubada para Lisboa durante o Estado Novo. Quantas vezes ouvi falar do mágico Dale Dover! E lembro-me bem de ver jogar o grande Jared Miller. E o Fernando Sá, o Paulo Pinto, o Rui Santos. Muito admirei o Jorge Araújo e o Alberto Babo, como agora admiro o Moncho López. E ainda no outro dia vi jogar o Marçal, o Stempin, o Miranda! Isto é a história do nosso clube! Pessoas e momentos incrustados na nossa memória, pessoal e colectiva. É parte do que nós somos! Vem-me à mente o Matos Pacheco, o basquetebol em pessoa, que acompanhou o nosso clube desde os anos 30 e até ao fim da sua vida, apesar de ter perdido totalmente a visão na última década e meia. É difícil não chorar.

Se se vier a confirmar que tudo não passou de um boato, retirarei com todo o gosto e um largo sorriso todas as palavras que aqui vos escrevo hoje. Mas neste momento o que sinto é uma profunda tristeza e uma imensa revolta. Não há qualquer consulta aos sócios, qualquer aviso, nem sequer se tem o cuidado de nos informar em primeira mão. Como é possível sabermos de uma decisão deste teor pela comunicação social? Se é um facto que à maioria dos adeptos as modalidades nada dizem, não é menos verdade que há um conjunto de Portistas para quem uma notícia destas é uma facada no coração. Um conjunto de Portistas que organiza a sua vida à volta dos horários dos jogos do FCP em todas as modalidades. Um conjunto de Portistas que fez questão de passar das palavras aos actos e apresentou em 2010 em Assembleia Geral um documento com ideias e propostas de defesa e promoção das modalidades, aparentemente muito bem acolhido pela direcção. Este conjunto de Portistas soube hoje da notícia através do jornal A Bola, e ainda não teve sequer direito a uma confirmação ou um desmentido por parte do clube.

Surgem boatos segundo os quais a principal motivação para esta decisão serão divergências com a federação. Para extinguir o atletismo invocou-se argumentos semelhantes. Mas que sentido faz extinguir uma modalidade por divergências com a federação? Instrumentalizar a secção e os adeptos que a seguem para atingir terceiros? Fazê-lo seria uma enorme falta de respeito para com os sócios, os atletas, a história do clube e a modalidade em si. E logo no nosso clube, cuja história está repleta de conflitos com os despóticos órgãos centralistas que comandavam e comandam o desporto em Portugal! Fosse este o critério e já não tínhamos modalidade nenhuma, nem mesmo futebol.

Problemas financeiros seriam uma explicação mais plausível, mas se fosse esse o caso por que motivo se procederia à renovação de contrato com vários jogadores, e até mesmo à contratação de reforços para a próxima época? Nada disto faz sentido. E os problemas de tesouraria resolvem-se: procura-se novos investidores, faz-se esforços, ajustes, cortes, sacrifica-se, se necessário, a competitividade durante algumas épocas para equilibrar as contas. Mas não se extingue uma modalidade com quase um século de história no clube!

Tenho e sempre tive uma grande confiança no nosso homem do leme, responsável por uma parte significativa da minha felicidade desde criança, e na equipa de que escolheu rodear-se. Mas essa grande confiança não é nem pode ser cega. Neste momento, a confirmar-se o pior, estou em absoluto desacordo com a decisão e lutarei contra ela com os meios que estiverem ao meu alcance. Porque é meu dever estatutário enquanto sócia do FC Porto "defender e zelar o património do Clube", e porque não me sentiria bem comigo mesma se não o fizesse.

Quero muito acreditar que isto ainda não acabou.

12 comentários:

  1. contaram-me, disseram-me, que talvez, as coisas não sejam muito bem aquilo que pareceram ser uma verdade hoje (ontem a partir do fim do dia).

    aliás, a confirmar-se aquilo que depreendo do que ouBi dizer, talvez o "passarinho" que fez colocar isto cá fora, talvez não o tenha feito de modo inocente, em função do que ficou decidido/apalavrado ontem de madrugada.

    aguardemos, e talvez, quem aparente tenha exorbitado funções, se calhar, acabou mesmo a fazer o maior favor à secção de basquetebol e obrigue alguns a recuar, saindo de fininho pelo meio dos pingos para não se molharem, e com isso, deixando como mau da fita, o tal "passarinho".

    aguardemos, paciente e serenamente... pois nem sempre, 1+1 é igual a 2!

    resta-nos acreditar...

    ResponderEliminar
  2. Espero, sinceramente, que a esperança que o Blue Boy deixa no seu texto, se confirme. Porque a enorme tristeza que se apoderou de mim ao ler a notícia, por acaso n'O Jogo, é comparável à que a Enid transmitiu.
    Pesem algumas vozes, mais ou menos economicistas - raio de conceito que não nos larga, seja em que campo for - de que Rui Moreira tem sido porta-voz privilegiado, nunca pensei que, alguma vez, uma modalidade com o historial, o pretígio e o presente do basquetebol fosse banida do nosso clube. Como muito bem referiu Enid, a necessidade deveria sempre aguçar o engenho. E se, porventura, não pudessemos ter uma equipa tão competitiva na próxima época, não seria vergonha lutarmos por outros objectivos. Mas vergonha é desistir, é abandonar o barco, é deixar uns a chorar, à custa do riso de muitos outros.
    Espero que tudo não passe de um sonho mau que por aqui passou.

    ResponderEliminar
  3. Enid, parece que o nosso Basquete vai continuar....;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. Segundo vem hoje no OJogo, apenas deixará de existir uma Sad no Basquetebol, como já não existe no Hóquei e no Andebol..

    Mesmo assim, não deve haver equipa sénior para este ano.
    Não acho assim tão mal voltar a ser o Clube a gerir a modalidade. E podemos sempre olhar para o exemplo das outras modalidades e do seu sucesso!

    Quem lançou a "bomba", conseguiu o objectivo de criar toda esta confusão...e até o Saldanha veio em bicos de pé para a praça!

    Esperemos por uma comunicação do Clube..só assim se tiram as dúvidas e sabe-se o que é oficial.

    Abraço
    Etuk!

    ResponderEliminar
  5. Mas...agora comentamos notícias que nasceram numa entrevista do presidente da federação do basquetebol ao pasquim de lisboa "as bolas do meu tomatal"...não acredito até o ser dito por alguém do MEU CLUBE.

    Qualquer dia estamos a comentar o tamanho das orelhas do sr.orelhas.lol...mais valia teres escrito sobre a convocatória dos nossos jogadores para os Jogos Olímpicos, sobre a confirmação da expectável vergonhosa decisão da FPP em relação ao nosso protesto, quando me cai uma bomba na alma...do que isto...isso era o que eles queriam.

    ResponderEliminar
  6. pessoal vi isto à bocado..http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2012/07/13/fc-porto-nega-extincao-da-modalidade-de-basquetebol...

    ResponderEliminar
  7. Bruno5, normalmente não comento boatos e não dou credibilidade a esses pasquins. Se o fiz desta vez é porque sei que há fundamento. Pode é acabar por não se concretizar (como espero), mas que há fundamento, há. E hoje mesmo a LPB confirmou que o FCP não se inscreveu: http://www.fpb.pt

    Continuo a acreditar que tudo poderá mudar, e as palavras do BlueBoy enchem-me de esperança, mas que isto não é só uma invenção reles do jornal A Bola, infelizmente é um facto.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    As dificuldades financeiras para mim não são justificação para esta decisão, embora saiba das dificuldades de obtenção de receitas.
    Não me importo nada que o FC Porto compita só com atletas portugueses da sua formação, que tantos valorosos jogadores tem dado ao basquetebol nacional. Se Moncho Lopez fica caro, tragam Alberto Babo, portista de coração, treinador que conhece o clube como a sua palma das mãos.
    O FC Porto não é só futebol, muito dinheiro se tem esbanjado na aquisição de futebolistas de qualidade duvidosa. Os empresários tomaram conta das SAD's e ditam muitas vezes as suas políticas de contratações, embora não com tanta veemência no nosso FC Porto, graças ao nosso Presidente.

    Sempre me orgulhei do ecletismo do nosso clube, e cujo estatuto de Instituição de Utilidade Pública sempre honrou, substituindo-se ao Estado na função de proporcionar aos jovens a prática desportiva.

    O Basquetebol é uma modalidade histórica e merece que Pinto da Costa lute pela sua manutenção.

    Depois do fim do atletismo por causa do idiota Fernando Santos, não quero mais uma machadada.

    Espero uma decisão oficial do clube.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Ontem, ao final da tarde, ouvi a triste notícia de que a secção de basquetebol do nosso F.C.Porto iria acabar. Naquele preciso momento, uma tristeza tomou conta de mim e deixou-me abalado, já que o F.C.Porto que eu amo não é só composto pelo futebol sénior.
    Fiquei a pensar no assunto e tentei convencer-me de que era mentira. E assim foi. Acreditei que, ao não haver uma fonte oficial a comunicar a veracidade do assunto, de grande importância para todos os portistas, só podia ser mentira.
    O pior veio depois.
    A noite chegou, o meu auto-convencimento foi-se e a vontade de dormir também. Era mau de mais para ser verdade, não podia ser. Só via o Jared Miller, Kevin Nixon, Rui Santos, Nuno Marçal, ou o Paulo Pinto, a correram, a driblarem, afundarem e a encestarem com a camisola do nosso Porto.
    Durante o dia de hoje, sempre que possível, fui tentando ter informações que me deixassem mais descansado, até que li que não estava confirmado, nem foi tomada uma posição oficial acerca do término da modalidade.
    Apesar de saber das dificuldades financeiras que assolam as "amadoras", não creio que seja motivo para tal medida. Se for por desavenças com a federação, o melhor local para calar esses artistas, é em campo e com vitórias. E não, abdicando de algo tão importante, como é a NOSSA modalidade de basquetebol, só por mero capricho.
    Posso dormir descansado?

    fcportoontemhojesempre.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Portista revoltado14 julho, 2012

    Noticia mandada cá para fora no mesmo dia do lançamento dos equipamentos, para uma coisa encobrir a outra, sabendo que os portistas mais férrinhos estão contra as camisolas, e agora mais contra os calções escuros, os das modalidades contra o fim do basquetebol, a jogada foi para pôr confusão e depois virem com o fim da SAD que já não existia...

    ResponderEliminar
  11. Pois é Enid hoje não resisto a um comentário! Como já falamos por diversas vezes eu nem sou grande adepto de Basquet, mas para mim basta ter aquele emblema.
    isto é tudo muito confuso, muito mesmo, porque se se dissessem que era outra das Modalidades eu até nem ficava tão admirado mas o Basquet!Então como ficam as outras ?? é mais 2 anos ?? como fizeram ao atletismo?
    Isto das redes sociais é tudo muito giro mas vasta alguém que goste de "protagonismo" e publica uma coisa destas que vem num jornaleco onlie e temos pano para mangas...Mas o que mais estranho é que o Porto SAD não diga nada.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Isto foi coisa que previ no fim da época – manifestei-o aqui. Dificuldades financeiras e a prepotência dos poderes instalados em Lisboa (que continuam a “brincar” com o FC Porto), os ingredientes potenciadores desta decisão. Mas que, de modo algum, são suficientes para que os adeptos aceitem a extinção da modalidade. 88 anos não se apagam de um dia para o outro… Dói muito, mas “eles” pouco se importam. Receio bem que, cada vez mais, o nosso Clube não respeite os Seus.

    Em função da (des)informação do clube, nada está decidido. Mas temo que o boato se torne numa realidade dolorosa. Há anos foi o voleibol, depois o atletismo, agora o basquete! Que vai sobrar? Onde estará então o ecletismo que os estatutos do FC Porto contemplam? Para que servirá o Dragão Caixa? Para onde vai a juventude que veste a camisola de FCP para praticar desporto? Para uma filial vermelha? Muitas interrogações e… nenhuma resposta.

    Abraço.
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar