19 setembro, 2012

Lucho liderou o triunfo azul na Croácia

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Dínamo de Zagreb 0-2 FC Porto

UEFA Champions League, grupo A, 1ª jornada.
18 de Setembro de 2012.
Estádio Maksimir, em Zagreb.


Árbitro: Daniele Orsato (itália).
Assistentes: Elenito di Liberatore e Massimiliano Grilli.
Árbitros assistentes adicionais: Paolo Valeri e Paolo Silvio Mazzoleni.
Quarto árbitro: Luca Maggiani.

DÍNAMO DE ZAGREB: Kelava (cap.); Vida, Tonel, Šimunic e Pivaric; Calello, Ademi e Brozovic; Rukavina, Sammir e Cop.
Substituições: Ademi por Beqiraj (58m), Rukavina por Carrasco (67m) e Calello por Kovacic (80m).
Não utilizados: Mitrovic, Ibáñez, Vrsaljko e Alispahic.
Treinador: Ante Cacic.

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Varela por Atsu (72m), Jackson por Kleber (78m) e James por Mangala (88m).
Não utilizados: Fabiano, Danilo, Castro e Iturbe.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores: Lucho (41m) e Defour (92m).

O FC Porto estreou-se, esta terça-feira, na edição 2012/2013 da Liga dos Campeões com uma vitória sobre o Dínamo de Zagreb por 0-2, somando os três primeiros pontos do Grupo A.

Para este encontro na Croácia, Vítor Pereira apostou em Miguel Lopes para o lado direito da defesa portista, deixando o internacional brasileiro Danilo no banco. Na frente, para colmatar a ausência do Incrível que rumou para os russos do Zenit, Varela ganhou a corrida a Atsu.

O FC Porto dominou o primeiro tempo, mostrando claramente ser uma equipa superior à de Tonel, mas a finalização – o mal de muitas formações – demorou em aparecer.

O colombiano Jackson Rodríguez foi o primeiro a deixar um aviso à baliza do Dínamo de Zagreb, mas Tonel impediu o golo ao ponta de lança portista, numa perdida escandalosa do colombiano, quase a fazer lembrar um daqueles momentos hilariantes do futebol, de facto, que de hilariante teve muito pouco, tamanha foi a falta de jeito para fazer o mais fácil, depois de aproveitar uma falha e de ultrapassar o guarda-redes adversário.

Um minuto depois, aos 41, Lucho González aproveitou da melhor forma, uma defesa incompleta de Kelava para inaugurar o marcador na capital croata, após cruzamento rasteiro de Alex Sandro.

O FC Porto foi para o intervalo a vencer por 0-1, estabelecendo a justiça no marcador, numa altura em que o PSG vencia por 3-0 o Dínamo de Kiev, próximos adversários da equipa portuguesa.

O segundo tempo começou com um Dínamo de Zagreb mais ameaçador mas Helton evitou o pior. Aos 77 minutos, em esforço, o guardião brasileiro evita mesmo o golo do empate, após cabeceamento de Carrasco.

Aos 78 minutos, Helton isolou Kléber, que entrou para o lugar de Jackson Martínez, nas costas da defesa e este isolado atirou escandalosamente ao lado. Fazer pior, era impossível.

Já em tempo de descontos, o médio belga Defour, numa muita boa exibição de muita raça, deu o melhor seguimento ao passe de Atsu, que entrou para o lugar de Varela, e descansou os corações portistas com um bonito golo.

Com o apito final, e depois de uma primeira parte dominada pela equipa de Vítor Pereira e uma segunda com mais sobressaltos, o FC Porto arrecada os primeiros três pontos nesta edição da Liga dos Campeões.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira
“Hoje fomos uma equipa com qualidade, personalizada e com um espírito de entreajuda muito grande e por isso conseguimos este resultado num campo muito difícil. O Hulk é um jogador de muita qualidade, mas também é um jogador de equipa, um jogador comprometido com o colectivo, mas saiu, e hoje vimos um FC Porto ganhador sem Hulk. O FC Porto vai continuar a jogar bom futebol e vai continuar a ganhar e a ser competitivo, porque já anteriormente saíram grandes jogadores e o clube renovou-se e continuou a ganhar. Podíamos ter feito o 2-0 mais cedo, o que seria mais do que justo, mas só fizemos o segundo golo perto do fim, o que conferiu maior verdade ao resultado, já que fomos sempre superiores e dominamos o jogo de princípio ao fim. Só uma ou outra bola parada nos criaram problemas. Merecíamos ter feito mais alguns golos, mas estou muito satisfeito com a equipa. Quero aproveitar para dedicar esta vitória ao Presidente e dizer-lhe que é, de facto, o grande reforço deste clube e desta equipa. Ele é que é insubstituível. E quero dedicar também o triunfo ao nosso capitão, Lucho, e transmitir-lhe um grande abraço, porque merece, porque é um profissional dez estrelas.”

Lucho
“Queríamos ter chegado ao golo mais cedo para ter tranquilidade, mas foi uma vitória justa e estamos de parabéns. O meu golo? Foi uma boa jogada do Alex [Sandro], que chegou à linha e cruzou e, por sorte, a bola ficou para eu marcar, embora também estivesse lá o Jackson. Prefiro falar do colectivo, não importa quem marca mas que possamos sempre fazer a diferença e ganhar. Há que saber sofrer, sabemos que nesta prova não há jogos fáceis e estivemos bem defensiva e ofensivamente. Esta equipa sabe sofrer e sabe o que tem de fazer na Liga dos Campeões, onde há sempre equipas que dão tudo por tudo. Fizemos um grande jogo, a equipa soube responder bem e estamos todos de parabéns.”

Maicon
“Sabíamos que íamos ter pela frente um adversário forte, mas graças a Deus estivemos muito bem, defensivamente fomos perfeitos, soubemos gerir o placar e fizemos uma bela partida. Toda a equipa está de parabéns. Todos os jogos são importantes, mas vencer fora é mais especial, são três pontos ainda mais importantes e hoje demos um grande passo no começo desta competição. Todas as equipas do grupo têm reais condições de brigar pela qualificação, mas temos de dar os parabéns a esta equipa e, em particular, ao Lucho, a quem desejo tudo de bom, pois é um grande jogador e tem um grande espírito competitivo. É cada vez mais um orgulho jogar com ele.”

Defour
“Foi o nosso primeiro jogo na Liga dos Campeões e era muito importante ganhar. Felizmente conseguimos e é uma vitória que vai para o presidente e para o Lucho. Foi muito importante ganharmos aqui, hoje. O Fernando tem muitas qualidades, eu tenho outras, mas penso que fiz um bom jogo. No meu golo, vi o guarda-redes no chão e tentei fazer um chapéu. Foi um golo bonito, mas importante é lembrar que o Dínamo [Zagreb] não perdia um jogo em casa há um ano e meio e nós ganhamos. Fizemos um bom jogo.”



RESUMO DO JOGO

11 comentários:

  1. Um grande grande FCPorto, bom jogo no primeiro sem Hulk e como se diz, entramos com o pé direito na Champions. Temos equipa!

    ResponderEliminar
  2. Hoje mostramos que mesmo sem Hulk, temos equipa para enfrentar qualquer adversário de topo, fizemos um grande e podíamos ter goleado, mas o importante é que os 3 pontos vieram para a cidade invicta e que temos de pensar depois no PSG.

    ResponderEliminar
  3. Um grande abraço ao Lucho.

    Grande homem e grande jogador.

    Boa entrada. Gostei deste "novo" Porto.

    ResponderEliminar
  4. Ola pessoal, Bom dia a todos os Portistas , gostei da Vitoria de ontem , fiquei contente com a saida do hulk , por razoes profissionais nao pude ver o jogo , vi o resumo quando cheguei em casa , tem alguns pormenores que gostava de falar , se me dao licensa , o kleber voltou a nao corresponder , fiquei muito contente quando vi o resultado do jogo pelo golo do Defour e do Lucho claro meus sentimentos pela morte do pai , fiquei desiludido quando vi que iturbe e kelvin nao se estrearam na liga dos campeoes , quando este senhor vp for embora eu vou dar muitas gracas a Deus , tenham todos um bom dia e que o jogo contra o beira mar seja bem conseguido.

    ResponderEliminar
  5. Ontem, o Lucho levitou sobre o relvado do Zabreg embalado pelo espírito do pai. As pernas não pesaram, a estamina inesgotável e a vontade de ganhar inquebrantável.

    No minuto 41, Lucho pressentiu que o guarda-redes adversário largaria a bola e lhe entregaria a oportunidade para homenagear o pai. Nada, nem ninguém lhe impediria de marcar aquele golo tão especial e desejado.

    Após o golo, Lucho olhou para o céu e uma estrela brilhava mais intensamente no bréu da noite. Naquele momento, Lucho encontrou, pela última vez, o seu pai que lhe sorria orgulhosamente e se despedia com um até breve. Naquele momento, o Lucho encontrou um conforto no seu coração que lhe minorou a dor.

    Força, Lucho. Força, campeão.

    ResponderEliminar
  6. Boa vitória numa exibição com aspectos bastante positivos, outros menos bons, mas no cômputo geral fiquei satisfeito com o que vi, e acima de tudo com os 3 pontos arrecadados.

    Belíssimas exibições de Lucho e Defour, para mim os melhores jogadores do FC Porto no jogo de ontem.

    Jogo mais fraco de Jackson Martinez desde que chegou ao Dragão. Ao contrário dos belíssimos apontamentos demonstrados nos anteriores jogos, Martinez ontem pareceu demasiado displicente. Foi demasiado lento na finalização no lance em que o GR lhe ofereceu um brinde, apesar de Tonel o ter varrido, e do penaltie claro por marcar (com respetiva expulsão de Tonel), mas o colombiano podia ter feito bem melhor. Ainda assim, é justo dizer que não é este jogo menos bom que apaga o que de bom tem feito Martinez.

    Em suma, esta foi a melhor forma de iniciar a champions. Agora temos PSG e Kiev no Dragão! Acredito que temos todas as possibilidades para fazer 6 pontos com estas equipas e encaminhar definitivamente o rumo aos oitavos da champions, um dos grandes objetivos da época.

    Nota final para um forte elogio a Lucho Gonzalez. Mas que grande Profissional, que grande Homem, que grande Portista! Os meus sentidos pêsames pelo falecimento do seu pai. Jogadores como Lucho seguramente já pertencem à galeria dos melhores de sempre do nosso clube! Tê-lo no atual plantel é uma grande mais-valia, porque Lucho tudo o que faz em campo é feito com uma classe e categoria ao alcance de poucos!

    ResponderEliminar
  7. Se souberem alguma coisa do funeral do pai do GRANDE LUCHO avisem.E sim o jogo foi fenomenal para uma estreia na champions.


    Grande abraço sempre do eterno tripeiro pedro

    ResponderEliminar
  8. Sem espinhas!!!!
    José Magalhães

    ResponderEliminar
  9. Lucho é o exemplo de profissionalismo e de um grande homem e que ajudou o FC Porto na vitória em Zagreb!

    Obrigado! Obrigado Lucho!

    ResponderEliminar
  10. Já tinha saudades de ver o hino da Champions!

    ResponderEliminar
  11. Esqueci-me também de uma referencia individual a um jogador que também fez um excelente jogo: Alex Sandro!

    O lateral brasileiro envolve-se muito bem nas manobras ofensivas, e está a melhorar no aspeto defensivo, algo fundamental para um lateral a jogar em campeonatos europeus.

    ResponderEliminar