29 março, 2015

ENTREVISTA: Casa do FC Porto de São Miguel (Açores)

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Estou de volta, após um longo interregno por motivos pessoais de força maior. Então, que melhor forma para celebrar este meu regresso ao activo, trazendo-vos mais uma interessante entrevista em exclusivo para este espaço de tertúlia azul-e-branca, agora, com a Casa do FC Porto de São Miguel, a maior das ilhas do arquipélago dos Açores e a maior de todas as ilhas integrantes do território de Portugal.

Com a preciosa ajuda do meu colega de blog, o RCBC, a quem aproveito para agradecer, conseguimos a pretendida entrevista. Não posso deixar de agradecer a forma muito simpática e prestável do Sr. Luís Silva Melo, Presidente da Direcção, neste nosso contacto, aproveitando para lhe endereçar os votos dos maiores sucessos para esta (mais uma) Casa do (nosso) FCPorto.

Vamos então ao que interessa...



CASA DO FCPORTO DE SÃO MIGUEL, AÇORES
Delegação nr. 39 do FC Porto

-- Como e quando surgiu a Casa do FC Porto de São Miguel, Açores?

A coletividade foi fundada em 23 de fevereiro de 1998, assinalou, portanto, este ano o seu 17º aniversário.

-- Com quantos associados conta presentemente a Casa/Delegação?

Nesta altura temos 151 sócios. No entanto, temos a decorrer a campanha “+sócios” com o objetivo de atingir os 200 até final de 2016, termo do atual mandato.

-- Quais as vantagens que oferecem aos vossos associados?

Os nossos sócios não estão à espera de vantagens para aderirem ao nosso projeto de dignificar o FCPorto em São Miguel, a maior ilha dos Açores, mas sabem que poderão assistir a todos os jogos de futebol na nossa sede, participar nos eventos promovidos, nomeadamente a comemoração do aniversário e jantar de fim de época, entre outros eventos. O “amor ao clube” é a principal razão para serem sócios da Delegação nrº 39 do FCPorto.

-- Quais são os passos necessários para se estar associado à vossa Casa/Delegação?

Para ser sócio da Casa basta preencher a ficha de inscrição e definir a forma de pagamento. A campanha de “+ sócios” tem sido dinamizada pela direção e por todos os que, semanalmente, frequentam a sede.

-- Têm algum espaço próprio onde os Portistas se possam reunir, conviver, ver jogos pela televisão? E esse espaço está aberto todos os dias? Em que horários?

A Casa tema sua sede, atualmente, na Rua Pintor Domingos Rebelo, 41 A, em Ponta Delgada, e abre nos dias dos jogos de futebol do FCPorto, é o “nosso Dragão”.

-- O acesso é exclusivo para associados da Casa/Delegação, ou qualquer outra pessoa, mesmo que de outros clubes, a pode frequentar?

A frequência da Casa é maioritariamente de sócios, mas está aberta a simpatizantes e amigos. Não fazemos aceção de pessoas.

-- A relação dos associados com adeptos de outros clubes é pacífica? (O facto de estarem fora de Portugal Continental, ajuda?)

A rivalidade entre clubes existe, em especial em relação ao benfica e ao sporting, mas não há memória de vandalismos na nossa sede. Uma convivência pacífica. A casa do benfica fechou há alguns anos e não voltou a abrir. Posso afirmar que a Casa do FCPorto e da do sporting são respeitadas e promovem eventos importantes ao longo do ano.

-- De uma forma geral, que balanço fazem da actuação da actual Direcção?

A atual direção tomou posse em finais de 2014, transitando do elenco anterior a maioria dos seus membros. O balanço atual é muito bom, conseguindo-se uma grande visibilidade da Casa nos OCS e junto da direção e do Conselho de Filiais e Delegações do FCPorto. Recordo que a nossa Casa foi distinguida com o Dragão d´Ouro 2014.

-- Quem são e quantos são os elementos dessa Direcção?

A direção é formada por sete elementos. Luís Silva Melo, presidente, Luís Nunes, vice-presidente, Francisco furtado, secretário, Luís Andrade, tesoureiro, Luís Teixeira, Vogal, José António Gonçalves, Vogal e Miguel Esteves, Vogal.

-- Continuam a sentir o entusiasmo inicial ou nota-se já algum cansaço?

A atual direção foi renovada e está muito empenhada na concretização do seu programa em prol dos sócios e simpatizantes do FCPorto em São Miguel.

-- Sucintamente, descrevam os vários marcos históricos da Casa/Delegação ao longo dos seus anos de existência.

A nossa delegação tem como pontos altos a comemoração do seu aniversário com a presença de ilustres convidados do FCPorto, diretores e ex-jogadores. Pela nossa sede já passaram Jorge Nuno Pinto da Costa, Angelino Ferreira, Rui Barros, Folha, Cristiano, Lima Pereira, Frasco, Dr. Pôncio Monteiro, Júlio Marques, João Pinto, Fernando Gomes este ano.

-- Qual entendem que deve ser o caminho a percorrer pela vossa Casa/Delegação, entre projectos e objectivos certamente já delineados para o futuro?

O grande desafio é o de continuar a manter o dinamismo que houve e há nos portistas micaelenses em relação à sua coletividade. A distinção com o Dragão d´Ouro em 2014 foi o reconhecimento pelo Futebol Clube do Porto do trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos.

-- Que importância entende que a Casa/Delegação tem no concelho em que se insere geograficamente?

Mais do que o concelho de Ponta Delgada, o maior município da Região Autónoma dos Açores, o nosso âmbito é o da ilha de São Migue, a “Ilha Verde” dos Açores com cerca de 55% da população dos Açores, 124.000 habitantes.

-- Sentem que os adeptos Portistas locais participam nas vossas iniciativas e/ou estão satisfeitos com o que fazem?

Sim, estamos muito satisfeitos com a adesão dos nossos sócios e simpatizantes. A direção tem assumido uma postura pró-ativa e assim tem mantido com os sócios uma relação de proximidade. A divulgação do nosso Folheto Informativo tem sido um bom veículo de divulgação, assim como as notícias em jornais locais.

-- Que tipos de relação têm com outras Casas/Delegações do FC Porto?

A criação, o ano passado, da nossa página no FaceBoook tem sido muito importante para a nossa internacionalização e divulgação nacional. Tem sido um sucesso.

-- Como caracteriza a relação que se estabelece entre o clube e as suas Casas/Delegações?

Mantemos uma ótima relação com o Conselho de Filiais e Delegações do FCPorto, embora o nosso desejo fosse de um maior apoio às Casas espalhadas por todo o país e pelo mundo.

O CLUBE

Falando agora mais concretamente do FC Porto, em poucas palavras, que comentário lhes merece as seguintes palavras/expressões:

Pinto da Costa – O mais emblemático presidente do FCPorto e um dos maiores dirigentes desportivos nacionais.

Julen Lopetegui – Um treinador que ainda não se afirmou no clube. Vamos aguardar pelo final da época para fazermos um juízo mais abalizado do técnico espanhol. A relutância na utilização do Quaresma é um problema por resolver com prejuízo para o rendimento da equipa principal.

Plantel 2014/2015 – Um plantel equilibrado, embora com muitos espanhóis, alguns de qualidade duvidosa.

Arbitragem – O FCPorto tem sido, em vários jogos, prejudicado. O benfica tem sido “acarinhado” por muitas equipas de arbitragens, em especial no aspeto disciplinar.

Imprensa Desportiva - O que toda a gente sabe... um destaque desmesurado do benfica.

TV Porto Canal – Um canal televisivo que projeta o Porto, a cidade, o Norte e o Clube.

Modalidades amadoras (andebol, basquetebol e hóquei) – Acompanhamos menos de perto estas modalidades, mas muitos sócios seguem os jogos e divulgam os resultados entre a malta da Casa.

Sócios e Adeptos Portistas - São os maiores!!!

CONCLUSÃO

-- Já conheciam o blog BiBÓ PoRtO, carago!! (http://www.bibo-porto-carago.blogspot.com/)?

Pessoalmente não conhecia, como também não conhecia a página no faceBook. As redes sociais, a internet, têm sido excelentes plataformas de divulgação e partilha de informação.

-- Qual a vossa opinião?

Vou começar a acompanhar e prometo dar a minha opinião. No entanto, aproveito para desejar aos responsáveis sucesso na sua atividade em prol do FCPorto.

-- Para finalizar, uma mensagem para os nossos leitores.

Do meio do Atlântico Norte, um convite para visitar os Açores, a nossa ilha de São Miguel.



CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

morada [sede social]: Rua Pintor Domingos Rebelo, 41A, 9500-234 Ponta Delgada - Açores
contactos telefónicos: +351 917 287 273

email: casafcp39@sapo.pt - lsilvamelo@mail.telepac.pt
facebook: https://www.facebook.com/casafcporto39

horário de funcionamento da sede: Todos os dias de jogos de futebol do FCPorto.

2 comentários:

  1. 150 sócios em 125.000 habitantes é poucochinho. São 0,0012%. Para o país todo dava apenas 12000 sócios.

    ResponderEliminar
  2. @ mafaldinha.

    bem regressada depois de um longo interregno... já todos tínhamos saudades das tuas entrevistas, e porque não dizê-lo, também as próprias casas/delegações ansiavam pelo teu regresso para a desejada promoção.

    bom leque de perguntas que aqui foram colocadas, e naturalmente, respostas com muito conteúdo aqueles que foram dadas a todas as provocações lançadas.

    ficamos à espera de mais novidades, de mais entrevistas, de mais promoções às casas/delegações do nosso clube que, afinal, são também de todos nós!

    um bem haja para a casa do fcporto de são miguel, com um particular cumprimentos para todos os portistas de são miguel e restante arquipélago dos açores.

    ResponderEliminar