20 dezembro, 2014

RESULTADO EXAGERADO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC PORTO-setúbal, 4-0

Primeira Liga, 14ª jornada
Sexta-feira, 19 Dezembro 2014 - 20:30
Estádio: Dragão, Porto
Assistência: 20.207


Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Assistentes: Alexandre Freitas e Tiago Costa.
4º Árbitro: Vasco Santos.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Campaña, Herrera, Óliver Torres, Tello, Jackson Martínez, Quaresma.
Suplentes: Andrés Fernández, Brahimi (87' Quaresma), Quintero (74' Campaña), Reyes, Evandro (62' Tello), Adrián López, Aboubakar.
Treinador: Julen Lopetegui.

SETÚBAL: Ricardo Batista, Pedro Queirós, Frederico Venâncio, François, Hélder Cabral, Advincula, Ericson, Dani, Manú, Paulo Tavares, Diego Maurício.
Suplentes: Lukas Raeder, João Schmidt (83' Paulo Tavares), Marcos Vinicius, Lupeta (66' Diego Maurício), Ney Santos, Zequinha (46' Manú), André Horta.
Treinador: Domingos.

Ao intervalo: 2-0.
Marcadores: Quaresma (22'pen), Jackson Martínez (26'), Brahimi (88'), Danilo (90+3'pen).
Disciplina: Manú (21'), Campaña (74'), Ricardo Batista (90+1').

O FC Porto alimentou um sentimento de sede de vitória e consumou-o de forma impecável, dir-se-ia com a frieza de um assassino que, tendo a vítima no ponto de mira, não erra o tiro. A consequência prática da forma concentrada como os azuis e brancos levaram à prática os planos para o jogo foi o melhor aproveitamento possível do encontro que abriu a 14ª jornada, colocando alguma pressão ao 1º classificado. O Benfica, ainda que agora com um jogo a menos, está a 3 pontos e sabe-se que todos os jogos começam com 0-0. Tivemos um FC Porto que venceu, encantou a plateia com jogadas bonitas e eficazes na 1ª parte, motivou os seus jogadores e ainda se deu ao luxo de encarar a 2ª parte em ritmo de passeio, não obstante o mau espectáculo proporcionado.

Voltar ao que se passou no relvado do Dragão é recordar como praticamente desde o apito inicial o FC Porto encostou o V. Setúbal às cordas, desafiando-o, logo de entrada. Duas ameaças de Tello serviram para animar a plateia do Dragão. Mas aos 22 minutos Quaresma fez o 1-0, na conversão de uma grande penalidade a castigar um derrube a Danilo. Os portistas mostravam ao que vinham e punham de parte qualquer eventual ansiedade quanto ao adversário. Quatro minutos volvidos, Tello tem uma fuga pela direita, cruzou e Jackson Martínez só teve que encostar. O V. Setúbal estava arrumado aos 26 minutos de jogo.

O jogo continuou num só sentido e numa boa vintena de minutos o jogo poderia ter dado numa goleada mas ao intervalo o resultado assentava bem atendendo ao que se passou durante a 1ª parte. Os sadinos não passaram do meio-campo e o FC Porto controlava o jogo. Perdidos na teia do futebol de ataque do FC Porto, elaborado o bastante para as jogadas voltarem atrás, ao ponto de partida, sempre que necessário para manter a posse de bola ou criar espaços mais à frente, os médios do V. Setúbal não conseguiam perceber se deviam marcar ao homem ou à zona.

A segunda parte teve muito menos história. Foi uma etapa complementar muito morna, quase que deu para adormecer. O V. Setúbal tentou dar boa réplica e o FC Porto jogou com o relógio. Julen Lopetegui não gostou e mostrou aos jogadores o seu desagrado. O público também se ia manifestando com alguns assobios. Para chegar ao 4-0 foi preciso esperar a 2ª parte toda.

Aos 88 minutos, Brahimi, acabado de entrar para o lugar de Quaresma, fez o 3-0 e aos 93 minutos, Danilo converteu nova grande penalidade a castigar derrube do guardião sadino ao argelino portista. Foi um jogo que deu para gerir a condição física e fazer alguma rotatividade. O resultado é exagerado para o que se passou durante o jogo, não obstante os sadinos não terem feito nada de registo. Notas para a estreia de Campaña e para as boas entradas de Evandro, Quintero e Brahimi. Do V. Setúbal praticamente só se ouviu falar por estar presente no relvado do Dragão.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Fizemos um jogo contundente”

​No segundo jogo consecutivo no Estádio do Dragão para a Liga portuguesa, o FC Porto goleou o Vitória de Setúbal (4-0) e Julen Lopetegui mostrou-se satisfeito com a resposta dada pela equipa após o desaire do fim-de-semana passado. O treinador dos Dragões considera que estes foram “justos vencedores” e que os seus jogadores mostraram “carácter, ambição e esperança em fazer coisas bonitas no futuro”.

“Sempre que vimos de um resultado negativo, não á fácil abordar o jogo seguinte. Demos uma excelente resposta, frente a uma equipa fechada, e soubemos contornar as dificuldades que eles nos criaram. Estivemos bem na circulação de bola e criámos várias ocasiões de golo, pelo que me parece que merecemos a vitória. Fizemos uma boa primeira parte, na qual marcámos dois golos e até poderíamos ter feito mais. Na segunda parte, não arrancámos muito bem, mas conseguimos manter-nos concentrados a nível defensivo e mantivemos a nossa baliza inviolada. Fizemos um jogo contundente e fomos justos vencedores dos três pontos”, declarou Julen Lopetegui na conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo sobre os sadinos.

Segue-se um curto período de férias para as festividades da época, mas antes de chegar 2015 o FC Porto inicia a sua participação na Taça da Liga. O treinador portista lembrou o compromisso que ainda resta em 2014 e reiterou a sua satisfação pelo regresso às vitórias no campeonato. “Ainda temos um jogo para disputar antes de terminar o ano. Voltámos a vencer e fizemo-lo por 4-0, pelo que só podemos estar satisfeitos com este resultado. Mostrámos carácter, ambição e esperança de fazer coisas bonitas no futuro. Temos que olhar para nos próprios e fazer o nosso caminho, mantendo esta atitude e esta energia, que com certeza nos farão vencer mais vezes”, prosseguiu Julen Lopetegui, recordando que os Dragões irão defender “com orgulho e ambição” a responsabilidade de ser a única equipa portuguesa nos oitavos-de-final da UEFA Champions League.

Apesar de não ser um grande apologista das individualizações, Julen Lopetegui também deixou elogios à estreia de Campaña, e logo na condição de titular. “Não era um jogo fácil para ele, mas mostrou que está preparado, apesar de lhe faltar algum ritmo. Fez um jogo muito bom, com muita tranquilidade e personalidade. Estava cansado e pediu-nos para ser substituído”, concluiu.



ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. Já critiquei esta semana os superdragões, mas hoje venho dar parabéns pelo apoio de ontem, também estendo ao coletivo.
    Os super foram menos, mas foram os verdadeiros e incansáveis, assim sim. Parabéns.

    ResponderEliminar