31 julho, 2014

CONTENÇÃO E EQUILIBRIO, POR FAVOR!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Ao contrário do que ás vezes se diz, considero que é na pré época que se fazem os clubes campeões, mas não há campeões de pré época.
Explicando: Este é o momento para preparar física, tática e mentalmente os jogadores. Este é o momento para criar um plantel equilibrado em todos os sectores, construí-lo á imagem do clube e do seu treinador. Tomar as opções certas nas aquisições, dispensas e empréstimos. Potenciar quem tiver valor para tal, experimentar o que for necessário e corrigir o que for de o fazer. Quem durante a pré época for capaz de juntar todas estas ações corretamente, parte muito á frente de todos os outros e reúne muito mais condições para em Maio festejar o título.
Já vencer muitos jogos nesta fase, fazê-lo com ópera e goleada, vale Zero! Ser aquele que mais compra, que mais dinheiro gasta, que mais nomes sonantes adquire, representa Zero! Os campeões de pré época são normalmente os derrotados de Maio. Recordam-se desta mesma fase do ano passado?

Serve isto para dizer os elogios em excesso ou as críticas desmesuradas que tenho lido e ouvido sobre o novo Porto, devem ser muito mais controladas, muito contidas, muito mais equilibradas.

Confesso que até há 10 dias atrás estava extremamente satisfeito com o rumo que as coisas estavam a levar. Jogadores a chegarem atempadamente á equipa, escolhas de jogadores para pontos deficitários, margem de crescimento para jovens jogadores, discurso objectivo e claro.
Não nego que algumas decisões mais recentes me deixaram menos satisfeito. Acho que uma coisa é ter confiança no treinador e dar-lhe margem para escolher alguns jogadores da sua confiança. Outra é passar do 8 para o 80 e dar “carta branca” para todas as escolhas. Um treinador tem também que saber potenciar os recursos ao seu dispor, identificando os pontos a melhorar e desenvolvê-los.

No entanto, faltam duas semanas e meia para o início da época, cerca de um mês para o fecho do mercado, e portanto muita coisa pode ainda acontecer, e isto não é como começa...é como acaba! Portanto aguardo as próximas movimentações, para depois aí sim fazer o meu juízo com todos os dados em cima da mesa, e aí sim, não terei qualquer problema em apontar o que entendo de bom e de mau.

Até lá, convinha que os portistas, seguramente já muito batidos nestas andanças e sabedores de que os títulos de pré época costumam ser conquistados na 2.ª circular, tivessem mais paciência, e não passassem da euforia á depressão.
Empatar em casa com os franceses na apresentação, não foi mau...foi péssimo...devíamos ter perdido! A pior coisa que pode acontecer a uma equipa em construção, é ter muitas vitórias numa fase prematura da época. Entramos na facilitismo, na ideia de que está tudo feito, de que tudo está bem. Não ganhar, baixa as expectativas, alerta para os erros e falhas, força o trabalho redobrado.
Eu que sou contra os assobios ao longo dos 90 minutos, não fiquei nada arreliado com os assobios de domingo...até fizeram bem a alguns! Afinal até havia malta surpresa com o ambiente do Dragão, e outros que eventualmente podiam pensar que vir para o Porto, com bom tempo e boa comida, jogar num clube que projeta e valoriza jogadores seria um ano de maravilhoso percurso sossegado, já perceberam que aqui a exigência é máxima...hoje e sempre.

Pede-se neste momento apoio, confiança (nunca cega!) nas decisões e paciência. Mas atenção: isto é o Futebol Clube do Porto!

Um grande abraço,

1 comentário:

  1. H deluca D01 agosto, 2014

    O que faltou ao Porto na época passada foi padrão tático. Havendo padrão tático o plantel da época passada poderia ter rendido mais. Porém acredito que em um 4-3-3 o meio de campo com as novas contratações fica melhor do que o anterior tendo para mim tal setor como titulares de início Casemiro, herrera, e brahimi e o ataque també ficou melhor frente a época passada contando agora com os seguintes titulares na minha opinião : Tello, adrian, e quaresma. Jackson perde muitos gols

    ResponderEliminar