02 julho, 2015

ACORDÁMOS?!?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Eu sei que a malta anda entretida a discutir quem gosta e não gosta do Maxi, bem como com a suposta loucura do Imbula, a beleza dos equipamentos, as declarações do “sequinho do cavaquinho” e outros fait-divers que tais, que vão enchendo as páginas dos pasquins deste jardim à beira mar plantado. Sim, são episódios com interesse, são episódios que eu também acompanho, mas são episódios que só constroem uma novela com final feliz se outros episódios forem devidamente tratados e nunca negligenciados por quem manda neste clube.

Quando no início da época 2003/2004, Jankauskas trocou o bairro da luz pelo Dragão, ficou célebre a frase do “dumbo de carnide”, dizendo que “Estou mais preocupado em lugares na liga do que em jogadores”. Pois bem, eu não estou mais preocupado com lugares na liga ou árbitros do que em jogadores, mas de nada me vale ter os melhores se depois for “comido” nos restantes temas, conforme ainda o ano passado se provou com o “colinho”.

Ora, neste sentido, surgem os meus sinais de muita preocupação pelo que se passa cá no burgo, sendo que a última reunião da Liga suou-me a uma espécie de “Alvorada!” do nosso clube.
A vergonhosa descida de divisão do árbitro Marco Ferreira contribuiu decisivamente para o meu transbordar de copo face à negligência com que o nosso clube trata alguns assuntos.

Que reação oficial tivemos sobre o tema? Zero!
Que solidariedade prestamos ao árbitro visado? Zero!
O que fizemos para que, à imagem de Paulo Baptista há um ano, a situação fosse revertida? Zero!
O que fizemos para antecipadamente denunciar o que iria acontecer? Zero!

É caso para dizer que das três uma: ou não sabíamos de nada, o que é grave, porque é sinal que andamos a ver os comboios a passar; ou sabíamos e achamos que não nos devíamos meter, o que seria escandaloso e negligente; ou tentamos e simplesmente não temos força para inverter uma escandaleira destas.

Os mais desprendidos do tema podem estar a questionar-se que simpatia especial deveríamos ter por Marco Ferreira ao ponto de termos que fazer algo. A questão extravasa em larga medida o árbitro tem si. Tem muito mais a ver com os sinais que são transmitidos aos outros árbitros, isto é, ficou evidente que quem está de um lado a empurrar a carroça para a frente e a dar colinho está protegido, já quem ousa não baixar as calças aos de vermelho desce de divisão. Digamos que, numa linguagem do Dr. Carlos Costa, presidente do Banco de Portugal, é o lado bom e o lado mau. O lado bom é constituído por aqueles que fazem o colinho e ficam nos primeiros 10 lugares. O lado mau é daqueles que ao não se vergarem, descem de divisão.

Não ter a capacidade de lutar e inverter isto, é de facto o pior de todos os sinais. E é por isto que, por muito que me interesse a construção no novo plantel, de nada valerá o mesmo se o terreno estiver todo minado.
A aprovação do sorteio dos árbitros vem dar um sinal contrário? Bem, vem essencialmente demonstrar que estamos a tentar fazer qualquer coisa, o que já não é mau... mas não chega!
O que vai acontecer aos observadores? Também vão ser sorteados?
E quais serão os condicionalismos do sorteio? A malta do colo vai poder ser sorteada para certos jogos?
E quem vai definir as classificações? Que motivações vai ter?

Ou seja, tivemos um sinal de que poderemos estar a acordar, mas ficamos tão para trás nos últimos tempos que, ou começamos a correr rapidamente para chegar à frente do comboio, ou estamos lixados com F maiúsculo!

Um abraço,

6 comentários:

  1. Excelente comentário.

    O sorteio é um bom começo. Esvaziou muito do poder do Vitor Pereira e da sua ligação mafiosa com as codornizes.

    Mas continuam a escapar os verdadeiros agentes que mexem os cordelinhos da arbitragem: Os observadores!

    Continuo a estranhar porque não há grande pressão, ou interesse, da parte dos clubes, em trazer a público as caras e relatórios destes senhores obscuros.

    A nomeação de um Bruno Paixão, ou de um Capela para internacionais, dá-nos duas certezas:
    1. a qualidade da arbitragem é um mero ponto acessório das avaliações
    2. a influência do FCP é muito baixa (nula?), caso contrário, estes senhores nem em sonhos seriam internacionais.

    Se, como tudo parece indicar, há uma forte influência dos vermelhos nesta área, porquê o nosso silêncio? Terão ambos os clubes "mísseis" apontados um ao outro, e existe uma paz conivente e podre de ambos os lados?

    Existe uma nebulosidade muito grande nesta questão.


    Hugo Mota

    ResponderEliminar
  2. Em minha opinião, julgo que a nebulosidade se terá dissipado um pouco com as notícias de hoje relativamente ás buscas da PJ. Estas surgem, curiosamente, poucos dias depois da aprovação por maioria, do sorteio dos árbitros vs nomeações. Com esta alteração é dada assim uma machadada nos interesses mútuos entre o clube do mal e Vítor Pereira e seus discípulos, para continuar a obra feita no ano transacto.
    Sinto agora, que estas pesquisas surgem como a resposta do mal, perante essa ousadia dos clubes da 1ªliga e que entendem ter sido maquinada pelo FC Porto. Daí a minha interpretação do silencio do FC Porto dos últimos dois anos estar relacionado com chantagens.

    Nuno Simões

    ResponderEliminar
  3. Toda gente sabe porque Marco Ferreira desceu divisao,primeiro e um nao alinhado ao sistema Encarnado,depois esteve envolvido nas 2 derrotas encarnadas na epoca passada em Braga e Vila conde.

    ResponderEliminar
  4. Vitor Gomes03 julho, 2015

    Com o actual estado da comunicação social, o Porto (a estrutura) ganha alguma coisa em vir a publico reclamar justiça? A todo o momento, e sem razão aparente, era-lhes atirado à cara as historias do costume do apito dourado e da fruta. Por isso e para todos os efeitos, sem que seja verdade (como já todos sabemos, não vale a pena voltar a isso), o Porto tem tem telhados de vidro no que toca à arbitragem.
    Muito menos danoso para a imagem do clube é, como parecem estar a fazer, mudar as coisas nos locais de direito, como na liga de clubes. Ainda que não seja tão visível, e que deixe os adeptos (nós) às escuras até ao acto consumado.

    Noutra nota, a o timing da noticia das buscas também me parece muito conveniente. No entanto o melhor é deixar a caravana passar e reservar comentários para quando houver factos. De insinuações já ando farto.

    ResponderEliminar
  5. Meua caros PORTISTAS

    Depois de ouvir as declarações de Marco Ferreira fico a espera para ver se a estrutura do nosso CLUBE acordará ou se vai continuar a dormir. É que se isso acontecer e mais que certo que iremos continuar a ser ultrapassados por essa corja de impulutos

    ResponderEliminar