06 setembro, 2012

Deixe a camisola

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Andei a deitar foguetes antes da festa. Sexta-feira convenci-me que íamos ficar com o Hulk. Até à meia-noite achei que era impossível ficarmos com o rapaz. Como é que arranjávamos dinheiro para lhe pagar? Como era possível continuarmos a ter um dos melhores jogadores do mundo?

Sábado foi uma alegria. Convenci-me que o nosso plantel ia ser mesmo um dos melhores de sempre, e a minha única dúvida era se o nosso treinador teria unhas para tão fantástica guitarra. Ok, faltava fechar o mercado na Rússia, mas, por amor dos santinhos, o Hulk, um jogador capaz de chegar à Inglaterra e ser o melhor ia para um campeonato em que uma das maiores vedetas é o Danny? Não, não era possível. Enganei-me. Esqueço-me mais vezes do que a minha idade poderia prenunciar que o dinheiro é rei e que contra ele pouco ou nada se pode fazer.

Deixai-me fazer um enorme parênteses para que vos possa dizer que é nestas alturas que mais fico de pelo eriçado quando me chamam à atenção por de vez em quando criticar jogadores, treinadores e mesmo dirigentes. Ora badamerda, eu não conseguia, por muito rico que me fizessem, sofrer por outro clube, eu era incapaz de cobrar um tostão que fosse ao FC Porto, eu correria por esse país fora atrás do FC Porto se ele estivesse na terceira divisão, eu preferia lavar ruas a trabalhar para outro clube e há gente capaz de me chamar à atenção por criticar tipos que hoje estão aqui e amanhã, por um prato de lentilhas, estão noutro lado qualquer? Sábado, numa pequena discussão que tive no facebook escrevi que gosto demasiado do meu clube para não criticar quando as coisa não me agradam.

Bom, em frente que atrás vem gente. Lá se foi o Hulk. Sempre se portou bem, prestigiou a camisola que vestiu e mostrou ter merecido vesti-la. É passado.

Mas, tal como no ano passado, não fomos previdentes. O Falcao saiu e nós não tínhamos plano B e este ano é a mesma coisa (e dois anos atrás o treinador tal e coisa). Isto de vender jogadores em cima do gongo não é avisado nem nunca será a não ser que se tenham já prevenido as situações ou se as cláusulas forem batidas mesmo.

De toda a forma temos, de longe, o melhor plantel do campeonato, e digo-o sem qualquer tipo de reservas. Claro que uma equipa que fica sem o Hulk tem de reaprender muita coisa, tem de mudar o seu tipo de jogo. Jogadores como o Deco, o Falcao, o Jardel, marcam decisivamente uma equipa. O treinador vai ter um papel vital neste processo, mas que tem matéria para trabalhar lá isso tem. E, obviamente que sem o Hulk a pressão para a Champions diminui consideravelmente. Nem eu, que acho que o Porto tem sempre de ganhar, peço mais que a segunda fase, e, e...

Ouvi muitas coisas nestes últimos meses sobre a situação financeira do nosso clube. Como não sei de ciência certa não me vou alargar. Confesso apenas uma incompreensão e deixo um desejo. O Porto só nos dois últimos anos fez vendas de mais de cem milhões de euros. Como é possível estar a viver dificuldades? O meu desejo é que não se desbaratem estes 40 ou 50 milhões mais os do Guarin e do Pereira. Como podem perceber, não peço muito.

Vamos lá ao Tri. Até os comemos.

3 comentários:

  1. "Sábado, numa pequena discussão que tive no facebook escrevi que gosto demasiado do meu clube para não criticar quando as coisa não me agradam."

    Eu "estive" nessa discussão e apoiei-o incondicionalmente. Tal como o apoio no que concerne a este texto.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Como sempre muito bem escrito!...

    Mas, talvez a surpresa venha a ser boa...
    agora os "mininos" têm de jogar como equipe; acabou-se o abono!...
    Por último,
    pode-se também acreditar na providência, se não houve previdência (que se calhar até houve...), que nisto do amor ao clube também é necessário ter fé!

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira06 setembro, 2012

    Boa tarde,

    Quando é que de uma vez por todas os adeptos deixam de acreditar no blá, blá.. andam todos ao mesmo, pilim, pilim ... querem apostar que a tristeza do CR termina quando passar a ganhar mais meio milhão por mês?
    A única coisa que eu peço (desde a lei Bosmon) a quem envergue a camisola do FCP é que seja profissional. Isto é como atleta dê o seu melhor e como pessoa não seja um crápula tipo AP, a negociar deverá ser de acordo com o FCP, o resto é a lei do mercado.
    Aos dirigentes do FCP, sejam inteligentes se antecipem aos poderosos que fazem as regras do jogo. Ontem no programa da TVI ouvi o prof a questionar a quem interessava essas disparidades das datas do fecho, mas não é óbvio desde logo aos que possuem dinheiro, aos intermediários e no fim à UEFA, que também recebe um bolo (5%) que depois o padrinho (Platini) distribui e assim vai mantendo o poder.
    Agora só espero que o VP tenha engenho para preparar a equipa para jogar sem Hulk ao qual estou muito agradecido seu contributo das alegrias que tive. Enquanto adepto há datas e memória que tenho como o dia em que ganhamos o campeonato ao fim 18 anos de seca, a final das TT contra a equipa do mafioso (Platini) afinal de Viena... e ano AVB com os 5-0, a comemoração no galinheiro.
    Uma coisa apreendi nestes anos gloriosos, vi passar muitos insubstituíveis (Futre, Gomes, Vitor B, Madjer, RC, Pepe,Jardel, …Falcao, Hulk) mas uma coisa é certa o FCP soube sempre ultrapassar esses momentos e descobrir novos talentos e essencialmente CONTINUAR A GANHAR.
    PORTO, PORTO É A NOSSA GLÓRIA…
    E o que faz este grande clube é a sua alma a alma dos portistas que dizemos até os comemos
    Saudações

    ResponderEliminar