15 julho, 2012

Euforias de pré-época

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Para o Porto, a pré-época começou bem: um excelente exibição contra o Servette e um Atsu que promete dar cartas. Os adeptos Portistas têm razões para começar a ficar entusiasmados com a qualidade da equipa; os adeptos do Benfica estão entusiasmados com o entusiasmo dos adeptos do Porto. Enfim, cada um entusiasma-se com o que pode.

Por outro lado, vemos entusiasmo incontido na imprensa do Regime depois do clube da águia ter vencido por 2-0 o Marselha. Seria de facto entusiasmante, não fosse o facto do melhor do jogador do Marselha dos últimos anos ser actualmente jogador do Porto. Ganhar a uma equipa sem Lucho não vale. Mas, atenção, depois do jogo, foi lançado um aviso que deve deixar todos os Portistas sobressaltados. Disse o Javi Garcia, «Benfica é sempre candidato ao título». Dizer que o Benfica é sempre candidato ao título é o equivalente a dizer que o Tiririca é sempre candidato a vencer as eleições Presidenciais do Brasil ou o mesmo que dizer que um aluno com média de 9,5 é candidato a entrar no curso de Medicina. São candidatos mas, na verdade, só dão vontade de rir.

Eu admito que as euforias precipitadas são perigosas. Mas, na verdade, só há uma coisa pior do que o entusiasmo injustificado da pré-época: é o desalento justificado de fim de época. A razão pela qual não há euforias injustificadas no Benfica não se deve a uma hipotética maior sensatez dos seus adeptos. No Benfica não há euforias injustificadas porque não há euforias nenhumas. Convenhamos que é mais fácil esperar que o entusiasmo dos Portistas seja injustificado do que encontrar motivos para entusiasmo justificado nos de Carnide. Ou seja, enquanto os Portistas crêem que é possível que o Porto venha a jogar à Porto, os lampiões esperam que o Porto comece rapidamente a jogar à 5LB.

Ainda assim, nem tudo é mau para o Sporting. Há aquela contratação, um homem jovem, ambicioso, que veio ganhar mais do que todos os jogadores do plantel. Infelizmente, trata-se do presidente. Mas também entusiasma. E há ainda o investimento nas novas tecnologias, o complicómetro das últimas dez épocas parece continuar a funcionar. Finalmente, não podemos esquecer os novos reforços, descatando obviamente o jovem indiano de 27 anos que vai amuderecer até aos 30 na equipa B e depois sim, lança-se rumo a uma carreira de sucesso como ajudante de roupeiro.

Assim corre a pré-época, numa altura em que Hulk já foi vendido ao Chelsea, Fernando será o camisola 6 do Inter, Moutinho o número 8 do Tottenham, James a nova aposta de Alex Ferguson. Mais duas semanas e já não temos jogadores, mesmo acreditando na revalidação do título.

2 comentários:

  1. Silva Pereira15 julho, 2012

    Boa tarde,

    Gosto muito dos seus textos mas com este não posso estar de acordo. Talvez essa tirada dos cornudos não serem candidatos ao título seja efeito das férias que devem estar ser boas.
    E não cordo pela simples razão objetiva que do lado dos vermelhos está uma máquina de propaganda e de poderes mais ou menos pardos e pelo contrário fazem tudo para obstaculizar o FCP (temos mais um exemplo da macrocefalia o que se passou com o Hoquei e Basket) "last but not least" eles não têm uma má equipa (e aqui incluo o treinador) e veremos como ficam as equipas no fim de Agosto.
    Cumprimentos e continuação de umas boas férias

    ResponderEliminar
  2. "o mesmo que dizer que um aluno com média de 9,5 é candidato a entrar no curso de Medicina"

    -Atenção, há gajos com muito menos que isso que se Licenciam!

    ResponderEliminar