25 agosto, 2014

MITOLOGIA À MODA DE "GOEBELS".

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

“FC Porto está mais forte em função do investimento" por atual treinador do Paços de Ferreira.

Imagino a excitação e histerismo com que a escumalha anti-Portista que pulula nas tvs, blogs e demais meios de comunicação social ficou com as declarações do atual treinador do Paços de Ferreira. Aposto que devem ter sido muitas horas de debate em relação a esta temática, com mitologia do tipo: “O ano passado a culpa foi toda da SAD por não ter dado condições ao coitado do atual treinador do Paços de Ferreira” ou então “o atual plantel é fortíssimo, o anterior era fraquíssimo”.

Sempre defendi na época passada que o plantel do FC Porto não era tão fraco como se dizia, que a SAD não deu tão poucas condições ao treinador como se disse, apesar é evidente de alguns evidentes erros cometidos (o principal de todos na escolha do treinador). Mas também já percebi que em caso de sucesso este ano (estamos em agosto, mas já anda muita gente nervosa a temer que afinal não seja o fim de ciclo que tanto se apregoou), se vai concluir que afinal o problema era da qualidade do plantel e não do comando técnico. E já percebi também que para o guião perfeito do “fim de ciclo” amplamente divulgado pela propaganda vermelha, encaixa bem divulgar a ideia de que o que aconteceu no ano passado se deve única e exclusivamente à decadência de Pinto da Costa e seus pares e não sobretudo à incompetência no comando técnico.

Vamos a alguns pontos interessantes que desmontam a mitologia de que o problema do ano passada apenas foi o plantel, e que este ano a principal diferença este ano é a qualidade dos jogadores:

1) Este ano o FC Porto investiu cerca de 30 milhões em reforços, por entre empréstimos e entradas definitivas e encaixou cerca de 60 milhões de euros com vendas de jogadores. Por acaso no ano passado, também investiu cerca de 30 milhões de euros e encaixou cerca de 70 milhões. Pois, é uma chatice mas os números não são assim tão diferentes. Se calhar a diferença pode estar na “qualidade do investimento”, mas aí pergunto: o papel de um treinador é aceitar sem pestanejar tudo o que lhe dão ou ter sentido crítico e intervir no processo de construção do plantel?

2) O ano passado tínhamos um plantel que tinha como GR Heltou e Fabiano, e defesas como Danilo, Alex Sandro, Otamendi, Mangala, Maicon ou Reyes… Este ano podemos ter como GR Fabiano Ou Fernandez e podemos ter uma defesa constituída por Danilo, Alex Sandro, Maicon, Martins Indi ou Reyes… Alguém consegue dizer que do ponto de vista teórico a matéria-prima do ano passado era muito inferior à deste ano? Será o Martins Indi melhor que o Mangala? Este ano teremos muito provavelmente 80% da defesa que tínhamos o ano passado (Danilo, Alex, Maicon e Fabiano). Para a teoria de que no ano passado o plantel era demasiado fraquinho este facto não dá muito jeito…

3) Para a posição 6 tínhamos um rapaz chamado Fernando, que ao que parece agora joga no campeão inglês da ultima época… Este ano temos o Ruben Neves e o Casemiro… Alguém honesto dirá que a qualidade teórica deste ano é muito melhor que a do ano passado?

4) No ataque é verdade que temos mais alternativas este ano mas no ano passado também tínhamos Jackson, também tínhamos Quaresma, tínhamos Varela, dispensamos Iturbe, Quintero mal saía do banco…

5) Curiosamente no 1º jogo do campeonato, no onze inicial jogaram 7 jogadores que transitaram da época passada… Curiosamente no plantel, em que muitos defendem ter sofrido uma revolução nunca vista num clube de futebol do planeta Terra, há ainda 13 (mais que uma equipa completa) jogadores do plantel anterior, muito deles terão lugar no onze na maioria dos jogos...

É evidente que o plantel este ano foi reforçado com muita qualidade, tal é indesmentível e não é isso que o meu post pretende defender. Agora defender que o sucesso deste ano apenas dependerá da qualidade dos jogadores é propaganda vermelha com muitos objetivos menos os de isenção e seriedade que deveriam nortear o jornalismo desportivo deste país à beira-mar plantado. Em minha opinião, e este é o principal ponto deste post, o sucesso deste ano também depende da qualidade do plantel mas depende sobretudo da capacidade gestão de Lopetegui, do modelo de jogo implementado, da inteligência tática em momentos complicados, da gestão dos egos, da disciplina no grupo, da capacidade de valorizar os ativos à disposição, da capacidade de fazer render a matéria-prima que se tem para dado momento e de todos os fatores relacionados com uma coisa que simplesmente se chama: LIDERANÇA! Alguém, com exceção de gente desonesta e ressabiada para quem as suas “orgulhosas” opiniões são mais importantes que o futuro e sucesso do clube, pode defender que o ano passado houve liderança no comando técnico?????

Este ano o sucesso pode depender dos jogadores que teremos mas vai depender muito do homem que se senta no banco. Analise-se o seu trabalho com seriedade, sem filha da putice e sem ressabiamentos de coisas passadas anos anteriores, de treinadores passados ou de insucessos passados. Para mim só interessa uma coisa: que o FC Porto ganhe! Se eu gosto do treinador A, se defendi o treinador B ou se criticava o treinador C, estou-me verdadeiramente a marimbar, apenas me interessa o sucesso do meu clube… para alguns, não é assim…

PS: Tinha prometido a mim mesmo que nunca mais iria falar nessa “criatura” mas não resisto a um pequeno apontamento de fim de post… um palerma que demonstrou incompetência técnica até dizer chega ao longo dos meses em que esteve no FC Porto, que se acobardou sempre nos momentos de dificuldade com pedidos de demissão sem fim, que nem sabia o nome dos clubes que defrontava contribuindo para que a escumalha das bolas e records gozassem ainda mais connosco… Um palerma que meses depois de ter saído do clube foi a um talk-show (que eu vi com os meus próprios olhos) fazer piadolas com o seu próprio insucesso no clube (no fundo gozar com o insucesso do clube), dizendo parvoíces e estando como se nada fosse depois de ter contribuído para a pior época dos últimos 30 anos, é um palerma que de profissional tem zero… Vir botar faladura em relação ao FC Porto atual é de uma filha da putice a todos os níveis… Juntamente com Otávio Machado, Paulo Ferreira (penso que é assim que se chama) são as únicas 2 almas que treinaram o meu clube por quem eu não tenho o mínimo respeito profissional e pessoal… São dois montes de bosta que eu tive o azar de ver treinadores do clube que amo… Que nunca mais se repita um pesadelo destes...

2 comentários:



  1. @ rcbc

    acho que se chama alexandre rodrigues... mas não tenho a certeza. e acho que está a treinar o Penafiel. ou o Freamunde. clubes do distrito de Viseu, como é do conhecimento público.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Só para dizer...BRILHANTE!!!

    Caro RCBC, este post devia ser enviado aos pasquins da capital e...ao...João Fonseca?...Pedro Fonseca?...

    Parabéns!
    Pedro Pinto

    ResponderEliminar