18 outubro, 2014

LUTAR E GANHAR, COMO HABITUALMENTE!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Chegou o dia de receber no nosso Dragão o clube que se auto-intitula como a maior potência desportiva de Portugal. As razões são no entanto um pouco desconhecidas de qualquer pessoa minimamente informada sobre o desporto português mas pronto, são pontos de vista!

É de facto um exercício curioso analisar o parco pecúlio que apresentam nos últimos anos em diferentes modalidades ou reflectir sobre “o mais de um século de histórias para contar” que, convenhamos, não é assim tão brilhante. Na verdade, e mesmo considerando que são de facto um dos maiores do desporto português, o Sporting nunca passou de um parente pobre de FC Porto e Benfica, com alguns fogachos de domínio nos primórdios do futebol, aos quais se juntaram uns anos de força no Andebol ou um breve período de sucesso no Hóquei em Patins. Na verdade e tirando o Atletismo, modalidade sobretudo individual e cujos grandes palcos são pisados com a camisola nacional, “as histórias para contar” resumem-se a isso mesmo, histórias e medalhas de participação e de quase sucesso, porque de títulos e glórias não há muito para falar.

Para ajudar à festa da ilusão colectiva temos a sempre citada frase do fundador: ‘Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa’. Se eu critico a nossa utilização de um slogan como “A vencer desde 1893”, que não corresponde à verdade nem espelha o verdadeiro espírito do FC Porto (se fossem “apenas” as vitórias a sustentar o Clube ele teria desaparecido entre jejuns de 16 ou 19 anos, não?), o que dizer desta estupidez que eles repetem até à exaustão? Não, o desígnio do fundador não foi cumprido e deviam ter vergonha de o andar sempre a citar. Mas vergonha não abunda para aqueles lados, como sabemos...

Depois de mil e uma histórias de megalomanias e alucinações esverdeadas, quando pensávamos que depois de Jorge Gonçalves, Sousa Cintra, Santana Lopes, Dias da Cunha, Bettencourt ou Godinho Lopes já nada nos podia surpreender, lá apareceu o actual presidente, um tipo estranho, cujo final há-de ser bem triste. Sobre ele já AQUI ESCREVI há mais de 1 ano e não mudo uma vírgula: é pequeno, é mesquinho, não tem conteúdo, é uma reles cópia de tantos outros e será uma piada como Vale e Azevedo daqui a uns anos.

Tudo isto é verdade e não mudará aconteça o que acontecer mais logo, uma vez que num jogo de futebol tudo pode acontecer e pode obviamente cair para qualquer lado, mesmo sendo o FC Porto favorito por jogar em casa e por ter um plantel bastante superior ao do rival. Mesmo com uma derrota o FC Porto continuará a estar muito à frente do Sporting, da mesma forma que hoje ninguém quer saber que perdemos nas Antas para a Taça de Portugal dias antes de conquistar a Europa em Viena.

Mas por favor, 11 rapazes que vão lá para dentro, mais os eventuais 3 suplentes utilizados: hoje, a bem da nossa sanidade mental e do sossego de tanta gente que já não consegue aturar estes Brunos, Eduardos e quejandos, GANHEM! Ganhem bem, ganhem de forma convincente, façam esses gajos voltarem à terra deles com a corneta entupida, façam-nos passar mal nos 90 minutos! Ganhem por vocês e por nós, fundamentalmente por nós que estamos e estaremos cá para levar com todos estes invejosos, honrem a nossa história que dá uma GOLEADA na deles!

É dia de ajustar contas. É dia de mostrar quem manda dentro do campo, onde realmente interessa. Onze no campo e nós na bancada, vamos a eles Dragões!

Bom fim-de-semana e força PORTO!

1 comentário:

  1. A imagem que os Srs. põem no inicio desta crónica é bem elucidativa de aquilo que o Porto hoje não têm e que durante tantos anos fomos elogiados.
    Jogadores da "casa"e Portugueses que sentiam o clube e tinham a famosa mística que transmitiam de ano para ano o que é ser PORTO aos novos jogadores.
    Este é na minha opinião um dos motivos pelo que estamos a passar.
    Aproveito para felicitar o vosso blog.

    Com os melhores cumprimentos,

    Paulo Magalhães

    ResponderEliminar