22 julho, 2012

I Encontro da Bluegosfera – DIRECTO

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Meus amigos, dou início à cobertura do I Encontro da Bluegosfera. A página será actualizada à medida que o evento for prosseguindo, sendo que o blog estará mais silencioso neste primeiro painel porque o moderador estará ocupado...a moderar. Mantenham-se ligados!

20.22
José Correia faz um breve balanço, agradece aos oradores (sobretudo ao Alexandre Faria, que se deslocou propositadamente do Algarve) e lança já as sementes do II Encontro da Bluegosfera. E viva o Porto!

20.21
Apesar da discussão animada, o adiantado da hora dita o término do I Encontro da Bluegosfera. Alexandra Puga sugere que o próximo encontro se realize antes de uma Assembleia Geral, para que as conclusões e questões possam depois ser apresentadas em sede própria. José Correia não rejeita a ideia, mencionando apenas que nem todos os temas discutidos aqui hoje podem ser tratados em Assembleia Geral do clube, havendo alguns que devem ser abordados em Assembleia Geral de Accionistas da SAD.

20.01
Questiona-se a viabilidade das modalidades de alta competição não apenas no FC Porto, mas em Portugal, dado o amadorismo das entidades federativas.

19.45
Discute-se apaixonadamente a arquitectura do Grupo FC Porto e as relações entre as empresas do grupo, ponderando as possibilidades de viabilizar a sustentabilidade das modalidades de alta competição.

19.38
“A SAD do basquetebol foi constituída numa altura em que havia uma grande ambição para mais altos voos no basquetebol, inclusivamente a nível europeu. Pensou-se alto demais, e depois caiu-se na realidade do nosso país, um país totalmente futebolizado, e deixou de fazer sentido a existência da SAD.”
- Sérgio Gomes

19.35
Questão do público: por que razão foi constituída uma basquetebol SAD, se todas as outras modalidades continuaram sob a alçada do clube?

19.28
Luís Marques responde à questão: não teve nunca acesso a qualquer Relatório & Contas da FC Porto, Basquetebol, SAD. Tanto quanto sabe, nunca foram apresentadas contas da SAD. “Não há obrigação legal, mas há obrigação moral de apresentar essas contas aos sócios.”

19.25
Primeira questão do público: de que valores estamos a falar quando falamos do défice no basquetebol? Estarão as pessoas dispostas a abdicar de alguma da competitividade do futebol para salvar as modalidades? Quanto a esta segunda questão, José Correia coloca a questão de outra forma: não serão as quotas uma receita do clube, que é cedida à SAD?

19.21
O moderador José Correia toma agora a palavra, intervindo também sobre o tema do terceiro painel. Reflecte sobre o documento apresentado em AG e a  divisão de quotas entre o clube e a SAD: porquê 75-25? Porque não 50-50? Porque não 100-0, se somos sócios do clube e não da SAD? Esse valor garantiria, por si só, a sustentabilidade das modalidades.

19.13
“Com um orçamento inferior ao de alguns rivais, temos que atrair os melhores jogadores pelo projecto, pela qualidade dos treinadores e pela mística dos adeptos. E o orçamento por si só não nos pode constranger: temos o exemplo da nossa equipa de futebol a nível europeu.”

- Luís Marques

19.08
Para Luís Marques, a chave está na inovação: packs de bilhetes com inclusão de um snack no bar, convites a escolas, entre outras ideias, podem contribuir para o aumento de interesse nas modalidades. “Não custa tentar!”

19.04
A possibilidade de se propor aos associados um euro extra na quota, a reverter totalmente para as modalidades, é agora referida por Luís Marques, depois de ter também feito parte das soluções propostas por Fernando Delindro.

19.02
Luís Marques recorda a iniciativa de um grupo de sócios, frequentadores assíduos do Dragão Caixa, que em 2010 apresentou em Assembleia-Geral uma série de propostas para a viabilidade das modalidades.

19.00
18.59
“Nas modalidades há uma maior proximidade, e a proximidade mantém a mística.”
- Luís Marques

18.58
“Ainda não renovei o meu lugar anual, e não sei se o vou renovar. Nunca me senti tão pouco identificado com o meu clube.”
- Luís Marques, referindo-se à suspensão da equipa sénior de basquetebol

18.54
O moderador e oradores do terceiro painel

18.47
Performance desportiva e atracção de público, sugere Fernando Delindro, devem ser os critérios decisivos na alocação do valor das quotas a cada modalidade no seio do clube – até um máximo de 25% para cada modalidade (andebol, basquetebol e hóquei em patins) e 25% para a restante estrutura do clube.

18.44
Fernando Delindro questiona o actual modelo de patrocínios às modalidades, em que todos os patrocínios devem ser necessariamente endereçados à Porto Comercial e está vedada a uma pequena empresa, por exemplo, patrocinar uma modalidade ou escalão específico.

18.42
Perante o palmarés e a simbiose entre a equipa e os adeptos, Fernando Delindro pergunta: “Como é que podem dizer que isto não tem futuro no nosso clube?”

18.40
Num momento de grande emoção, Sérgio lê algumas palavras de Moncho Lopez, que revela uma imensa tristeza e desilusão, embora chame ao FC Porto “o clube do seu coração”, exortando-nos a continuarmos a seguir com a mesma paixão o hóquei e o andebol.

18.34
“Há muito Porto nas pessoas das modalidades! Há um sentimento muito forte que une adeptos, treinadores e jogadores! E com base nessa sinergia há que olhar com optimismo para o futuro.” Foi assim que Sérgio Gomes encerrou a primeira parte da sua apresentação, composta há 2 semanas. “Falei das rosas, agora vou falar dos espinhos”, afirmou, antes de começar a referir-se aos 88 anos de história do basquetebol no nosso clube, “apagados” pela recente decisão de suspender a equipa sénior.

18.31
“As dificuldades financeiras de todos os clubes têm sido sistematicamente ludibriadas pela eficaz e muito eficiente organização do FC Porto em todas as modalidades, facto atestado pelos resultados que demonstram a nossa esmagadora hegemonia nestes últimos 10 anos.”
- Sérgio Gomes

18.29
A hegemonia azul e branca no hóquei e no andebol na última década, bem como a recente ascenção da equipa de basquetebol, são apresentadas por Sérgio Gomes num gráfico elucidativo.

18.25
Sérgio Gomes: A percentagem de lotação do Dragão Caixa é superior à conseguida por 9 de 16 equipas de futebol da I Liga em 2011/12.

18.22
Sérgio Gomes pede à plateia que recue 2 semanas no tempo: a sua apresentação foi composta nessa altura, e não seria a mesma se a tivesse feito mais recentemente. A extinção do basket foi para si uma enorme tristeza, embora manifeste a esperança de que a actividade da equipa sénior seja retomada o mais brevemente possível.

18.19
José Correia esclarece que o tema já fora pensado há mês e meio, embora tenha ganho actualidade na última semana, e apresenta os oradores: três Portistas dedicados e seguidores incansáveis de todas as modalidades do clube.

18.17
O moderador José Correia e o orador Fernando Delindro envergam camisolas da equipa de basquetebol. Sobre a mesa, um cachecol e uma camisola da mesma modalidade.

18.16
Fernanda Roxo substitui temporariamente Jorge Bertocchini aos comandos do teclado. Vai ter início o aguardadíssimo terceiro painel: as modalidades de alta competição têm futuro no FC Porto?

18.11
“Atenção, que quando eu disse “neteiros”…eu também sou um “neteiro” e estou aqui como “neteiro”. O problema são os que estão atrás de um écran e não fazem nada quando é preciso.”
- BlueBoy

18.10
“Há gente com uma crítica muito apurada e empreendedorismo mas estão a faltar mais iniciativas destas. O Paulo (blueboy) disse que só conseguimos meter aqui umas dezenas de pessoas. Mas é assim que começamos a mostrar a actividade. Chegou a altura de retomar as estruturas antigas, fazer regressar as tertúlias portistas. Para a próxima façamos uma tertúlia em vez de um encontro.”
- Nuno Góis

18.08
Andaram monte de tempo a falar do “Benfica, batata frita” e isto era muito mais importante. Há um portugal e um Portugal.
- Sérgio Gomes

18.06
O clube, a nível institucional, deveria ter feito mais – guardabel
Discute-se a barragem aos adeptos portistas na entrada para Lisboa.

18.06
“Neteiros e netices estou eu cheio. Se fôr para ir ao Facebook reclamar aparece toda a gente.” – BlueBoy

18.05
“Não leio o Record. Não tenho piriquitos em casa para ter de forrar as gaiolas.”, diz Miguel Lima do Tomo II.
Zing!

18.01
Mário Faria lança o repto da união da bluegosfera. “Ninguém devia fugir de uma boa luta”, em vez de ficarmos por algumas palavras e alguns piropos, diz Mário.

18.00

17.58
“É esse perfil que eu busco nos blogs: comentários sobre notícias e paixão sem perder a racionalidade. Alguns blogs parecem seguidistas da política da Direcção do FC Porto”, diz Ricardo Costa.

17.56
O debate já arrancou depois de guardabel terminar a sua entusiasta intervenção. Ricardo Costa, do Mística Azul e Branca, vai dissecando os pontos fortes e o sentido crítico dos portistas e da bluegosfera.

17.53
Não queremos que o clube esteja na mão dos adeptos. Não queremos que o clube siga a sua linha de acção na base de opiniões anónimas.  Gostávamos que o clube estivesse mais atento às opiniões dos blogs, dos fóruns, estes sítios onde tanta gente séria e responsável escreve.
- guardabel

17.51
guardabel cita agora Sun Tzu. o nível continua a subir.

17.50
Nós somos aqueles que perdem horas de sono a propósito de digitar o milésimo post sobre uma vitória do FC Porto.
- guardabel

17.49
Muitos foram os pernetas do SLB que sistematicamente denegrimos, do ofensivo Okunowo ao “mestre de área” Pringle…mas também tivemos no nosso alguns desses, como o Baroni e o Kaviedes.
- guardabel

17.48
guardabel tem uma postura sempre frontal, engraçada, correcta, inteligente. Deviam ter vindo para o ouvir.

17.47
Tenho muitas saudades do Estádio das Antas.
- guardabel
Don’t we all…

17.46
Esta não é uma forma de viver o clube melhor que qualquer outra. Não somos mais portistas que a meia dúzia de pessoas que se juntavam à porta do antigo Departamento de Futebol nas Antas.
- guardabel

17.45
A graçola, bem aplicada, dói mais que uma bola de golfe na tola.
- guardabel

17.45
O Pobo do Norte surgiu da vontade dominante de contrariar o glorigozo, o garrafão, do courato, os Cervans, os Delgados, a cultura de querer fazer grande aquilo que já não é grande há 30 anos.
- guardabel

17.43
José Teles fala sem suporte de Powerpoint. À homem!

17.43
José Teles. guardabel, para os amigos.

17.42
“Sou um adepto banal. Amo o FC Porto e odeio o Benfica.”
Isto promete, José, promete!

17.42
Paulo tece rasgados elogios ao Pobo do Norte como um dos primeiros blogs afectos ao FC Porto. José Teles pega no microfone e arranca.

17.40
Alexandre terminou a intervenção debaixo de um aplauso de toda a sala e Paulo agora introduz José Teles, do Pobo do Norte, um dos decanos da bluegosfera.

17.38
Nós não ganhamos porque somos grandes. Somos grandes porque ganhamos.
- Alexandre Figueira

17.35
Gosto de futebol, gosto do Futebol Clube do Porto, gosto de escrever…isto foi uma forma de entrar neste Universo Portista.
- Alexandre Figueira

17.34
De que outra forma poderia participar eu em todas as envolventes do FC Porto a não ser através da bluegosfera?
- Alexandre Figueira

17.33
Alexandre Figueira a marcar a diferença…pelo sotaque!

17.32
Ser portista à distância é estar longe de tudo o que são conversas de café. Falta informação.
- Alexandre Figueira

17.30
Andava a passear no Bolhão e dou com um miúdo com uma camisola do FC Porto. No Algarve ver isso é uma raridade. Ando mais uns passos e dou de caras com um poster do FC Porto. Se quiser fazer isso no Algarve…vejo os meus!
- Alexandre Figueira

17.28
O reforço vindo de Faro, Alexandre Figueira, toma o lugar da dianteira para falar ao povo do Norte.

17.28
André agradece a toda a gente que trabalha e ajuda o Mística, desde os técnicos da manutenção aos avós do webmaster. Grande André!

17.26
André advoga uma maior dinâmica entre YouTube e Porto Canal para que os resumos dos jogos sejam disponibilizados imediatamente após os jogos. Várias cabeças acenam em concordância.

17.25
Houve agora um curioso diálogo entre o orador e o público sobre a usabilidade da versão mobile do site oficial. O orador manteve-se estoico na posição crítica da área digital do site do FC Porto.

17.23
A área “mobile” é muito importante no futuro e o FC Porto tem de apostar nela.
- André Oliveira

17.21
Um clube é uma empresa e tem de ter uma presença digital que se coadune com esse estatuto. Não pode ter um site que esteja totalmente desfasado da realidade.
- André Oliveira

17.20
Um blogger tem uma percepção da realidade que o adepto comum não tem. Está normalmente a ver um jogo e a pensar no que vai escrever a seguir.
- André Oliveira

17.18
André Oliveira, do Mística do Dragão, em forma, bem disposto e incisivo.

17.15
De pé, como as árvores, André está em palco, e intitula-se: “Presidente, Tesoureiro, Fisioterapeuta e Massagista do Mística do Dragão”.

17.14
Miguel Lima sai de cena e abre as portas à Mística do Dragão na pessoa do André Oliveira.

17.14
A apresentação do Tomo II:

17.12
Aprendo diariamente com a escrita que faço no Tomo II.
- Miguel Lima

17.10
Se eu disser que o treinador do FC Porto é um erro de casting, não lhe posso tecer loas quando ele é campeão, correndo o risco de ser chamado incoerente.
- Miguel Lima

17.09
A responsabilidade de um blogger vai aumentando à medida que as visitas também aumentam. As pessoas começam a querer saber não só o que acho acerca do jogador A, B ou C que o FC Porto comprou, mas também o que é que eu acho acerca do jogador D que ainda não compramos.
- Miguel Lima

17.07
Miguel, ao fim e ao cabo, admite que deixou de ser “santinho” e começou a ignorar imbecis que aparecem nas caixas de comentários para insultar.

17.06
Miguel Lima dedica-se a elogiar os blogs que lhe agradam e a forma como influenciaram a sua criatividade e a gestão do blog.

17.05
A malta parece atenta.

17.02
No início, era só copy-paste de notícias mas numa altura em que tive algum tempo livre comecei a perceber de facto o que era um blog.
- Miguel Lima

17.00
Miguel Lima começa a discorrer acerca do seu arranque na bluegosfera.

16.59
Depois do intervalo, o segundo painel está alinhado e pronto a entrar em campo!

16.38
Deixou de haver aquela simbiose entre clube e adepto e sócio que eram um só.
- Pedro Silva

16.37
Fernanda mostra-se apaixonadamente a favor do adepto de coração em vez do adepto/consumidor esporádico.

16.35
Um clube pequeno dá-se ao trabalho de imprimir a agenda semanal e afixa nos cafés. Um adepto do FC Porto, se não fosse o serviço do Bibó Porto e do Reflexão Portista, tinha de andar à procura da informação em vários sítios!
- Fernanda Roxo

16.34
Manuel Moutinho levanta a questão da informação veiculada mais fielmente pelos blogues do que no site oficial do clube, com elogios ao Bibó Porto pela disponibilização do calendário dos escalões de formação e das modalidades.

16.32
Conversa-se sobre a relação entre claques e os restantes adeptos em termos de privilégios na aquisição de bilhetes. Pedro Silva com a palavra.

16.24
Nuno Góis põe na mesa a noção de sócio e das vantagens que os mesmos têm em deter um cartão. Mário responde com os deveres dos sócios, as vantagens morais e não só económicas de poder ser sócio do FC Porto.

16.22
Fernando Machado responde a Fernanda Roxo sobre a revista Mundo Azul, com conhecimentos sobre o histórico dos 14 números publicados.

16.16
Sérgio Gomes: “Um colega do Bibo Porto tentou trazer a família de um ex-treinador húngaro dos anos 50 para conhecerem o estádio e o clube ignorou-os”.

16.13
Aberto o debate, começamos com a revista Dragões e a mudança de visual que não foi acompanhada pela evolução no conteúdo.

16.12
As AGs do clube devem ser divulgadas através de todos os meios de comunicação.
- Pedro Silva

16.11
O FC Porto é um clube Mundial mas ainda não tem a percepção da força que a sua massa adepta pode ter.
- Pedro Silva

16.07
Tenho de tirar o chapéu às claques que estão sempre a apoiar o clube, sempre presentes.
- Pedro Silva

16.06
O FC Porto tornou-se um papa-taças e nessa transição a ligação umbilical com os adeptos foi-se desligando.
- Pedro Silva

16.05
Em 2003 havia um treinador que comunicava com os adeptos, que estava com os adeptos.
- Pedro Silva

16.04
Nas Antas podia estar uma tempestade do outro mundo que os adeptos estavam lá com amor.
- Pedro Silva

16.02
Em 1987 a cidade identificava-se com o clube e o clube com a cidade.
- Pedro Silva

16.01
Pinto da Costa e Pedroto fizeram do FC Porto o Futebol Clube da cidade do Porto.
- Pedro Silva

16.00
Pedro Silva lança-se ao ataque com uma interessante perspectiva histórica do FC Porto através dos tempos.

15.59
O primeiro painel chegou atrasado mas chegou em força. A malta está motivada e cheia de ideias para fazer com que o clube seja sempre melhor.

15.58
A Fernanda terminou brilhantemente a sua intervenção com os merecidos aplausos. Entra em campo Pedro Silva para terminar o primeiro painel!

15.48
Tem de haver um maior acesso aos ídolos, especialmente em momentos de maior descontracção.
- Fernanda Roxo

15.44
O adepto pensa sobre o clube todo o dia, tem ideias e sugestões que podem ser positivas.
- Fernanda Roxo

15.42
A informação tem de chegar ao adepto sem que ele tenha de ir à procura dela.
- Fernanda Roxo

15.40
O adepto é um consumidor mas é também parte do clube.
- Fernanda Roxo

15.39
Substituição: Mário Faria cede o lugar a Fernanda Roxo, do Bibo Porto, carago!

15.38
Proponho a nomeação de um Provedor do Sócio.
- Mário Faria

15.35
O FC Porto dispõe de um património humano que está desaproveitado.
- Mário Faria

15.32
O FC Porto tem de se saber abrir à cidade e aos sócios e adeptos
- Mário Faria

15.27
“Temos o FC Porto muito diversificado e o contacto perdeu-se”
Mário Faria

15.26
“Eu nunca procurei vantagens em ser sócio do FC Porto. Sou sócio, pronto!”
Mário Faria

15.22
Depois da introdução dada por Rui Cerqueira e José Correia, arrancamos para o primeiro painel.
Mário Faria, do Reflexão Portista, tem a palavra.

14.20
Grande parte dos oradores já está presente na sala enquanto o público vai confraternizando amigavelmente

14.09
Algum atraso no arranque, mas já se vêem conversas animadas entre os oradores e o público. Portismo, do bom.

14.06

14.00
Começam a chegar as pessoas para o Encontro, os oradores vão-se cumprimentando e em muitos casos vão-se conhecendo pela primeira vez.

0 comentários:

Enviar um comentário