02 setembro, 2015

ESTOU FARTO DO BURRO DO LOPETEGUI!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

    "Estou farto do gajo. Estou absolutamente farto. Não vou dissertar em demasia sobre questões táticas - que aliás sou mestre - nem vou comentar a movimentação dos jogadores - no clube que treino onde fui bicampeão europeu nunca tal vi... nunca tal vi...-, vou apenas e só colocar uma série de questões para perceber se sou eu o único - o visionário - que percebe aquilo que o burro do Lopetegui não percebe.
    Ele não percebe que o Maxi chegou há um mês e o Varela há dois e que como tal por esta altura já se deviam entender como irmãos gémeos que partilharam o útero da mãe? É um burro!
    Será ele assim tão burro que não conseguiu ainda treinar dois médios que chegaram ao Futebol Clube do Porto há dois meses nas movimentações ofensivas e transições?
    Mas ele não consegue perceber que o Aboubakar já deveria estar rotinado e a jogar de olhos fechados com o Varela? Este Lotopegui é um Burro!
    E os laterais? O Cissokho está velho e acabado! Veio para cá fazer o quê? 27 anos! 27 anos! Acabado! Erro de casting, erro enorme! Jogador sem valor! Vejam o erro dele! Nem nos distritais. Nem nos distritais. O Lopesteles é um burro!
    E aquele outro, o argelino... o Braihma! Porra. Que jogador! Não percebo é porque é que o coloca a 10! Não entendo! Uma flecha pela lateral e agora desperdiçada ali no meio! Que anormalidade... vá, por sorte fez aquele passe para o golo... pura sorte... pura sorte. O gajo é um burro."


Como é obvio, o texto que apresento em cima é irónico. É irónico, mas é o que mais se ouve e lê por esta blogosfera. Tenho consciência que o Porto não está a jogar um futebol maravilhoso, mas, também tenho consciência que já existem mudanças positivas.

Lopetegui percebeu algo que nos custou o campeonato o ano passado. Arrumou com a ideia da rotatividade... e ainda, percebeu que precisamos de criatividade no meio campo - dai ter movimentado Brahimi para o meio.

Pode parecer pouco, mas estes dois detalhes podem ter toda a diferença no desenrolar desta época. Não sejamos acéfalos.

38 comentários:

  1. Chamar acéfalos a adeptos (e sócios) do Porto só porque contestam Lopetegui, é de uma falta de educação e de bom senso enorme... não fica bem a um blog. O futebol do nosso treinador, infelizmente, tem vários erros (que já foram, aliás, identificados por imensos entendidos na matéria). Não passa pela rotatividade nem pela colocação do Brahimi a 10... tem a ver com muito mais do que isso!

    Eu entendo que nem toda a gente o queira ver (há, também, quem não o consiga ver - que são coisas diferentes) mas espero que mais tarde, quando isto voltar a dar para o torto, não venham pôr de novo as culpas somente na administração da SAD e nos jogadores. Eles correm pouco, de facto, e acertam poucos passes... mas tal como acontecia no ano passado, não creio que seja culpa deles. Todo o jogador bem treinado acerta mais do que falha, quanto mais estes jogadores que chegavam e sobravam para limpar o campeonato com uma perna às costas e com exibições a condizer.

    Finalmente, em relação às caras e aos processos novos, que supostamente levam meses a implementar, recordo apenas alguns treinadores do nosso clube que não precisaram de nada disso. Chegaram, viram, jogaram e ganharam logo no 1º ano de clube: Robson, Mourinho, Jesualdo e Villas-Boas... e só estou a falar dos mais recentes! Vê a Fiorentina do Paulo Sousa a jogar, ou o Dortmund de Thomas Tuchel (com 2 meses de trabalho) e depois diz-me alguma coisa. Este banana que nos treina leva mais de um ano e não se vê ponta de fio de jogo na equipa, ainda estamos pior que no ano passado.

    ResponderEliminar
  2. @ anónimo.

    "Chamar acéfalos a adeptos (e sócios) do Porto só porque contestam Lopetegui, é de uma falta de educação e de bom senso enorme... não fica bem a um blog."

    mas, onde fica a tua moralidade, quando comentas logo de seguida:

    "Este banana que nos treina..."?!?!?

    pois, tá bem tá, olha para o que eu digo, não para o que eu faço.

    nota: estou perfeitamente à vontade, não tenho gostado nada do que estou a ver, aliás, vou comentando, quem me conhece sabe que é assim, meio a brincar, meio a sério, que estamos hoje por hoje, na "37ª" jornada de 2014/2015 e não na 3ª jornada de 2015/2016... mas daí a chamar "banana" ao (meu) treinador, mas daí a assobiar só porque virou moda no (meu) estádio, mas daí a criticar só porque sim, vai lá, vai... era tão bom se TODOS pensassem em só apoiar, não deixando de ter opinião própria, era tão bom que TODOS pensassem primeiro em o que é que podem fazer pelo (meu/nosso) clube em vez de ficar à espera de ver o que é que ele pode fazer pelos adeptos/sócios/simpatizantes... era bom, tão bom, mas, isso é sonhar alto, muito alto.

    ResponderEliminar
  3. Que tal deixar de estar sempre a criticar o NOSSO treinador?
    Criticas destrutivas como vejo fazerem só cria instabilidade no clube e queremos tudo menos isso.
    O Lopetegui é algum Otávio Machado?
    - Claro que não.
    O Jasus é que é bom!!! Valha-me Deus,
    Calem-se adeptos da pipoca!!!

    ResponderEliminar
  4. Mais uma publicação sensacionalista, a passar o limite do ridículo e com um único objectivo: obter "cliques" e "aparecer".

    Quando não se sabe o que dizer, não se tem o que dizer, o melhor mesmo é não escrever.

    ResponderEliminar
  5. O nosso treinador é um burro mesmo e não estou a ser ironico.... e sempre que vou ao Dragão vou assobiar porque eu sou socio e pago as cotas e tenho o direito de mostrar o meu desagrado pelo futebol de merda que jogamos, quem não gosta do assobios que cante..

    ResponderEliminar
  6. @ anónimo.

    "sensacionalismo", "cliques" e "aparecer", só me salta um pensamento... viva a liberdade de opinião.

    aqui, tens sorte, passa(rá)s sempre a tua mensagem, desde que não sejas ofensivo... já noutros, menos "sensacionalistas" e mais "cliques", quero crer, ias era direitinho pró 13º arquivo, mas isso, sou eu que o penso, até porque só ando aqui há 2 dias.

    em relação aos "cliques", vai por mim, apoia mais o (teu) FC Porto, no bem ou no mal... e vê menos novelas da Globo.

    por fim, aqui, sê sempre bem vindo, mesmo que, e usando as tuas próprias palavras, sem contestar nada do que foi escrito no post, te limites a ser "sensacionalista" só para "aparecer".

    aBraço.

    ResponderEliminar
  7. @ anónimo.

    "... quem não gosta do assobios que cante..."

    é o que uns quantos procuram fazer, não sendo por isso, nem mais, nem menos Portistas do que ninguém, apenas diferentes... e é bom não esquecer que também são sócios e pagam cotas como todos os outros.

    vai por mim, que sei (muito bem) do que falo... quando te voltar a apetecer assobiar, mandá-los todos pó car(V)alho, sem poupar ninguém, de cima a baixo, da esquerda à direita, pára um minuto e pensa para contigo que no (teu) FC Porto, sempre e sempre, o emblema sagrado que ostentam no peito, será sempre muito mais importante que o nome que trazem estampado nas costas ou as inicias estampadas na frente.

    vais ver que se fizeres isso, a tua revolta muda de curso e rapidamente estarás a caminhar lado a lado com os TEUS... na vitória, como na derrota.

    sem compromisso, reflecte um pouco nisso.

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo,
    Espero que assobies ao meu lado.
    Vai ser uma tarde divertida e pode ser que chova....

    cambada de ign-----

    já agora não sei qual será a melhor aposta:
    www.juliodematos.pt

    ou
    www.slbenfica.pt

    escolhe, mas desaparece

    ResponderEliminar
  9. Caro administrador do blog:

    "Banana" não é ofensivo, ao contrário de "acéfalo". Além de que eu tive um destinatário claro, que é um assalariado do clube, que ganha para trabalhar e depois vai embora para outra casa qualquer sem pensar mais nisto. Pelo contrário, os teus destinatários são milhões de pessoas e vão continuar aqui quando ele sair, porque são e continuarão a ser adeptos deste clube. Mais: eu sou um comum leitor, tu és o rosto do blog... se não entendes as diferenças, temos pena.

    Eu não critico só porque sim. Critico porque vejo a equipa completamente mal trabalhada em todos os sentidos: nos posicionamentos, nas movimentações, nas dinâmicas, nas ligações sectoriais, inter-sectoriais e colectivas. Sem chama, sem garra, sem equilíbrio quando perde a bola e se expõe à transição do adversário. Ninguém joga bem, ninguém sobressai, ninguém tem um rasgo de criatividade. Jogamos ao nível de um Paços de Ferreira, com jogadores menos cotados um bocadinho e iamo-nos ver gregos para terminar no pódio.

    Dei-te exemplos claros de treinadores que não precisam de tempo, não precisam de complicar nem de meter demasiados "processos que levam tempo a implementar". Sugiro-te comprares o livro "O Porto de Villas-Boas" para que percebas como é simples organizar uma equipa de futebol, bastam meia-dúzia de princípios bem assimilados para cada momento do jogo e o resto vem da qualidade de treino e da liberdade dos jogadores. É preciso é saber fazê-lo e o Lopetegui, pelos vistos, não sabe. Tal como tu, não me leves a mal... se não sabes mais de futebol do que isso, limita-te a falar de pipocas e coca-colas.

    PS. Ainda está para chegar o primeiro que me dê lições de portismo!

    ResponderEliminar
  10. Tenho vindo a dizer e a opinar que o problema do que se passa no dia-a-dia futebolístico do Nosso FC Porto é o facto de o treinador querer implementar o seu jogo mas que os jogadores não se entregam completamente ao jogo.
    Criticar ou dizer mal única e exclusivamente de Lopetegui é para quem pensa que só o treinador é que é o culpado das vitórias e das derrotas.
    ERRO.
    Por vezes vê-se os jogadores um pouco cabisbaixos, sem vontade de se mostrar...
    E logo que eles oiçam assobios, ficam ainda pior na sua mente.
    Portanto aqui pede-se que os jogadores sejam fortes psicologicamente, e que entrem em campo com vontade de mostrar aquilo que eles valem.

    Para que isto aconteça, é preciso também que esses assobios "vazios" se deixem de se ouvir no Nosso Estádio.

    Afinal nós somos adeptos de nós próprios ou então somos adeptos do FC PORTO?

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Filipe Ferreira,


    Quem anima os jogadores, quem os põe a "entregarem-se completamente ao jogo", a "levantar a cabeça" e a "terem vontade de se mostrar" é o treinador, mais ninguém. Ele é que tem de os tornar "fortes psicologicamente". Desengane-se quem pensa o contrário. Aliás, basta ver que mais de meia equipa do Porto mudou em relação ao ano passado e a morconice dos jogadores em campo é a mesma.

    Com outros treinadores, e não é preciso pensar muito para lá das fronteiras, eles correm SEMPRE. Entregam-se SEMPRE. São fortes psicologicamente SEMPRE. Em 2003 chegou um autocarro com jogadores do Leiria, do Setúbal e do Benfica B, que custaram meia-dúzia de tostões, e alguém os tornou tão fortes psicologicamente e com tanta vontade de triunfar, que 1 ano depois levantaram uma Taça UEFA e 2 anos depois levantaram uma Champions. Mas com estes treinadores nem precisamos de tanto, precisamos apenas de um gajo competente a liderá-los...

    ResponderEliminar
  12. Aproveito para corrigir a última frase do meu comentário anterior: "Mas com estes JOGADORES nem precisamos de tanto, precisamos apenas de um gajo competente a liderá-los..."

    E já agora, parabéns ao blog por aceitar as opiniões contrárias e por não as censurar. Assim, a trocar ideias diferentes, é que podemos contribuir para que alguma coisa melhore.

    ResponderEliminar
  13. Os treinadores são sempre diferentes.
    Mourinho como AVB como Vítor Pereira "vêm" da mesma "escola", mas em si são diferentes.
    Este treinador percebe o que tem de fazer aqui.
    Tem os jogadores ao seu dispor.
    Neste caso os jogadores também são diferentes dos de épocas passadas.
    O que se pede é que os jogadores se tornem auto-motivadores e que saibam no Clube que estão e do que precisam para se destacarem.

    ResponderEliminar
  14. Eh pá! Entao nao é que para ser treinador do FC Porto é assim tao fácil como comprar o "Porto de Vilas-Boas"? Ui...vou já a Fnac comprar um exemplar. Cum caralho..

    Sim senhor. E nao lhe deem licoes de portismo, por favor que o homem(mulher) transborda em Portismo. Claro que é dificil de ver isso porque em todas as linhas escritas nao se ve uma única amostra de que gosta do clube. Ou melhor ele gostar gosta, mas gosta do Porto de há uns anos atrás do Mourinho, e do Vilas-Boas e do Robson. Catano. Qualquer ano em que ganhamos é um bom ano para ser do Porto. E quando nao ganhamos ou vai ou racha. Ou compras o livro do Vilas Boas e "percebas como é simples organizar uma equipa de futebol".

    E nós aqui tao mal, tao mal. Com uma equipa igual ao ano passado (só sairam 6 titulares) a jogar com adversarios tao fraquinhos (Guimaraes, Maritimo) e estamos em Primeiro Lugar, ve lá tu..que maus que somos valha-me deus. Era bem melhor termos posto os patins ao "banana" do Lopetegui. Porque o portismo que emana (especialmente desde anónimos) é tao forte que isso se extravasa para o relvado em forma de assobios. Porque, como toda a gente sabe, é isso que os jogadores precisam quando estao em campo. Nada como uma bonita e colorida assobiadela para um jogador se sentir banhado em portismo e pronto para enfrentar o adversário.
    Aliás deviam criar uma vuvuzela portista e levar-la para o estádio, aí é que ia ser uma rabanada de portismo que eles nem sabiam de que terra sao.

    Mas por favor nada de dar licoes de portismo ao Anónimo. Porque de portismo sabe ele. Nas longas noite de Inverno no aquecedor a óleo a ler o "Porto do Vilas Boas", magicando no caderno tácticas inovadoras para espalhar o Portismo por todo o lado. "Eles é que vao ver! Eles é que vao ver" pensava o Anónimo. Que ninguém lhe tente ensinar Portismo. Porque de Portismo (e vê-se nas suas amorosas e suportivas palavras aqui publicadas) ele sabe tudo.

    ResponderEliminar
  15. Completamente de acordo com o post. Infelizmente, sempre foi moda descarregar em cima do treinador Lopetegui com os mais variados pretextos, desde o primeiro "caso Quaresma" (no jogo contra o Lille lembro-me bem da assobiadela...) até à má exibição contra o Estoril da última jornada.

    Quanto ao comentário do "Anónimo", gostaria de chamar a atenção para algumas coisas. Primeiro, "é simples organizar uma equipa de futebol"? Imagino. Por isso é que o Zé Mota treina o Manchester United e o Manel Zé o Real Madrid. Realmente para quem está de fora é muito fácil mas, infelizmente, ser treinador de futebol não é o mesmo que jogar um jogo de computador. E, na verdade, o exemplo que refere do Villas-Boas nem é o melhor, veja-se o bonito serviço que tem feito pelos clubes que passou depois de sair do Porto, incluindo o actual Zenit. É pena que não tenha conseguido implementar essa "meia-dúzia de princípios" tão fácil de ensinar. O Paulo Sousa, que cita com entusiasmo, acabou de perder 3-1 do todo-poderoso Torino...

    Gostaria igualmente de salientar o seguinte: se jogássemos como o Paços de Ferreira, alguma fez conseguiríamos fazer 82 pontos no campeonato (que, em qualquer outra época, daria para ser campeão) e ser a defesa menos batida dos principais campeonatos europeus? E ter chegado aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, só eliminados pelo Bayern?

    Não acho que o problema do Porto seja a incompetência pura e simples de um treinador que só se vai mantendo à custa dos bons jogadores que tem. Concordo que há muito para melhorar e que as coisas estão longe de estar a 100%. Mas isso também aconteceu no início das épocas do Mourinho ou do Villas-Boas e viu-se como acabaram.

    ResponderEliminar
  16. Oh "João Silva", eu também me posso dar um nome qualquer a mim próprio. Se não queres que seja o Anónimo, podes tratar-me, sei lá... por Tozé, que assim já pareço mais sério. Sabes que o problema da maior parte das pessoas, pelo menos as que falam a língua de Camões, é cometer muitos erros de interpretação? Muita gente não sabe interpretar o que lê... como tu, por exemplo.

    Eu não disse que qualquer um estava apto a treinar o Porto depois de ler o livro sobre o modelo de jogo do AVB - o que eu disse é que, ao lermos o livro, chegamos facilmente à conclusão que o AVB não precisou de comportamentos de jogo de outro mundo para jogar o que jogou e ganhar o que ganhou. Deu processos básicos à equipa, organizou-a segundo princípios simples e rápidos de assimilar e deixou que a qualidade e a criatividade dos jogadores (que não eram muito mais fortes, à partida, do que estes devem ser) fizessem o resto. Já o Lopetegui fala em "processos que levam tempo a assimilar", diz que é muito difícil integrar jogadores novos e que é por isso que a equipa não joga a ponta de um caralho (bem, ele não o diz assim directamente, como é óbvio, mas dá a entender que estamos longe do ideal).

    Eu só gostava de saber que processos são esses, já que o que eu vejo são erros atrás de erros. Um posicionamento que não faz sentido na primeira fase de construção, linhas de passe constantemente tapadas, jogadores parados, passes falhados em catadupa, défice tremendo de capacidade de decisão e de acções de desequilíbrio sobre a estrutura defensiva adversária - ou também não te apercebes que a equipa faz 50 passes para o lado e para trás, antes do Maicon mandar um charuto pelo ar directamente para os avançados? Toda a gente vê isso... só que nem toda a gente tem tomates para o assumir, porque parece que quem se queixa da forma miserável que a equipa joga é menos portista do que os outros.

    Eu não sou de assobiar mas, se fosse, fazia-o sem problema nenhum. Mesmo que tivesse uma mão com pipocas e a outra com o copo de Coca-Cola. Pago as minhas cotas, pago o meu lugar anual e não admito que o treinador que está no nosso banco não ponha aquela equipa, no mínimo, a correr e a lutar pela vitória como sempre foi nosso apanágio. Já aplaudi derrotas de pé e já virei as costas a algumas vitórias, como por exemplo as duas que tivemos em casa este ano. Foram jogos miseráveis e não me dá prazer nenhum, enquanto adepto, assistir a isso com indiferença só porque somámos os 3 pontos.

    Se estás feliz com o que vês, então aproveita e vai para lá bater palmas porque não estás sozinho nessa luta. Há muitos como tu. É preciso é saber aceitar quem é um bocadinho mais exigente e se habituou a ver um Porto de garra e de qualidade. Mesmo com outros treinadores que não esses que citei...

    ResponderEliminar
  17. Bem... comparar isto com Mourinho e Villas-Boas, é no mínimo engraçado. :)

    Lembre-se sempre, Manuel Lopes Rocha, que a qualidade dos jogadores faz toda a diferença... como fez ao Lopetegui o ano passado e como continua a fazer este ano. Se assim não fosse, o Jesus, por exemplo, já tinha sido campeão com o Felgueiras, o Estrela da Amadora e o Braga. O problema é que nem todos os treinadores, mesmo com jogadores de qualidade, conseguem apresentar resultados. E quando digo "resultados", digo QUALIDADE DE JOGO e não propriamente vitórias, empates e derrotas.

    Eu não estou satisfeito com este marasmo, com esta mediania. Muito menos com a forma como se têm exibido jogadores do calibre que supostamente temos. Acredito que o Maicon não se limite a dar charutadas para o ar (já o vi noutras épocas), acredito que o Herrera seja capaz de fazer o jogo vertical que faz na selecção e que o Imbula seja o craque que figurou na equipa do ano da Ligue 1, acredito que o Marcano e o Danilo não sejam jogadores de falhar passes de 2 metros como teêm falhado no Porto, que o Tello não seja o trapalhão que passa o jogo encostado à linha e que não é capaz de fazer uma finta e que o Brahimi seja jogador para soltar mais vezes a bola. Nem quero acreditar nisso... acredito muito mais depressa que estejam mal treinados.

    A mim não me satisfazem os números pelos números, não me satisfaz um treinador que tenta a todo o custo ter a bola de modo a não sofrer em vez de a ter para tentar fazer golos. Se a si o satisfaz, muito bem... não temos todos de pensar da mesma forma.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo. É o nome que colocou. Nao sei para que tanta história com as aspas. O meu nome é Joao Silva sem aspas, se o seu é Anónimo pois entao que seja. Vamos falar de interpretacoes.

    Citacao: Sugiro-te comprares o livro "O Porto de Villas-Boas" para que percebas como é simples organizar uma equipa de futebol, bastam meia-dúzia de princípios bem assimilados(...)

    Se isto nao é simplificar o que é ser treinador de um clube como o FC Porto entao nao sei que interpretacao lhe possa fazer.


    Pois digo-lhe uma coisa, voce tem todo o direito do Mundo de falar mal do clube, do treinador, da equipa, da táctida, do primeiro lugar que ocupamos até ao momento, da diferenca entre golos marcados e golos sofridos, do que quiser. Tudo isso é válido apesar de que a pouca gente interessa. Ninguém se vai lembrar da sua crítica amanha mesmo que amanha voce regresse para dizer o mesmo.

    Agora se gosta de falar dos velhos tempos entao eu também lhe digo algo dos velhos tempos. Eu gostava dos velhos tempos em que sabiamos que tinhamos toda a imprensa contra nós, que a Sic era do Benfica que a TVI era de todos menos do Porto, que em qualquer lado a Sul de Espinho que se falasse no Porto era para ouvir palavroes e os portistas uniam-se em redor do clube. Claro que se dizia mal, em cafés, entre amigos e nos murros na parede lá de casa. Mas ninguém vinha para a "praca pública" dizer mal da equipa, dizer que somos uma merda, que o treinador é um banana e outras coisas assim. Porque sabíamos que se já tinhamos tanta gente contra nós para que atirar mais achas para a fogueira? Porque dar o gozo a um benfiquista/sportinguista que leia um comentário e pense "estes cabroes ainda dizem pior que nós!". É esse tipo de coisas que eu penso, até porque NINGUÉM que interesse le o que escrevemos. Nenhum representante da SAD vai ler o seu comentário ou o meu comentário e pensar "Eh pah! Este gajo tem razao, vou ali dar um safanao no Lopetegui". Mais do que a perspicácia dos comentários, ou a certeza do que dizemos, acho que é uma questao de se pensar que utilidade vai ter o que escrevemos. E eu recuso-me a dar armas ao adversário. Por isso nao aceito assobiar o meu próprio clube no estádio nem vir falar mal dele aos quatro ventos. Isso faco-o aonde as palavras sejam efémeras e rapidamente esquecidas. Da mesma forma que no próximo golo, na próxima vitória, os meus pensamentos "maus" também já terao desaparecido.

    ResponderEliminar
  19. Tudo bem, João, estamos conversados. Mas não se esqueça que estes meus desabafos (e de facto não me devia ter modernizado, devia continuar a falar apenas nos tascos, porque isso é que é de portista dos 7 costados) interessa sim a muita gente. Cada vez mais. E sabe porquê? Porque é comum a milhares de portistas, não é por acaso que as pessoas assobiam. Quanto mais jogos passam, mais inconformados há com a merda que andamos a fazer em campo. Eu só espero é que não tenha de se voltar a recordar de mim daqui por uns tempos, se chegarmos outra vez a Maio com tantos títulos como os do ano passado...

    ResponderEliminar
  20. Opá joão,

    Não podia concordar mais...

    Agora afinal já não assobia....

    Caso clinico este Tozé e outros iguais.

    Não gostam do clube, gostam de se achar importantes... Vê lá que paga cotas e tudo....

    Sao os tipicos adeptos que dao uma lição de gestão desportiva ao mesmissimo Pinto da Costa.... uma tristeza.....

    Eu por mim aqui declaro, esta prestes a chegar o dia em que me vou pegar À batatada com alguem no estádio, pois isto está a chegar a limites inimaginaveis para mim à uns anos.

    Portistas que ouvem Joaquim ritas e goberns e TVS cobertas de odio ao nosso clube, e ainda por cima comem a palha que lhe dão, por mimera criar uma brigada anti assobiadores no estádio e começar a limpeza....

    Não há espaço para adeptos que à 3ª jornada assobiam a equipa. E realço aqui a 3ª jornada, pois os adeptos quando as coisas descambam e não há nada a atingir podem demonstrar insatisfação, mas o adepto que à 3ª jornada, quando nada está ganho ou perdido, perde mais energia a criticar sem fundamento e a assobiar os seus jogadores é um adepto que para mim é basicamente uma coisa: maluquinho....

    De restro, vá-se lá afagar com as suas previsões e conhecimentos...


    ResponderEliminar
  21. Não sei porquê, mas vocês parecem-me todos o Fernando Saul...

    Se não há argumentos para contrariar a crítica que faço ao treinador, se é para esgrimir argumentos do "eu sou mais portista que tu", se é para resumir isto ao velhinho "nós contra eles" e "se tu criticas o treinador é porque és adepto da pipoca e nunca sequer entraste nas Antas a chover", não contem comigo.

    Falar de bola, interpretar o jogo do Porto, encontrar argumentos que contrariem o que defendo... tá queto, não há ninguém que o faça. Faz-se tudo passar pela velha escolinha do guarda Abel e ninguém se mostra minimamente capaz de analisar a merda de jogo que fazemos.

    Bem vistas as coisas, talvez seja por isso mesmo que andam satisfeitos. Marca-se um golinho de bola parada, o adversário manda os remates todos ao lado e maravilha, soma mais 3 pontos que isso chega.

    Fiquem bem e não se esqueçam que vocês são um exemplo, por isso, no próximo jogo não espero outra coisa que não seja tudo de pé e a cantar durante os 90 minutos, tipo estádio do Dortmund. É que o Dragão, se não forem os assobios, parece-me a mim que costuma ser aquele estádio silencioso e monótono, interrompido aqui e ali nos primeiros 15 minutos por umas cantigas a medo dos Super... mas se calhar estou enganado, porque volta e meia aparece uma claque qualquer dos rivais a cantar um bocadinho mais alto, como os lagartos nos fizeram ainda há bem pouco tempo. Xau!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo,

    É curioso que goste tanto do Mourinho e depois exija "qualidade de jogo". Parece-me uma contradição...

    Eu vi os TRÊS jogos desta época. Não vi chutões a toda a hora, não vi assim tantos passes falhados e, mais importante, não sei como é que pode dizer que quer o Imbula da Liga Francesa quando... decorreram TRÊS jogos! E quer o Herrera da selecção mexicana quando... ele próprio admitiu estar fora de forma!

    Pelo seu último comentário, parece-me que o senhor quer uma coisa diferente: o senhor quer ópera. Ora, o futebol nem sempre é assim. Tantos e tantos jogos - até, pasme-se, com esses treinadores que referiu - que foram resolvidos sem a tão badalada "nota artística".

    Eu prefiro simplesmente vencer, bem ou mal. E prefiro dar tempo a um treinador que tem de voltar a reconstruir uma equipa, e que no ano passado deu sinais bastante positivos (vide o meu comentário anterior, apesar do senhor só ter reparado na parte do Mourinho e do Villas). Mas o apoio não tem que ser cego - deve-se protestar e assobiar quando a equipa precisa de ser "encostada às cordas" e o treinador é o principal responsável.

    Agora, o que o senhor diz é que assobia porque o homem não apresenta qualidade de jogo à terceira jornada. Já que deu o exemplo do Dortmund acima, por que não pôr os olhos nos seus adeptos também?

    Manuel

    ps. No ano passado, vivi um período fora de Portugal e tinha que ver os jogos por canais internacionais. É curioso ver a diferença ao nível dos comentários para os nossos Goberns e companhia. Basta ver a ESPN, por exemplo, para perceber que o nosso futebol nem era nem é assim tão mau.

    ResponderEliminar
  23. Caro bLuE bOy,

    Realmente tocou-lhe o "clique".
    Por um lado, ainda bem...pode ser que da próxima vez realce mais o seu "Portismo" que o amadorismo pseudo-cronista.
    Acho também que o termo "novela da globo" se adapta perfeitamente ao nível da publicação. Realmente devo começar a ver mais novelas da Globo para evitar ter que ir ao mundo cibernético, ver notícias do Meu Clube num blog mediático, e deparar-me com gente que se quer mostrar.
    Obviamente que não vai dar lições de "Portismo" a ninguém através do seu blog, até porque não é através destas publicações que demonstra o seu apoio ao Porto. Demonstra sim, que quer ser mais um a ganhar protagonismo à custa dele.

    Agradeço a liberdade de expressão que concede a algumas pessoas no seu blog, pois realmente quem utiliza a mesma para justificar uma resposta certamente deverá roer-se em não apagar certos comentários.

    Amanha talvez tenha um jornal do sul, pouco tendencioso, a colocar as suas publicações como destaque, pois realmente eles como são e como nos olham, gostam é que tenhamos gente deste calibre a divagar títulos e crónicas pela internet fora desta forma.

    F

    ---------------------------------------------------------------------------
    bLuE bOy Says:
    02 setembro, 2015
    @ anónimo.

    "sensacionalismo", "cliques" e "aparecer", só me salta um pensamento... viva a liberdade de opinião.

    aqui, tens sorte, passa(rá)s sempre a tua mensagem, desde que não sejas ofensivo... já noutros, menos "sensacionalistas" e mais "cliques", quero crer, ias era direitinho pró 13º arquivo, mas isso, sou eu que o penso, até porque só ando aqui há 2 dias.

    em relação aos "cliques", vai por mim, apoia mais o (teu) FC Porto, no bem ou no mal... e vê menos novelas da Globo.

    por fim, aqui, sê sempre bem vindo, mesmo que, e usando as tuas próprias palavras, sem contestar nada do que foi escrito no post, te limites a ser "sensacionalista" só para "aparecer".

    ResponderEliminar
  24. @ anónimo.

    “Caro administrador do blog:”

    li e não percebi nada de nada o porquê de estares a colocar-me em bicos de pés perante ti… mas onde é que leste isso de minha parte?! mas quem sou eu ao teu lado?! exactamente igual, ou não achas que seja assim?! administrador do blog?! óh pá, vai por mim, sou um mero “zé nabo” como um qualquer outro que sofre desta paixão como tantos milhões de outros… isso é algum problema para ti?! para quê estares a passar um atestado de menoridade a ti próprio?! óh pá, se tens problemas com isso, cria lá um blog e manda pra lá umas postas de pescada, boas ou más, mas manda, afinal, o que interessa é o (nosso) Porto, e dessa forma, talvez, fico a torcer por ti, deixas de ter esses tiques de pequenez.

    “"Banana" não é ofensivo, ao contrário de "acéfalo".

    não, de facto não entendo a diferença, e tal como tu, também tenho pena. para mim, não existem dois níveis entre um monte de m**** e um m**** do monte… pah, relaxa, não é pra ti, nem pra ninguém, trata-se apenas de um mero exemplo linguístico, só pra te dizer que dois termos diferentes, na prática, querem dizer o mesmo, dês as voltas que deres.

    ”… tu és o rosto do blog…”

    volto a dizer-te, sou um mero “zé nabo” que gosta do (nosso) FC Porto e tem direito a opinião própria, quer gostes ou não, quer vejas negro onde eu vejo azul e vice-versa… a minha opinião é apenas a minha opinião, nada mais que isso. além do mais, nem fui eu que escrevi este post, limitei-me a opinar a tua contradição, aos meus olhos.

    Eu não critico só porque sim. Critico porque vejo a equipa completamente mal trabalhada em todos os sentidos: nos posicionamentos, nas movimentações, nas dinâmicas, nas ligações sectoriais, inter-sectoriais e colectivas.

    a isto, já respondi ali em cima, olha vê lá, “nota: estou perfeitamente à vontade, não tenho gostado nada do que estou a ver, aliás, vou comentando, quem me conhece sabe que é assim, meio a brincar, meio a sério, que estamos hoje por hoje, na "37ª" jornada de 2014/2015 e não na 3ª jornada de 2015/2016”. hei lá, afinal, parece que não andamos assim todos tão distantes do mesmo, do que vemos em campo, mas depois o modo como cada qual se comporta, é que é diferente, bem diferente.

    … Villas-Boas… organizar uma equipa de futebol…”

    não conheço esse garoto, nem tão pouco me lembro de algo de relevo ou algum feito extraordinário que possa ter feito nos últimos tempos. desculpa lá, sou muito falho de memórias a garotos, ainda para mais quando cospem no prato que lhes deu de comer, deu nome, deu prestigio e deu notariedade. depois disso, em relação ao garoto, no que toca a feitos ou organizações de futebóis, só restam mesmo as trevas, a escuridão e os sacos de pretrodolares.

    ”… se não sabes mais de futebol do que isso, limita-te a falar de pipocas e coca-colas.”…

    tens toda a razão, é mesmo o que vou fazer… e enquanto a voz não me doer, apoiar sempre o (meu) FC Porto, na vitória e na derrota.

    ”Ainda está para chegar o primeiro que me dê lições de portismo!”

    faço aqui o meu acto de contrição por ter perturbado sua eminência supra-sumo da sabedoria clubistica… aceite pois as minhas desculpas, não volta a acontecer.

    “Não sei porquê, mas vocês parecem-me todos o Fernando Saul...”

    fernando saul?! quem é o fernando saul?! ele comentou aqui?! não me parece… portanto, como nem sei se essa referência deve ser entendida pelo menos a mim, como um elogio ou um insulto, também pouco importa para o caso, aconselho-te a procurar esse tal de fernando saul, que deves conhecer ou saber onde pára/comenta, e lá, nesse local próprio, esgrimir todas essas questões que entendas necessárias com o próprio.

    no resto, passa bem também, e volta sempre, sem nenhum problema ou ressentimentos de qualquer ordem

    ResponderEliminar
  25. Só não vê quem não quer......treinadores como lopetegui há aos milhares pelas distritais

    ResponderEliminar
  26. @ anónimo.

    em relação a "cliques" e outras que tais, tens de facto muita piada, mas já diz o ditado antigo que, "falas muito, mas dizes pouco".

    quer-se dizer, o tasco está aqui quietinho, sossegadinho no seu canto, um dos colaboradores limitou-se a fazer uma publicação, como sempre é aqui feito diariamente, e chegas aqui tu, qual douto supra-sumo literário, sem que ninguém te tenha convidado ou ido buscar a lado algum para esse fim, olhas, voltas a olhar, não gostou do que comeu, e toca a reclamar a coberto de um carregado manto de classificações com alto significado literário, geográfico e jornalístico.

    ganha juízo e cresce pá vida páh.

    ps - volta sempre, querendo.

    ResponderEliminar
  27. Viva,

    Tenho dificuldade em entender as cri'ticas constantes ao treinador do Porto. Um treinador que recuperou a imagem do Porto alcançando os quartos de final da competição maior do futebol mundial e que, embora não tenha sido campeão com 82 pontos, qualificou o Porto directamente para a fase de grupos desta competição.

    Sera' que aqueles que dizem que Lopetegui é "mau treinador" acompanham e aprovam aqueles que dizem que o terceiro do grupo do benfica é mais fa'cil que o terceiro do grupo do Porto?

    Nunca uma equipa tão jovem tinha chegado aos quartos de final. E metade da equipa foi vendida, mesmo os que, inicialmente, não prestavam como Oliver, Casemiro... foram desejados.

    O Projecto Porto renasceu ja' que é assim apelidada a transferência , realizada pelo Mo'naco, a maior da Liga Francesa. Deixo aqui as referências do artigo do dia'rio Francês também muito lido. Isto para arejar um pouco as fontes que cito habitualmente.

    http://www.huffingtonpost.fr/2015/09/01/transfert-foot-monaco-club-mercato-martial_n_8069454.html

    Não acho que o Porto esteja a jogar tão mal quanto isso, para uma equipa que é nova. Roma não se fez num dia nem o Porto numa semana.

    Quem tem interesse em tornar o treinador num bode expiato'rio?

    Não gostei nada dos foras de jogo erradamente apitados contra o Porto, aquando do u'ltimo jogo...

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha



    ResponderEliminar
  28. Grande post! Ao anonimo a quem estao a dare tanta liberdade para dizer merda so queria dizer lhe que enfie o apito no pandeiro!

    Joao, Carcavelos

    ResponderEliminar


  29. Gostava de ver alguns iluminados, 19 anos sem ganhar nada de jeito. O que fariam? Provavelmente mudariam de clube.

    o Dragão é a vossa casa, assobiar no dragão é o mesmo que berrar em casa.

    sócio desde 1991, com quotas em dia

    Biba o Porto!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde a todos!

    Acho que um pouco de tudo já foi dito aqui neste post, mas falta fazer uma questão essencial aos que não recebem lições de Portismo de ninguém!

    Digam-me, com um exemplo, como e quando é que depois de ser insultada e assobiada uma qualquer equipa do mundo melhorou durante um jogo de futebol???
    Digam-me como acham que se sentiriam ao serem assobiados pelos próprios adeptos??
    Digam-me, se alguma vez algum jogador do Porto começou a jogar melhor depois de ser assobiado???
    Digam-me, o que move alguém ir ao estádio passar o jogo a assobiar e sair 10min mais cedo??

    Quando alguém justificar estes comportamentos de uma forma coerente e com resultados positivos para a equipa, eu juro que vou passar os jogos a assobiar a equipa, os 90 minutos!!!

    ResponderEliminar
  31. Lopetegui é tão bom, mas tão bom, que consegue por a nação portista dividida!!!!

    ResponderEliminar
  32. O Vitor Pereira só perdeu um jogo para o campeonato em duas épocas e era exactamente o mesmo!! Só críticos e assobios!!! Alias, foi isso que o fez ir embora...ser assobiado pelos próprios adeptos!!
    Por isso, vir para aqui com frases desse tipo...é no mínimo pouco inteligente!

    ResponderEliminar
  33. criticos, acriticos, acefalos, macrocefalos,pipoqueiros,coca-coleiros,assobiadores,proibicionistas do assobio, aplaudedores e todos os outros não descriminados acima unam-se em prol da nação portista.

    ResponderEliminar
  34. Se o nosso treinador é "burro ou banana" não sei! mas que o FC Porto não joga um c****, é um facto!

    ResponderEliminar
  35. Só uma nota ao OAutor, o Victo Pereira só se foi embora porque queria ganhar tanta pasta como o Jesus e não foi causa dos assobios

    ResponderEliminar
  36. Aprendam um bocadinho sobre bola, meus amigos. Há vários a pensar como eu...

    http://onzeviolinos.blogspot.pt/2015/09/fc-porto-2-0-estoril-no-passado-sabado.html#more

    Um abraço a todos
    (o Anónimo em quem gostam de "bater")

    ResponderEliminar
  37. Anónimo,

    Obrigado pela informação, não é o unico, é pena, mas aqui por mim:

    vá para lá auto afagar-se.....

    ResponderEliminar
  38. O LOPETEGUI E O MELHOR TREINADOR DE SEMPRE DO FC PORTO E NAO ESTOU A SER IRONICO ALIAS O BOBY ROBSON O VILAS BOAS O MOURINHO,ETC... são TODOS UNS MENINOS A BEIRA DELE... ESTE TREINADOR E MAIS ALGUNS ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DO FC PORTO TAO A DESTRUILO AOS BOCADOS E HA OTARIOS COMO VOÇES QUE AINDA DEFENDEM UM TREINADOR QUE NADA GANHOU E QUE NAO MOSTROU EM MOMENTO ALGUM QUALIDADE PARA TREINAR UM CLUBE DESTA DIMENSAO UM TREINADOR QUE ESTA OBRIGADO A VENCER NA LUZ PARA SER CAMPEAO E QUE VEM DE UMA GOLEADA QUE O TIROU DA CHAMPIONS OU SEJA SO HAVIA MESMO CAMPEONATO DECIDE COLOCAR 5 MEDIOS A PRECISAR DE GANHAR E NO JOGO DE MUNIQUE QUE ATE PODIA PERDER POR UM JOGA COM 3 MEDIOS MAS PRONTOS VAMOS DAR DE BARATO QUE O BAYERN E O BAYERN E QUE SERIA QUASE IMPOSSIVEL MESMO TENDO VANTAGEM NA ELIMINATORIA... FALEMOS ENTAO DO JOGO COM O SPORTING NOSSO RIVAL PARA A TAÇA DE PORTUGAL DECIDE POR 6 JOGADORES NAO TITULARES NO ESTORIL CAMPO QUE NOS TRAZ MUITAS DIFICULDADES MAIS UM PAR DE MEXIDAS... ESTE ANO ESTA TUDO BEM SO PERDEMOS PARA O COLOSSO DINAMO DE KYEV EM CASA E COMPROMETEMOS O APURAMENTO PARA A FASE A ELIMINAR DA CHAMPIONS... PERDEMOS DOIS PONTOS NO MARITIMO QUANDO ENTRARMOS A PERDER E PRATICAMENTE EMPATAMOS AOS 30 MIN OU SEJA QUASE UM JOGO INTEIRO E SO TEMOS DUAS OPURTUNIDADES DE GOLO E AMBAS NOS ULTIMOS 10 MIN UMA NOS DESCONTOS E VERDADE QUE O MARITIMO NAO TEVE MAIS NENHUMA A NAO SER O GOLO MAS ALGUEM ACHA NORMAL UMA EQUIPA DO PORTO QUE PRECISA DE VENCER PORQUE LUTA PARA SER CAMPEAO EM 65 MIN DE JOGO MAIS OS DESCONTOS SO CONSEGUE PRODUZIR 2 OCASIOES DE GOLO ALGUEM ACHA ISTO NORMAL? NAO SEI EM QUE ANO NASCERAM OU O QUE SABEM DO PORTO MAS SE E ESSA A POUCA EXIGENCIA QUE QUEREM COLOCAR NO CLUBE SAIBAM QUE ISSO TERA CONSEQUENCIAS AO NIVEL DA NOSSSA DIMENSAO SOMOS UM CLUBE ENORME COMEÇAMOS POR SER DE BAIRRO DEPOIS DE CIDADE DEPOIS REGIONAL E HOJE SOMOS MUNDIAIS E ISSO SO NOS DEVIA DE TRAZER MAIS RESPONSABILIDADES MAS NAO E O CASO PORQUE SE DEFENDEM UM TTREINADOR ASSIM ALGO ESTA MAL SE OS SUPER NAO FAZEM NADA ALGO ESTA MAL ATE A UM TREINADOR QUE FOI CAMPEAO PARTIRAMLHE O CARRO SO POR PERDER 2 VEZES COM O BENFICA ESTE PERDE INVENTA E E BURRO E NAO LHE PARTEM A CARA SE A DIREÇAO NAO VE ISTO ALGO ESTA MAL TAMBEM DEIXEM DE SER OTARIOS E ABRAM OS OLHOS SENAO VAMOS ACABAR COMO O SPORTING ....


    ResponderEliminar