26 maio, 2015

HEPTACAMPEÕES NACIONAIS DE ANDEBOL NUM FINAL DE TARDE INESQUECIVEL!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Ao vencer a memorável finalíssima do último sábado por 34-32, o andebol do FC Porto voltou, mais de 40 anos depois, ao topo da modalidade em nr. de troféus oficiais ganhos. Assim, com este HEPTA, o andebol azul e branco chega aos 36 títulos e iguala o até então líder de muitos e muitos anos, Sporting. E em Agosto/Setembro, quando se realizar a supertaça, poderemos ficar isolados (37-36) neste importante “dossier”. FC Porto tem então 20 campeonatos, 6 supertaças, 3 taças da liga e 7 taças de Portugal. Em termos de campeonatos, o FC Porto lidera já com 3 de avanço (20 contra 17 do scp) e o borrego leonino aqui na invicta já leva mais de 15 anos (27 jogos do campeonato e 26 vitórias do FC Porto e um empate, com a última vitória do scp a datar já de Fevereiro de 2000!).

O sporting deu luta, muita luta mesmo, mas ficou provado ao longo de toda a prova que os dragões eram mesmo a melhor equipa, e por isso foram vencedores da fase regular, e no play-off continuaram imponentes. O leão já não vence o campeonato desde 2000/01. Ainda sobre este HEPTA histórico (recorde já era o HEXA), deve ainda ser realçado que o FC Porto desde 1998/99, inclusive, conseguiu nestas 17 épocas ganhar sempre pelo menos um troféu, conseguindo nesse período 21 troféus contra 15 ganhos nos 46 anos anteriores a 1998. Esta história de glória azul e branca no Andebol tem um nome, José Magalhães, actual director geral da secção, para além de ter sido treinador principal em 1998/1999, quando acabamos com os 31 anos de jejum de campeonato. Já nestes últimos 6 anos, o nome a destacar é OBRADOVIC, um treinador que já está na história deste nosso mágico clube!



ANDEBOL
(1º FC Porto-62p; 2º sporting-58p; 3º abc-55p; 4º slb-54p)
  • sporting 25-24 FC PORTO (a.p.)
  • FC PORTO 34-32 sporting (a.p.)
FUTEBOL CLUBE DO PORTO - HEPTACAMPEÃO NACIONAL 2008/15.

No jogo da última 4ª feira, o FC Porto foi infeliz, pois a 8 segundos do intervalo do prolongamento, Gilberto atirou aos 2 postes e ainda houve tempo para os leões empatarem. Seria decisivo a meu ver, pois 2 golos de vantagem e posse de bola no recomeço, seriam suficientes para o HEPTA ficar logo ali decidido em Odivelas. Mas foi preciso jogar-se a negra, com muita sorte à mistura para a equipa verde e branca. Destaque nesta 4ª partida da final para os 9 golos de Yoel Morales.

Na negra, onde marquei presença, o FC Porto foi sempre a melhor equipa e esteve até a ganhar por 6 golos (20-14) aos 37 minutos. No entanto, a equipa rival nunca desistiu e o FC Porto logo nessa fase ficou sem um dos seus melhores marcadores do jogo, João Ferraz, expulso injustamente. Os leões foram-se aproximando com mérito, sorte e alguma ajuda, e acabaram por igualar a 25 bolas de livre de 9m já com o tempo esgotado e o jogador sem apoios no momento do remate (golo ilegal na minha opinião).

Depois, no 1º prolongamento, a coisa esteve mesmo negra, pois o FCP iniciou com menos 2 jogadores e rapidamente se viu a perder por 2. No entanto, a raça da equipa é inesgotável e conseguiu-se evitar o KO, empatando a 30 bolas e obrigando a um novo prolongamento, com Hugo Santos em grande nesta fase.

No 2º prolongamento, com um Dragão Caixa em êxtase, o FC Porto fez o 33-31 mesmo ao virar de campo por Gilberto e o HEPTA começou a desenhar-se. O 34-32 de Moreira acabou com as dúvidas. A festa e a emoção de todos os presentes começara. Esta equipa de Andebol do FC Porto é fantástica, merece tudo dos adeptos e por isso eles nunca faltam ao longo de toda a época desportiva.

Destaque para os 10 golos do capitão Ricardo Moreira, 5 de Daymaro Salina, 4 de Gilberto Duarte, João Ferraz e Hugo Santos e 3 de Alexis Borges. Depois, com 2 aparece Kasal e com 1 Nuno Roque (bom jogo) e Yoel Morales. Grande jogo também fez Quintana que não teve ajuda de Laurentino lesionado desde a 3ª partida.

Somos HEPTACAMPEÕES NACIONAIS! Parabéns FC PORTO!

Uma última nota para anunciar que segundo o jornal OJOGO, deveremos, desta vez, ter entrada direta na fase de grupos da EHF Champions League! Óptima notícia.



BASQUETEBOL
(1º FCP Dragon force-40p; 2º eléctrico-36p; 3º terceira-32p)
  • eléctrico 70-77 FC PORTO DRAGON FORCE
No Dragão Caixa, o FCP Dragon Force já tinha demonstrado muita superioridade e por isso já se previa que a revalidação do título ocorresse logo ao 3º jogo. Assim foi, mas com a turma Alentejana a dar luta e a obrigar os pupilos de Moncho a suarem e muito a camisola. Ganhamos por 70-77 com justiça e mérito. Que 2015/16 comece rapidamente na LPB e com o nome FC PORTO.

Neste jogo que valeu a conquista da taça da Proliga pela 2ª vez consecutiva, destaque para os 18 pontos de Bastos, 15 de Queiroz, 13 de Monteiro, 11 de Galina e 10 de Ferran Ventura. Parabéns miúdos!



Um abraço do Lucho. Vou também de férias, pois só em Agosto/Setembro voltam as provas oficiais das modalidades do nosso FC PORTO.

3 comentários:

  1. Grande vitória de um grupo que encarna o verdadeiro espírito do Dragão. Só uma equipa com uma grande alma e uma crença enorme, conseguiria dar a volta a uma situação complicadíssima como a que os pupilos de L.Obradovic tiveram de enfrentar. Mais, apesar do grande apoio, na fase mais difícil foi a equipa que puxou pelos adeptos.
    Parabéns ao Prof.Magalhães, L.Obradovic, todos os jogadores e restante pessoal de uma secção que mostra o caminho. Como quem ganha e perde em primeiro lugar, para mim é sempre o presidente, parabéns a Pinto da Costa e a Adelino Caldeira que também tem uma grande responsabilidade no sucesso do andebol. Para Lucho, um sofredor das modalidades e em particular do Andebol, um abraço pelo apoio.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Vila Pouca.
    Um grande abraço! Foi uma tarde de grandes emoções e muito sofrimento. Valeu a pena!

    ResponderEliminar
  3. Já que não somos campeões nos pés |exceto juniores A| nem no stick.

    Temos que dar os devidos louros a quem nas mãos incorpora o verdadeiro nome do nosso Clube.

    Todos os Parabéns a Senhores como Moncho Lopez e Obradovic que só de nome já faz uma grande obra.

    Muitos Parabéns também a si lucho que faz crónicas curtas mas puras.

    E agora esperar este longo tempo até vir o desejado mês de Agosto.

    ResponderEliminar