27 agosto, 2015

LIGA CAMPEÕES 2015/2016 - SORTEIO FASE GRUPOS

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

CHELSEA, DÍNAMO KIEV E MACCABI TEL-AVIV NO CAMINHO DOS DRAGÕES
FC Porto integra o Grupo G da UEFA Champions League. Caminhada arranca em Kiev e termina em Londres

O sorteio da UEFA Champions League colocou no caminho do FC Porto três campeões dos respectivos países: os ingleses do Chelsea, os ucranianos do Dinamo Kiev e os israelitas do Maccabi Tel-Aviv. São estes os adversários dos Dragões, um dos recordistas de presenças na prova, no Grupo G, segundo o sorteio realizado esta quinta-feira no Mónaco, que ditou ainda que a equipa de Julen Lopetegui começa a participação na competição em Kiev, a 16 de Setembro, e terminam em Londres, a 9 de Dezembro.

Seis anos depois, o reencontro com o Chelsea, actual campeão inglês, treinado por José Mourinho, técnico que levou o FC Porto à conquista da Champions em 2004. O último duelo com o actual 10.º classificado da Premier League, remonta, assim, a 2009/10, época em que as duas equipas se cruzaram no Grupo D da Liga dos Campeões, tendo os blues de Londres vencido os dois jogos, ambos por 1-0.

O Dínamo Kiev, clube onde jogam os portugueses Antunes e Miguel Veloso e que é treinado por Serghei Rebrov, é outro velho conhecido dos azuis e brancos. O actual líder da Liga Ucraniana, que já leva cinco jornadas disputadas, já mediu forças com o FC Porto por seis vezes na mais importante prova de clubes europeus, sendo o histórico claramente favorável aos azuis e brancos: cinco vitórias e apenas uma derrota.

Por sua vez, o Maccabi Tel-Aviv, tricampeão israelita, é um adversário que os portistas nunca encontraram nos palcos europeus. A equipa é treinada pelo sérvio Slavisa Jokanovic e participou pela primeira e única vez na fase de grupos em 2004/05, tendo sido o segundo clube do país a disputar a competição.

Calendário do FC Porto no Grupo G da Champions League
1.ª jornada (16 de Setembro): Dínamo Kiev-FC Porto
2.ª jornada (29 de Setembro): FC Porto-Chelsea
3.ª jornada (20 de Outubro): FC Porto-Maccabi Tel-Aviv
4.ª jornada (4 de Novembro): Maccabi Tel-Aviv-FC Porto
5.º jornada (24 de Novembro): FC Porto-Dínamo Kiev
6.ª jornada (9 de Dezembro): Chelsea-FC Porto



AS DECLARAÇÕES

Lopetegui: “Procuraremos fazer o nosso caminho”
Técnico espanhol reagiu ao sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, realizado esta quinta-feira no Mónaco, colocou Chelsea, Dínamo Kiev e Maccabi Tel-Aviv juntamente com o FC Porto no Grupo G da competição. Em exclusivo ao Porto Canal, Julen Lopetegui revelou não esperar “qualquer tipo de facilidade” e recordou que os três adversários portistas foram campeões nos respectivos países em 2014/15.

“Vai ser um grupo difícil, complicado, com boas equipas, como sempre acontece numa competição como a Liga dos Campeões. As três equipas que vamos defrontar venceram as ligas dos respectivos países, por isso não podemos esperar qualquer tipo de facilidade. O Chelsea tem um treinador conceituado, que conhece bem a realidade do FC Porto e do futebol português. Procuraremos fazer o nosso caminho e o nosso trabalho, sempre com muita confiança em nós próprios”, afirmou o técnico dos Dragões, que na temporada passada atingiram os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Julen Lopetegui reservou elogios para todas as equipas que estão no caminho do FC Porto e explicou porque antevê um grupo duro e difícil. “É inegável que o Chelsea é uma grande equipa, recheada de jogadores inacessíveis à maioria dos outros clubes. Tentaremos contrariar dentro do campo esse favoritismo teórico que se possa atribuir ao Chelsea. O Dínamo Kiev quebrou o domínio do Shakhtar Donetsk na liga ucraniana e tem uma equipa muito equilibrada, com bons jogadores. O Maccabi também conquistou a liga israelita e é uma equipa estruturada para ganhar. Além disso, é preciso não esquecer que eliminou o Basileia no play-off de acesso, uma equipa que derrotámos nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões na época passada”.




O SORTEIO

O alinhamento e cabeças-de-série estão confirmados para o sorteio da fase de grupos, no Fórum Grimaldi, no Mónaco, com transmissão em directo no DrawCentre do UEFA.com, às 16h45 (de Portugal Continental) desta quinta-feira, com apresentação de Peter Schmeichel e Melanie Winiger.

POTE 1:
Barcelona, Chelsea, Bayern München, Juventus, Benfica, Paris, Zenit, PSV Eindhoven

POTE 2:
Real Madrid, Atlético, PORTO, Arsenal, Man. United, Valencia, Bayer Leverkusen, Man. City

POTE 3:
Shakhtar Donetsk, Sevilla, Lyon, Dynamo Kyiv, Olympiacos, CSKA Moskva, Galatasaray, Roma

POTE 4:
BATE Borisov, Borussia Mönchengladbach, Wolfsburg, Dinamo Zagreb, Maccabi Tel-Aviv, Gent, Malmö, Astana

0 comentários:

Enviar um comentário