27 setembro, 2012

Justice for the 96!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Duas semanas e meia sem cantar e sem ver a bola a rolar é um suplicio. Finalmente passaram dois fins-de-semana “sem nada para fazer” e entramos agora em novo ciclo de jogos. Começa a Champions, continua o campeonato, temos já aí uma deslocação aos nossos vizinhos de Vila do Conde e logo de seguida dois grandes jogos em casa, com o PSG e o Belenenses. Não o de Belém, mas o do Campo Grande.

Ausente nas últimas duas semanas, por falta de jogos, decidi agrupar os últimos acontecimentos deste “meu mundo”:

  1. Hillsborough!! Um escândalo!! 23 anos depois de uma tragédia que marcou totalmente o futebol inglês, veio a saber-se, há poucos dias, que documentos relativos a este caso foram adolterados pela própria polícia!! Estávamos a 15 de Abril de 1989 quando num jogo, para a meia-final da taça de Inglaterra, entre o Liverpool e o Nottingham Forest, disputado no estádio de Hillsborough, em Sheffield, 96 adeptos do Liverpool morreram esmagados contra as grades da bancada do estádio. Um horror que nunca irá ser esquecido, principalmente por quem lá esteve. As investigações decorreram e chegou-se à conclusão de que os culpados foram os adeptos que morreram, por conduta imprópria. Eram “hooligans”, arruaceiros, bêbados, etc. Como é óbvio, a sentença nunca foi aceite pelos familiares e amigos das vítimas, e sabe-se agora, VINTE E TRÊS ANOS(!!) depois do sucedido, que a polícia falsificou provas e documentos, para evitar que fossem eles próprios dados como culpados. A verdade é que a culpa foi mesmo das autoridades! Graças a uma farsa muita coisa mudou no futebol, tendo chegado ao que é hoje, não só no preço e na distrinuição dos próprios bilhetes, como mesmo nas estruturas dos próprios estádios. Deixaram de existir redes, passou a haver cadeiras por todo o lado, entre muitas outras normas. Este assunto tem sido muito falado nos últimos dias, o que levou o próprio primeiro-ministro britânico, em pleno Parlamento, a pedir as mais sinceras desculpas à família das vítimas! “JUSTICE FOR THE 96”, é o que todos pedimos!!
  2. Ultras Porto em Zagreb!! Grande orgulho em todos aqueles que lá marcaram presença com a missão de apoiar o mágico Porto! Zagreb não é propriamente aqui ao lado, mas mesmo assim contámos com a fantástica presença das nossas claques na capital croata! Super Dragões e Colectivo demonstraram mais uma vez no estrangeiro a sua força, ajudando à vitória importante por 0-2. Vários núcleos presentes, tanto dos SD como do C95. Malta da Bélgica e do Luxemburgo a eles se juntaram! Faixas, bandeiras e estandartes foram estendidos no sector que lhes foi destinado. Não é propriamente uma deslocação fácil, num país com aquela mentalidade “pós-guerra”, sair de casa para ir a Zagreb defender o Porto é motivo de destaque! Embora a claque da casa (BBB!!) esteja em conflito com a actual direcção do clube, motivo que os afasta dos jogos do Dinamos, isso não retira mérito aos nossos, que foram audiceis durante quse todo o encontro! Por cima dos pseudo-comentadores da TVI (felizmente são raríssimas as vezes que tenho que os gramar!), que opinavam acerca dos acontecimentos do Real Madrid x Manchester City, no Bernabéu, os ultras Porto ouviram-se do inicio ao fim do encontro. Rumo a Wembley!
  3. 4ª jornada, 4ª presença, novo 4-0, desta vez ao Beira-Mar! O Dragão não chegou aos 30 mil espectadores o que é um destaque negativo. Um mês depois do último jogo em casa, o regresso ficou marcado pelas homenagens do Colectivo ao Lucho González e pelos Super Dragões ao grande Presidente, Pinto da Costa! Sectores ultra bem compostos e prontos a apoiar a equipa do início ao fim. Por volta dos 15 minutos o C95, usando o slogan do FC Porto de anúncio aquele jogo, levanta a frase: “Se os Dragões existem? Tu és um! Coragem Lucho!”, entoando a música de El Comandante. A boa relação entre os dois grupos é evidente e de imediato a Curva Sul puxa também pelo cântico do capitão, que pegou por todo o estádio. Um gesto bonito da família portista, num momento complicado do argentino. Poucos minutos mais tarde, foi a vez dos SD saudarem Pinto da Costa, que recentemente foi alvo de uma operação. O regresso do Presidente aos jogos do FC Porto (não foi à Croácia) foi brindado com uma coreografia, na Curva que tem o seu nome. “O nosso super Pinto da Costa”, podia ler-se em duas grandes faixas, acompanhadas por um pano gigante com o rosto do nosso líder. Em relação ao apoio propriamente dito, denomino-o de razoável, com momentos bons e outros mais mortos. O cântico para o Iturbe foi criado pelos SD, que como habitualmente dedicaram alguns minutos a “chamar” pelos jogadores. Jackson Martinez parece ter “oficialmente” o cântico que era de Benny McCarthy e Danilo o que era do Diego. De Aveiro viajaram 30 adeptos que nada se fizeram notar. Meus amigos, temos mais uma batalha no Sábado à noite, é aqui ao lado, vamos lá todos marcar presença nos Arcos e apoiar o mágico Porto!!
  4. Na restante actualidade do futebol português, continua tudo sem novidades. Arbitragem faz capas de jornais todos os dias, não vejo é discussão nos programas desportivos sobre o facto dos bracarenses irem pagar 25 euros(!!!) para entrar no D. Afonso Henriques, ou do futebol continuara ser a horas impróprias!! Em vez das transições e das tácticas, não vejo discussões sobre o facto de dois clássicos minhotos em semanas consecutivas serem jogados à sexta-feira! Não vejo discussões sobre o facto do jogo Marítimo x Sporting ter sido adiado, sem quererem saber se os adeptos visitantes já tinham viagem marcada para a ilha. Não vejo discussões sobre o facto de, mesmo com todas estas dificuldades, os “malucos” continuarem a comparecer ao lado das suas equipas, jogo após jogo. Vou pagar 12 euros este fim-de-semana (o ano passado foi 10), tal como os lampiões em Paços de Ferreira. Acontece que em Paços de Ferreira todos os anos pagamos 20!! Quero ver se em Maio, ainda para mais na última jornada, também só vão pedir 12...

“Contigo em todo o lado, durante todo o ano, só porque eu te amo!”

Um abraço ultra.

1 comentário:

  1. Uma boa crónica. Gostei de a ler, e só hoje tive oportunidade de lhe dar uma espreitadela.
    -----------------
    Começa a ser feita justiça aos 96. Eu sempre lha fiz. Assisti à desgraça em directo na TV, e desde sempre percebi que a invenção dos "hooligans" serviu na perfeição para branquear o comportamento das autoridades.
    ----------------
    Zagreb foi lindo.
    Nós, por cá, tivemos que nos colar à televisão.
    Os comentários da TVI? De quase todas as cadeias televisivas são insuportáveis.
    A jogada a desenvolver-se com algum frenesim, e os comentadores a falar da tia do jogador que anteontem casou no Benim. Insuportáveis.
    ---------------
    é muito raro os órgãos de comunicação falarem daquilo que realmente importa. Eles têm uma cartilha, determinada "em cima" e os cordeirinhos seguem- na obedientemente, sujeitando-se à censura. Um nojo.

    ResponderEliminar