27 agosto, 2015

É SÓ TREINADORES...!!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Assumi, assumo e assumirei sempre que fui daqueles que defendeu a manutenção de Lopetegui como treinador do FC Porto para a nova época. Mister, não me deixe ficar mal e faça de nós campeões este ano, se faz favor!

O facto de ter e manter esta opinião, não me inibe de poder fazer uma análise às suas opções, e se for caso disso, discordar das suas escolhas. Já lá iremos!
O problema, é que há uma franja de portistas para quem tudo aquilo em que Lopetegui mexe é motivo de crítica, tudo aquilo que faz é razão para apontar o dedo. Basta ver o que acontece com os jogadores espanhóis: contrata-os por serem espanhóis e não por critérios de qualidade, e mete-os a jogar por essa razão... mas se não jogarem, afinal já é burro porque não sabe escolher, e se os dispensa, então é a burrice suprema! Ou seja, preso por ter cão, preso por não ter.

Mas porque não sou seguidista, não me quero abstrair do jogo da Madeira onde acho que Lopetegui esteve mal, e começou ainda cá no Porto.
Convém dizer que aqueles que criticam o facto de ele convocar 3 guarda redes, demonstra que percebem tanto de bola como eu de pedras preciosas. É óbvio que se estou fora de casa, devo levar 3 guarda redes para fazer face a qualquer indisposição ou problema de última hora com um desses elementos, e não correr o risco de iniciar o jogo sem guarda redes no banco. Portanto, errado é quando joga fora e não convoca 3! Pelas mesmas razões, deve sempre levar 17 jogadores de campo,totalizando uma convocatória de 20 jogadores.
Ora, o Mister cometeu o primeiro erro ao não levar 17 jogadores de campo.
O segundo erro foi não convocar Evandro, e explico correctamente: estamos actualmente a jogar em 4-2-3-1, o que força a existência do tão “famigerado” médio criativo que tarda em chegar ao nosso plantel. Neste contexto, apenas o brasileiro detém essas características, portanto tem que ser sempre convocado. A não ser que existam outras soluções, que mais à frente já vamos perceber que afinal não existem.
O terceiro erro foi dar a titularidade a Herrera. Não rende, está desligado do jogo, mas tal também acontece por estar a jogar mais adiantado no terreno, o que não favorece as suas características.
Quarto erro, a terceira substituição. Ninguém consegue garantir que outra qualquer alteração tivesse efeito mais positivo. Mas a verdade é que, mais do que não ter trazido nada de novo ao nosso jogo, o basco transmitiu uma ideia de conformismo e pouca ambição a quem estava lá dentro. E agora, retorno ao segundo erro. Se Evandro não foi convocado, quem poderia fazer aquele lugar? Obviamente André André e Brahimi... e Bueno em situação de mau resultado. Bom, se Bueno não entra neste tipo de situação, então vai entrar quando? Então serve para quê? Então foi contratado para quê? É que não sendo um ponta de lança, não sendo um extremo, não jogando nós em 4-4-2, se não entra nesta altura, joga quando?

De qualquer forma, não há treinador que resista a um erro individual como o protagonizado por Cissokho!!!! Vir fechar o meio quando está lá o central, dando as costas.... nem nos infantis!
E é por aqui que quero divagar.
Fala-se muito da qualidade que o nosso treinador tem ao seu dispor. Mas alguém de bom senso acha que temos melhor 11 titular do que no ano passado?!?! Não brinquemos com assuntos sérios!
Lopetegui não está a reconstruir uma equipa... está a reconstruir uma segunda equipa, pois já no ano passado tinha feito o mesmo. Há um ano atrás, tinham entrado 17 jogadores. Este ano já saiu mais de metade da equipa titular do ano passado. Nestes 2 anos de Lopetegui, dos titulares, apenas sobra... Maicon! E depois há um ponto absolutamente fulcral, eu diria, o mais essencial de todos: é que trabalhar saídas de jogadores importantes em cima de títulos, de vitórias, de mecanismos consolidados e vitorioso, é uma coisa. Outra completamente diferente é fazê-lo em cima de épocas negativas, sem êxitos e sem títulos. É que há um ano, vínhamos tão só da pior época desportiva da era Pinto da Costa. Este ano, a qualidade extra que tínhamos (Danilo, Alex Sandro e Jackson) saiu toda. Em nenhum ano, em nenhum momento, nem quando vencemos a Liga dos Campeões, aconteceu uma debandada do 11 como este ano.

Vamos lá ver, eu não estou a arranjar desculpas para o espanhol.
Quero, e exijo ganhar este o título este ano. Conforme escrevi aqui recentemente, “Estou longe de achar que está tudo bem, da mesma forma que ninguém consciente pode dizer que está mal.” “Se daqui a 2 meses tivermos esta mesma qualidade, estarei na linha da frente a dar a cara dos que exigem mais e melhor.”
Portanto, temos que ser exigentes, mas também conscientes de todo o contexto que nos envolve.
Devemos mostrar a todos (jogadores, treinadores e dirigentes) que não seremos passivos como nos 2 últimos anos.
Agora, primeiro, vamos apoiar e dar crédito. Vamos dar tranquilidade, serenidade e confiança para que o trabalho seja bem feito.
Se as coisas não correrem bem, aí sim vamos cobrar. Mas cobrar não é o recurso à brejeirice da rede social, baseado no insulto e crítica barata sem qualquer fundamento objectivo

Já agora, e que tal encher o Dragão no próximo sábado?

Um abraço, até lá... no sítio do costume!

NOTA 1 – Sobre o mercado e constituição final do plantel, falo depois do fecho do mercado, pois já bastam os diretores desportivos que temos espalhados por todo o lado, e que nem fazem ideia do que está (ou não!) a ser feito.

NOTA 2 – Enquanto escrevo estas linhas, estou a ver em direto o Corinthians-Santos da copa do Brasil. O Santos tem um número 20 de nome Lucas Lima... brincadeira, joga pra carago!!!!

3 comentários:

  1. eu leio n bloges e todos teem a sua razao nisto ou naquilo ou entao mais nao seja o velho lema de os filhos dos outros e que sao maus os nossos numca.A maior parte das opinioes baseiam -se sempre apos jogo,e ai tambem eu.O que esta em causa penso eu é o estilo de jogo e esse com jogadores craques como agora se diz dos que sairam,ou com os novos o futebol é toma la da ca tipo meioinho pois é o que se ve eles sempre a treinar,so que o meioinho nao se anda para lado nenhum e muito do tempo de jogo do PORTO reflete isso mesmo.E penso que uma equipa que nao saiba jogar em contra-ataque dificilmente podera desejar muitos titulos.cump

    ResponderEliminar
  2. Pelo que se tem visto parece que o problema está na mentalidade de alguns jogadores.
    Vê-se muitas vezes o treinador nos jogos a gritar para o campo e sem que esses jogadores reagem de forma alguma.
    Por exemplo o caso de Herrera no jogo contra o Guimarães, vê-se que o treinador fica zangado com ele e o Herrera fica naquele estado sem conseguir reagir.
    Portanto se esses jogadores se entrosassem para si a ideia do jogo de Lopetegui, acho que muitos dos problemas que se vê em campo teriam desaparecido.

    Resta saber o que é que os jogadores andam a pensar...

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Se um clube como o nosso, habituado como está a ganhar, sendo mesmo um case study a nível Europeu. Tendo recursos. Tendo Estádio. Tendo saúde financeira. Tendo uma enorme falange de apoio mas ainda assim conta com uma desconfiança inequívoca e presente em tudo o que faz, esse clube só pode ser maior do que todos aqueles que o apoiam e ajudam a vencer. Na minha ótica o problema começou quando por vias travessas começamos a ser todos Porto.____Vamos equipa___!___

    ResponderEliminar